24 de dezembro de 2010

Like & Dislike


Em plena noite de Natal analisamos o que de positivo e negativo esta época trouxe à televisão nacional. Dois pontos destas últimas semanas.

LIKE
Grandes reportagens


Uma das áreas mais ricas da nossa televisão é a informação. Em cada uma das estações generalistas, é-nos possível ver, ao longo de todo o ano, bons produtos de informação. Produtos esses que vão desde aos grandes debates até às grandes reportagens semanais. E a época de Natal é também sinónimo de grandes Reportagens muito bem conseguidas.

Rua, a Minha Casa, na RTP1, ou a reportagem sobre a Operação Nariz Vermelho, na TVI, são alguns desses bons exemplos de boa informação em sinal aberto. O like deste Natal!


DISLIKE
Grelhas, especiais e intenções de Natal


Não há volta a dar. Chegamos a Dezembro e o cenário repete-se. Sempre os mesmos filmes, sempre as mesmas galas, sempre os mesmos especiais e sempre as mesmas intenções. Em tudo isto, a habitual transposição para a televisão de uma peculiar e triste solidariedade forçada que, infelizmente, também faz parte desta época.

Galas que em nada acrescentam ao dia-a-dia das pessoas e dos telespectadores. Filmes que se já repetem nos Natais dos últimos vinte anos. E aquele apelo ao consumismo que também infesta neste mês de Dezembro. Influências menos boas das caixinhas que fazem companhia às massas, nestes meses de Inverno.



Votos de um Natal em cheio para todos os nossos leitores! ;)

Nenhum comentário: