4 de maio de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Indigno e degradantes

A teoria do quanto pior melhor aplica-se como uma luva à estreia de Peso Pesado. A mim, que sou gordo, não me repugna a ideia de um programa que obriga concorrentes a emagrecer. Não me repugna a cena da pesagem, nem as corridas na lama, nem os exercícios puxados, nem uma certa pressão psicológica que se abate sobre cada um dos obesos que vão ao concurso. Este é um formato internacional de sucesso, toda a gente que concorre sabe ao que vai, ninguém vai ao engano. Além disso, já o defendi aqui várias vezes a propósito de outros programas, a televisão é um negócio, não é a Santa Casa da Misericórdia, que quer ajudar os gordos, coitadinhos, a ficarem magros e ainda lhes dar 50 mil euros.

A questão não está na legalidade, nem na legitimidade, nem na moralidade, nem no sentido estético. A questão está na defesa de valores de que a televisão não se pode arredar. Peso Pesado é um reality show. Mas, sendo um reality show, podia não violar a dignidade da pessoa humana. Neste sentido, porém, o que vi na primeira sessão da nova aposta da SIC ultrapassa todos os limites e faz parecer os Big Brothers da vida uma brincadeira de miúdos. Nos reality shows anteriores, os concorrentes mostram apenas a sua boçalidade, a sua falta de perspectivas e de horizontes, a sua falta de cultura, a sua falta de educação e, já agora, a sua vontade de serem famosos. Em Peso Pesado os gordos são tratados como gado, para quem se atira água. O público adorou, claro, vê-los a rastejar na lama, a espumar pela boca, e a mostrar as banhas com camisolas propositadamente dois números abaixo do que os concorrentes vestem na realidade.

O programa vai humanizar-se, eu sei. Mas a primeira impressão foi de difícil digestão. Quase tanto como uma feijoada à portuguesa...

7 comentários:

Mel disse...

Concordo a 100%... faltou, pelo menos nos episódios já exibidos, a protecção da dignidade das pessoas!!

Anônimo disse...

Tinham de vir estes pseudo entendidos televisivos falarem sobre o Peso Pesado ... o programa e um fenómeno em todos os países .. aqui em Portugal e que nunca nada funciona devido a estes "críticos" que nada de construtivo dizem .. eu adorei ver o programa ... apesar de a cena do comando ter sido forte ... parece que a mensagem para tal nao passou para todas as pessoas ... aquilo só foi feito para aqueles concorrente se comportarem como uma dupla que são ... para existir entreajuda .. mas pronto cada um com a sua opinião ... sou sincero prefiro ver este grande programa .. a um BB ou Casa dos Segredos .... aqui sempre se aprende algo e sempre se ajuda pessoas necessitadas e que nao marginalizadas na nossa hipócrita sociedade

viveraSIC disse...

pois, graças a essa tão polémica cena dos baldes de água a dupla mais pesada e com menos ligação emocional entre os dois é muito capaz de vencer.
Não achei nada chocante, achei forte. Se fossem pessoas "normais" ninguém tinha achado assim uma falta de dignidade tão grande.

Anônimo disse...

DIGNIDADE,DIGNIDADE,DIGNIDADE...É o que falta aos magros de espirito que veem este tipo de programas.
Vivemos numa época onde os valores humanos se estão a perder cada vez mais.

Marco disse...

Se o programa passasse na TVI, imagino mas críticas desses pseudo entendidos fãs da SIC. Agora, na SIC, já tudo é bom!!!Fracos de espírito!

Luís disse...

É verdade, se o programa fosse da TVI, vinha aí "O Carmo e a Trindade". Enfim, assim se vê do que são feitos estes supostos defensores dos bons costumes...

Lourenço disse...

Claro que os fãs da SIC dizem sempre bem de tudo o que é da SIC e arrasam a TVI. Já não se pode fazer caso...