31 de julho de 2009

Atenção

O blog vai parar durante o dia de amanhã. Domingo estaremos de volta.
Até lá!

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Neste campeonato a TVI continua a vencer. Deixa que te Leve conseguiu no dia 22 de Julho, pelas 21 horas e 53 minutos, 17,5% de rat e 43,5% de share. Em segundo lugar está o jogo em deferido exibido pela SIC no dia 21 de Julho. Às 22 horas e 13 minutos a estação de Carnaxide conseguiu alcançar 14,3% de rat.
O Mentalista conseguiu no dia 21 de Julho 12,3% de share.


Fonte: Correio da Manhã TV

Audimetria - 30/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo subiu no share total do dia, alcançando 28,9%. A SIC ficou em 2º lugar com 23%.
A novela Deixa que te Leve continua a ser a mais visto. Parece que no duelo entre esta e o concurso apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio, a melhor vai para a TVI.
Em números Deixa que te Leve obteve ontem 14,1% de rat e 37,8% de share e Salve-se quem Puder 10,3% de rat e 27,4% de share. Muito provavelmente hoje e amanhã as audiências do programa da SIC irão aumentar pelos especiais que serão emitidos.
O noticiário mais visto foi o Jornal Nacional com 9% de rat. O Telejornal foi o programa mais visto da RTP1 (8,7% de rat e 29% de share) e Sobrenatural o da RTP2 (2,9% de rat e 9% de share).
O segundo canal conseguiu ontem 8,4% de share.

Mais informações mais logo.

Fonte do quadro: Mediamonitor

30 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com as já habituais audiências que ainda não foram divulgadas pelo blog.

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 7,2% de rat e 33,6% de share
O Preço Certo - 6,3% de rat e 30,2% de share
Tá a Gravar - 4,1% de rat e 18,6% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 10,3% de ratio e 33,7% de share
Jornal da Noite - 8,7% de rat e 27,8% de share
Jornal Nacional - 8% de rat e 26,2% de share

21:00 - 24:00

Cenas do Casamento - 9% de rat e 24,4% de share
Em Reportagem - 8% de rat e 23,6% de share
Jogo Duplo - 7,1% de rat e 19,1% de share
Caminho das Índias - 6,4% de rat e 23,9% de share
Conta-me como Foi - 6,3% de rat e 18,8% de share
A Minha Família - 3,3% de rat e 13,5% de share

Neste fecho incluímos ainda uma crónica da autoria de Nuno Azinheira do Diário de Notícias.


A 2 à frente da 1 era impensável, quando comparados os valores de investimento que Fragoso e Wemans têm

Já esta semana aqui escrevi sobre o risco de a RTP desaparecer do mapa em horário nobre durante o Verão, por causa da estratégia da empresa em apostar em horário nobre em repetições de programas para baixar os custos de grelha. Fui acusado de algum exagero. Os números dão-me razão mais cedo do que esperava. Na terça-feira à noite, o principal canal da televisão pública ficou atrás da RTP2 entre as 23.40 e a uma da manhã.

Em alguns minutos, aliás, a 2 teve o dobro do share do que o primeiro canal, uma coisa impensável quando comparados os objectivos de cada canal, os conceitos inscritos nos seus códigos genéticos e, sobretudo, os valores de investimento que cada director (José Fragoso e Jorge Wemans) tem à sua disposição.

Eu bem sei que foi pontual e correspondeu sobretudo ao período em que Fernando Alvim apresentava o seu Cinco para a Meia-Noite na RTP2 (7,9% de quota de mercado), mas não deixa de ser digno de nota que as três séries portuguesas que a televisão pública repetiu entre as 22.02 e as 24.50 tenham registado 12,9% (Conta-me como Foi), 11,7% (A Minha Família) e 5,9% (Liberdade 21).

Por outro lado, sublinhe-se a forma como a RTP2 tem sabido gerir a sua grelha, do agrado da maioria dos seus espectadores, e sendo capaz de atrair novos públicos. Este mês, como é habitual todos os ve-rões, a dois volta a subir (de 6,1% para 7,0%), embora com valores superiores aos que conseguiu no mês homólogo de 2008.

Notícias - "Conversa Indiscreta" chega ao fim


Uma conversa com Manuel Luís Goucha, no dia 30 de Agosto, deverá pôr fim ao ciclo de entrevistas conduzido por Alexandra Lencastre, na TVI 24. As gravações ‘Conversa Indiscreta’, terminaram na última sexta-feira.

‘Conversa Indiscreta’ estreou na TVI 24, a 1 de Março, com Quique Flores, ex--treinador do Benfica. Acompanhada por 40 073 telespectadores, esta entrevista foi a terceira mais vista. Em primeiro lugar ficou a feita a Nicolau Breyner, com 47 173 telespectadores e em segundo a Júlia Pinheiro, com 45 930.

Alexandra Lencastre gravou duas entrevistas por semana para poder ir agora de férias. No dia 24 de Agosto começam as gravações da novela ‘Fruto Proibido’, na qual a actriz viverá um triângulo amoroso com Paulo Pires e Margarida Marinho.

‘Fruto Proibido’ substituirá ‘Flor do Mar’, cujas gravações terminaram na sexta-feira, nos estúdios de Valverde, Bucelas. A novela foi um sucesso de audiências. Ontem, por exemplo, foi o terceiro programa mais visto do dia.

Na nova trama, a personagem de Alexandra Lencastre vai ser um dos vértices do triângulo amoroso que irá disputar com Margarida Marinho, o coração da personagem interpretada por Paulo Pires.

