2 de janeiro de 2011

O Protagonista


Boa noite. Depois de eleitas as protagonistas do ano de 2010, como quem diz Fátima Lopes e Júlia Pinheiro, a última torna-se inevitavelmente a primeira personalidade televisiva a ocupar o lugar central desta rubrica em 2011. Júlia Pinheiro é a Protagonista desta noite!


A semana que passou foi a última de Júlia Pinheiro na estação de Queluz de Baixo. Apesar de não se ter despedido directamente dos telespectadores do canal da Media Capital com um "até já", ou com uma explicação de que o seu percurso na TVI terminaria no final do ano, a apresentadora deu algumas pistas sobre o fim de um ciclo. Uma delas esteve relacionada com o obrigado sentido que referiu à plateia do seu talk-show no dia 30 de Dezembro. Para além disso, e noutra perspectiva, a lágrima que Júlia Pinheiro derramou quando viu o vídeo que a produção tinha elaborado para si demonstrou uma grande emoção.
O que dizer sobre esta profissional após um mês de notícias sobre a sua transferência para o terceiro canal? De facto deve ser muito difícil para um comunicador que tem um programa diário, que estabelece uma relação com os telespectadores, não se poder despedir do mesmo quando se tomam decisões que metem em causa o percurso de uma estação de televisão. De certeza que para muitos deles, que não tinham conhecimento desta perda da TVI, vão sentir-se de certa forma traídos pela sua companhia das tardes.

Coloco-me mesmo na pele de Júlia Pinheiro que, apesar de poder ter avisado o que iria acontecer consigo, optou não fazê-lo. Porquê? Depois da polémica relacionada com o facto de a apresentadora ter em posse as apostas da estação de Queluz de Baixo para o ano de 2011, colocando em causa o seu carácter, de certeza que uma despedida poderia agudizar tais alegações. Daí, Júlia Pinheiro ter sido colocada entre "a espada e a parede" na escolha da despedida aos telespectadores ou do respeito à equipa da TVI.



De salientar ainda que foi no dia de ontem que estação de Queluz de Baixo comunicou a transferência de Júlia Pinheiro para Carnaxide. Segundo a edição online do Correio da Manhã: "A TVI, dando cumprimento ao oportunamente acordado, informa que, a partir de hoje, Júlia Pinheiro deixa de colaborar profissionalmente com esta estação".

No encerrar deste capítulo é agora possível compreender o porquê da TVI ter contratado Fátima Lopes de forma tão "repentina". Sabendo que Júlia Pinheiro estaria a preparar a sua saída do canal da Media Capital, a direcção de programas do mesmo antecipou-se estabelecendo um acordo milionário com a antiga rainha das manhãs da SIC. Depois de uma parceria nas tardes da TVI entre as duas, Fátima Lopes vê assim o caminho livre para a tarde ser sua e dos telespectadores. Após ter abandonado a SIC por, aparentemente, os desafios noutros projectos teimarem a aparecer, a apresentadora regressa assim ao seu posto habitual. Quanto Júlia Pinheiro, essa sim ocupará o horário de Carnaxide, muito cobiçado por Fátima Lopes, com o Peso Certo. Até lá, resta-nos esperar pelo término das férias da ex-comunicadora da TVI, e perceber qual o percurso na sua nova casa.

Nenhum comentário: