24 de dezembro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

O fim de 2010

Não deixa de ser coincidência, uma irónica coincidência, mas o primeiro mês da TVI sem director de programas prepara-se para ser o melhor mês de 2011 para a estação. Com 21 dias decorridos no mês, a TVI soma 28,7% de quota de mercado, tanto quanto conseguiu em Março. Mas com a final da Casa dos Segredos marcada para dia 31, o mais certo é a estação da Prisa conseguir fechar Dezembro com cerca de 29% de share. Nem Luís Cunha Velho nos primeiros três meses do ano, nem André Cerqueira, entre Abril e Novembro, conseguiram igual este valor.



Foi preciso a TVI ficar sem director de programas (com a saída de Cerqueira, ficou o director-geral, João Cotrim Figueiredo a assegurar interinamente a pasta) para conseguir o melhor resultado e a mais confortável liderança do ano. Não deixa de ter graça.


Os dados provisórios de Dezembro permitem também olhar de frente para uma realidade: este poderá ser o pior mês da SIC no ano. Com 22% de share registados, a estação está três pontos percentuais abaixo do seu pior registo (22,3% em Junho). Serão precisos dois fortes dias de Natal (dias 24 e 25 de Dezembro são dias tradicionalmente fortes em Carnaxide), para que isso não aconteça.


Não deixa de ser irónica esta fragilidade da estação, precisamente no mês em que a SIC mais títulos sonantes conseguiu na imprensa (com as contratações de Júlia Pinheiro, Rogério Samora, Helena Laureano, Manuela Moura Guedes e tantos outros actores de ficção). Quanto à RTP1, desce de 25,4 para 24,3%, mas mantém a segunda posição, à frente da SIC, algo que já acontece desde Maio.


Resta saber o que vai acontecer em 2011: continuarão Nuno Santos e José Fragoso nos seus postos ou as estratégias colectivas aconselharão a mudanças e novos desafios individuais?


Nenhum comentário: