15 de fevereiro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem vindo ao Frente a Frente desta semana. O duelo de hoje ocorre entre Clara de Sousa e Judite Sousa.


Ela não é Manuela Moura Guedes e não apresenta o Jornal Nacional. Ela é Clara de Sousa e actualmente dá a cara pelo Jornal da Noite. Jornalista de profissão, a pivô começou na rádio. Passou pela RTP, e esteve nos primeiros tempos da TVI. Todavia, é na SIC que dá que falar.

Ainda me recordo dos primeiros tempos de SIC Notícias e de vê-la a apresentar os blocos noticiosos. Perguntava-me “Onde andou durante tanto tempo esta senhora?”.
Clara de Sousa é, efectivamente, uma das melhores pivôs da nossa praça. Tem imagem, boa voz, empatia com as câmaras e sabe estar. Pode não assumir funções na direcção de informação, como Manuela Moura Guedes ou Judite Sousa, mas não é por isso que lhes fica atrás. Um dos seus testes de “fogo” foi o recente debate entre Manuela Ferreira Leite e José Sócrates no qual desempenhou a função de moderadora. Esta função valeu-lhe os melhores elogios e deixou a critica ainda mais “rendida”.

Para além da informação, a pivô também já experimentou o entretenimento. Foi em 2007 que deu o “ar da sua graça” enquanto jurada de
Família Superstar. Neste programa pudemos ver uma outra Clara de Sousa, com algumas diferenças da Clara de Sousa que conduz os noticiários. Mas, segunda a própria, não passou de um trabalho esporádico. “Eu sou jornalista. É a minha profissão, é o que faz sentido para mim. Tudo o resto foram situações pontuais, divertidas. A ninguém na SIC passou pela cabeça que eu fosse enveredar por outras áreas. Já me conhecem o suficiente.”

Paralelamente a tudo isto, Clara de Sousa é uma das mais bonitas figuras públicas do nosso país. Prova disso é o facto de ter sido eleita por duas
vezes como a mulher mais sexy de Portugal. Contrariamente ao que Manuela Moura Guedes disse em tempos, a antiga companheira de Rodrigo Guedes de Carvalho não dedica todo o seu tempo a pensar nessa distinção, mas sim a desempenhar da melhor forma as suas funções enquanto jornalista.

Sem Clara de Sousa, a informação SIC, perderia beleza e profissionalismo, sem dúvida. Eu voto, Clara de Sousa, claramente!



Quando penso em Judite Sousa, penso na Grande Entrevista, programa emblemático da RTP1. Quando penso neste programas, penso na quantidade de personalidades que a pivô da estação pública já teve a possibilidade de fazer perguntas. À sua frente já teve os mais conhecidos políticos, desportistas, pintores, escritores, economistas, entre outros.
Isto só se consegue, sendo-se uma grande profissional, tal como Judite o é.
Para além do programa de entrevistas da RTP1, tem a seu cargo a condução de Notas Soltas, com António Vitorino, função que acumula com o cargo de directora-adjunta da Direcção de Informação da estação pública.
Três difíceis tarefas para uma só pessoa, mas que Judite consegue salientar-se pelo seu profissionalismo.

Quando pensamos nos três principais canais generalistas, e temos em conta as mulheres jornalistas que neles se destacam, pensamos em quem? Judite de Sousa na RTP1, Clara de Sousa e talvez Maria João Ruela na SIC, e a "extinta" Manuela Moura Guedes na TVI.

Enumerei quatro profissionais femininas num mundo jornalístico denominado por homens. Se formos ainda mais fundo, perguntamos agora quem costuma, em termos de mulheres, fazer as entrevistas às chamadas pessoas importantes? Na RTP1, Judite de Sousa, na SIC, e de vez em quando, Clara de Sousa, na TVI, não existem.

Aqui se percebe o valor que a profissional da estação pública tem na televisão portuguesa. Ela é das poucas mulheres utilizada por um canal, para conduzir momentos jornalísticos bastante importantes.
Por exemplo, quem é que a RTP1 escolheu para entrevistar José Sócrates, quando este deferiu o Jornal Nacional, como um noticiário "travestido"? Exacto! José Alberto Carvalho e Judite Sousa. E sejamos sinceros: quem esteve melhor na condução dessa entrevista? Na minha opinião, Judite Sousa. Basta ter em conta, o momento em que José Sócrates começa a dissertar contra o noticiário de Manuela Moura Guedes. Quem é que o trava? Não é José Alberto Carvalho, é Judite Sousa. Relembre-mos agora esse momento.



Para mim, Judite Sousa é sem dúvida uma grande profissional. Em termos de mulheres jornalistas pivôs, a melhor. Clara de Sousa é igualmente uma boa profissional. No entanto, ainda não está ao nível da jornalista da RTP1. Isto porque a estação de Carnaxide ainda não lhe permitiu "esticar". No caso de Judite Sousa, isso já ocorreu, e continua a suceder. E ainda bem!

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Bárbara Guimarães/Catarina Furtado:


Bárbara Guimarães, por Tiago Henriques -51%
Catarina Furtado, por Diogo Santos -49%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

2 comentários:

Miguel disse...

Não concordo contigo, Diogo.

Clara de Sousa é muito superior a Judite... Nunca me passaria nada disso pela cabeça.

Aliás, a Judite fez no outro dia uma pergunta que lhe retirou toda a credibilidade enquanto jornalista. Na entrevista a Teixeira dos Santos ela perguntou"... e também vai reduzir o seu salário?". Eu acho que o salário dos ministros deve descer, mas que moral tem ela para dizer isso?!?!? Ela ganha mais do que ele, e é paga pelos nossos impostos! Ela que tenha vergonha!...

DS disse...

Bom Miguel, não tinha conhecimento disso. Mas o que me compete nesta rubrica é defender uma personalidade ou um programa. Dizer os seus pontos fortes.
Dizer os seus "podres" ou defeitos não faz parte do fim do Frente a Frente.