9 de abril de 2011

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal"!

Resumo Semanal

Mais uma semana passou e, mais uma vez, a ficção liderou. Tanto "Anjo Meu" como "Espírito Indomável" continuaram a ocupar o top dos cinco programas mais vistos do dia, e até "Sedução" surpreendeu!
Nas manhãs, nada a acrescentar. A dupla de apresentadores de "Você na TV!" continua imbatível, não perdendo nem em horário nobre! "Uma Canção Para Ti" venceu "Portugal Tem Talento" no último domingo, e a diferença em rating foi significativa. Razões? Marcelo Rebelo de Sousa capta a atenção dos portugueses, o que faz com que estes continuem sintonizados na TVI durante o resto da noite.
Nas tardes, a subida de "Escrito nas Estrelas" é de assinalar, tal como veremos mais à frente.
Por outro lado, não esquecer o futebol. A partida entre o Real Madrid e o Tottenham para a Liga dos Campeões marcou a semana, assim como a entrevista de José Sócrates à RTP!
Fique agora com uma análise mais pormenorizada às audiências!


Manhãs (10:00 - 13:00)



Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha continuaram à frente de Jorge Gabriel e Sónia Araujo, e Júlia Pinheiro. Os apresentadores de "Você na TV!" foram os eleitos dos telespectadores nacionais no horário das 10:00 às 13:00, conseguindo alcançar shares superiores a 30%.

Quanto à "Praça da Alegria", manteve o seu segundo lugar, assegurando à RTP1 um bom lead-in para o noticiário da hora de almoço.

Por fim, e sobre "Querida Pinheiro", nada a acrescentar. O talk-show da estação de Carnaxide conseguiu esta semana marcar presença no top dos dez programas mais vistos da SIC, ainda que com resultados pouco competitivos. Só com o tempo Júlia poderá, ou não, tornar-se competitiva.

Tardes (14:00 - 20:00)




A descida de "O Preço Certo" está a tornar-se num pesadelo para a RTP1. Apesar de a estação pública não estar ainda em terceiro lugar, a verdade é que a concorrência de "Morangos com Açúcar" aumentou, acabando por captar mais espectadores que Fernando Mendes. Na segunda-feira, a novela da SIC ficou em primeiro lugar e, na terça-feira foi a vez de "Morangos com Açúcar" subir ao pódio. Com um "Portugal em Directo" cada vez mais fraco, "O Preço Certo" não tem aguentado o horário das 19:00 da estação pública.

No início das tardes, destaque para o resultado de "Ribeirão do Tempo" de quinta-feira. A novela do início das tardes da RTP1 alcançou 4,2% de audiência média e 35,2% de share. "Alma Gémea" acabou por ser relegada para segundo lugar esta semana, mas mesmo assim à frente de Fátima Lopes que, anteontem, não foi além dos 19,9% de share.

Quanto aos restantes talk-shows, "Portugal no Coração" e "Boa Tarde" não surpreenderam, e continuaram abaixo do esperado. Pelo contrário, "Ti Ti Ti" tem conseguiu manter a sua audiência, vencendo igualmente a concorrência da RTP1 e TVI. Aliás, em relação a esta última não há muito a acrescentar, na medida que "Agora É Que Conta" não consegue atingir um resultado competitivo.

Noite (21:00 - 00:00)



Os últimos dias foram de "Sedução". A novela da autoria de Rui Vilhena tem alcançado audiências muito satisfatórias, tendo sido nesta última sexta-feira o sexto programa mais visto do dia. Para trás ficaram "Araguaia" e "Passione" que, apesar da derrota, conseguiram atingir resultados superiores à média diária da SIC. Aliás, no caso da última produção referida, não esquecer o resultado de quinta-feira no início da madrugada: 4,7% de rating e 29,7% de share.

Ainda ao nível da ficção, de destacar a presença de "Laços de Sangue" no top dos cinco programas mais vistos do dia, assim como os bons resultados de "Anjo Meu" e "Espírito Indomável". Tal como nas semanas anteriores, as duas novelas da TVI lutaram pelo primeiro lugar!

Em termos de séries, a queda de "Portugal Tal & Qual" para os 9,4% de share na última quinta-feira deveu-se à concorrência do jogo transmitido pela estação de Carnaxide. A partida entre o Sport Lisboa e Benfica alcançou 16,6% de audiência média e 43% de share. Com ela, o pós-jogo acabou por surtir resultados no top dos programas mais vistos, alcançando "Os Golos" e "Os Homens do Jogo" valores satisfatórios.

Em relação "A Família Mata", nada a acrescentar. A série da estação de Carnaxide continua a fazer rir alguns portugueses, pois aos restantes parece não captar grandes interesse. Com valores inconstantes, esta aposta da SIC ainda não se afirmou no horário nobre, apesar de vencer a "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão".

Por fim, de referir o resultado da primeira entrevista a José Sócrates depois da sua demissão, transmitida pela RTP1. O "Especial Informação" atingiu os 12,1% de rating e 29% de share.

Figura da semana


Judite de Sousa

As entrevistas de Judite de Sousa transmitidas pela estação de Queluz de Baixo acrescentaram qualidade ao "Jornal Nacional". No entanto, as audiências do noticiário não se alteraram, ficando atrás do "Telejornal" e, em alguns dias, do "Jornal da Noite".
Ninguém dúvida do talento de Judite Sousa, contudo os valores registados apenas provam que a informação da TVI ainda não está totalmente ligada aos telespectadores nacionais. Apesar de Marcelo Rebelo de Sousa vencer, uma semana tem mais dias para além de domingo.
Veremos...

Número da semana



22,9%

... foi o share alcançado pela última emissão de "Depois da Vida". O programa apresentado por Iva Domingues foi o sétimo mais visto da TVI.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela estação pública. A partida entre a selecção nacional e a Finlândia atingiu os 21,1% de audiência média e 47,6% de share, pelas 21 horas e 29 minutos do dia 29 de Março. Assim, a essa hora, estavam sintonizados na RTP1 mais de dois milhões de telespectadores.
Em segundo lugar neste campeonato ficou o episódio de "Espírito Indomável", transmitido no dia 30 de Março. A novela da TVI alcançou 17,5% de rating e 46,5% de share, pelas 22 horas e 37 minutos desse dia.

3 comentários:

TVI Blog disse...

Diogo dizer que o sucesso de «Uma Canção Para Ti» se deve aos comentários do Marcelo Rebelo de Sousa é rídiculo, desculpa lá.

A liderança do «Jornal Nacional» é que é devido aos comentários do professor, e isso dá de certo modo algum impulso ao programa.

Mas a subida ao primeiro lugar de «Uma Canção Para Ti» chama-se mérito próprio. A dupla Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira está fantástica, e os talentos do programa estão no nível mais alto, e penso que o público se cansou um pouco do formato concorrente.

Oluap disse...

Concordo plenamente. O formato da SIC tornou-se um pouco cansstivo e UCPT está fantástico devido à excelente dupla de apresentadores e às crianças, essas sim, com verdadeiro talento. Para além disso, existem sempre convidados especiais que dão muita vida e energia ao programa. Só é pena estar a acabar...

DS disse...

"Razões? Marcelo Rebelo de Sousa capta a atenção dos portugueses, o que faz com que estes continuem sintonizados na TVI durante o resto da noite".

Eu referi "razões", e não uma "razão". O Marcelo ajuda a fixar os resultado de "Uma Canção Para Ti", na medida que o "Jornal Nacional" se torna um bom lead-in. No entanto, isso não quer dizer que esta seja a única razão para o crescimento do programa da TVI.

Cumprimentos,
DS