24 de março de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Futuro e passado


1 É cedo para perceber o impacto dos programas. Mas, em teoria, a TVI fez uma boa escolha com o reality show que seleccionou para combater O Peso Pesado, com que a SIC vai apostar tudo a partir de Maio. Com o epíteto de "programa mais esperado do ano", a versão portuguesa do The Biggest Loser promete ser uma pedrada de afectos e emoções à flor da pele. Acresce que tem Júlia Pinheiro, que conhece bem esta coisa da mecânica dos reality shows. Perante esta onda que acompanha o programa da SIC, a TVI tinha de apostar em algo diferente. Não podia ser mais Secret Story, ou mais Big Brother, com todas as variações possíveis, não podia ser mais criancinhas a cantar. Não podia ser mais do mesmo. Perdidos na Tribo, anunciado em primeira mão pelo DN há uma semana, e ontem confirmado oficialmente pela TVI, é escolha certa. Pelo menos no conceito. Ter um urbano como José Carlos Pereira a caçar para matar a fome, ou José Castelo Branco, com os seus visons, malas Louis Vuitton e maneirismos adjacentes, aos saltinhos, à volta da fogueira e a chamar "sua bicha" ao chefe tribal, é algo que pode captar a atenção dos espectadores. Ou me engano muito ou teremos, a partir de Maio, os domingos mais bipolarizados do espectro televisivo.


2 A memória dos portugueses é curta, já se sabe. Mais ainda na hora da morte. A notícia da morte de Artur Agostinho arrastou consigo uma onda de comoção nacional. E apanhou-me também, que cresci a vê-lo na televisão. Artur foi um comunicador completo, como poucos. Um batalhador e um resistente. Uma vida cheia. Mas foi também, e a sua morte não apaga isso, a voz de Salazar e do Estado Novo na rádio e televisão públicas.

15 comentários:

Maria A. disse...

Olá D.S:

A minha opinião é que esse reality show da TVI é um novo «Survivor», de poucas audiências na TVI!

Vão brincar com as pessoas.
Alguém acredita que o Castel- Branco vá caçar para comer?
É mais fácil levar umas latas de conserva no bolso e umas garrafinhas de coca-cola!


Seria óptimo para a TVI, com os seus bolsos vazios, ver os desgraçados a alimentarem-se sozinhos!
Mas alguém ia nisso, em pleno século XXI? E então na África...que deve ser lá para um recanto do Alentejo, com um punhado de gente de cor a fingir de papuas!

Meu Deus! É mesmo à TVI! Fazer dos espectadores de parvos!

Não me perece que o público se vá deixar enganar, por mais ignorante que seja!

Anônimo disse...

Parva é você cara Maria A.

A Papuásia Nova Guiné não fica em África como você "parvamente" afirma, mas sim no Pacífico, mais exactamente a norte da Austrália!

E é óbvio que os espectadores vão optar massivamente por ver "Perdidos na Tribo" em vez daquela coisa horrorosa e deprimente sobre gordos a fazerem ginástica e a comer alface!

O Castelo Branco é um idiota, mas é precisamente por ele ser um idiota desbocado que as pessoas vão ficar agarradas à televisão para o ouvirem a chamar "suas bichas" aos indígenas e outras alarvidades do género.
Eu odeio reality-shows, mas confesso que irei espreitar o programa da TVI, quanto mais não seja para me deliciar com as maravilhosas paisagens da Papuásia Nova Guiné, um dos mais belos países da Oceânia.

Anônimo disse...

A MARIA A. ALÉM DE IGNORANTE,É PARVA!ENTÃO VOCÊ JULGAVA QUE A PAPUÁSIA NOVA GUINÉ FICAVA EM ÁFRICA???
CONSULTE O MAPA MUNDO SUA IGNORANTE ADORADORA DE CANAIS TELEVISIVOS DESPREZADOS PELO POVO!
EU,TAL COMO A ESMAGADORA MAIORIA DOS PORTUGUESES,IREI FICAR GRUDADA NO PROGRAMA DA TVI PARA ME RIR COM ESSA BICHA LOUCA DO CASTELO BRANCO E PARA CONTEMPLAR A BELEZA NATURAL DAS FLORESTAS DE CHUVA DA PAPUÁSIA.
E QUANTO AOS GORDOS DA SIC,POR FAVOR,MAS ALGUÉM VAI PERDER O SEU TEMPO A VER DOENTES OBESOS E DESFIGURADOS NA TELEVISÃO???
DEUS ME LIVRE!QUE COISA MAIS ABSURDA E REPELENTE.

