16 de julho de 2010

Os Escolhidos (3ª Edição)


Boa noite. Seja bem-vindo à terceira temporada de Os Escolhidos. Se nas duas edições passadas os concorrentes eram ilustres personalidades televisivas, julgadas consoante os programas pelos quais davam a cara, agora são os leitores do Televisão-Opiniao/TV Universo que estão em jogo. Semanalmente cada participante dará a sua opinião sobre um tema previamente atribuído pela equipa deste blog e do referido site. A partir das 21:00 de sexta-feira, os comentários entram em linha, assim como as votações, a partir das quais se apurará o menos votado. O concorrente cuja opinião reunir menos votos será expulso de Os Escolhidos. No final, a pessoa que chegar mais longe neste concurso leva para casa um mp3!

Está pronto? A terceira temporada de Os Escolhidos começou!

Concorrentes:

André Costa
César Castro
Inês Moreira
João Carvalho
João Pedro
João Rodrigo
Mauro Silva
Rúben Baía
Xavier Pinto


Anunciados os concorrentes, damos início à publicação das opiniões. Até às 23:00, todas elas serão postadas. A partir dessa hora, pode começar a votar!

Rúben Baía - Em Companhia das Manhãs, Rita Ferro Rodrigues vai abandonar Francisco Menezes, aquando da sua licença de maternidade. O que esperar do futuro do talk-show? Uma nova companheira para o humorista ou uma total reformulação do programa?

Rita Ferro Rodrigues é a alma do “Companhia das Manhãs”. Isso é um ponto assente. Se formos a ver, Francisco Menezes pouco fala durante o talk-show matinal, tornando-se uma espécie de acessório.Não lhe tirando qualquer mérito como humorista, Francisco Menezes não foi talhado para um programa como “Companhia das Manhãs”, muito menos quando a concorrência é tão forte, com a dupla da TVI e com a Alegria da Praça da RTP. Se fosse Francisco Menezes a abandonar temporariamente o programa, talvez houvesse esperança para o mesmo, uma vez que Rita Ferro Rodrigues já provou várias vezes que é capaz de assegurar um programa sozinho do início ao fim. Assim, não me parece viável continuar com Francisco Menezes na condução do programa, mesmo com uma nova companheira.
No entanto, um novo formato também não seria algo muito bom para a imagem de Carnaxide, dado que já foram feitos demasiados formatos para o horário. A meu ver, aquando da licença de maternidade de Rita Ferro Rodrigues, dever-se-ia manter o formato de “Companhia das Manhãs”, mas com uma nova dupla de apresentadores, um pouco mais dinâmicos. Um bom exemplo seria Nuno Graciano e Merche Romero.

João Pedro - O júri de Achas Que Sabes Dançar já foi muito criticado. Afinal, qual a tua opinião sobre ele?

Na verdade, o júri escolhido dá a impressão de estar incompleto. Quando a concorrente Melissa Freire foi expulsa referiu que fazia falta ao júri alguém ligado ao Hip Hop o que faz todo o sentido visto que há concorrentes e coreografias durante as galas dentro desse estilo. Um júri especializado em contemporânea e clássico não consegue de uma forma mais precisa avaliar uma actuação de Hip Hop e um jurado sem qualquer formação na dança muito menos.
Por outro lado, os jurados não conseguiram criar empatia com o público, visto não possuirem o carisma necessário para esse efeito. Outro factor para uma avaliação negativa ao trabalho dos jurados são os comentários por vezes inconvenientes, como os do jurado Miguel Quintão a apreciar de forma atrevida os corpos das concorrentes e o comentário polémico de César Augusto Moniz à arrogância da concorrente Melissa.
Concluíndo, o júri deveria ser alterado caso haja uma próxima edição. Deveria sair o jurado Miguel Quintão para a entrada de alguém especializado em Hip Hop e a saída da jurada Marina Grangioia por alguém ligado às danças de salão.

César Castro - Salve-se Quem Puder não está a repetir o sucesso da temporada do ano passado. Qual a decisão que a SIC deveria tomar com o programa, sabendo que optar pela sua não transmissão pode significar o fim da dupla Diana Chaves/Marco Horácio?

Se analisarmos em geral, Salve-se quem puder é mais um dos concursos da SIC que tem tudo para dar certo, mas se formos a ver pelo objectivo já não é lá tão bem sucedido. A começar pela ideia geral, a dos concorrentes passarem paredes de esferovite que mal servem para passar, depois falta a apelatividade de alguns concursos realizados em outros canais e tem como objectivo uma ideia já gasta e conhecida por todos. Mas a verdade é que de todo o programa há pontos positivos como a dupla de apresentadores. Ele que, talvez, seja a melhor escolha para o formato e ela que este ano mostrou mais confiança e mais segurança. Assim como as 'modas' que hoje estão na boca dos portugueses, exemplo disso o "Soltem a parede" e os momentos musicais que ditam movimento ao programa. Fora isso, há coisas que devem mudar, principalmente na decisão de manter ou não o concurso Tirá-lo da programação se calhar podia ser um boa opção, mas como preencher o horário nobre com pouco dinheiro que se tem, um horário que já mostra uma imagem de crise? SQP, é um dos exemplos de 'produtos' baratos, que infelizmente são as únicas opções para canais sem qualquer orçamento! Salve-se a Diana e o Marco!

Xavier Pinto - Mais uma vez, Merche Romero está parada. Ou melhor, à espera. Conseguirá a apresentadora voltar aos ecrãs da SIC com um programa na reentré?

Antes de começar a opinar relativamente ao tema que me foi proposto penso que é pertinente fazer uma distinção entre os apresentadores que se destacam por serem magníficos entrevistadores e os que o fazem por se mostrarem entertainers brilhantes. Contudo reconheço que está em voga considerar, de forma inadequada, apenas os bons entrevistadores profissionais televisivos de excelência.
Merche Romero é sem dúvida das melhores (senão a melhor) entertainer da Tv em Portugal. Tem uma energia impar, uma capacidade de comunicar extraordinária, naturalidade perante as câmaras e acima de tudo é simples e vai directa aos assuntos, não aposta como a maioria em floreados e discursos pomposos ensaiados.
Merche é das apresentadoras mais queridas no seio dos espectadores mais velhos devido à sua espontaneidade, simpatia e capacidade de se fazer entender com a simplicidade do seu discurso (sendo esta a grande e mais difícil premissa da apresentação televisiva).
Quanto ao regresso na reentré, penso que se houver bom senso isso acontecerá inevitavelmente. Provavelmente ao lado de Nuno Graciano, Merche fará o talk-show da manhã ou da tarde.

Aqui estão as primeiras quatro opiniões. Ás 22:00, entram em linha mais três! Não perca!

Nenhum comentário: