3 de janeiro de 2011

Frente a Frente

Boa noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O primeira duelo de 2011 passa-se entre duas actrizes de Morangos com Açúcar. São elas: Carla Vasconcelos e Mafalda Vilhena.

É conhecida por muitos por integrar o elenco de Morangos com Açúcar desde a sétima temporada, no entanto a sua carreira de actriz começou há muito mais tempo. Novelas como Doce Fugitiva, Floribella e a Senhora das Águas fazem parte do seu currículo profissional. Além disso, o humor é uma das características de Carla Vasconcelos, tendo dado as suas graças inicialmente em Levanta-te e Ri e, mais tarde, em Os Contemporâneos. Formada no Teatro da Comuna, a actriz de 39 anos, chegou a trabalho com António Feio, seu encenador.
De facto é curioso verificar a sua ascensão na televisão nacional. Talentosa e dotada de uma simpatia imensa, Carla Vasconcelos tem vindo a provar que existe um lugar para ela na estação de Queluz de Baixo. Desconhecendo se aceitaria participar num projecto de ficção de horário nobre, o certo é que não tenho dúvidas que esta actriz seria uma aposta ganha. Com mais ou menos quilos, o que é certo é que há espaço para todos na televisão portuguesa. Graças ao convite que foi endereçado a Carla Vasconcelos, foi possível provar que não são só os estereótipos de raparigas com corpo de modelo, sem formação na representação, que têm talento na representação. A verdade é que é no teatro que estão os grandes actores e, como tal, Carla Vasconcelos faz parte desta equipa. Uma grande equipa.


Em Morangos com Açúcar tem encarado a sua Papoila com a jovialidade característica da série da TVI. No entanto, considero que Carla Vasconcelos seria uma excelente aquisição para Família Mata, o novo projecto de humor da estação de Carnaxide. Detentora de um personalidade forte, não tenho dúvidas que esta actriz iria aumentar a qualidade da nova série da SIC. Independentemente dos resultados finais, Carla Vasconcelos conseguiria acrescentar uns pontos à avaliação final de Família Mata.

Não prevendo qual o seu futuro profissional, o que é certo é que tem sido um prazer vê-la com frequência nos ecrãs do canal da Media Capital. Carla Vasconcelos tem feito jus às ilustres personalidades que detêm o mesmo apelido que o seu: Patrícia Vasconcelos, António Pedro Vasconcelos ou Joana Vasconcelos.
Apesar das diferentes áreas, todos têm uma coisa em comum: o talento. E afinal, é isso que conta!









Brilha actualmente na pele da professora Alexandra Freitas de Morangos com Açúcar, no entanto, e tal como muita gente sabe, Mafalda Vilhena tem já um extenso curriculum para trás, apesar de ter tido ainda relativamente poucas oportunidades para provar o quão boa actriz é.

Sinceramente, a minha primeira recordação desta bonita mulher remete-me para o ano de 2002, quando deu vida a uma das irmãs que protagonizavam Sonhos Traídos. Lembor-me perfeitamente de logo a achar uma excelente actriz, bastante bem falante e com uma capacidade de chegar até ao público excepcional.


No entanto, e por incrível que pareça, acabou por quase “desaparecer” do ecrã, algo que estranhei. Somente quatro anos depois a pude ver, de facto, fazer um grande brilharete. Exactamente, é isso que está a pensar. Quem não se lembra da terrível Magda de Floribella? A trama que apaixonou os portugueses, pequenos e graúdos? Esta foi, para mim, claro está, a mais expressiva e bem construída personagem que Mafalda Vilhena interpretou até ao momento. Tanto que eu ri com esta terrível, mas ao mesmo tempo muito divertida vilã. A típica “bruxa má” dos contos de fadas.


E foi precisamente com muita alegria que soube que estava de regresso aos grandes papéis com Morangos com Açúcar. Ela que é uma das actrizes que eu considero mais desaproveitadas da nossa televisão, tem agora a possibilidade de interpretar na televisão uma personagem que, de facto acaba mesmo por fazer aquilo que Mafalda Vilhena faz diariamente, ensinar jovens com talento. E, penso, que esta é mesmo uma das mais valias em ter actrizes mais experientes em elencos tão jovens. Ela que sabe bem a melhor forma de colocar a voz, de se deslocar no plateou.


Por muito que haja pessoas que com 37 anos já estão com uma carreira mais do que fomentada, infelizmente, até para nós telespectadores, Mafalda Vilhena não tem tido muitas oportunidades e, numa altura em que a ficção volta a ser aposta forte dos nossos principais canais generalistas, espero que alguém se lembre de que esta actriz está disponível e que merece bastante um grande e desafiante projecto.

Eu arriscaria mesmo a dizer que uma terrível vilã seria o papel ideal! Oxalá sigam esta minha sugestão, até porque profissionais como Mafalda Vilhena são demasiado bons para serem esquecidos…


Iniciado o Frente a Frente desta segunda-feira, resta terminar as sondagens que estavam em linha das edições especiais da última semana de 2010.
Assim, aqui ficam os resultados:

Casa dos Segredos

Ana Isabel & Ivo, por Tiago Henriques - 84%
António & Vera, por Diogo Santos - 16%

Ídolos

Sandra Pereira, por Tiago Henriques - 70%
Martim Vicente, por Diogo Santos - 30%



Nenhum comentário: