21 de julho de 2010

Aos copiadores do costume..

..muito obrigado por nos utilizarem sempre como fonte. No entanto, a última palavra da frase anterior muitas vezes é esquecida. Nos blogs é costume isso acontecer. Presentemente aconteceu publicarmos primeiro uma notícia na blogosfera dedicada à televisão. Um colaborador de um blog decidiu igualmente postar essa mesma notícia, com todo o direito que tem. Achámos curioso o facto de o Televisão-Opinião/TV Universo terem postado a notícia primeiramente (11:42/11:34), e o referido blog que publicou a notícia depois, ter alterado a hora da mesma para as 11:10. Mas há mais!
O mais engraçado ainda é, na reabertura do Novelas Nacionais, os colaboradores do site nos copiarem notícias, NA ÍNTEGRA. Vejamos bem:

Notícia no Televisão-Opinião - Título - "Não sei eu quem vai apresentar o reality-show da TVI", diz Teresa Guilherme. Link - aqui. (15:11)

Com uma nova peça de teatro em cena, a eterna “senhora televisão” deu, esta semana, uma entrevista à revista TV Mais, onde para além deste projecto falou sobre a sua vida, saudades que sente da televisão e o futuro profissional. Sem papas na língua, Teresa Guilherme não fugiu a nenhuma questão.

Embora não queira ser chamada de saudosista, a apresentadora revelou que o “bichinho da televisão” não a larga. Sem qualquer tipo de receios, Teresa afirmou que, caso a SIC a convidasse para um novo programa, aceitaria: “Se projecto fosse interessante, sim! Nunca fui empregada de uma televisão e nunca vesti uma camisola, mas sim a dos projectos. Se aparecer um interessante na SIC e eles me convidarem, claro que iria na maior das boas vontades”.

Todavia, muita gente pensou que o seu regresso estava já marcado e que seria no reality-show que a estação de Queluz de Baixo está a preparar para Setembro. Mas tal não se tornará realidade, tal como confessou Teresa Guilherme: “A TVI comprou uma sequela do Big Brother que se chama qualquer coisa do género A Casa dos Segredos, é um programa da Endemol que está a passar em França, estreou recentemente e não, não sou eu quem o vai apresentar”.

Apesar de tudo, a também produtora acredita que a estação de Queluz de Baixo apresentará uma boa alternativa: “Eles têm a Fátima e a Júlia, não vejo qualquer necessidade (de a chamarem)”.

É caso para perguntar, porque não apostou a TVI em Teresa Guilherme?

Tiago Henriques

Notícias Novelas Nacionais - Título - Teresa não apresenta o novo reality-show da TVI - Link - aqui. (14:18)


Teresa Guilherme, actualmente com uma nova peça de teatro em cena, deu esta semana uma entrevista à revista TV Mais, onde para além deste projecto falou sobre a sua vida, saudades que sente da televisão e o futuro profissional. Sem papas na língua, Teresa Guilherme não fugiu a nenhuma questão.

Embora não queira ser chamada de saudosista, a apresentadora revelou que o “bichinho da televisão” não a larga. Sem qualquer tipo de receios, Teresa afirmou que, caso a SIC a convidasse para um novo programa, aceitaria: “Se o projecto fosse interessante, sim! Nunca fui empregada de uma televisão e nunca vesti uma camisola, mas sim a dos projectos. Se aparecer um interessante na SIC e eles me convidarem, claro que iria na maior das boas vontades”.

Todavia, muita gente pensou que o seu regresso estava já marcado e que seria no reality-show que a estação de Queluz de Baixo está a preparar para Setembro. Mas tal não se tornará realidade, tal como confessou Teresa Guilherme: “A TVI comprou uma sequela do Big Brother que se chama qualquer coisa do género A Casa dos Segredos. É um programa da Endemol que está a passar em França, estreou recentemente e não, não sou eu quem o vai apresentar”.

Apesar de tudo, a também produtora acredita que a estação de Queluz de Baixo apresentará uma boa alternativa: “Eles têm a Fátima e a Júlia, não vejo qualquer necessidade (de me chamarem)”.

Hugo Bento

O mais curioso ainda é o facto de este "jornalista", supostamente, utilizar o mesmo método que o colaborador do blog referido em cima. Por outras palavras, copia a notícia, mas antecede a hora da publicação que a mesma saíu no Televisão-Opinião e TV Universo (14:52).

Para além de no fórum do tal Novelas Nacionais chamarem "moscas" aos colaboradores do TV Universo, e de o Televisão-Opinião ser conhecido por "inventar notícias", verificamos então que afinal somos necessários para o site avançar.

Não queremos com isto dizer que não existem pessoas que sabem respeitar o trabalho dos outros, colocando sempre as fontes. Sim, exemplo do Rodolfo, Guilherme, entre outros.

Refiro ainda que, mesmo que a cópia seja feita do TV Universo, o resultado é semelhante à cópia do Televisão-Opinião. Porquê? Os autores das notícias são os mesmos!

Obrigado.

30 comentários:

Miguel disse...

"muito obrigado por nos utilizarem sempre como fonte. No entanto, a última palavra da frase anterior muitas vezes é esquecida. Nos blogs é costume isso acontecer. Presentemente aconteceu publicarmos primeiro uma notícia na blogosfera dedicada à televisão. Um colaborador de um blog decidiu igualmente postar essa mesma notícia, com todo o direito que tem. Achámos curioso o facto de o Televisão-Opinião/TV Universo terem postado a notícia primeiramente (11:42/11:34), e o referido blog que publicou a notícia depois, ter alterado a hora da mesma para as 11:10."

Diogo, prefiro que digas que fui eu.
Passo a explicar: A notícia foi lançada para às 11:10, não foi alterada a hora. Nessa notícia informava que às 12:00 iria informar os leitores sobre mais pormenores. Decidi depois fazê-lo mais cedo. Aliás, prova disso é o comentário do Marcos às 11:14.
“Marcos disse...
20 de Julho de 2010 11:14
LINK: http://blog-sic.blogspot.com/2010/07/aceitava-voltar-ao-idolos.html#comments

Como sabes nenhum autor de blog consegue alterar a data e muito menos a hora de um comentário que não seja da sua autoria.

Se, realmente, te referes ao meu caso, agradeço que revejas as tuas palavras. Caso contrário, peço desculpas por todo este equívoco.

DS disse...

Miguel, o que disse está dito, referindo-se ou não a ti.

Espero que respeites.

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos

Miguel disse...

"Espero que respeites."?

Desculpa lá, mas só podes estar a brincar... Eu sei que foi uma informação direccionada para mim, pois os dados que revelas referem-se a uma ridícula comparação entre o teu e o meu blog.

Eu não te levo a mal se te redimeres, mas pedires-me para que eu te respeite é ridículo...

Tiago Henriques disse...

Miguel,apenas para que fique claro. Fui eu quem postou a notícia no Televisão-Opinião e estive atento ao que tu escreves te. E sim, esse comentário existe, mas ele já fora feito quando apenas anunciavas o post! apenas para que não penses que "deitas areia para os nossos olhos" ;)

Miguel disse...

Sim e vocês são os únicos que compram a TV7 Dias.
Tiago e se eu anunciava como é que não tinha a revista?
Vocês levam isto como se fosse uma guerra... Então olhem, eu morri com um tiro!...

Tiago Henriques disse...

Aqui ninguem falou em guerra. Apenas falámos na coincidencia que há. Entao quer dizer que temos razão, certo? Estavas mesmo a tentar "deitar-nos areia para a cara" ;)

Miguel disse...

"Apenas falámos na coincidencia que há." Uau bela maneira de falar de coincidências...

E tu a dares-lhe Tiago! Fogo!...

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, quero já referir que no "Novelas Nacionais" ninguem chamou moscas aos colaboradores do TV Universo. O que quase todos nós dizemos (eu sou um dos membros do NN, sim) é que o fórum está ás moscas. O que é bem diferente.

Em segundo, o colaborador que escreveu a noticia é recente, ele foi o colaborador escolhido mais recentemente, por isso, ainda se pode compreender... Todos nós erramos e aprendemos com os erros. Além disso é a primeira vez.

E por terceiro, vocês com esta noticia-veneno fizeram-me lembrar muito o que a imprensa costuma fazer umas com as outras, que é uma revista dizer x, e a concorrente dizer que está tudo mal e dizer que é y, acabando por se engradecer.

Segundo sei, foi a primeira vez que isto aconteceu, por isso é preciso tanta coisa?

DS disse...

Da minha parte está tudo dito. RESPEITO pelo trabalho dos outros é uma coisa que eu gosto, e que procuro fomentar à minha equipa. Fontes são obrigatórias nas notícias, é um ponto assente.

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos

DS disse...

E já agora anónimo, se acha isso, e pressupondo que deve ser um dos colaboradores do referido site, aproveite e coloque a fonte da notícia.

Diogo Santos

Tiago Henriques disse...

anónimo, penso que uma das mensagens essenciais que se transmite quando há um novo membro numa equipa é precisamente a que está relacionada com fontes. Tanto no Televisão -Opinião, como no TV Universo foram esses alguns dos valores que me foram de imediato transmitidos. Não que eu não soubesse, mas faz parte, claro. Quanto à atitude do referido colaborador, não deixa de ser deplorável, até porque aquilo que o mesmo fez pode ser considerado plágio, tanto quanto sei.
nao quero com tudo isto armar uma guerra. Jamais. Batalhamos todos pelo mesmo e o objectivo é apenas um (pelo menos da minha parte): informar. Mas há situações que têem limites e não deixa de ser mau para quem elabora uma notícia vê-la copiada na integra noutro local e com um nome de outra pessoa, como se fosse esse o autor da mesma. E errar é humano, claro, mas há erros e erros ;)

Saudações e continuação de bom trabalho

Anônimo disse...

DS, não sou colaborador, mas sou membro. Não tenho poderes para isso. Mas já estão muitas pessoas informadas no fórum disto e provavelmente vão fazer alguma coisa na noticia.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, como já foi dito o colaborador é inexperiente e cometeu um erro e, por isso vocês têm razões para se encontrarem chatiados.
No entanto, este lavar da roupa suja em público é que foi totalmente descenessário. Foi para quê? Para nós falarmos de vocês no nosso fórum, para ver se aparece mais gente no vosso que têm no máximo 3 pessoas online, quando nós temos 100? Se foi isso, temos pena mas não conseguiram. O vosso fórum continua um flop.

Mas parabéns, tentaram sujar a imagem do NN e vocês é que ficam mal vistos com estas atitudes.

Tiago Henriques disse...

Anónimo, aqui ninguém falou em fóruns. Esta foi a forma encontrada, porque, caso contrário ninguém falaria nisso, correcto?
E não, nós não precisamos que se fale de nós por estes motivos, há outros motivos de interesse ;)

Não me parece de bom tom querer armar uma guerra. Quem perde são os visitantes ;)

Anônimo disse...

É absolutamente estapafurdio! A notícia está na TV7 Dias... Leiam! Não podem estar À espera que as bombas saiam apenas num site...

Tiago Henriques disse...

É tão verdade a sua afirmação, anónimo que até a tem errada. Teresa Guilherme deu uma entrevista à TV Mais e não à TV 7 Dias ;)

Anônimo disse...

Ou isso... A porcaria é mesma! Só se querem promover... Mas falharam.

Tiago Henriques disse...

é tanta porcaria que as usam (teoricamente)

Emanuel disse...

Também não percebi este espectáculo todo.

Só sei que o NN estava na lama por causa de uns problemas mas mal voltou e já tá na liderança destacada, ninguém o atinge nem chega perto como local onde se comenta de tv.

PS - O televisão opinião não deixa de ser um bom blog onde eu costumo vir às noticias


=P

DS disse...

Nunca costumei visitar regularmente o NN (fui alertado da cópia da notícia por um membro do blog). Logo não tenho uma opinião formada sobre esse site.
Aqui não interessa quem é melhor ou não. Quem tem mais visitas ou não. Quem publica primeiro ou depois. Existe aqui uma questão central - RESPEITO. Se existiam várias formas de tratar o assunto? Sim. E essas formas já foram tomadas com outras pessoas. Neste blog até rubricas já nos copiaram! Com um novo nome, tudo bem. Mas com um conteúdo igual.
Desta vez, optámos por um comunicado.

Não sei se o NN está na liderança, e sinceramente nem me interessa. Eu sei onde está o melhor da televisão. E esse melhor está aqui, no Televisão-Opinião, com rubricas, notícias, passatempos, e melhor - actualização constante! São publicados 10 a 20 post's por dia.
Dúvidas para quê? Os números dizem tudo. E não só! Uma equipa sempre prestes a trabalhar para os leitores deste blog. Isto sim, é o que chamo de liderança.

E termino aqui a minha intervenção neste assunto. O que está dito, está dito. O objectivo deste comunicado foi atingido - alertar e demonstrar tristeza quando não respeitam o trabalho dos outros. 50% dos post's do Televisão-Opinião são retirados de revistas, ninguém disse o contrário. Mas tal como podem ver nos mesmos, existe uma secção chamada quiosque, sendo que nas notícias existem várias referências às publicações de onde retiramos as informações.

Têm todo o direito a comentar este post, a criticar ou não, mas da parte do Televisão-Opinião não vão receber qualquer tipo de reacção.

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos

Emanuel disse...

Diogo, só acho que havia outra forma de tratar o assunto...foi a 1ª vez, o colaborador era novo, recebes um aviso e despejas tudo num post?

Muito mal feito mas pronto.

PS - Pertences ao TVU? É que aquelas criticas foram muito mal feitas. Ninguém lhes disse nada daquilo, apenas foi dito que o fórum estava às moscas, até é um fórum que frequento, e não deixa de ser verdade, tem poucos users.

Hugo Bento disse...

Olá, o meu nome é Hugo Bento, o autor da tão falada notícia.
O que eu posso dizer é que, de facto, agi mal ao ter copiado a notícia e ainda para mais sem ter revelado a fonte da mesma. Eu estou neste momento muito chatiado com o erro que cometi, e claro está, peço imensa desculpa em meu nome e em nome do NN ao Televisão-Opinião/TV Universo..
As minhas mais sinceras desculpas,
Hugo Bento

Anônimo disse...

Existiam várias maneiras de chegarem à fala com o NN, foi prejudicial até para vocês o que foi feito ;)

André Costa disse...

Não havendo muito mais para dizer, isto porque o Hugo bento já se desculpou e assumiu o seu erro (e não porque o último "Anónimo" acha que o T-O/TVU prejudicou a imagem de um site/fórum de putos - leia-se NN - que por si só já não tem uma imagem muito boa!).

Mas pronto, a verdade que já NÃO É A PRIMEIRA VEZ vez que isto acontece! Houve até, numa dessas vezes, que o NN fez questão de copiar uma notícia do TVU e nem se deram ao trabalho de mudar o tipo de letra. Enfim, trabalho de amadores!

O problema não está em copiar, pois até o podem fazer. A questão é que deverão usar aspas e citar a fonte. Afinal, é mais do que sabido que, em tudo quanto é site/fórum da internet, é ao T-O/TVU que vão buscar a informação e é em base nessa informação que se geram opiniões na blogosfera!

E como não há cá vírus que nos afecte, nem precisamos de pré-adolescentes a poluir (com opiniões em nada constructivas, fanatismos e guerrinhas parvas) um espaço destinado a todos, fazemos questão de mostrar que somos melhores, sim, nem que seja pelo profissionalismo que temos. Afinal, como há "moscas", também há "fantasmas", pois parece que a "concorrência" não nos larga e faz questão de nos vir ver ASSIDUAMENTE nem que seja para nos copiar. É um orgulho!

Anônimo disse...

"Site de Putos" ou seja fazem um artigo a queixarem-se do NN e hajam pior que o próprio site... Mais nota-se quem tem mais sucesso. O membro em causa já deverá ter sido repreendido e este ultimo comentário vem mostrar a falta de consideração por outras publicações. Não merecem a minha visita.

NML disse...

Site e putos? LOOOOL
Pelo menos tem putos? Isto nem isso tem. Estás as mosquinhas, e mosquinhas mortas tadinhas.
Ganhem maturidade! O rapaz já se desculpou e sente-se mal com isso. Continuar a criticar e a dizer mal do NN só mostra o quão crianças vocês são. Mas enfim, continuem lá com o vosso blog flop.

Titinha disse...

Sempre ouvi/li dizer/escrever, que sinónimo de audiências, “vogo” "não flop's", não é a qualidade (vide novelas da TVI, opinião aqui da moçoila), é o mesmo que os amigos, a grande quantidade dos mesmos, não é sinónimo de realmente serem bons amigos.
Com esta minha pequena reflexão quero dizer, mais vale ser flop dos bons, do que ser "famoso" e não prestar para nada.

Meninos, continuem "flop", pois mais valem serem flop's de qualidade, do que “sucessos” de qualidade duvidosa.

E, acabem com o assunto, este já foi resolvido e não deverá acontecer de novo, agora a vida corre! Como dizia a “Tete Margaret” (Teresa Guilherme)… “Desenvolvam… Desenvolvam…”

David Ferreira disse...

Conhecem o Wii Fit? é um excelente jogo para aliviar o stress.

Ao Hugo, desculpas aceites, só te peço que da próxima vez menciones a fonte. Ao NN no vosso editor de texto, não têm uma ferramenta para editar a notícia? É que se tivessem podiam colocar lá a fonte...

Ah outra coisa nós no TVU não temos dor de cotovelo, temos outra coisa chamada humildade(conhecem?!), não nos gabamos de ter o utilizador x e y, não nos gabamos de ter x númeor de utilizadores, gabamo-nos por fazer o nosso trabalho o melhor que podemos, com profissionalismo acima de tudo, e mais, podemos ter poucos utilizadores activos no forum, mas somos gente adulta que sabe comentar TV sem fanatismos(um excepção e quem visita o forum sabe quem é). E por favor respeitem e TV Universo e Televisão-Opinião. É que se querem respeito têm que se dar ao respeito. Por fim, o TVU nada tem a ver com o blog TV Universo alojado no Sapo Blogs, como algum dos foristas do NN disse.

Anônimo disse...

Enfim... Não vale a pena... O Hugo já fez o que devia ter feito.

Titinha disse...

Realmente "anónimo", não vale mesmo a pena e ainda vale menos quando falamos com "anónimos" que não escrevem o "nome", pelo menos os restante não se esconderam atrás do "anónimo" para dizer o que pensava, o que já não acontece para uns quantos, tens toda a razão... Não vale mesmo a pena, comunicar com pessoas assim.

Ai... Ai... Há coisas que "enfim... não vale a pena"...

Por último, como o "anónimo" deve ter lido, as desculpas foram aceites... Fica bem...