Anônimo disse...

mas alguém aprenderá alguma coisa com esse Tribos?..não nada...será telelixo...gostava de saber onde está a pedagogia da qual o cotrim figueiredo falava...que porcaria tão grande...

Anônimo disse...

Vocês são tão bimbalhões!!! Ver um "programa de gordos a fazer ginastica e a comer alface???"
que cambada de parolos...é mesmo povinho português!
vocês acham que alguém vai deixar de ver 1 programa que é 1 fenómeno no mundo inteiro para ver meia dúzia de gente que não interessa a ninguém perdidos no meio de 1 ilha de cú para o ar sem fazer nenhum!
a TVI bem se pode cagar toda que não tem hipótese! nem que meta o castelo-branco a apresentar com aquelas bichices todas...
mais 1 lixo para a colecção da TVI...FLOP!!!

Maria A. disse...

Saber interpretar, é uma coisa que infelizmente não está ao alcance de todos!
Façam um esforço, senhores anónimos, e treinem essa capacidade, que pertence ao domínio da disciplina de Português!

Essa Papuásia que poderia ficar em África, deverá ficar antes num recanto do Alentejo... porque é mais simples e mais barato para os bolsos dos pobres espanhóis, que são donos da TVI, endividados multimilionariamente até aos dentes em 5 mil milhões ...e enganar o público é uma coisa que a TvI faz facilmente!

Perceberam agora o sentido das minhas palavras? Se não...temos pena!

Na verdade o programa «The Biggest Loser» é um fenómeno a nível internacional.
E não me parece que, lá num recanto do Alentejo a imitar a Guiné, o Castel-Branco volte a interessar o público, depois de correr vários Big Brothers da TVI! O público não gosta de repetições e as «bichices do Castelo Branco já não prenderam na 2ª vez do Big Brother! Tudo o que é repetitivo cansa!

De acordo, Anónimo das 18:58!

Maria A. disse...

Está enganado, Anónimo das 2:56.
Esta Papuásia do reality show da TVI, fica lá para alguma aldeia do interior do Alentejo, a imitar a verdadeira região indígena dos aborígenos australianos!

Quando não há dinheiro... inventa-se.
Por conhecer a força do programa «The Biggeste Loser», a TVI colocou as «Mulheres Ricas» no lixo... e foi em pânico descobrir este modelo sem graça!

Anônimo disse...

A Maria A. acusou o toque e reconheceu que é uma ignorante encartada por isso resolveu consultar o mapa-mundo para tentar descobrir onde fica a Papuásia Nova-Guiné e mesmo depois de passar várias horas com o dedo sobre o Globo não conseguiu descobrir onde a coisa fica!
Oh pobre Maria A, a Papuásia Nova-Guiné é um país independente e não pertence, como você, estupidamente, afirma "à região indígena dos aborígenos australianos"!!!
Outro reparo: não se escreve "aborígenos" mas sim "aborígenes"!
A Papuásia está localizada ao norte da Austrália e é povoada por várias tribos indígenas que possuem costumes muito próprios.
É numa dessas tribos que irá decorrer o programa da tvi e é certo e sabido que esse programa irá arrasar com o deprimente horror-fat-show que a pobre Júlia Pinheiro se prepara para ir apresentar. Já só se fala de "Perdidos na Tribo" nas ruas, cafés, empregos, jardins, enfim, por todo o país. Logo após a estreia de ambos os programas você irá chorar Maria A. como nunca chorou na vida! Chorará de desgosto, por mais uma vez verificar que a sic é completamente desprezada pelo povo português...

Maria A. disse...

Faz-me pena, quando alguém quer armar em entendido, em assuntos em que revela ignorância!
Quando a cultura não atinge...é muito fácil ir à Internet, não é, senhor Anónimo?
Os meus alunos também estão habituados a fazê-lo!Vão à Internet...e às enciclopédias!

