4 de janeiro de 2011

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da nova série do canal FOX, intitulada “The Gates”.

Nick Monohan (Frank Grillo), numa tentativa de adoptar um estilo de vida mais calmo, decide mudar-se com a sua mulher e os seus dois filhos para uma exclusiva comunidade denominada “The Gates”, um local aparentemente perfeito, onde adoptará a posição de chefe de polícia.

Deixando para trás a agitada vida em Chicago, Nick procura nesta mudança um recomeço de vida neste novo e sossegado lugar dos subúrbios. No entanto, há algo de muito diferente e estranho neste local, e depressa a família Monohan apercebe-se que os seus vizinhos não são quem aparentam e Gates é, afinal, um local bem mais stressante que Chicago…

Numa mistura de géneros tão distintos como crime, drama e sobrenatural, a série aposta em seres como vampiros, bruxas e lobisomens, fenómenos que persistem em inundar a televisão e o cinema. Contudo, até para aqueles que não apreciam este lado sobrenatural, “The Gates” promete ser uma boa série de entretenimento. Estreia dia 18 de Janeiro, às 22:20, no canal FOX!

Até para a semana!

Falar Televisão

A Fátima de sempre, está de regresso!


Ainda há bem pouco tempo aqui previ o regresso de Fátima Lopes aos talk-shows, ainda a saída de Júlia Pinheiro não estava “pré-oficializada”. Algumas semanas depois, e tal como toda a gente já esperava, a apresentadora acabou mesmo por regressar ao estilo de formato em que se notabilizou.


E, ao segundo programa, lá estava eu, sentado no sofá, para apreciar a sua performance. Desde o primeiro momento que me foi estranho ver Fátima Lopes no lugar de Júlia Pinheiro. Infelizmente, tenho para mim que A Tarde é Sua, embora tenha mudado de nome, é o mesmo As Tardes da Júlia de sempre. Apenas o cenário ganhou umas novas cores, que ficam pessimamente mal, e a apresentadora é diferente.


Sinceramente, não consigo desassociar o programa da imagem da mais recente aquisição de Carnaxide. Por muito que Fátima Lopes se esforce, só quando o cenário for diferente poderei alterar a minha opinião. E que pena que eu tenho que isto aconteça.

No entanto, não posso deixar de aplaudir o regresso da apresentadora aos talk-shows. Ela que é, no meu entender, a “rainha” deste tipo de formatos, volta, assim, a ser a “nossa” Fátima de sempre. E tanto que eu gosto dela, tal como aqui já o escrevi por diversas vezes.

atardeesua

Agora sim, pode dizer-se que a chegada de Fátima Lopes a Queluz de Baixo faz sentido.

E, a avaliar pelos primeiros resultados, os portugueses não estranharam tanto como eu. Oxalá que a “menina Fátima”, como uma das convidadas de hoje a apelidou, volte agora a mostrar o seu lado mais próximo dos telespectadores.

É certo: Cristina e Manuel em "Uma Canção Para Ti"


O que era dado como uma possibilidade é agora uma certeza: Cristina Ferreira irá juntar-se a Manuel Luís Goucha na apresentação de Uma Canção para Ti.
Sucedendo a Júlia Pinheiro, a apresentadora de Você na TV! estreia-se agora num programa em horário nobre, um dos seus desejos em Queluz de Baixo.
Ainda sem se saber a data de estreia do formato de pequenos talentos do canal da Media Capital, o mais certo é que vá para o ar ainda no mês da Janeiro, ao mesmo tempo que Portugal tem Talento, a nova aposta de Carnaxide.

Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...



... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se! 04/01/2011



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta terça-feira!

Merche Romero

Depois das recentes notícias que davam conta de que a apresentadora estava apaixonada por Nuno Janeiro, Merche Romero veio a público desmentir tal situação.

"Não admito que as revistas me venham acusar de traição. Nem eu nem o Tó merecemos isto, acabámos a nossa relação com todo o respeito que temos um pelo outro. Estou cansada de que me acusem de coisas que não são verdade", afirmou Merche a uma revista, citada pela Vidas on-line.

Alexandra Fernandes


A antiga apresentadora recebeu um presente, logo no segundo dia de 2011. É que a sua primeira filha decidiu pregar uma partida aos papás e nascer mais cedo do que o previsto.

A notícia foi comunicada por Alexandra Fernandes aos amigos: Já nasceu a minha princesinha loirinha com 3,150 kg. O parto foi normal e a bebé está bem. Os papás Alexandra e Tiago estão muito felizes”.

Juntos há já bastante tempo, a apresentadora e o namorado, Tiago Guerreiro, foram agora pais de uma bonita menina.

Quiosque: Nova Gente, Vidas

Jurí de “Portugal tem Talento” com duas caras bem conhecidas da SIC!

portugaltemtalento_thumb_medium421_193

A pouco tempo da estreia do novo programa, o Correio da Manhã de hoje dá a conhecer o nome dos membros do grupo de jurados.


E, é com algumas surpresas que ficámos a saber que os três jurados serão: Conceição Lino, José Diogo Quintela e o encenador Ricardo Pais. Estas foram as escolhas dos responsáveis do canal e marcam, assim, o regresso do humorista à televisão e a estreia da apresentadora como júri.


É já no próximo domingo que as audições de Portugal tem Talento se iniciam, sendo que no dia 13 começam os castings que contarão com a presença do grupo de jurados. Estas imagens serão as primeiras a ir para o ar, à semelhança do que aconteceu com outros talent-shows da SIC, como Ídolos ou Achas que Sabes Dançar?.


A versão portuguesa de Britain’s Got Talent marca, assim, o regresso de Bárbara Guimarães à televisão e promete mostrar que os portugueses têem bastante talento! A não perder!


Quiosque: Correio da Manhã

“A Tarde é Sua” estreia-se com bom resultado!

atardeesua


A tarefa de suceder a Júlia Pinheiro e de fazer esquecer os excelentes resultados de As Tardes da Júlia era complicada, mas o primeiro teste foi ultrapassado.


Com 3.9% de audiência média e 34.2% de quota de mercado, A Tarde é Sua teve uma excelente primeira emissão, levando a melhor sobre a concorrência, numa primeira fase Poder Paralelo, Ribeirão do Tempo e Alma Gémea, seguindo-se depois Portugal no Coração e Boa Tarde.

Bons números que dão, assim, um grande avanço a Fátima Lopes na difícil “batalha” pós-hora de almoço.


Para além de tudo isto, também Leonor Poeiras teve uma boa estreia à frente de Agora é que Conta, que teve perto de 30% de share, 29.1, e ficou a uma décima dos 5% de rating.

Revista de Imprensa 04/01/2011

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Goucha e Teresa Guilherme juntos em Secret Story II?

A saída de Júlia Pinheiro vai mesmo provocar alterações na cada vez mais provável segunda edição do programa que deu que falar nos últimos três meses. Disso, muito pouca gente tem dúvidas.

Ainda assim, a maior desconfiança, neste momento, prende-se com quem será o substituto ou substituta da apresentadora. Se o nome de Teresa Guilherme é aquele de que mais se tem falado nos últimos tempos, recentemente o Correio da Manhã anunciou que Manuel Luís Goucha está também na corrida.


E, como nestas alturas, as suposições nunca são de mais, a edição desta semana da revista Mariana dá a conhecer mais pormenores. Segundo esta publicação, os dois apresentadores poderão mesmo vir a trabalhar juntos na segunda edição de Secret Story. Ao que parece, esta é uma hipótese em cima da mesa que estará a ser analisada pelos responsáveis de Queluz de Baixo.

A mesma revista garante ainda que a nova temporada do programa deverá arrancar mesmo em finais de Fevereiro ou inícios de Março e já estão a ser escolhidos os concorrentes, cujos segredos serão bastante polémicos, à semelhança do que acontece na versão original do formato.


Manuela Moura Guedes e a mudança para a SIC

A pouco tempo de regressar aos ecrãs, agora na estação de Queluz de Baixo, a jornalista deu uma grande entrevista à revista Flash! onde falou, entre muitas outras coisas, sobre esta mudança.


Tal como se chegou a especular na altura, o assédio do canal à esposa de José Eduardo Moniz começou logo quando foi anunciado o final do “seu” Jornal Nacional de 6ª feira, tal como a própria confirmou: “No dia em que o Jornal acabou. No dia 3 de Setembro de 2009. Nessa altura, não podia aceitar, porque ainda não tinha um vínculo com a TVI”, começa por dizer Manuela Moura Guedes, adiantando, de seguida, que as negociações não foram difícieis: “Ainda está tudo muito no inicio com a SIC. Ainda não tenho sequer equipa. Estamos a atravessar o Natal e a Passagem de Ano e as coisas estão bastante mais atrasadas por causa desta época e não posso adiantar muito sobre o programa”, esclareceu.


Ainda antes de terminar, a jornalista elogiou ainda a estação que a vai receber, falando sobre o facto de aqui “não existirem pressões”: “Isto prova isso mesmo. Irem buscar-me não é fácil, dado tudo aquilo que aconteceu. Prova que a SIC não tem medo de pressões e isso dá-me imensa satisfação e espero corresponder ao que a SIC espera de mim. Fico muito reconhecida”.


CITAÇÃO DO DIA:


“Na RTP sou tratado como um senhor e sinto que as coisas correm bem”


Fernando Mendes


Número do dia:


13

É o número actual de actores com contrato de exclusividade que a SIC tem, a saber: Cláudia Vieira, Diana Chaves, Helena Laureano, Custódia Gallego, Joana Santos, Joana Seixas, Diogo Morgado, José Fidalgo, Rogério Samora, João Ricardo, Ricardo Pereira, Manuel Cavaco e Inês Castel-Branco, esta última ainda sem confirmação oficial da estação.

Quiosque: Flash!, Mariana, Notícias TV

Fecho



Boa noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Parabéns, SIC Notícias

O 11 de Setembro e a queda de Bagdad. O tsunami do Pacífico e a onda mundial de solidariedade para com as vítimas do terramoto no Haiti. A bolha das novas tecnologias e a crise global. A consciencialização ecológica e a ascensão de Barack Obama. O êxito do Euro 2004 e o fracasso do Mundial 2010. Teve sorte, a SIC Notícias: dificilmente teria havido, desde a II Guerra Mundial (e mesmo tendo em conta a Guerra Fria), melhor década para começar.

E, no entanto, não se limitou a acompanhar a História, a SIC Notícias. Apesar da escassez de meios, fê-lo sempre com toda a competência possível. E, quando a competência não foi suficiente para mitigar a ausência de meios, ainda lhe restou o bom gosto. Bastou o aparecimento da RTPN, primeiro termo de comparação, para evidenciar aquilo que o lançamento da TVI24, anos mais tarde, só veio confirmar: como acontece na rádio com a TSF (excepção feita, neste caso, aos anos em que se ouviu Pólo Norte e João Pedro Pais), a SIC Notícias foi sempre uma casa de bom gosto.

 
Apesar das concessões feitas ao longo da década, tanto a nível de programação (Caras Notícias à cabeça) como de informação (o noticiário inútil acumulado em dez anos é incontabilizável), a SIC Notícias foi quase sempre elegante e foi quase sempre sofisticada. Nos jingles, no tom das vozes e nos separadores, na assertividade das perguntas, no prestígio da publicidade e na imagem em geral. Se alguma vez mereceu críticas, foi porque nada está isento de crítica. Grosso modo, foi sempre melhor do que toda a concorrência junta.

Ademais, a sua sobrevivência durante dez anos é uma lança em África. Até por isso a estação de Carnaxide merece os parabéns.

3 de janeiro de 2011

Frente a Frente

Boa noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O primeira duelo de 2011 passa-se entre duas actrizes de Morangos com Açúcar. São elas: Carla Vasconcelos e Mafalda Vilhena.

É conhecida por muitos por integrar o elenco de Morangos com Açúcar desde a sétima temporada, no entanto a sua carreira de actriz começou há muito mais tempo. Novelas como Doce Fugitiva, Floribella e a Senhora das Águas fazem parte do seu currículo profissional. Além disso, o humor é uma das características de Carla Vasconcelos, tendo dado as suas graças inicialmente em Levanta-te e Ri e, mais tarde, em Os Contemporâneos. Formada no Teatro da Comuna, a actriz de 39 anos, chegou a trabalho com António Feio, seu encenador.
De facto é curioso verificar a sua ascensão na televisão nacional. Talentosa e dotada de uma simpatia imensa, Carla Vasconcelos tem vindo a provar que existe um lugar para ela na estação de Queluz de Baixo. Desconhecendo se aceitaria participar num projecto de ficção de horário nobre, o certo é que não tenho dúvidas que esta actriz seria uma aposta ganha. Com mais ou menos quilos, o que é certo é que há espaço para todos na televisão portuguesa. Graças ao convite que foi endereçado a Carla Vasconcelos, foi possível provar que não são só os estereótipos de raparigas com corpo de modelo, sem formação na representação, que têm talento na representação. A verdade é que é no teatro que estão os grandes actores e, como tal, Carla Vasconcelos faz parte desta equipa. Uma grande equipa.


Em Morangos com Açúcar tem encarado a sua Papoila com a jovialidade característica da série da TVI. No entanto, considero que Carla Vasconcelos seria uma excelente aquisição para Família Mata, o novo projecto de humor da estação de Carnaxide. Detentora de um personalidade forte, não tenho dúvidas que esta actriz iria aumentar a qualidade da nova série da SIC. Independentemente dos resultados finais, Carla Vasconcelos conseguiria acrescentar uns pontos à avaliação final de Família Mata.

Não prevendo qual o seu futuro profissional, o que é certo é que tem sido um prazer vê-la com frequência nos ecrãs do canal da Media Capital. Carla Vasconcelos tem feito jus às ilustres personalidades que detêm o mesmo apelido que o seu: Patrícia Vasconcelos, António Pedro Vasconcelos ou Joana Vasconcelos.
Apesar das diferentes áreas, todos têm uma coisa em comum: o talento. E afinal, é isso que conta!









Brilha actualmente na pele da professora Alexandra Freitas de Morangos com Açúcar, no entanto, e tal como muita gente sabe, Mafalda Vilhena tem já um extenso curriculum para trás, apesar de ter tido ainda relativamente poucas oportunidades para provar o quão boa actriz é.

Sinceramente, a minha primeira recordação desta bonita mulher remete-me para o ano de 2002, quando deu vida a uma das irmãs que protagonizavam Sonhos Traídos. Lembor-me perfeitamente de logo a achar uma excelente actriz, bastante bem falante e com uma capacidade de chegar até ao público excepcional.


No entanto, e por incrível que pareça, acabou por quase “desaparecer” do ecrã, algo que estranhei. Somente quatro anos depois a pude ver, de facto, fazer um grande brilharete. Exactamente, é isso que está a pensar. Quem não se lembra da terrível Magda de Floribella? A trama que apaixonou os portugueses, pequenos e graúdos? Esta foi, para mim, claro está, a mais expressiva e bem construída personagem que Mafalda Vilhena interpretou até ao momento. Tanto que eu ri com esta terrível, mas ao mesmo tempo muito divertida vilã. A típica “bruxa má” dos contos de fadas.


E foi precisamente com muita alegria que soube que estava de regresso aos grandes papéis com Morangos com Açúcar. Ela que é uma das actrizes que eu considero mais desaproveitadas da nossa televisão, tem agora a possibilidade de interpretar na televisão uma personagem que, de facto acaba mesmo por fazer aquilo que Mafalda Vilhena faz diariamente, ensinar jovens com talento. E, penso, que esta é mesmo uma das mais valias em ter actrizes mais experientes em elencos tão jovens. Ela que sabe bem a melhor forma de colocar a voz, de se deslocar no plateou.


Por muito que haja pessoas que com 37 anos já estão com uma carreira mais do que fomentada, infelizmente, até para nós telespectadores, Mafalda Vilhena não tem tido muitas oportunidades e, numa altura em que a ficção volta a ser aposta forte dos nossos principais canais generalistas, espero que alguém se lembre de que esta actriz está disponível e que merece bastante um grande e desafiante projecto.

Eu arriscaria mesmo a dizer que uma terrível vilã seria o papel ideal! Oxalá sigam esta minha sugestão, até porque profissionais como Mafalda Vilhena são demasiado bons para serem esquecidos…


Iniciado o Frente a Frente desta segunda-feira, resta terminar as sondagens que estavam em linha das edições especiais da última semana de 2010.
Assim, aqui ficam os resultados:

Casa dos Segredos

Ana Isabel & Ivo, por Tiago Henriques - 84%
António & Vera, por Diogo Santos - 16%

Ídolos

Sandra Pereira, por Tiago Henriques - 70%
Martim Vicente, por Diogo Santos - 30%



Falar Televisão


"Uaaaau!"

Hoje, o previsível veio mesmo a acontecer. Com a saída de Júlia Pinheiro da TVI, e tal como todos esperavam, as tardes de Queluz de Baixo ficaram por conta de Fátima Lopes e Leonor Poeiras, nos formatos, A Tarde É Sua e Agora É Que Conta, respectivamente.

E se Fátima Lopes fez os ‘serviços mínimos’ num espaço que ainda está moldado à figura e semelhança de Júlia Pinheiro, a começar desde logo pelo seu cenário, Leonor Poeiras, por sua vez, apresentou-se no seu regresso ao horário das 17:00 ainda mais electrizante do que é normal. O sacrifico feito ao longo destes últimos anos, à frente do enfadonho e fechado Quem Quer Ganha, começa agora a dar frutos já que os últimos meses foram de grandes apostas em Leonor Poeiras e, por outro lado, grandes oportunidades para a própria apresentadora. Depois de ter estado na co-apresentação de um dos formatos mais importantes e fortes da TVI, Secret Story, o novo ano devolveu à apresentadora o horário que anteriormente lhe ‘pertencia’.



