2 de dezembro de 2009

Audimetria - 01/12/2009


O feriado de ontem foi ganho pela TVI com 27,9% de share. A SIC entrou bem em Dezembro, e ascendeu aos 25%. Já a A RTP1 desceu ao 20,5%.

Começando pelo horário das 19:00, os três canais estiveram equilibrados. A série "Morangos com Açúcar" obteve 9,5% de rating e 25,8% de share, tendo vencido por isso ao "Preço Certo", que chegou aos 9% de audiência e 28,7% de share. O filme da SIC, fez mais que "Nós por Cá", e contribui para a vitória em grande do "Jornal da Noite". "Bem-vindos à Selva" alcançou 8,3% de rating e 24,6% de share.

No que toca aos noticiários, e tal como referi, o "Jornal da Noite" venceu a concorrência com 13,3% de audiência média. Seguiu-se o "Jornal Nacional" e o Telejornal", tal como podemos ver no quadro.

Quanto ao horário nobre, "Meu Amor" ocupou o primeiro lugar dos programas mais vistos, com 15,1% de rating, seguida de "Deixa que te Leve", com 14,5%.
"Perfeito Coração" subiu no share. Obteve 22,4%.
"30 Minutos" desceu. Penso que há muito tempo que não via uma prestação tão baixa deste espaço informativo. Ontem não foi além dos 7,8% de rating e 19,2% de share. "Jogo Duplo" também não escapou, e ficou abaixo dos 20% de share. Pior mesmo esteve "Telerural", com 14,5.
De referir por fim o duelo entre "Viver a Vida" e "Sentimentos". A diferença não foi muita, mas a novela da TVI acabou por vencer. Enquanto "Sentimentos" chegou aos 7,2% de rating e 32,3% de share, "Viver a Vida" obteve 6,4% de audiência média e 26,7% de share.

Revista de Imprensa 02/12/09

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa de hoje.

Rita Pereira e Angélico Vieira nem cruzaram o olhar


Já era esperada tal atitude por parte do antigo casal. No passado domingo, Rita Pereira e Angélico Vieira fizeram parte do júri de "Uma Canção Para Ti" e nem o olhar cruzaram. Entre eles esteve sempre Helena Vieira. Antes do início do programa, o interprete de "Bailarina" ainda cantou uma música para o público e teve direito a aplausos por parte de Rita Pereira. Já quando elogiaram o vestido da actriz e todos lhe bateram palmas, Angélico Vieira não se mexeu, não desviou nunca o olhar. No término do programa, quase que tropeçaram um no outro, mas uma pequena distância evitou qualquer contacto. Após as despedidas, ambos saíram por uma porta dos fundos de modo a fugir à imprensa.

Solange Hilário decidida a lutar por uma carreira musical

Quando cantou a música de Alicia Keys "No One" na "fase do piano", muitos ficaram surpreendidos com a voz da concorrente de Matosinhos. Em entrevista à TV 7 Dias, a jovem revelou a sua teimosia e vontade de vingar no mundo da música. Pretende seguir "uma carreira como cantora de R&B, hip-hop ou soul" e a sua paixão pela música começou a partir da dança. Solange conta com o apoio dos pais neste "sonho" e já está a trabalhar no primeiro tema que irá cantar em directo, já este domingo: "I Wanna Dance with Somebody".

Terceira Série de "Os Contemporâneos" chega na primavera

A série de humor da RTP1 está prestes a regressar à antena do canal do estado. A terceira temporada de "Os Contemporâneos" deverá estrear na primavera do próximo ano. Actualmente, os vários actores estão envolvidos noutros projectos.



CITAÇÃO DO DIA

"A carreira de actor é como a agricultura. Depende sempre do tempo que faz"

É esta a citação de hoje, proferida por Joaquim Monchique.












Fala-se de: Cláudia Vieira

Tal como revelou no programa "Alta Definição", Cláudia Vieira está grávida. Segundo revelou ao 24 Horas, aquilo que mais a angustia "é não perceber o choro" do bebé". A actriz ainda não conhece o sexo do bebé e ainda não escolheu o nome.






Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias

Daqui a uma hora..

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.
Ainda não percebi qual é o talento de Isaac Alfaiate enquanto actor. Vi a quarta temporada de "Morangos com Açúcar", e nunca lhe achei grande piada, apesar de achar o seu trabalho aceitável para a série em causa. Não vi o seu trabalho em "A Outra".
No entanto, a sua prestação em "Deixa que te Leve", é tão pobre, tão "bimba", que me deixa sem palavras. É verdade que a personagem de Manuel assim o exige, é esse o seu objectivo, mas torna-se tão irritante.

A minha mãe é seguidora desta novela, e quando eu às vezes vou à cozinha, e ela está lá a arrumar algo, normalmente tem a televisão sintonizada na TVI. Sinto-me sempre um azarado quando entro na altura em que está no ar uma cena em que Issac Alfaite participa.

É insuportável ver uma prestação tão má.
Isaac Alfaite está em forma, ninguém tem dúvidas disso. Aliás, eu atrevo-me a dizer que, o rapaz está nas novelas pelo seu físico (assim como a maior parte). No entanto isso não significa talento.


Não sou fã dele por natureza. A partir do momento em que uma cara conhecida está na praia, de tanga, a olhar para tudo o quanto é lado, a ver se alguém está a olhar para ele, não merece muita credibilidade. Foi o que eu assisti com uns amigos meus.
Tenho pena que a TVI, a principal impulsionadora da ficção nacional, aposte em indíviduos com tamanha falta de formação, que "não têm ponta por onde se pege" quando representam. Mas infelizmente isto é o "pão nosso" da televisão dos dias de hoje, e contra isso, nada podemos fazer.

1 de dezembro de 2009

Eles são irmãos!


De facto, aqui fica uma verdade que muitos desconheciam. Luísa Sobral, terceira classificada da primeira edição de "Ídolos", e Salvador Sobral, actual concorrente do concurso, são irmãos. Quem o afirma é o site TV Universo. De facto, já existem vídeos com os dois na internet, e o "Fama Show" deu uma pista que apenas vem confirmar esta revelação. Quando Salvador mostrou a sua casa ao programa, no momento em que chegou à parte de mostrar quarto da irmã, ele disse qualquer coisa como "ela estava fora, e que tinham feito mudanças a essa divisão".

Quem diria..
Se quiser saber mais informações sobre Luísa Sobral, e o que tem feito desde a sua participação em "Ídolos", clique aqui.

Fecho (Discurso Directo)



Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais um Discurso Directo. Neste edição, eu, Diogo Santos, respondo às perguntas de Miguel Reis.



Ao que parece, o "Jornal da Noite" vai passar a ter de terça a sexta o espaço "Aqui e Agora". Com a falta de programas às 21h, achas que esta é uma boa solução?

R: Sinceramente não tinha conhecimento que isso ia acontecer. Mas acho bem. A SIC tem um furo de programação entre as 21:00 e as 23:00, e é necessário combate-lo. Neste caso, esticar a informação, parece ser uma excelente ajuda. Assim, o furo que referi, iria ficar mais pequeno, logo a estação iria perder menos nas audiências.
Por outro lado, esta aposta acaba sempre por dar credibilidade à SIC.

Outra novidade nesta semana foi o possível regresso de Maya à antena da SIC. O que te parece esta aposta?

R: A Maya não é apresentadora. Uma pessoa que vem mostrar à imprensa, as operações ao seu peito, não tem qualquer credibilidade em estar à frente de um formato. Imagina a Fátima Lopes ou a Júlia Pinheiro a fazerem isso. Como é que o público reagiria? Eu ficaria espantado com esta atitude. Felizmente não fizeram isso. A Maya como apresentadora simplesmente não tem jeito. E não percebi qual foi a ideia da SIC, em colocá-la à frente do extinto “Contacto”, com tantas profissionais do sexo feminino para o fazerem.


Está a chegar ao cabo mais um canal com a marca SIC. Trata-se de um canal direccionado para o público infanto-juvenil. O SIC K começa as suas emissões no dia 18 de Dezembro, às 16 horas. Achas que o canal terá sucesso?

R:
Penso que sim. Actualmente existe uma grande tendência para o público se deslocar para o Cabo. Ninguém tem dúvidas disso. Como tal, é necessário que tanto a RTP1, como a SIC, como a TVI, invistam nesse sector. Isto porque, mais público no Cabo equivale a mais publicidade. E eu acredito veemente que ambas as estações queiram ter mais dinheiro para investir na grelha de programação.

Alguns dos “nossos colegas” blogueiros acusam Filipe Pinto (de "Ídolos") de querer passar a imagem do "coitado", para conseguir mais votos do público. O que pensas sobre isto?
R: Eu acompanho o “Ídolos” todos os domingos na SIC. E sem dúvida que o Filipe é o meu favorito. Eu compreendo a indecisão dele. A maioria dos que participam neste tipo de concursos, ficam com um rótulo. O Filipe não queria ficar com ele. E acredito que ainda não queira, mas já percebeu que é uma boa rampa de lançamento. Por o menos, vai dar visibilidade a quem vencer o programa. Agora, a verdadeira vitória será continuar na “ribalta” (esta é a principal dificuldade para todos).


Nuno Graciano, vai mesmo voltar á antena da SIC com Não há Crise. O programa já teve grandes audiências mas as suas últimas emissões não foram muito famosas… Achas que com esta pausa o programa vai voltar bem ou será ainda um fracasso?
R:
O “Não há Crise” está gasto. E eu concordo com os críticos. Para a SIC voltar a este programa, é como dar um passo atrás. Qualquer dia estamos outra vez com repetições de “Malucos do Riso” e “Camilo&Filho”. Não faz sentido a estação voltar a apostar neste tipo de conteúdos. Está gasto. Mais vale repetir o “Salve-se quem Puder” uma vez por semana ou emitir os últimos episódios de “VIP Manicure” (que Nuno Santos pensa que os espectadores já se esqueceram).

Nuno Santos vai renovar com a SIC. Mesmo com a probabilidade da estação cair para terceiro lugar este ano, Pinto Balsemão aposta novamente no dito “Salvador” de Carnaxide…Se fosses tu, farias o mesmo que o dono do grupo Impresa?
R:
Sim faria. Já viste se se estivesse sempre a mudar de director de programas?
Põe-te no lugar dos profissionais da SIC. Como é que reagirias se o teu patrão estivesse sempre a mudar? Não era confortável. Ficarias sempre a pensar:”Será que eu vou ser aposta dele?”; “Será que o meu programa vai continuar?”.
É necessário tempo. Sim, Nuno Santos já teve dois anos, mas a SIC não tem dinheiro. Os seus responsáveis assim o afirmam. Como tal, atribuir as culpas só a Nuno Santos não é justo. Eu gosto dele, mas sei que algumas das suas apostas foram ridículas.
Quanto ao terceiro lugar da SIC em 2009, é mais que certo. Acho que ninguém tem dúvidas disso. Mas uma coisa é certa. A estação de Carnaxide, foi de extremos este ano. Na minha opinião lançou os melhores e piores formatos em 2009.

Camilo de Oliveira não quer Cristina Areia no seu elenco porque… a actriz se despiu para a Playboy. Foram afirmações de Camilo: “Ela é boa actriz e não tinha necessidade de se pôr nua numa revista.” Vais para o grupo dos que concorda com Camilo, ou dos que discordam?

R: Para mim uma actriz não tem de ser posta de lado por se despir para uma revista. Afinal só compra a “Playboy” quem quer. Que eu saiba, a Alexandra Lencastre, por exemplo, é uma actriz conceituada, e foi a capa da primeira edição da FHM. A TVI nunca a penalizou por isso.
Logo, não concordo com a decisão de Camilo de Oliveira. Afinal o que interessa aqui? O talento da actriz, ou a produção para uma revista? Não faz sentido.

Momentos


Boa tarde. Esta semana há "Momentos" a dobrar. A de hoje pertence à TVI. "A Amiga Olga", foi um concurso, apresentado por Olga Cardoso, transmitido a partir de 1993. Lembra-se?

Audimetria - 30/11/2009


Ontem a TVI voltou ao primeiro lugar. A estação de Queluz chegou aos 30,6% de share, a RTP1 aos 23,9%, e por fim a SIC, que desceu aos 21,4%.
Depois de há uma semana, a "Grande Reportagem SIC" ter ganho a "Repórter TVI", no dia de ontem as posições inverteram-se. Enquanto a primeira se ficou pelos 9,5% de rating e 23,3% de share, a segunda foi o programa mais visto do dia, com 16,7% de audiência média.

No horário das 19:00, "Morangos com Açúcar" venceram à repetição de "O Preço Certo". A série da TVI obteve 10% de rating e 30,7% de share, contra os 9,7% de audiência média e 31,6% de share do concurso de Fernando Mendes. "Nós por Cá" conseguiu 7,4% de rating e 22,8% de share.

O noticiário mais visto foi o "Telejornal", tal como pudemos ver no quadro. A duas décimas de audiência média ficou o "Jornal Nacional" . O "Jornal da Noite" ficou-se pelos 10,8% de audiência média e 27,7% de share.

No horário nobre, "Meu Amor" esteve bem. Foi o segundo programa mais visto do dia, seguido de "Deixa que te Leve". A novela protagonizada por Mariana Monteiro alcançou ontem 14,5% de rating e 44,7% de share.
Na SIC, "Perfeito Coração" fez 8,7% de audiência média e 21,5% de share. Desceu relativamente a domingo.
O duelo entre "Sentimentos" e "Viver a Vida" foi ganho pela novela da TVI. Enquanto a primeira obteve 8,7% de rating e 35,1% de share, a segunda ficou-se pelos 7% de audiência média e 23,4% de share.
O horário da RTP1 a partir das 21:00, não correu da melhor maneira. "Notas Soltas" não foram além dos 22,1% de share, "Salvador" ficou-se pelos 17,6%, e "Jogo Duplo" pelos 20,9%.

De referir a prestação da estreia da segunda série de "5 Para a Meia-Noite" - 1,1% de rating e 7,4% de share.

Revista de Imprensa

Bom Dia! Seja bem-vindo à nova Revista de Imprensa. A partir de hoje, esta rubrica passará a contar com dois espaços, para além das tradicionais notícias. O primeiro chama-se Citação do Dia, e conta com uma citação de alguma personalidade ligada à nossa televisão. O segundo denomina-se Fala-se, e traz-lhe de uma forma muito sucinta um pequeno "aparte" da vida daqueles que compõem a nossa televisão. Espero que goste.

Formatos de Natal SIC arrancam dia 10

Com a época natalícia a chegar, é agora conhecida a grelha especial que a televisão de Carnaxide apresentará. O primeiro programa a ir para o ar é uma gala, intitulada "Natal de Esperança". Emitida em directo, esta gala ocupará o horário matinal e o horário da tarde do próximo dia 10 de Dezembro. Vários rostos SIC a abrilhantarão, mas a apresentação estará a cargo de Fátima Lopes e Bárbara Guimarães. Dois dias depois, chega a vez de Marco Horácio conduzir "Natal das Urgências". Previamente gravado, ao longo de cerca de 70 minutos o humorista mostrará "As Mais Belas Melodias De Natal que Ninguém quer Ouvir". A 16 de Dezembro, e novamente durante a manhã e a tarde, é emitido o especial "Companhia de Natal", cujos donativos obtidos reverterão para instituições de solidariedade social. A apresentação deverá ser de Rita Ferro Rodrigues. No dia 19 de Dezembro, a emissão arranca logo às 7h00, com um especial a partir da Kidzânia, que será transmitido em simultâneo com o SIC K. Após o "Jornal da Noite", chega à antena da SIC o "Circo de Natal".

"Só Visto" completa 5 anos

Faz no próximo domingo 5 anos que a primeira emissão de "Só Visto" foi para o ar. Como não poderia deixar de ser, o magazine semanal terá direito a um programa especial de aniversário. Não existirá um convidado central, contudo, outras surpresas estarão reservadas para este domingo. A não perder, logo após o "Jornal da Tarde".

Primeiros convidados de "5 Para a Meia Noite"

Já é conhecida a lista de convidados da primeira semana da segunda temporada de "5 Para a Meia Noite". Hoje à noite é a vez de Fernando Alvim conversar com os astrólogos Paulo Cardoso e Delfina Lapa. Amanhã, Nilton recebe Miguel Sousa Tavares e quinta-feira é Pedro Fernandes que entrevista os Anjos. A fechar a semana, é a vez de Luís Filipe Borges dar as boas-vindas a Margarida Rebelo Pinto.


CITAÇÃO DO DIA

"Dar aquilo que dói é que é ser generoso"

É esta a citação de hoje, que pertence a Catarina Furtado






Fala-se de:
Rodrigo Menezes


Ao que parece, o actor de "Meu Amor" está
zangado com Andreia Sampaio, mãe do seu filho de um mês e meio.








Fontes: 24 Horas, TV 7 Dias

Daqui a uma hora..

Revista de Imprensa, com um novo visual!

Para lá das 24

Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite.

Quarta-feira, dia 25 de Novembro, 10 horas, treze minutos e quarenta segundos, e "Companhia das Manhãs" estava a começar. Treze minutos e quarenta segundos antes, "A Praça da Alegria" e "Você na TV!" já estavam no ar. É assim que a SIC quer que o seu talk-show matinal atinga
bons resultados?


Sabendo que os antecedentes de "Companhia das Manhas" estão bastante atrás da concorrência entre as 7:00 e as 10:00, não percebo porque o programa começa tão tarde.
A consequência deste facto é tão lógica: o público muda de canal, e não espera que "Companhia das Manhas" comece.


E é assim que "A Praça da Alegria" e "Você na TV!", vão somando pontos atrás de pontos. Ambos os programas estão mais competitivos do que nunca, e até costumam ter mais espectadores que os talk-shows da tarde dos respectivos canais.


É verdade que um programa novo demora a ganhar terreno. Eu concordo com isto.
Por exemplo, e tal como todos sabemos, "Você na TV!" começou com audiências baixas, mas foi subindo ao longo do tempo.

Já se passou cerca de 3 meses desde a estreia de "Companhia das Manhãs", e o programa continua a não dar grandes sinais de vida. Mas uma coisa é certa: a começar quase quinze minutos depois da concorrência, é muito difícil chegar mais alto.

(clique na imagem para aumentar)

30 de novembro de 2009

Nova imagem!

Aqui está o novo visual do Televisão-Opinião. Mais leve.. e natalício, é assim que o classifico!
Esperemos que goste!

Frente a Frente


Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O confronto de hoje é entre as duas telenovelas que pode acompanhar a partir das 23 horas: "Sentimentos" e "Viver a Vida"


Da autoria de Tozé Martinho, "Sentimentos" é uma excelente telenovela. Tem um óptimo elenco, a começar pelo trio de protagonistas. Joana Solnado, Margarida Vila-Nova e Diogo Amaral são três dos melhores actores da nova geração. No grupo de "veteranos" estão Ruy de Carvalho, Anita Guerreiro e João Perry, entre outros. A história em si não tem muita inovação, mas vai de encontro ao que o telespectador gosta. Todavia, aquilo que tem, está muito bem retratado.

Destaco a intensidade das cenas protagonizadas por "Thai" na prisão ou as hilariantes cenas que ocorrem no "lar".
A nível de desempenhos de actores dou destaque a Jani Zhao, a melhor revelação, Joana Solnado e Manuela Couto, duas grandes confirmações.
Outro dos factores que muito aprecio nesta produção são a qualidade das imagens, os cenários e a escolha da banda sonora, com músicas muito actuais, que ficam no ouvido.
A nível audiométrico, "Sentimentos" tem vindo a perder espectadores, o que se deve, a meu ver, ao facto de ser exibida bastante tarde e de ter um intervalo muito extenso pelo meio, que leva os telespectadores a mudarem de canal. Todavia, acredito que com a chegada das férias natalícias, a produção consiga "melhorar" os seus resultados, uma vez que, apesar de tudo, continua a "vencer" a concorrência directa, ainda que por uma margem menor, mas o certo é que vence.

Eu pessoalmente, de à uns tempos para cá, pouco tenho acompanhado, já que tenho aulas no dia seguinte, mas sempre que posso vejo. Não sei a razão, mas o certo é que esta produção desperta em mim vários "sentimentos" de que por vezes me abstraio, talvez porque "é fácil de entender"...


A última novela que vi na integra foi "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Actualmente, e deste actor, é transmitida na SIC, "Viver a Vida". Na última semana vi apenas duas cenas da novela, antes de me deitar. E fiquei surpreendido. De tal maneira que aceitei fazer um Frente a Frente entre dois produtos de ficção.

Na parte em que Tereza (Lília Cabral) fala ao telefone com a sua filha, Luciana (Alinne Moraes), depois de esta ter tido um acidente, fiquei emocionado. Em Portugal fazem-se boas novelas, é verdade. Mas há actores inigualáveis. Há autores que sabem tocar na sensibilidade do espectador, que sabem fixar o seu olhar, a sua atenção em frente à televisão. E Manoel Carlos sabe faze-lo da melhor forma. O discurso entre Tereza e Luciana foi forte. As falas foram ditas com intensidade.

"Mãe sempre cumpre o que promete a um filho" diz Lília Cabral, com as lágrimas nos olhos. E nesse preciso momento, arrepio-me com o dramatismo que há na cena.


Acho muito bem que se produza ficção em Portugal, que se invista. Os resultados estão à vista. Mas mesmo assim, o produto brasileiro continua a ser fantástico. As suas audiências em Portugal desceram, mas isso é apenas um mero indicador. "Viver a Vida", do pouco que vi, forçou-me a dizer que é das melhores novelas que já vi. Tocou-me.

O diálogo é tão bem feito, tão bem escrito, a música muito bem escolhida.. o mais pequeno pormenor é captado para chamar a atenção do telespectador.

Parabéns à SIC, à Globo e especialmente a Manoel Carlos, pelo excelente trabalho que tem demonstrado ao longo das novelas que tem escrito.De facto, deve ser um objectivo de um actor, trabalhar com este grande senhor.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "João Adelino Faria/Ana Guedes Rodrigues":

Ana Guedes Rodrigues, por Diogo Santos - 52%

João Adelino Faria, por Tiago Henriques - 48%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Novidades do Televisão-Opinião


Inicia-se amanhã o mês de Dezembro! E nada melhor do que começar também no Televisão-Opinião uma série de novidades!

Começando pela Revista de Imprensa, que de segunda a sexta-feira marca presença no Televisão-Opinião, ganha uma nova imagem a partir de amanhã, e uma nova dinâmica. Aqui fica o vídeo de apresentação:




Com uma nova imagem estará também o Fecho. Já é hábito às 20:00 horas o blog ser actualizado, e o Televisão-Opinião continua a apostar nesta rubrica. O conteúdo continua a ser o mesmo - crónicas, A Melhor Dupla, Os Escolhidos (compacto), Discurso Directo e notícias.


O Para lá das 24, publicado às 00:05, passa a estender-se até quarta-feira.


O Protagonista, postado aos domingos, ganha uma nova imagem, e não só! No mês de Dezembro esta rubrica vai contar com uma grande novidade, que se vai estender até ao dia 31. Mais pormenores serão divulgados nos próximos dias.


Zapping, é este o nome do espaço que vai dar as sugestões de programação para os dias 24 e 31 de Dezembro.

Para além de tudo isto, o Televisão-Opinião ganha amanhã um novo cabeçalho, e passa a conter um espírito natalício.

Até 2010


Devido à licença de maternidade, Rita Andrade despediu-se ontem do programa de inicío das tardes de domingo da SIC - "Fama Show". A apresentadora volta em 2010!
Será que Andreia Rodrigues a vai substituir durante este "intervalo"?

Estreias



Segunda temporada de "5 Para a Meia-Noite" a partir das 00:11!

Audimetria - 29/11/2009


O dia de ontem foi ganho pela SIC. A estação de Carnaxide obteve 27,3% de share, contra os 25,4% da TVI e 23,4% da RTP1.

Tal como previ ontem no "Protagonista", "Ídolos" venceu em larga escala "Uma Canção para Ti". O concurso de talentos da SIC obteve o seu melhor resultado desde a estreia - 12,8% de rating e 36,8% de share. Já o programa apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, ficou-se pelos 10,1% de audiência média e 33,7% de share. Ainda de referir a prestação de "O Último Passageiro", que não foi além dos 12,5% de share. Um resultado bastante fraco, mesmo para um programa transmitido na RTP1.

No horário das 19:00, a estreia de "Portugal de Olhos em Bico" não correu bem à TVI. 7,8% de rating e 22,7% de share foi o resultado do programa de José Pedro Vasconcelos, que deixou muito a desejar em termos de conteúdo. A essa hora, o "Telejornal" fazia 10% de audiência média e 28,8% de share, e o filme emitido pela SIC - "XIII - A Conspiração" -, 8,7% de rating e 29,5% de share.
Quanto às "Escolhas de Marcelo de Sousa", ocuparam o quarto lugar do top5 dos programa mais vistos do dia, tal como pudemos ver no quadro.

A partir das 20:00, o jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Rio Ave, liderou. 15% de rating e 35,1% de share, foi o resultado da partida transmitida pela RTP1.
O "Jornal da Noite", apesar de ter ficado próximo, foi mais visto que o "Jornal Nacional". Enquanto o noticiário da SIC obteve 11,2% de rating e 27,1% de share, o da TVI chegou aos 10,9% de audiência média e 26,3% de share.