Aprenda a interpretar, senhor Anónimo. É muito importante para a cultura de uma pessoa.
Desse modo entenderia o sentido das minhas palavras!

Na verdade será na Papuásia ( de alguma aldeia no Alentejo...ih..ih..ih..), com um punhado de gente de outra raça( há tantos por aí!) a fingir de gente em estado tão selvagem como os aborígenes ... a TVI deve pagar-lhes bem para fingir!)que o reality show da TVI terá lugar!

E já agora, sabe por acaso o que é um erro de computador? Isto a propósito de «aborígenes».

Veja lá o Castel-Branco a caçar para comer( com as suas belas refeições na casa, preparadas pela sua Betty...e deixe-se enganar pela sua TVI, que deve rir-se nas suas costas da sua ingenuidade!

Anônimo disse...

lá vem a TVI com mais 1 merda de programa! TV CACA
ahahaha, Maria! Só faltava essa! A TV Caca meter meia dúzia de pretos no Alentejo a fazer que é 1 país da Oceania! era o cúmulo!
Mas já não me estranha nada! Nas novelas também diz que é em África e depois vai-se a descobrir e foi nuns montes do Alentejo!
Enfim...no comments! deixe lá que o povo come!
Ele come...porque eu não! a mim ninguém me come as papas na cabeça!

Maria A. disse...

Pois Anónimo da 1:32, o problema é que as «velhinhas» que vêem TVI, acreditam em tudo o que a TVI lhes dá para comer!
Acontece o mesmo com as novelas, estou de acordo!

Por isso as classes mais letrados e os menos idosos preferem a SIC, pois têm mais capacidade de não se deixarem enganar!

Vejamos o quadro da semana passada, tendo como fonte o DN Televisão:

Programas mais vistos pelas classes A\B( mais letradas)

1-SIC-Liga Europa Benfica\PSGdallogen-17,1%

2-SIC-Liga Europa.Os Golos-16,5%

3-TVI-Jornal Nacional-13,7%

4-SIC-Portugal Tem Talento-13,3%
~
5-RTP-Especial Informação-13,1%

6-SIC- A Família Mata-13,1%

7-RTP-Telejornal-12,5%

8-SIC-Jornal da Noite-12%

9-TVI-Espírito Indomável-11,6%

10-RTP-Conta-me como foi-10,3%

Fonte: DN Televisão.

Conclusão: A SIC foi a preferida das classs mais altas, como sempre.

A TVI apenas colocou 2 programas no top 10, ocupando o «Espírito Indomável a penúltima posição.

Também os mais novos preferem a SIC:

1-TVI-Morangos-19,1%

2-SIC-A Família Mata-14,3%

3-TVI-Espíriito Indomável-14,3%

4-SIC-Hotel Para Cães-14,1%

5-SIC-Benfica\PsG-14%

6-SIC-Laços de Sangue-13,2%

7-TVI-Jornal Nacional-12,9%

8-SIC-Portugl Tem Talento-12,6%

9-TVI-Mar de Paixão-11,9%

10-SIC-Jornal da Noite-11,9%

Fonte: DN Televisõ

Maria A. disse...

Admira-me que sendo «UCPT» um programa com miúdos, os mais novos não o prefiram, não surgindo sequer na lista.

Preferem «Portugal Tem Talento»!

Universo SIC disse...

Não deixe de votar na Grande Sondagem que está a decorrer no seu novo blog que tem para si toda a informação acerca da SIC, visite já www.universosic.blogspot.com

Anônimo disse...

não se trata de saber qual terá mais audiência mas sim com qual programa podem os espectadores aprender mais... e eu não encontro a vertente lúdico-pedagógica naquilo da TVI, já no da SIC sempre se poderá a aprender a comer de maneira saudável...enfim como sempre o povinho português preferirá o telelixo ou seja aquilo com o qual ele próprio como ignorante prefere ver ou seja burrices!

Anônimo disse...

Ó Maria, você é mesmo fanática. Só defende a SIC... também deve ser do Benfica... puxa. Desapareça.