14 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Fevereiro


No mês mais curto do ano, onde as máscaras e as indumentárias festivas animam a vida dos portugueses, os Ídolos de Portugal marcaram Fevereiro. Apesar de Marcelo Rebelo de Sousa ter terminado a sua colaboração com o canal do estado, e de o aniversário da TVI ter sido comemorado com um Flash Mob, a final entre Diana Piedade e Filipe Pinto acabou por marcar os vinte e oito dias do mês em causa. Por isso, e por muito mais, a terceira temporada do Ídolos é a Protagonista de Fevereiro do ano de 2010.

Ídolos


Em Setembro, os castings da nova edição do talent-show da SIC alcançavam resultados que demonstravam uma boa aceitação por parte do público português. Questionava-se na altura se o início das galas iria aguentar o peso das audiências dos primeiros programas do concurso. As dúvidas deixaram de existir quando foi emitido o primeiro directo do Ídolos, no qual foram eleitos os grandes dez finalistas de Carnaxide. Numa gala em que Mariline e Melina Pereira reavivaram os nervos dos telespectadores, no momento em que uma das duas teve de abandonar o concurso, e em que Cláudia Vieira e João Manzarra estavam a dar provas do seu profissionalismo e à vontade enquanto nova dupla de apresentadores, os olhos dos portugueses não se desviaram para a concorrência. Continuaram sintonizados na SIC.


E assim foi até Fevereiro, altura em que Diana Piedade e Filipe Pinto disputaram o lugar a Ídolo de Portugal. Numa final bastante renhida, na qual o concorrente de São Mamede levou para casa o título de vencedor, a SIC e a Freemantle provaram que fazer bom entretenimento em Portugal era ainda possível. Na altura, e no Companhia das Manhãs, Rita Ferro afirmava com toda a razão que os domingos à noite eram passados com a família para ver o concurso do terceiro canal. E foi isso mesmo que Nuno Santos e companhia limitada conseguiram fazer na altura: colocar miúdos e graúdos frente aos ecrãs nacionais.
Numa sala perto de si, de certeza que muitos eram aqueles que juntos, contribuíam para o sucesso do Ídolos. Basta ter em atenção os vídeos presentes no Youtube, que dizem respeito à final do talent-show do dia 14 de Fevereiro, na qual a excitação e o entusiasmo do público presentes no estúdios eram inimagináveis.


Diana Piedade e Filipe Pinto eram as personagens do mês de Fevereiro. Entrevistas e mais entrevistas sucediam-se nas diferentes revistas de televisão, sendo que até tiveram direito a um convite para protagonizarem uma edição em Alta Definição, com Daniel Oliveira. Antes de se saber o resultado final do Ídolos, a Notícias TV apontava Diana Piedade como vencedora, de acordo com uma sondagem realizada a algumas personalidades da nossa televisão. Vários eram os que defendiam a versatilidade da sobrinha de Manuel Moura dos Santos, a sua beleza e presença em palco. No lado oposto estavam os apoiantes de Filipe Pinto, que destacam o olhar, a afinação e o sentimento com que este concorrente encantava semanalmente os telespectadores do concurso da estação de Carnaxide.

Em termos de audiências, nada a apontar: Ídolos foi um autêntico sucesso. Durante os vinte e três programas emitidos, o talent-show obteve uma média de 12,1% de audiência média e 38,5% de share. O melhor resultado foi obtido a 13 de Dezembro com 14,1% de audiência média e 46,1% de share. A final do concurso chegou aos 13,3% rating e 40,8% de share. A SIC viu recompensada a sua aposta no aumento das receitas de publicidade e, por outro lado, conseguiu contrabalançar os maus resultados que obtinha durante a semana.


O dia 14 de Fevereiro foi, como João Manzarra referiu, "um duelo histórico". No entanto, e a meu ver, não foi apenas essa data, mas todos os meses em que a terceira edição do Ídolos esteve no ar. Como tal, só o talent-show de Carnaxide poderia ter sido o escolhido para o Protagonista de Fevereiro de 2010.

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