Confesso. Gosto imenso de ver Leonor Poeiras à frente de qualquer formato no pequeno ecrã. Tem um à-vontade bastante especial e invulgar à frente das câmaras e é claro o facto de que estamos perante uma comunicadora nata. Para além disso, a apresentadora, que se estreou no entretenimento em Fear Factor, já tornou numa autêntica imagem de marca o seu electrizante “Uau!”, digno de uma Olga Cardoso.

Talvez por isso mesmo, Leonor Poeiras é sistematicamente a predilecta das várias direcções de programas que já passaram pela TVI ao longo dos últimos tempos. Em relação a Iva Domingues, por exemplo, isso é evidente. Quando se especula qual das duas irá abraçar um novo desafio na estação de Queluz, é Leonor Poeiras que acaba sempre por levar a melhor.

E daqui poderá lançar-se uma pertinente questão: será a assumida histeria mais valiosa e importante do que a mínima sobriedade, em televisão? Pois, parece que sim...

Ricardo Pereira em novo programa da SIC


Para além de Júlia Pinheiro, para quem está pensada a apresentação das manhãs de Carnaxide e da versão portuguesa de The Biggest Loser, o terceiro canal tem novos projectos para outros profissionais. É o caso de João Manzarra e, principalmente, Ricardo Pereira. Apesar da revista VIP não desvendar quais os programas que os dois apresentadores irão conduzir, a verdade é que a estação de Carnaxide está disposta a arriscar em ambos.
Se Ricardo Pereira co-apresentou a gala Arredonda em horário nobre com Bárbara Guimarães na época natalícia, João Manzarra tem visto a sua carreira crescer no terceiro canal. Sem parar há mais de um ano, o comunicador da SIC prepara-se para enfrentar um novo desafio. Resta esperar para saber qual!

Quiosque: VIP

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 03/01/2011


Boa tarde e bem-vindo à edição desta segunda-feira!


Lúcia Moniz

Depois de em Fevereiro do último ano ter terminado a relação com o actor Bernardo Mendonça, Lúcia Moniz parece ter encontrado um novo motivo para sorrir. A actriz e o actor José Neves, que interpreta o médico Filipe em Pai à Força, foram vistos em clima de romance num conhecido centro comercial lisboeta na passada semana.

Lúcia Moniz e José Neves contracenaram recentemente em Um Eléctrico Chamado Desejo, e o romance poderá mesmo ter surgido dessa experiência profissional.

Carla Matos Gomes

A repórter do programa da RTP1, Portugal No Coração, está grávida de cinco meses. Carla Matos Gomes já sabe também que irá ser mãe de uma menina. O que ainda está por decidir é mesmo o nome do novo rebento da repórter: “Ainda não há [nome]. Estamos a pensar em dois ou três, mas não está decidido”, disse.

O nascimento está previsto ocorrer na Primavera.
Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 03/01/2011


Segunda-feira, 3 de Janeiro. A primeira Revista de Imprensa de 2011!


Edição da Manhã itinerante em semana de aniversário


É já no próximo Sábado, dia 8 de Janeiro, que a SIC Notícias comemora o seu décimo aniversário. Mas a semana que agora começa será, toda ela, preenchida com várias iniciativas especiais por parte do primeiro canal de notícias português.

E uma dessas iniciativas prende-se também com a Edição da Manhã. O espaço informativo matinal da estação vai, durante esta semana, percorrer o país de Norte a Sul, tendo começado já esta segunda-feira em directo da estação de S. Bento, no Porto. Amanhã, a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, será o palco do programa, enquanto na quarta-feira a Edição da Manhã será emitida directamente do café Santa Cruz, em Coimbra. Na quinta-feira, a emissão será feita na Universidade de Évora e, finalmente, na sexta-feira a partir do Mercado de Faro.

Sem mudanças significativas do formato padrão, esta viagem por Portugal da Edição da Manhã prende-se, acima de tudo, com uma tentativa de descentralização, como conta João Moleira: "O que se pretendeu aqui foi um pouco descentralizar o programa. Por outro lado, queremos estar mais próximos da população portuguesa. O que se pretende é retribuir o carinho e a fidelização das pessoas que nos vêem todos os dias", refere.