O elenco de ‘Fruto Proibido’ é ainda constituído por Núria Madruga, Nicolau Breyner, Rita Pereira, Manuel Cavaco, Patrícia Tavares, Marco d’Almeida.

Fonte: Correio da Manhã

Audimetria

Ontem o dia foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo desceu dos 27,5% de share para os 27,4%. Com a SIC aconteceu o mesmo - baixou dos 23,9% para os 23,8% de share no final do dia.
A RTP1 e a RTP2 foram as únicas estações a subir no share total do dia. Enquanto o primeiro canal passou de 22,4% para 23,5%, o segundo aumentou 7 décimas, obtendo 8%.
O programa mais visto do dia foi a novela Deixa que te Leve. Seguiu-se Sentimentos com 13,1% de rat e 36,6% de share. Flor do Mar ficou em terceiro lugar dos mais vistos do dia.
Tal como o quadro nos mostra, o noticiário que obteve melhor resultado foi o Telejornal.
Salve-se quem Puder baixou do segundo lugar para o quinto lugar. Será que está na hora de mudarem o concurso para as 22 horas? Seguindo o exemplo de ontem que obteve um bom resultado, restam poucas dúvidas.
O programa mais visto da RTP2 foi a série Dexter - 2,1% de rat e 6,7% de share.


Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

29 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com uma notícia sobre uma série bastante conhecida - "Os Simpsons". Apesar de não dar muito destaque a este produto televisivo, a verdade é que ele diversifica a grelha. A 18ª temporada de "Os Simspons" estreia na RTP2 no próximo Domingo.

De acordo com o produtor executivo da série, Al Jean, o músico vai surgir num episódio em que Homer Simpson ganha a lotaria e contrata o grupo britânico para realizar um concerto privado para o seu filho, Bart.

Chris Martin e os Coldplay, Anne Hathaway e Neve Campbell são as mais recentes celebridades a entrarem em “Os Simpsons”. A série de desenhos animados, que está a celebrar o seu 20.º aniversário, já habituou os telespectadores a integrar nas suas histórias personagens famosos. De acordo com o produtor executivo da série, Al Jean, o músico vai surgir num episódio em que Homer Simpson ganha a lotaria e contrata o grupo britânico para realizar um concerto privado para o seu filho, Bart. Por seu lado, esta não será a primeira vez que Anne Hathaway participa da vida da família amarela: a actriz já tinha integrado um episódio de “Os Simpsons” como namorada do palhaço Krusty.

Em termos de audiências, e segundo o blog A Minha TV, aqui ficam os resultados dos programas que ainda não tinham sido publicados no blog:

7º lugar - Debate Capital - 9.1% de rat e 25.3% de share
8º lugar - Jogo Duplo - 8.9% de rat e 24.2% de share
9º lugar - Jornal da Noite - 8.1% de rat e 26.2% de share
10º lugar - Jornal da Tarde - 7.3% de rat e 33.4% de share

Para si

A partir de hoje o Televisão-Opinião passa a ter um e-mail.
Com as visitas a aumentarem decidi cria-lo. "Sugestões, reclamações ou outras complicações" (frase que faz parte dos anúncios do Pingo Doce) poderão ser enviadas para:

tv-opiniao-blog@hotmail.com

Momentos


O momento desta semana pertence à série Super Pai. Na minha opinião, como espectador, foi um dos melhores projectos da TVI. Saíram de lá grandes estrelas, tais como Sofia Arruda, Sandra Faleiro e Madalena Brandão e Rodrigo Saraiva. Outras consolidaram o seu trabalho - Luís Esparteiro e João Didelet. À parte disto, o que é certo é que Super Pai fez as delícias dos portugueses, tendo-se revelado um fenómeno de audiências.



Audimetria - 28/07/2009


Bom dia. Ontem a vitória foi da TVI. Mas não só. Diana Chaves e Marco Horácio fizeram que Salve-se quem Puder tivesse um dos seus melhores resultados desde que estreou - 12,5% de rat e 32,9% de share. O programa acabou mesmo por vencer a novela Sentimentos que fez 12,2% de rat.
Apesar deste facto, Deixa que te Leve foi o programa mais visto do dia com 13,3% de rat e 35,5% de share. Ainda de referir que o noticiário mais visto foi o da TVI tal como podemos ver no quadro. Seguiu-se o Telejornal com 9,5% de rat e 30,3% de share.
O Mentalista foi o programa e a série mais vista do segundo canal - 2,8% de rat e 8,3% de share.

Mais informações mais logo.

28 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com duas notícias sobre dois formatos da estação de Carnaxide. No próximo Domingo no TGV o duelo não será entre cidades, mas sim entre loiras e morenas. Relativamente ao Salve-se quem Puder, no sábado o duelo é entre Diana Chaves e amigas e Marco Horácio e amigos. Enquanto no primeiro caso os acompanhantes da apresentadora serão Olga Dieges, Dânia Neto e a arquitecta Sofia Ribeiro, na equipa de Marco Horácio estarão os seus parceiros dos espectáculos que este realiza pelo país.

Aqui ficam outras audiências que ainda não tinham sido publicadas no blog referentes ao dia de hoje:

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 9,1% de ratio e 37,8% de share
O Preço Certo - 6,6% de ratio e 27,3% de share
Tá a Gravar - 3,8% de ratio e 15,6% de share

20:00-21:00

Telejornal - 10,1% de ratio e 30,1% de share
Jornal Nacional - 10% de ratio e 30% de share
Jornal da Noite - 8,9% de ratio e 26,9% de share

21:00 - 24:00

Salve-se quem Puder - 9,8% de ratio e 25,8% de share
Jogo Duplo - 9,4% de ratio e 24,8% de share
Cenas do Casamento - 8,1% de ratio e 23,5% de share
Caminho das Índias - 6,6% de ratio e 26,7% de share
Conta-me como Foi - 5,2% de ratio e 14,5% de share

Audimetria - 27/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. A estação de Queluz voltou a primeiro lugar com 29% de share. A SIC quedou-se para os 22,8%. O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve com 13,7% de ratio e 35,8% de share. Seguiu-se Sentimentos e Flor do Mar.
O noticiário mais visto foi o da RTP1 - Telejornal. Na SIC, o especial Portugal'09 ficou-se pelo 5º lugar dos mais vistos do dia com 27% de share.

Mais informações mais logo.

Notícias - Imprensa regressa aos lucros

Impresa regressa aos lucros

Após três trimestres de prejuízos, grupo apresenta lucros de 3,9 milhões.

A Impresa obteve um lucro de 3,9 milhões de euros entre Abril e Junho deste ano, valores que marcam o regresso do grupo liderado por Pinto Balsemão a terreno positivo. No entanto, de acordo com a nota ontem divulgada à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM), no acumulado dos primeiros seis meses do ano a Impresa regista um prejuízo de 2,17 milhões de euros, o que contrasta com os cinco milhões de euros de lucro obtido no mesmo período de 2008.

As receitas consolidadas cifraram-se em 122,2 milhões de euros, o que significa uma quebra de 11,9% no segundo trimestre de 2009 face a igual período do ano passado, reflectindo a diminuição de 19,3% das receitas publicitárias, mas também o recuo de 39,7% das receitas multimedia e de 28,1% da venda de produtos associados. Em comparação com o período homólogo de 2008, destaque para uma subida de 13,9% das receitas de subscrição de canais e um aumento de 30,7% das receitas com a venda de publicações, o que é explicado pela compra de 50% da Edimpresa, ocorrida em Julho de 2008.

Fonte: Diário de Notícias

27 de julho de 2009

Audimetria - 26/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela SIC. Com 27,4% de share, a estação de Carnaxide colocou no top5 três programas. TGV, Grande Reportagem SIC e Jornal da Noite ficaram respectivamente em segundo, terceiro e quarto lugar dos mais vistos do dia.
O programa mais visto da TVI foi a novela Sentimentos. Esta igualou a audiência em relação ao concurso apresentado por Carolina Patrocínio e João Manzarra - 10,3% de ratio (teve menos 1% de share).
Há Festa em Évora foi o que mais audiência teve na estação pública - 7,8% de ratio e 23,3% de share. A RTP1 conseguiu no total do dia 21,1% de share (mais 0,3% de share que o Cabo).


26 de julho de 2009

O Melhor & Pior da semana (SIC)


O sinal positivo desta semana, no que toca à SIC, vai para o TGV. O programa apresentado por Carolino Patrocínio e João Manzarra é mais forte que Nasci para Cantar. Tanto que a TVI até alterou o horário do formato de Herman José.
Quanto ao menos, não há muitas dúvidas sobre ele. Tá a Gravar é um flop, e ao se-lo faz com que a SIC continue com shares inferiores a 20% antes das 20 horas.

25 de julho de 2009

Revista de Imprensa


Bem vindo a mais um Revista de Imprensa. Aqui ficam as mais frescas novidades televisivas desta semana.

Ela já está na nova novela



Julie Sergeant terminou ontem as gravações de Flor do Mar e já tem um novo projecto á sua espera. A actriz, que dá vida a Branca na história que decorre na Madeira, vai reforçar o elenco da próxima novela da TVI intitulada Fruto Proibido. Julie vai contracenar com Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Nicolau Breyner, Rita Pereira, Paulo Pires e Núria Madruga.

Ídolos ou Brasil?


Apesar dos rumores da possibilidade de fazer uma novela no Brasil, o futuro de Cláudia Vieira ainda não está decidido. Com contracto de exclusividade com a SIC, a estação de Carnaxide ainda não sabe se apostará na actriz para a apresentadora de Ídolos. Segundo a notícia da TV Guia, há ainda outra hipótese, que muito provavelmente irá estar ao lado de Ricardo Pereira - Diana Chaves. Será verdade?

TVI prepara Setembro



Em ano crise, José Eduardo Moniz vai procurar gerir melhor os recursos. Sabendo que nos últimos tempos a concorrência tem vindo a ficar mais forte, nomeadamente com formatos como Salve-se quem Puder e TGV, o director de programas da estação de Queluz de Baixo afirma que: "Temos muita coisa pensada. Além disso, fazer televisão é uma corrida de fundo e não se mede por um ou dois dias. Isso não impede que deseje o melhor à concorrência, para que o mercado se torne mais competitivo; já é hora!".
Segundo José Eduardo Moniz, a grelha para Setembro está a ser muito bem estudada: "Temos séries. Estamos a pensar no passo seguinte da ficção nacional. Queremos, a partir de Setembro, estrear novos modelos, coisas diferentes. A nossa palavra de ordem vai ser inovação ou risco".
Na entrevista podemos ver também que Moniz já tem pensado um formato para combeter Ídolos da SIC: "Posso apenas dizer que temos uma coisa comprada há muito tempo para combater Ídolos da SIC".

