12 de março de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal"!

Resumo semanal

A semana foi marcada pela comemoração dos 54 anos da estação pública! A RTP1 marcou o seu dia de aniversário com especiais na "Praça da Alegria" ou "Portugal no Coração".
Por outro lado, a estreia de "Família Mata" prendeu a atenção dos telespectadores mais curiosos, assim como a partida de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Paris SG, cujo resultado alcançado foi de 21,2% de audiência média e 47,9% de share.
A informação foi outra das áreas que marcou os últimos sete dias, com destaque para "Linha da Frente" e "Especial Informação". Por fim, e ao nível da ficção, os resultados dos projectos das duas estações privadas em Portugal aproximaram-se, tornando-se mais competitivos!

Fique agora com uma análise mais aprofundada sobre a última semana em termos audiométricos!

Manhãs (10:00 - 13:00)


Com o Carnaval, os últimos dias foram atípicos para os talk-shows das manhãs e das tardes. Começando pelas repetições de "Não Há Crise" na SIC, passando pela queda acentuada de resultados da "Praça da Alegria", apenas "Você na TV!" escapou a tal descalabro! A dupla das manhãs da estação de Queluz de Baixo continuou a assumir a preferência dos telespectadores nacionais, tendo na terça-feira atingido um resultado bastante positivo: 5,7% de audiência média e 30,2% de share. Nesse mesmo dia, a "Praça da Alegria" alcançou 4,7% de rating e 25,6% de share.
Será que com a chegada de Júlia Pinheiro às manhãs de Carnaxide estes valores continuarão iguais ou irão sofrer algumas mudanças?

Tardes (14:00 - 20:00)


Ao nível dos talk-shows, e tal como nas manhãs, esta foi uma semana negativa para "Portugal no Coração", "Boa Tarde" ou "A Tarde É Sua". Enquanto o programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira ficou-se alguns dias abaixo dos 22% de share, o de Conceição Lino/Ana Marques não conseguiu sequer aparecer no top dos programas mais vistos de Carnaxide. Se pensa que Fátima Lopes foi excepção à regra, então desengane-se! A apresentadora de "A Tarde É Sua" teve uma semana difícil, algo que desde os últimos tempos tem sido uma realidade. Por exemplo, na segunda e quarta-feira, com o Carnaval, o talk-show da TVI não foi além dos 20% de share.
O mesmo se passou com o problema "Agora É Que Conta". Por mais vivacidade e ideias que Leonor Poeiras dê ao seu programa, os resultados continuam abaixo dos 20% de share.

A partir das 18:00, e depois de "Ti Ti Ti" ou "Lua Vermelha", "Escrito nas Estrelas" tem ganho terreno a "Morangos com Açúcar". Apesar de nem sempre conseguir aproximar-se da série da estação de Queluz de Baixo, na quarta-feira ficou a apenas 0,3% de audiência média da mesma. Mesmo não competindo com "O Preço Certo", é de salientar os valores da produção da Globo.

Por fim, é de destacar ainda no horário em questão a subida de "Maternidade". O projecto do primeiro canal conseguiu alcançar um excelente resultado no último domingo: 9,8% de audiência média e 30,8% de share. A séries foi inclusivamente mais vista que o talento-show da TVI, "Uma Canção Para Ti".

Noite (21:00 - 00:00)


Tal como havia referido no "Resumo Semanal", a estreia de "Família Mata" foi um dos grandes destaques da semana. A nova série da SIC alcançou resultados razoáveis, tendo marcado presença no top dos cinco programas mais vistos em alguns dias. De salientar desta forma o resultado alcançado na terça-feira: 11,9% de rating e 29% de share.
Para além do jogo de futebol entre o Benfica e o Paris SG na última quinta-feira, o Barcelona vs Arsenal transmitido pela RTP1 na terça-feira não pode ser esquecido. Apesar de não ter colocado uma equipa portuguesa em campo, o duelo atingiu 11,3% de audiência média e 28,2% de share.

Ao nível da ficção, "Laços de Sangue" aproximou-se de "Mar de Paixão" e "Passione" de Sedução". Aliás, na última quinta-feira a produção da Globo ultrapassou a da TVI. Enquanto "Passione" alcançou 5,2% de rating, "Sedução" não foi além dos 4,7%.
"Espírito Indomável" continuou na liderança, ocupando os lugares dos cimeiro do top dos cinco programas mais vistos do dia.

Na RTP1, "Quem Quer Ser Milionário" continuou com shares na ordem dos 17/18%. Apesar de José Carlos Malato dar tudo de si neste concurso, já começa a ser necessário a estação públicar lançar o seu substituto. Por fim, de salientar a informação. Enquanto "Linha da Frente" obteve 10,3% de raitng e 24,1% de share, o "Especial Informação: A Canção e uma Arma" registou 9,8% de audiência média e 21,4% de share.

Figura da semana


Sílvia Alberto


Pensou que me tinha esquecido? Foi há precisamente uma semana que Sílvia Alberto apresentou mais uma edição do "Festival da Canção". Com o objectivo de eleger o grupo ou o artista para representar Portugal na Alemanha, a apresentadora fez parte de uma emissão polémica. Para além dos vencedores, que não foram do agrado de muitos portugueses, outros percalços ocorreram no último sábado. Os resultados acabaram por passar despercebidos. Com 7,5% de audiência média e 23,9% de share, o "Festival da Canção" foi ultrapassado pelo "Preço Certo", "Alta Definição", "Histórias com Gente Dentro" ou "Primeiro Jornal".
É caso para relembrar os valores do ano passado, bem mais positivos que os deste ano.

Número da semana

37,9%

... foi este o share alcançado pela edição do "Jornal da Tarde" da última quinta-feira.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O derby de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal alcançou na última quarta-feira, 2 de Março, pelas 21 horas e 18 minutos, 28,1% de rating e 65,1% de share. Em números absolutos, mais de dois milhões e quinhentos mil espectadores estavam sintonizados na estação de Carnaxide nesse dia, a essa hora.
Em relação ao segundo classificado, "Repórter TVI", mais de dois milhões acompanharam o espaço informativo da estação de Queluz de Baixo no dia 28 de Fevereiro, pelas 21:33h.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém me pode dizer qual é a diferença entre o rat% e o shr%?
Obrigado !

DS disse...

O rating é a quantidade de pessoas que veêm o programa e o share é o público que viu esse programa, por exemplo:

A Família Mata - 10% (quase um milhão de telespectadores) - 25% (um quarto dos telespectadores que estava a ver televisão viu a série da SIC).

Como as audiências, em share, vão até aos 100%, simplesmente os outros 75% vão ser distribuídos pela RTP1, RTP2, TVI e Cabo, na determinada hora em que se viu o programa.

Cumprimentos,
DS