Fátima e Leonor encabeçam hoje as novas tardes TVI


Hoje o dia é de mudança nas tardes da estação de Queluz de Baixo. A Tarde É Sua, será o novo programa a ir para o ar a partir das 14:00, substituindo As Tardes da Júlia. E três horas depois, às 17:00, Leonor Poeiras irá conduzir pela primeira vez o antigo concurso de Fátima Lopes, Agora É Que Conta.

Sobre A Tarde É Sua, sabe-se que terá uma matriz muito idêntica ao formato antecessor, As Tardes da Júlia, havendo por isso apenas pequenos ajustes à nova apresentadora, Fátima Lopes: "A Fátima [Lopes] está a acompanhar estas mudanças e colabora com algumas ideias", adianta fonte da TVI sobre este regresso de Fátima Lopes aos talk-show’s.

Já Leonor Poeiras também está de regresso à condução de concursos. Depois de ter apresentado a última edição do já extinto Quem Quer Ganha, em Setembro do último ano, Leonor Poeiras regressa assim ao horário das 17:00. Facto que deixa a apresentadora bastante entusiasmada: “É óptimo começar 2011 com um novo projecto. Estou cheia de vontade. Vai ser muito divertido e convido todos a assistirem. Agora é que conta... comigo”, remata.


CITAÇÃO DO DIA
"Odeio [as repetições do Preço Certo]. Às vezes apareço a falar de coisas que já passaram, de pessoas que já morreram"
Fernando Mendes



CURIOSIDADE DO DIA
Esta primeira segunda-feira do ano marca o início da adopção do novo acordo ortográfico por parte da RTP. Genéricos, oráculos e roda-pés serão os pontos mais visíveis desta mudança. 

Quiosque: Notícias TV, Diário de Notícias, Correio da Manhã

Fecho



O primeiro Fecho de 2011 trás consigo a também primeira crónica de Nuno Azinheira na sua habitual coluna do Diário de Notícias.

Doze perguntas para 2011

Esta é a altura para desejar Bom Ano aos leitores. Mas também para lançar doze perguntas sobre a televisão que vamos ter em 2011.


1. A TVI continuará a liderar as audiências, ou estamos perante um novo ciclo na TV?

2. A SIC conseguirá pôr a cabeça fora de água ou as sonantes contratações com que encerrou o ano não darão resultados?

3. A RTP1 manter-se-á uma televisão pública ou a possibilidade da chegada do PSD ao poder mudará o estatuto da empresa?

4. O cabo e IPTV continuarão a conquistar espectadores, reforçando o seu papel de alternativa cada vez mais mainstream às estações generalistas?

5. A Marktest continuará a medir o consumo de televisão em Portugal, ou a migração para o digital e o novo sistema de medição de audiências trarão novos protagonistas à batalha do audímetro?

6.Portugal conseguirá adiantar-se ao deadline imposto pela Comunidade Europeia para desligamento das emissões analógicas terrestres, marcado para 26 de Abril de 2012?

7. José Eduardo Moniz continuará afastado da televisão, resistindo aos apelos e impulsos para voltar?

8. Nuno Santos resistirá à partilha de poder com Gabriela Sobral e Júlia Pinheiro ou saberá antecipar-se às convulsões do mercado?

9. A hegemonia das novelas da TVI continuará a ser quase total, ou o caminho feito pela SIC, já visível em Laços de Sangue, dará frutos?

10. José Alberto Carvalho e José Fragoso manterão os seus cargos, se o xadrez político de alterar?

11. Manuela Moura Guedes conseguirá, enfim, vencer Sócrates?

12. A tecnologia e novas plataformas far-nos-ão mudar a forma como vemos TV?

2 de janeiro de 2011

O Melhor & Pior do Ano

Pior do Ano TVI
Foi uma das grandes apostas de 2009 na ficção da TVI, mas o seu insucesso fez com que a novela penasse diariamente até ao primeiro semestre de 2010, com valores que muito envergonham a ficção TVI. "Sentimentos" foi sem dúvida, dos piores produtos estreados pela TVI, ultimamente. Uma história confusa e com pouco nexo, personagens sem um rumo na história. Salvou-se algumas interpretações como as de Rita Salema, Joana Solnado e Luísa Cruz. Para além disso, "Sentimentos" perdeu terreno para a ficção brasileira e acabou com menos de 1 milhão de espectadores à espera da palavra "FIM".

O Melhor & Pior do Ano

Pior do Ano SIC
A SIC fez regressar em 2010, o grande sucesso de verão de 2009. "Salve-se Quem Puder" regressou com uma Diana Chaves mais leve e solta, Marco Horácio no seu registo habitual. Mas, o programa não vingou e até ao final das emissões foi mudando de horário até acabar no enfadonho horário das 17h30 com valores muito pouco dignos. E este não foi caso único pelos lados de Carnaxide. "Ídolos" também voltou mas não teve o sucesso da edição anterior e foi arrasado pela "Casa dos Segredos".

O Melhor & Pior do Ano

Olá Boa Noite! Fique agora com o pior que se passou nas televisões portuguesas ao longo do ano de 2010 no "Melhor & Pior do Ano" consigo entre as 21h e as 23h.


Pior do Ano RTP1
Entre o "Jogo Duplo" e o "Quem Quer Ser Milionário" de José Carlos Malato, houve durante o verão na estação pública a estreia de Sílvia Alberto em horário nobre em regime diário com um concurso de cultura geral que pretendia fazer uma "batalha" de conhecimento entre crianças e adultos. Mas a verdade, é que "Super Miúdos" não vingou, com valores na ordem dos 600 mil espectadores e um share inferior a 20% de média. A apresentadora esteve bem, mas a meu ver, neste momento, não tem o carisma nem de Tânia Ribas de Oliveira nem de Sónia Araújo dentro da RTP1. "Super Miúdos" foi um tiro ao lado de José Fragoso, assim como o excelente game-show "O Cubo" apresentado por Jorge Gabriel.

O Protagonista


Boa noite. Depois de eleitas as protagonistas do ano de 2010, como quem diz Fátima Lopes e Júlia Pinheiro, a última torna-se inevitavelmente a primeira personalidade televisiva a ocupar o lugar central desta rubrica em 2011. Júlia Pinheiro é a Protagonista desta noite!


A semana que passou foi a última de Júlia Pinheiro na estação de Queluz de Baixo. Apesar de não se ter despedido directamente dos telespectadores do canal da Media Capital com um "até já", ou com uma explicação de que o seu percurso na TVI terminaria no final do ano, a apresentadora deu algumas pistas sobre o fim de um ciclo. Uma delas esteve relacionada com o obrigado sentido que referiu à plateia do seu talk-show no dia 30 de Dezembro. Para além disso, e noutra perspectiva, a lágrima que Júlia Pinheiro derramou quando viu o vídeo que a produção tinha elaborado para si demonstrou uma grande emoção.
O que dizer sobre esta profissional após um mês de notícias sobre a sua transferência para o terceiro canal? De facto deve ser muito difícil para um comunicador que tem um programa diário, que estabelece uma relação com os telespectadores, não se poder despedir do mesmo quando se tomam decisões que metem em causa o percurso de uma estação de televisão. De certeza que para muitos deles, que não tinham conhecimento desta perda da TVI, vão sentir-se de certa forma traídos pela sua companhia das tardes.

Coloco-me mesmo na pele de Júlia Pinheiro que, apesar de poder ter avisado o que iria acontecer consigo, optou não fazê-lo. Porquê? Depois da polémica relacionada com o facto de a apresentadora ter em posse as apostas da estação de Queluz de Baixo para o ano de 2011, colocando em causa o seu carácter, de certeza que uma despedida poderia agudizar tais alegações. Daí, Júlia Pinheiro ter sido colocada entre "a espada e a parede" na escolha da despedida aos telespectadores ou do respeito à equipa da TVI.



De salientar ainda que foi no dia de ontem que estação de Queluz de Baixo comunicou a transferência de Júlia Pinheiro para Carnaxide. Segundo a edição online do Correio da Manhã: "A TVI, dando cumprimento ao oportunamente acordado, informa que, a partir de hoje, Júlia Pinheiro deixa de colaborar profissionalmente com esta estação".

No encerrar deste capítulo é agora possível compreender o porquê da TVI ter contratado Fátima Lopes de forma tão "repentina". Sabendo que Júlia Pinheiro estaria a preparar a sua saída do canal da Media Capital, a direcção de programas do mesmo antecipou-se estabelecendo um acordo milionário com a antiga rainha das manhãs da SIC. Depois de uma parceria nas tardes da TVI entre as duas, Fátima Lopes vê assim o caminho livre para a tarde ser sua e dos telespectadores. Após ter abandonado a SIC por, aparentemente, os desafios noutros projectos teimarem a aparecer, a apresentadora regressa assim ao seu posto habitual. Quanto Júlia Pinheiro, essa sim ocupará o horário de Carnaxide, muito cobiçado por Fátima Lopes, com o Peso Certo. Até lá, resta-nos esperar pelo término das férias da ex-comunicadora da TVI, e perceber qual o percurso na sua nova casa.

TVI lidera na passagem de ano


O último dia de 2010 foi de alegrias para a TVI. Depois de um ano com audiências inferiores às de 2009, a final da "Casa dos Segredos" ofereceu à estação um grande resultado no dia 31 de Dezembro. Com a disputa entre Ana Isabel e António a ser um dos grandes enigmas da noite, os portugueses não quiseram perder pitada do que se passou no Campo Pequeno. Com 18,2% de audiência média e 62,7% de share, o canal da Media Capital distanciou-se da concorrência em vários pontos de rating. Enquanto a final do "Ídolos" se ficou pelos 5,7%, a "Gala das Galas" da RTP1 não foi além dos 5%.

Numa perspectiva diferente, o primeiro dia do ano foi ganho pela SIC (31,7% de share). Com uma grelha totalmente dedicada ao cinema, tal como no Natal, a estação de Carnaxide conseguiu que alguns dos seus filmes ultrapassassem os 40% de share. Depois dos maus resultados da passagem de ano, pode dizer-se que a SIC começou 2011 em campo positivo.

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Nuno Santos dá as ‘boas-vindas’ a Júlia Pinheiro

julia_pinheiro_azul

Depois de semanas e semanas de especulação, eis que a TVI já confirmou a saída da sua antiga directora de Formatação de Conteúdos e a direcção de programas da SIC já fala sobre a chegada da apresentadora.

"Estamos entusiasmados" com o regresso da Júlia Pinheiro, começa por dizer Nuno Santos ao Correio da Manhã de hoje. O responsável da Estação de Carnaxide deu ainda as "boas-vindas" à comunicadora "nesta nova fase da sua vida".


Durante as próximas semanas é de esperar que Júlia Pinheiro seja oficialmente apresentada como nova estrela SIC, uma vez que em Fevereiro deverá abraçar um novo projecto no canal: a condução do formato matinal que substituirá o pouco popular Companhia das Manhãs.

Para além de tudo isto, tudo indica que será ela a eleita para conduzir a versão portuguesa de The Biggest Loser, cuja estreia está marcada para meados de Março.


Quiosque: Correio da Manhã

Pedro Miguel Ramos aguarda convites da SIC


O marido de Fernanda Serrano falou esta semana com a Notícias TV, e confessou estar a aguardar convites da estação de Carnaxide para apresentar um novo programa. Depois de XXS, Pedro Miguel Ramos tem aparecido esporadicamente em emissões especiais do canal de Pinto Balsemão. Nesse sentido, as saudades de regressar aos ecrãs nacionais num bom projecto já são algumas.

As recordações centram-se agora no concurso que gravou com Carolina Patrocínio: "Na Argentina tive a oportunidade de contactar com outra cultura, outra realidade. Aprendi bastante, descobri um novo país e foi um projecto enriquecedor, embora a nível de audiências não tenha sido o sucesso que gostaríamos".


Assim, o marido da actriz da TVI espera que 2011 seja um ano de muito trabalho: "Acredito que possa ter um desafio diferente. Se isso acontecer vou ficar muito satisfeito senão fico em stand by. Também já estou habituado".

Será que, se Nuno Santos não o agarrar a TVI poderá contratá-lo para apresentar com Teresa Guilherme a segunda temporada da Casa dos Segredos?

Quiosque: Notícias TV

O Melhor & Pior do Ano

Melhor do Ano TVI
Foi o regresso dos grandes formatos reality show, à televisão que também os estreou. "Casa dos Segredos" não teve o sucesso do "Big Brother", mas isso também seria difícil, uma vez que a conjuntura é bem diferente de há 10 anos atrás. Mesmo assim, "Casa dos Segredos" foi uma aposta ganha da TVI, nestes últimos três meses do ano. As Galas, andaram sempre bem perto da 1 milhão e 500 mil espectadores e um share acima dos 40%, relegando para segundo plano "Ídolos" na SIC. Os Diários da Noite, lideravam regularmente a tabela de audiências. Os Diários da Tarde, vieram comaltar um problema que a TVI tinha no horário em que estes eram transmitidos. E já no início da madrugada, os Extra prendiam regularmente cerca de 400 mil espectadores, valor alto para o horário em exibição. Foi uma lufada de ar fresco e colocou os portugueses a falar de todos os segredos. Importante também é a frase que se celebrizou: "É tudo...por agora".