A aposta da RTP

É uma série, tem 13 episódios, e intitula-se Um Lugar para Viver. As gravações começaram ontem, e segundo Ana Bustorf, uma das actrizes que nela irão participar, "Isto vai ser uma aventura". Por outro lado conta também que: "Começamos em Caminha e depois vamos andar pelo País. Vamos parecer um pequeno circo"; "É um projecto que vai deixar todos a rir. Pelo menos eu, sempre que leio um dos episódios não consigo deixar de sorrir".
Pedro Barroso (Mário em Morangos com Açúcar), Isabel Figueira (realizou um curso intensivo de representação há pouco tempo) e Carla Andrino são outros nomes que irão fazer parte da série.

Soraia Chaves à espera


Soraia Chaves já terminou as filmagens de A Bela e o Paparazzo e prepara-se agora para ir de férias para o estrangeiro. Enquanto não surgem propostas de trabalho da estação de Carnaxide, a actriz aproveita para descansar: "Ela mantém o contrato com a SIC e está disponível, à espera de trabalho", revela o agente, Hélio Bernardino.
Recorde-se que o último trabalho que Soraia fez para a SIC foi em Fevereiro, A Vida Privada de Salazar.

Curtas

»» 5 para a Meia Noite mais cedo a partir de segunda
»» Episódio Especial com Sofia Cerveira em casa de Susana Vieira
»» Marta Melro irá interpretar uma mulher fútil e André Nunes um gay na série da TVI - Damas e Valetes

Fonte: TV Guia

Notícias - SIC Kids arranca no Meo em 2010

SIC Kids arranca no Meo em 2010

Foi ontem assinada parceriaentre SIC e a Portugal Telecom para criar um novo canal temático de televisão dedicado às crianças a partir de Janeiro do próximo ano

Será "um presente de Natal" da Meo para todos os seus clientes, mas em especial para as crianças: a partir de Janeiro do próximo, a Meo e a SIC vão disponibilizar um canal de televisão infantil.

O novo canal temático foi ontem apresentado em conferência de imprensa por Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa, e Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, após a assinatura do acordo de parceria. Este será o quarto canal temático com a marca SIC, juntando-se assim à SIC Notícias, SIC Radical e SIC Mulher.

O SIC Kids irá ter programação exclusivamente falada em português e, de acordo com Luís Marques, director-geral da SIC, o canal arranca com um orçamento de cerca de dois milhões de euros para a grelha, na linha do que acontece com os outros canais temáticos da SIC. "Vamos ter produção própria e vamos comprar programas. Estamos a negociar direitos de programas estrangeiros e estamos abertos a propostas das produtoras nacionais", explicou Luís Marques, garantindo que vai fazer tudo o que estiver até ao seu alcance para pôr o canal no ar antes do Natal, como um presente para todos os clientes. "Mas será complicado, há muitas coisas que não dependem de nós", ressalvou. A equipa do canal irá agora ser formada e Luís Marques espera ter mais novidades em Setembro.

Zeinal Bava e Francisco Balsemão revelaram estar bastante felizes por retomar uma parceria iniciada em 2000, quando a SIC comprou o então CNL e criou a SIC Notícias. "Há dez anos a SIC tomou a decisão de investir nos canais pagos. Se não tivesse decidido fazê-lo, acredito que não teríamos este nível de penetração da TV por subscrição em Portugal", declarou Zeinal Bava.

Balsemão fez questão de sublinhar que os três canais temáticos da SIC representam 20% da audiência de todos os canais de televisão existentes nos diversos pacotes disponíveis no mercado.

Nos primeiros seis meses, quando o canal estiver ainda em período de ajustes, o SIC Kids será um exclusivo do Meo, podendo depois, caso haja interesse, ser vendido para outras operadoras. "A nossa intenção é que este canal esteja nos pacotes que têm o maior número de clientes para que tenha o máximo de audiência", afirmou Bava. Aliás, o SIC Kids, tal como os outros canais da SIC, vão estar disponíveis nas várias plataformas da PT.

"Acredito que possa ser o primeiro de muitos outros canais em parceria com a SIC", afirmou o presidente da PT, esclarecendo que, no interesse dos clientes, são necessários não mais mas melhores canais de televisão. Quanto à possibilidade de vir a estabelecer uma parceria semelhantes com a TVI, Bava afirmou que está disponível para negociar com todos os canais "desde que sejam uma mais valia para os clientes e apresentem preços competitivos".

O negócio foi apresentado publicamente ontem às 15.30 mas ao início da tarde a especulação já agitava o mercado bolseiro: ao final do dia, as acções da Impresa, o grupo que detém a SIC, atingiram 1,08 euros, o que representa uma subida de 10,2%.

Fonte: Diário de Notícias

24 de julho de 2009

Peço desculpa


..não é da minha ética fazer isto. No entanto há certas coisas que não dão para passar.
Há cerca de duas semanas falei com o autor do Mundo da TV a propósito de achar que o blog dele ser bastante parecido com o meu. Começando com o template e passando pelas rubricas.
Gosto imenso do meu blog e procuro ser inovador, criando coisas que os outros blogs que acompanho não dispõem ou não dão tanto destaque. Apesar disso, e sendo a televisão a principal temática é difícil criar rubricas novas.
No entanto há situações que são necessárias impor limites.
O Televisão-Opinião tinha um template que pode ser utilizado por todos. O Mundo da TV adoptou esse template, copiando a barra de sites que se situava por baixo do título.
O Televisão-Opinião criou a rubrica Fecho. Logo de seguida o Mundo da TV criou a "Última Edição".
O Televisão-Opinião criou a Revista de Imprensa. Hoje deparei-me com a "Imprensa da Semana" no Mundo da TV.
Cada um é livre de fazer o que quiser, agora o autor de o Mundo da TV que respeite a cabeçinha dos outros quando procuram criar rubricas que sejam diferentes dos outros blogs.

