11 de abril de 2011

Falar Televisão



Publicidade e TV: Amor-ódio?

A publicidade e a televisão sempre foram duas grandes aliadas. Pode mesmo dizer-se, até certo ponto, que a televisão foi o amante da publicidade, enquanto esta estava casada com a imprensa e a rádio. Não é de todo mentira. Afinal, todos os meios, a certo ponto, passaram a temer o poder da imagem e do som.


Hoje importa perguntar: a publicidade ainda é o que era? Tem o mesmo efeito persuasor que tinha desde a sua génese? Ainda tem poder efectivamente, mas este vai decrescendo à medida que a própria publicidade se vai deslocando para a Internet, onde pode ser direccionada e mais ajustada, para um maior grau de eficácia. Se perguntarmos à maioria das pessoas o que pensa da publicidade na tv, a maioria vai dizer certamente que é muito longa (15 minutos, sensivelmente), que aproveitam nessa altura para mudar de canal e que as publicidades favoritas são as mais criativas ou humorísticas (são exemplo disso os anúncios MEO com os Gato Fedorento). Até aqui nada de novo. E se perguntarmos antes soluções? Já pensou qual seria a resposta?


Da minha parte, eu diria que 'fatiar' os blocos publicitários era um começo ou enveredar pelo product placement, mas com moderação. Uma outra solução, que tem sido posta em prática, são as parcerias e os patrocínios. Ocupam pouco tempo, muitas vezes são indícios incluídos no próprio programa e não causam transtorno ao espectador. Um exemplo disso é a parceria Peso Pesado e Holmes Place.


E você, o que acha da publicidade? Não será possível encontrar um meio-termo entre o financiamento dos canais e a diminuição da carga publicitária?



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