No horário nobre falta ainda salientar a prestação de "Deixa que te Leve". A novela da TVI alcançou 13,8% de rating. Em termos de share, o resultado não foi maravilhoso - 31,8%.
"Perfeito Coração", subiu aos 9,2% de audiência média, mas ficou-se pelos 21,2% de share.

Revista de Imprensa 30/11/09


Bom dia! Bem-vindo à Revista de Imprensa. Recordo-lhe que a partir de amanhã esta rubrica estará diferente, para melhor claro está. Não perca a partir de amanhã, sempre às 10 horas.

Paula Lobo Antunes protagoniza substituta de "Deixa Que Te Leve"
Apesar de ainda não ter título definitivo, as gravações de "Bater do Teu Coração" arrancam já em Dezembro. Os protagonistas desta trama serão Paula Lobo Antunes e Rogério Samora. A acção desenrola-se em Setúbal, onde serão gravadas a maioria das cenas de exteriores. Do elenco fazem parte: Marta Melro, Lúcia Moniz, Vanessa Martins, Carla Andrino, Jéssica Athayde, André Nunes, José Carlos Pereira, Paulo Vintém e Pedro Carvalho, entre outros. A estreia deverá ser em finais de Janeiro, princípios de Fevereiro.

Herman José tem convites
Apesar do seu regresso estar apontado para Setembro de 2010, o certo é que este ainda não se deu porque o humorista ainda não recebeu nenhuma proposta que chegasse aos "seus padrões". Em declarações ao 24 Horas, o próprio revelou que vários canais o têm sondado, todavia estas propostas são pouco apelativas financeiramente.

Fontes: 24 Horas, Notícias TV, TV Mais

29 de novembro de 2009

O Protagonista


Boa noite. "O Protagonista" desta semana não é uma pessoa, mas sim um programa - "Ídolos".


É para mim o programa da rentrée de 2009. As boas audiências tem valido a Nuno Santos um domingo competitivo. Apesar de há oito dia ter perdido para "Uma Canção para Ti", o programa apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra, continua melhor que nunca. Hoje vai divulgar os quinze finalistas do concurso, e as emoções vao subir à flor da pele dos concorrentes. Eu não vou perder, sou sincero.

E digo mais. Já vi muitos críticos escreverem que pelo facto de na semana passada "Ídolos" ter perdido para a concorrência, que isso demonstrava que o programa já estava a perder o interesse após a fase de castings. No entanto, muitos esquecem-se que foi precisamente no programa após o final da referida fase, que o concurso obteve o seu melhor resultado.

Cláudia Vieira tem uma grande prova pela frente na apresentação para a semana, mas com João Manzarra a seu lado, terá uma grande ajuda.


Mas "Ídolos" não se faz só de audiências. No autocarro, no metro, na faculdade, toda a gente fala dos concorrentes e das suas respectivas prestações. O mesmo se aplica ao youtube. Milhares e milhares já viram as actuações de Filipe Pinto ou André Cruz por exemplo.
Estou curioso para ver qual é o resultado que hoje "Ídolos" vai fazer. Mas uma coisa é certa: Ou vence por uma distância considerável, ou fica muito próximo de "Uma Canção para Ti".

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca "O Protagonista" da semana.

O que se vê nos intervalos


Sexta-feira foi um dia como os outros. Com programação normal, sem futebol nem eventos especiais, e com a ordem natural das coisas: primeiro, a TVI, depois a RTP, finalmente a SIC. Tem sido esta a hierarquia das audiências ao longo do último ano, com um pequeno intervalo durante o Verão. O caminho só se faz caminhando e a SIC sabe que o seu trabalho duro é de longo alcance. Sem dinheiro para investir, os responsáveis da estação não podem esperar resultados imediatos.

Mais do que as audiências como os portugueses se habituaram a conhecê-las, há outros dados capazes de perceber a sintomatologia da doença. Por exemplo, nesta sexta-feira, na lista dos intervalos publicitários com mais audiência, a SIC aparece apenas no 15.º lugar, a meio do Jornal da Noite, o seu mais valioso activo da grelha.

Não pensem que é uma miudeza. Quem quer investir em publicidade, quer chegar ao maior número de público. Ora, saber que os intervalos de Deixa que te leve, Euromilhões, Meu Amor, Telejornal, Sentimentos, Morangos com Açúcar e O Preço Certo são os mais vistos significa que são os mais apelativos. Nenhum responsável da SIC pode ficar descansado com essa questão. Embora nestas coisas da publicidade, na maior parte dos casos, o que importa é saber que público queremos atingir. Porque nem todo o público é um bom público do ponto de vista comercial. Voltarei a esta questão na próxima crónica.

Audimetria - 28/11/2009 (act.)


O dia de ontem foi marcado pelo jogo entre o Sporting e o Benfica. Logicamente o Cabo subiu aos 21,6% de share, e os generalistas desceram, ficando os três muito próximos.
Quem levou a melhor foi a SIC, que obteve 24,6% de share, seguida da RTP1, com 24,3%, e por fim, da TVI, com 23,4%.
O programa mais visto foi a novela "Deixa que te Leve", com 13,4% de rating. Seguiu-se o Telejornal, tal como pudemos ver no quadro, que chegou aos 35,9% de share. Em termos de noticiários, de destacar ainda a prestação do "Jornal da Noite", que foi o quarto programa mais visto do dia, e do "Jornal Nacional", que ocupo a quinta posição do top5.
"O Preço Certo" obteve 10,9% de audiência média e 33,3% de share. À mesma hora, o filme exibido pela SIC ("Red Eye"), conseguiu 7,4% de rating e 24% de share, e o da TVI ("A Guerra de Connors"), 6,4% de audiência média e 20,9% de share.
No horário nobre, "Ele é Ela" desceu para os 8,3% de rating e 28,4% de share. "Sentimentos" teve uma má prestação. 24,2% de share é muito pouco para uma novela da TVI.
"Perfeito Coração" também não esteve melhor. Apesar de ter alcançado um rating aceitável - 7,2% -, em termos de share, não foi além dos 21,5%. Mesmo assim, esteve melhor que a "Lei da Selva", que fez menos que 20%.
Por fim, na RTP1, "Dança Comigo no Gelo" desceu. 6,1% de audiência média e 20 pontos, foram os resultados do programa apresentado por Catarina Furtado.
"Conta-me como Foi" esteve estável - 19,1% de share.

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - Na minha opinião "Você na TV" é o programa das manhãs que está mais próximo da perspectiva de serviço público. Senão vejamos: fala de assuntos pertinentes, relevantes e actuais, convidando especialistas para opinar sobre esses mesmos temas. E isso conquista espectadores, sendo líder durante toda a semana com uma média de share superior a 30%.
Pior - Com um autor responsável por grandes sucessos na ficção nacional da TVI e um elenco de luxo, "Sentimentos" tem ficado aquém das suas antecessoras em audiências. E nesta semana viu a sua rival brasileira ("Viver a Vida") chegar-se a si, quer em espectadores quer em share.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Com Daniel Oliveira como coordenador, "Fama Show" tornou-se no magazine social favorito dos portugueses, vencendo "Só Visto" na RTP1 no mesmo horário, e "Deluxe" da TVI. E os números provam isso. Esta semana o programa das 5 beldades da SIC, liderou no seu horário, com cerca de 750 mil espectadores e com um share superior a 30%.
Pior - Com bons valores durante o fim de semana, o "Primeiro Jornal" durante a semana, perde invariavelmente para a concorrência. Muita da culpa de ser o menos visto dos noticiários da hora de almoço é de "Companhia das Manhãs", que passa uma herança de espectadores muito baixa. Mas mesmo assim isso não explica tudo, e os espectadores preferem a concorrência.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - O "Jornal da Tarde" é consecutivamente, durante a semana, o líder dos noticiários das 13h. Mas para além disso, vence com clara vantagem sobre a concorrência e com uma média de share superior aos 30%. A RTP Porto deve orgulhar-se deste "seu" produto ser o preferido dos portugueses.
Pior - Quando "Telerural" estreou na RTP1, foi alvo dos maiores elogios. Volvidos vários meses de vida, esta série de humor começa a cansar. E prova disso são as audiências: 450 mil espectadores é pouco, mesmo sabendo que na TVI está no ar "Deixa Que Te Leve". De referir que, esta semana, "Telerural" perdeu, inclusivé, para "Cenas do Casamento" da SIC.