Obrigado.



Audimetria - 23/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. Tem-se notado nesta semana um aumento das audiências da estação de Queluz. A verdade é que desde segunda feira que a SIC não é muito competitiva.
As novelas lideraram. Sentimentos com 14,3% de ratio, Deixa que te Leve com 13,4% de ratio e Flor do Mar com 45,5% de share. Esta última novela é preocupante para a concorrência.
Em quarto lugar encontra-se Salve-se quem Puder. O programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio conseguiu 10,1% de ratio e 26% de share.
Em termos de informação, o Jornal Nacional foi o noticiário mais visto tal como podemos ver no quadro. Seguiu-se o Telejornal com 9,6% de ratio e 30,2% de share.
Na RTP2, a série Sobrenatural foi o programa mais visto do segundo canal com 2,5% de ratio e 7,6% de share.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O vencedor do Minuto Mais Visto da Semana foi a TVI. Dia 13 de Julho, às 22:32, a novela Sentimentos obteve 18,1% de ratio e 46,9% de share. Estes números equivalem a nada mais nada menos que 1 milhão e 715 mil espectadores.
A SIC ficou em segundo lugar neste campeonato. No dia 19 de Julho, às 22:56, o programa Todos Gostam do Verão alcançou 47,7% de share. Quase metade dos espectadores que viam televisão aquela hora estavam sintonizados a Carnaxide.


Fonte: Correio da Manhã TV

Notícias - Júlia bate programas de Verão


Apostas fora de portas da RTP1 e da SIC não tiraram protagonismo às emissões de "day time" da TVI.

Sem sair do estúdio "Você na TV" e "As tardes da Júlia", da TVI, continuam a liderar as emissões das manhãs e das tardes, respectivamente. O programa conduzido por Júlia Pinheiro é o que capta mais espectadores.

José Eduardo Moniz já tinha avisado. A "necessidade de se gerir recursos com parcimónia" não iria permitir a que a TVI produzisse versões fora de portas dos programas do "day time" durante a época estival, ao contrário do que estava a ser preparado pelas estações concorrentes.

Quase um mês depois do arranque das apostas de Verão da RTP1 e da SIC, a decisão do director-geral da estação de Queluz não lhe trouxe prejuízo, antes pelo contrário. Segundo dados da Mediamonitor, do grupo Marktest, "Você na TV" e "As tardes da Júlia" continuam a liderar nos respectivos horários.

De todos, o programa apresentado por Júlia Pinheiro é o que conquista maior número de espactadores: 331 mil, na média diária calculada entre os dias 26 de Junho e 21 de Julho. A da emissão da tarde do programa "SIC ao Vivo" é de 245 mil, e "Verão Total" regista 230 mil. Sublinhe-se que "As tardes da Júlia" vai para o ar mais cedo do que os restantes e tem duas hora de duração, ao passo que os programas da RTP1 e da SIC têm uma ocupação do tempo variável.

Nas manhãs, os números da SIC (264 mil) e da RTP1 (260 mil) melhoram em relação ao período da tarde; mas "Você na TV" regista o valor mais elevado: 288 mil espectadores. Dos três, o "SIC ao vivo" é o que vai para o ar mais tarde mas todos terminam antes da informação da hora do almoço.

Fonte: Jornal de Notícias

23 de julho de 2009

Em linha novamente

Este é o novo layout que irá acompanha-lo nos próximos tempos. Amanhã continuarei a mudança e voltarei a postar.

Fique com o Televisão-Opinião.

13 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje tem como fundo uma crónica:

A crítica de televisão vai redespertando. Nem se percebe porque é que adormecera. Supremo meio de comunicação há pelo menos meio século, a TV deu um salto qualitativo brutal nos últimos 15 anos. Entretanto, porém, deixou-se corroer pelo vírus da "realidade" (incluindo reality shows, mas também uma série de mecanismos sucedâneos dispersos pela ficção, pelos talk shows, pelos concursos e mesmo pelos formatos jornalísticos, fóruns de telespectadores incluídos). E, se a imprensa da especialidade há muito se dispensou da obrigação de pensar o fenómeno, preferindo transformar-se ela própria num tentáculo dessa "nova televisão", nem por isso os jornais tradicionais tinham de deixar-se levar na onda.

Parece-me cedo, porém, para começarmos a assentar convenções. E essa de chamarmos aos meses de Verão silly season ("estação tonta"), expressão que apareceu na semana passada um pouco por todo o lado (após o arranque das apostas de Verão dos diferentes canais), é perigosa e enganadora. Perigosa porque, dita com a leveza com que sempre a dizemos, traz desculpabilização. E enganadora porque esta estação é, na verdade, tão tonta como as outras todas, com a diferença de que os programas mais tontos são por esta altura gravados "pelo país". Tanto quanto podemos perceber, na TV portuguesa é sempre Carnaval e ninguém leva nunca a mal. Pois eu acho que devemos continuar a levar a mal o excesso de Carnaval - inclusive durante o Verão.

Autor: Joel Neto

Fechamos por hoje e pelos próximos dias. O Televisão-Opinião vai de férias. E regressa dia 23/24 de Julho. Apesar desta interrupção, ela irá trazer-lhe uma nova imagem. E só por isso merece que regresse connosco. Mesmo assim, vou tentar postar sempre que possível. Até lá!


Audimetria - 12/07/2009


De facto ontem enganei-me. Mas não previa este resultado. E sem dúvida alguma que felicito João Manzarra, de quem muito gosto, e Carolina Patrocínio pela vitória. Não, agora ninguém poderá desculpar-se que o programa não durou o mesmo tempo que Nasci para Cantar, uma vez antes de TGV começar, a reportagem SIC ficou à frente de Herman.
Nem Equador destronou TGV.
Pode ser temporário,e muitos podem não gostar desta verdade: este Verão, a SIC está e vai subir ainda mais. Pode ser sol de pouca dura, mas a TVI está-se a ir abaixo.
O Todos Gostam do Verão agradou tanto ao público que este acabou por ver a reportagem esperando que o programa começasse. Nasci para Cantar começou primeiro, e viu-se um Herman, de quem também gosto muito, nervoso. Eu acompanhei o programa já no final, e o apresentador enganou-se umas quantas vezes. Apesar disso, é algo compreensível.
TGV conseguiu 14% de ratio e 40% de share e Nasci para Cantar ficou-se pelos 10,3% de ratio e 29,7% de share. O penúltimo episódio de Equador obteve 12,4% de ratio e 41,4% de share. A Grande Reportagem SIC conseguiu 10,8% de ratio e 32,3% de share.
A RTP1 não jogou neste campeonato. A estação pública ficou a 0,2% da Cabo. O seu programa mais visto foi as Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa - 9% de ratio e 27% de share.
A RTP2 conseguiu ontem 7% de share no total do dia, tendo o programa Arte&Emoção alcançado 2,8% de ratio e 13,6% de share.
A SIC E TVI no total do dia empataram 26,9% de share.

Mais informações mais logo.

Notícias - RTP prepara segunda série de "Príncipes do nada"


Catarina Furtado parte este domingo para Timor para gravar mais episódios da série documental “Príncipes do nada.

Estreada em 2006, a série descreve o trabalho de voluntários portugueses e das Organizações Não Governamentais (ONG) que integram em vários pontos do Globo.

A RTP ainda não tem data de estreia prevista para os novos episódios cuja produção é assinada pela Até ao Fim do Mundo.

Fonte: Jornal de Notícias

12 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. Aqui ficam as audiências não divulgadas referentes ao dia de ontem:

18-20

Morangos com Açúcar - 6,8% de ratio e 35,4% de share
Filme - Casanova - 4,1% de ratio e 24,9% de share
Ser Português - 3% de ratio e 15,9% de share
Futebol - Cabo Verde vs Portugal - 2,2% de ratio e 15,8% de share

20-21

Jornal da Noite - 8,3% de ratio e 32,3% de share
Telejornal - 7,4% de ratio e 29,4% de share
Jornal Nacional - 6,4% de ratio e 24,5% de share

21 - 24

Tá a Gravar - 6,2% de ratio e 24,8% de share
Jogos da Lusofonia - 5,6% de ratio e 18,3% de share
Dá-me Música - 5,2% de ratio e 20,5% de share

Hoje um deles vai vencer..

O duelo de hoje à noite


Como interessado em televisão que sou, não vou perder o duelo de hoje à noite.
Na TVI temos um Herman magoado com a SIC que quer vencer. Na SIC, temos um TGV que pretende animar a família. Por fim, na RTP1 temos Febre da Dança e os Contemporâneos.
Na minha mais sincera opinião, penso que a noite será da TVI. Com a reportagem SIC a combater Herman, a melhor irá para a estação de Queluz de Baixo. Agora tudo depende do público. A partir das 21:45, Carolina Patrocínio e João Manzarra irão combater Nasci para Cantar com uma herança fraquinha muito provavelmente. Penso que depois de começar, o público vá aumentando progressivamente. Depois de TGV temos o jogo do Benfica, o que significa concorrência para Equador.

Uma incógnita este Domingo.

Mas eu faço aqui um possível top5 para amanhã:

Nasci para Cantar - 15% de ratio e 39% de share
Equador - 13,5% de ratio e 36% de share
TGV - 12,5% de ratio e 31% de share
SLB - Sion - 11% de ratio e 28% de share
Jornal da Noite - 9,5% de ratio e 32% de share

Audimetria - 11/07/2009


Ontem o dia foi renhido. A TVI e a SIC disputaram o primeiro lugar, mas a estação de Queluz de Baixo acabou por sair vencedora.
Este sábado foi um dia com pouco público. O programa mais visto foi a novela Olhos nos Olhos. No último episódio conseguiu 10.2% de ratio e 40.5% de share. Nada mau. O mau mesmo vem a seguir quando se vê que Salve-se quem Puder esteve apenas a 0,2% da novela de Rui Vilhena. Há que aqui fazer uma afirmação - Olhos nos Olhos não pegou.
Flor do Mar acabou por ficar com a mesma audiência que o programa apresentado por Diana Chaves e Marco Horácio - 10% de ratio e 32.5% de share.
O noticiário mais visto foi o Jornal da Noite com 8.3% de ratio e 32.3% de share, seguido do Telejornal com 7.4% de ratio e 29.4% de share.
A RTP1 acabou por ficar perto do share total da cabo - 20,2% contra 19%.
O 2º canal obteve 7,8% de share. Sem hóquei, o programa mais visto foi o Jornal 2 com 2.5% de ratio e 8.5% de share.

Mais informações mais logo

Fonte: Mediamonitor

11 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos este dia com as audiências que ainda não tinham sido divulgadas pelo blog referentes ao dia de ontem.

Sexta feira

19-20

Morangos com Açúcar - 8,2% de ratio e 37,4% de share
O Preço Certo - 5,6% de ratio e 26% de share
Nós por Cá - 4,4% de ratio e 20,1% de share

20-21:30

Jornal Nacional de 6ª - 9,7% de ratio e 30,6% de share
Jornal da Noite - 8,6% de ratio e 27,5% de share
Telejornal - 7,7% de ratio e 25,8% de share

21:30 - 24

Jogo Duplo - 5,8% de ratio e 15,7% de share
Caminho das Índias - 5,5% de ratio e 21% de share
XII Tourada Real - 4,6% de ratio e 17,1% de share

Hoje foi postada a Revista de Imprensa, e nela podemos ver as novidades da televisão desta semana. São exemplos o facto de Cláudia Vieira poder a vir fazer uma novela no Brasil e o regresso de Carla Andrino à TVI. Na próxima terça iremos falar no SIC Blog da série que Ana Bola anda a preparar. Não perca.

De referir que a RTP2 anda em alta. Ontem mesmo alcançou os 9,3% de share. A brincar a brincar, vai roubando público aos restantes canais. Obviamente que o jogo de hóquei entre Espanha e Portugal muito contribuiu, mas mesmo assim deixa-nos a pensar.

Amanhã há mais!

Revista de Imprensa


Boa tarde, aqui ficam as novidades desta semana..

"Não tenho um preço certo para sair da RTP"


Numa entrevista à Notícias TV, Fernando Mendes admite estar muito bem na estação pública e que chegou a ser sondado pela SIC. Apesar de estar no Preço Certo há 6 anos, o apresentador não se sente cansado, demonstrando-se até feliz pois um programa que estava previsto durar apenas 3 meses acabou por se prolongar até hoje.
Fernando Mendes diz não se preocupar com as audiências, mas considera a concorrência mais forte nos dias de hoje. Refere também que quando foi sondado pela SIC, a direcção de programas não tinha nada pensado para ele: "Gostavam que fosse para lá na altura".
A cara de Preço Certo em Euros tem exclusividade com a RTP1 há muito tempo, sendo que esta irá prolongar-se por 2 anos. Diz-se ansioso com o seu novo programa Há Festa em.., onde irá fazer dupla com José Carlos Malato.

A nova menina do Rio


A bonita actriz da SIC prepara-se para uma rentrée em cheio! É que a TV Globo e o cinema chamam-na. E pode haver mais.
Segundo a TV Guia desta semana, no dia em que assinou contrato de exclusividade com a SIC, Cláudia Vieira soube que para além de trabalhar em Portugal, poderia fazer uma "perninha" no Brasil. Tudo indica que essa possibilidade venha mesmo a acontecer uma vez que a actriz não tem agendados projectos na SIC para os próximos tempos. "Está tudo a ser estudado. Ninguém quer prescindir da Cláudia na SIC, até porque ainda se estão a estudar os orçamentos para o Inverno. Tudo vai depender das audiências e dos resultados do Verão", explica fonte de Carnaxide.


Carla Andrino volta à TVI



Após andar pela Brasil a gravar a novela Negócio da China e a gozar umas valentes férias, Carla Andrino vai voltar ao trabalho. Ela fará uma participação na série Damas e Valetes, da TVI, ao lado da ex-"moranguita" Sara Jostov. As gravações vao decorrer já na próxima semana, pois a estreia está marcada para Setembro.

Herman teve febre


É verdade, na estreia de Nasci para Cantar, Herman José sentiu-se engripado e com febre. "Como tenho a mania que sou forte, o meu sistema prega-me rasteiras. São sintomas meio gripais, espero que não seja gripe dos porcos", refere o humorísta.
Na entrevista à TV Guia, Herman confessa que no domingo sentiu "uma carga terrível".
"Sabia que tinha pessoas a torcer por mim, para que o programa corresse bem, e outras a desejarem-me mal, para que me espalhasse" e "Nos últimos tempos fui muito maltratado pela SIC, acho que já chega da bater no ceguinho" foram frases proferidas pela cara de Nasci para Cantar.
Na entrevista Herman revela que se sentiu muito bem na apresentação do novo programa da TVI: "Senti-me muito bem. Não me lembro de ter entrado em palco tão à vontade. Achei que foi um espectáculo muito bonito e familiar. Não imaginava estreia melhor".

Cláudio Ramos oferece-se à TVI


Com o fim de Fátima, o tertuliano está sem trabalho na televisão e já foi bater à porta de Queluz de Baixo.
Depois do fim do programa Fátima, Cláudio Ramos refere no seu blog o seguinte:"É altura de descansar uns tempos e voltar à televisão assim que o meu director o entender". A questão é que, na SIC, ainda ninguém o chamou para os novos projectos de Verão, e depois o comentador não é um funcionário da estação de Carnaxide, mas sim um colaborador.
Segundo a TV Guia, o tertuliano está preocupado com o seu futuro na SIC e até já contactou a TVI a oferecer-se para trabalhar. "Ele está a tentar voltar à TVI, mas está com pouca sorte", revela fonte da estação de Queluz de Baixo.

