14 de janeiro de 2011

Falar Televisão


SIC Júlia

Esta sexta-feira foi o culminar de meses de especulação em torno da transferência de Júlia Pinheiro para a SIC. E foi nesta manhã de 14 de Janeiro que a afamada transferência aconteceu mesmo, com direito a uma emissão especial por parte daquele canal que acompanhou a par e passo, literalmente, a entrada de Júlia nos estúdios de Carnaxide.

E quem viu toda esta apoteose subjacente à emissão especial levada a cabo hoje, ficou com duas principais impressões. Por um lado, a existência de um claro e enorme sentimento de orfandade que se vive por Carnaxide. Sentimento esse que se reflectiu na forma como Júlia Pinheiro foi recebida: sem uma cara carismática e de peso na apresentação daquela mesma emissão especial. Até porque, no fundo, essa mesma cara também já não existe na prática e era, até aqui, apenas mais uma utopia, no meio de tantas, da SIC.


Por outro lado, e apesar de toda a boa vontade, a ideia de desespero em trazer de volta esta grande comunicadora também ficou bem patente ao colocar Júlia Pinheiro num patamar idêntico ao de um chefe de estado de uma potência internacional que visita o nosso país, reflectindo assim o estado em que a estação de Carnaxide está ao quase depender de Júlia Pinheiro para conseguir sobreviver no futuro próximo. E tornando também a mãe de Rui Pego numa espécie de sopa dos pobres dos sem-abrigo.

Esta manhã, praticou-se na SIC, mais uma vez, um triste hábito. Saturar e exceder os limites da sobriedade de intenções e ideias que, no fundo, até são boas. Para além da SIC K, SIC Notícias ou até SIC Mulher, assistiu-se hoje no canal três da televisão generalista à emissão de um novo canal, a SIC Júlia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Vai renascer uma nova SIC!
Pode ter parecido exagerado, mas achei digno e surpreendente o modo como a SIC recebeu a Júlia e como humildemente não teve vergonha de reconhecer que ela voltou para dar audiências à SIC e tentar tirá-la do "buraco" onde se encontra!
Isto foi 1 bofetada de luva branca para a Fátima Lopes!
Quis sair que nem rata e quando chegou cagaram para ela!
Esta nunca negou a sua transferência, saiu de cabeça erguida e ainda recebeu 1 festança destas!
Agora vai ser a doer. O canal dos analfabetos que comece a rezar para a Nossa senhora de Fatima para se mexer porque sem a Júlia não há hipótese!
Sem não for ainda este ano, 2012 é da SIC!

Anônimo disse...

Foi uma autêntica palhaçada e a Júlia fez declarações que demonstraram uma falta de respeito pela tvi:" Esqueci os últimos 9 anos". Teve quase o mesmo aparato que a cimeira da Nato do ano passado , só faltou dar nos telejornais.

Anônimo disse...

Pois por acaso até deu no Jornal da Noite

Anônimo disse...

Estou de completamente de acordo com o que foi escrito pelo Pedro Esteves e pelo anónimo de 14 de janeiro de 2011 21:00.
A ideia até poderia ser interessante se dedicassem apenas 30m à chegada de Júlia Pinheiro à sic, falo por mim que não consegui ver a emissão seguida, dada a falta de conteúdo e dado o tamanho exagero em torno da Júlia Pinheiro.
Contudo, notei que ela estava com saudades da sua casa mãe (afinal de contas um filho não esquece a casa onde foi criado), notei ainda a alegria imensa que estava a sentir...

Em resposta ao primeiro anónimo, a Fátima Lopes já assumiu que não saiu de rata, foi quase "obrigada" a sair de fino, porque não a deixaram despedir daqueles que durante tantos anos a seguiram na sic.

E achei a chegada da Fátima à TVI bem mais elegante, dado que (e como foi dito pelo autor do texto) a sic presisava de uma salvadora e a tvi lidera já há muitos anos.

Anônimo disse...

nao consegui parar de rir nem 1 minuto durante a emissao toda...brilhante...parabens a todos

Anônimo disse...

Compreendo que muitas pessoas estarão "mal dispostas" com esta chegada inesperada e ao mesmo tempo estrondosa da júlia Pinheiro ao canal que a fez crescer. Mas que se pode fazer, è a vida!
Se recuarmos um meses atrás ninhum espectador da sic gostou da saída da Fátima Lopes para o canal da concorrência.
A júlia é uma excelente comunicadora e mais do que isso consegue fazer o que mais nenhum apresentador faz em portugal: falar para o público. Além dessa grande faculdade que tem é uma apresentadora divertidissima e com uma cultura vastíssima.
A sic está claramente de parabéns por ter conseguido trazer a Júlia para a casa que a fez crescer como apresentadora.

Anônimo disse...

ELA ADORA A SIC. NÃO ENGANA!
FOI NA TVI QUE CRESCEU. MAS A SIC É A CASA DELA. NOTOU-SE NA CARA E NA EXPRESSÃO DE FELICIDADE DELA.
ESPERO QUE SEJA MUITO FELIZ E QUE DÊ MUITO BOAS AUDIÊNCIAS À SIC!

Anônimo disse...

Eu ODIEI que Júlia Pinheiro tivesse saído da TVI. Para mim a TVI era a televisão em Portugal. Mas, depois das explicações dadas pela excelente comunicadora, entendo na totalidade a sua transferência. O que um bom comunicador quer é sentir-se bem, trabalhar com vontade, ter tempo para si, ganhar um bom salário e ter desafios para superar.
Na TVI Júlia Pinheiro não assegurava tudo isso, podia ter um bom salário, mas estava presa a um marco, o marco das audiências, tinha de assegurar a vitória e não arriscar, e pior do que isso, trabalhava que nem um autêntico "cão". Só no mês de Novembro, na TVI, JP ocupava o lugar na Direcção de Conteúdos e Programação, onde detinha um grande poder de decisão e onde se matava a trabalhar, a juntar a isto, liderava a condução do reality show, que a mantinha no ar durante todas as 3ªs feiras à noite e ao Domingo na Gala, fora outros trabalhos que estivessem relacionados com o programa. A somar a tudo isto, tinha ainda o trabalhoso programa de day-time "As Tardes da Júlia" com 3h de emissão diária repletas de trabalho antecedente.

Convinhamos, Júlia Pinheiro estava cansadíssima...

Agora na SIC também vai ter muito trabalho, mas aqui vai sentir-se acompanhada, com Gabriela Sobral que tanto estima e todos os outros profissionais que abandonou e guardava saudades.