Curtas

»» Solange F, ex-apresenadora do Curto Circuito, encontra-se sem trabalho na TV.
»» Alberta Marques Fernandes sente-se em casa a trabalhar na RTPN - "A RTN tem um ritmo alucinante em termos de notícias".

Fontes: Notícias TV e TV Guia

Audimetria - 10/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. A estação de Carnaxide ficou em 2º lugar e a RTP1 em terceiro.
O programa mais visto foi a novela Sentimentos com 14% de ratio e 42,3% de share. Seguiu-se Deixa que te Leve com 12,8% de ratio e 32,3% de share.

Camilo, O Presidente subiu bastante. De 7,7% de ratio e 21,9% de share passou para 10,4% de ratio e 28,3% de share. Flor do Mar bateu mais uma vez os 40% de share, obtendo mais concretamente 41,3%.

O top5 é fechado com Salve-se quem Puder. O programa apresentador por Diana Chaves e Marco Horácio esteve mais fraquinho ontem, mas nem por isso obteve uma má audiência - 9,9% de ratio e 26,3% de share.

O Telejornal foi o mais visto da RTP1, e o 10º programa mais visto do dia com 7,7% de ratio e 25,8% de share. Apesar deste péssimo resultado a estação pública ficou apenas a uma décima da SIC. Estranho não?

Na RTP2 o jogo de hóquei entre Espanha e Portugal conseguiu 5,5% de ratio e 15,9% de share. Pode-se dizer que a RTP2 nesta semana esteve nas suas sete quintas, tendo ontem alcançado 9,3% de share no total do dia.

Notícias - Solage F é a convidada do programa "Cinco para a Meia Noite"


Depois de Diogo Morgado e Benedita Pereira chega a vez da irreverente apresentadora ser entrevistada.

Filomena Cautela recebe em estúdio na próxima segunda-feira, dia 13, no programa “5 para a Meia Noite” a apresentadora Solange F.

Depois de receber em estúdio o actor Diogo Morgado e a actriz Benedita Pereira, Filomena Cautela desafia a apresentadora para algumas perguntas e momentos de conversa.

Para seguir a partir das 00:11 horas.

Fonte: Diário de Notícias

10 de julho de 2009

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. Tal facto deveu-se a Nasci para Cantar, que neste domingo, às 23:02, chegou aos 18,3% de ratio e 50,8% de share.
O TGV ficou neste campeonato em 2º lugar. O programa apresentador por Carolina Patrocínio e João Manzarra conseguiu às 22 horas e 28 minutos 39,3% de share.


Fonte: Correio da Manhã TV

Audimetria - 09/07/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. Mas com a tourada o top5 alterou-se bastante. Deixa que te Leve foi o programa mais visto com 13,4% de ratio e 32,8% de share. Salve-se quem Puder ascendeu pela primeira vez, salvo erro, ao 2ª lugar dos programas mais vistos do dia. Mas a grande surpresa é Cenas do Casamento. A série exibida pela SIC continua a agradar aos espectadores, tendo ontem conseguido 11,2% de ratio e 27,8% de share.
Quanto à informação, o noticiário mais visto foi o Jornal Nacional com 29,6% de share. Seguiu-se o Telejornal com 28,2%. O Jornal da Noite ficou em terceiro lugar, contrariando a tendência que se tem vindo a demonstrar nesta semana - o primeiro lugar.
Na RTP2, destaque para o Hóquei. O jogo entra a França e Portugal chegou ontem aos 4,6% de ratio e 12,1% de share.


Mais informações mais logo.

Fonte: Mediamonitor

Notícias - Dupla de peso no Domingo da RTP1


Concurso da RTP põe Malato e Fernando Mendes a fazer frente a Herman José e 'TGV' da SIC

A fórmula do "Há Festa em..." esteve um ano em banho-maria. A RTP repescou-a agora para a colocar no horário nobre de domingo. À frente do concurso estará a dupla de peso: José Carlos Malato e Fernando Mendes.

O novo programa estreia na noite do próximo dia 19 de Julho e irá para o ar no mesmo horário do "Nasci P'ra Cantar", apresentado por Herman José, da TVI, e de 'TGV' na SIC, que no último domingo alcançaram muitos bons resultados. Com produção da Fremantle Media, "Há Festa em..." será um concurso semanal com duração de seis semanas, que percorrerá seis cidades portuguesas, onde quatro equipas se defrontarão em provas de destreza e conhecimento para atingir o troféu.

Numa espécie de "Jogos sem Fronteiras" local e conduzida por Fernando Mendes e José Carlos Malato - que acumulam a apresentação com os respectivos programas "Preço Certo" e "Jogo Duplo" -, a nova aposta da RTP será transmitida gravada.

Segundo José Fragoso, director de programas da estação, o programa começou por ser concebido há cerca um ano, tendo permanecido na gaveta até agora. "Este ano voltámos a pensar no assunto, com a Fremantle, como forma de o colocar como um complemento nocturno ao 'Verão Total", explicou, ontem, em Peniche, onde arranca a primeira emissão do concurso. "O conteúdo é flexível, de semana para semana, e os jogos diferentes", acrescentou.

Tendo como rivais a dupla da SIC, Carolina Patrocínio e João Manzarra, e Herman, na TVI, "Há Festa em..." marca a estreia de Mendes e Malato enquanto duo de apresentadores.

"O Fernando é o actor e eu o reactor, porque vou reagir às piadas dele. Sou um fã dele", admitiu Malato. Já Mendes definiu o epíteto do programa: "imaginem que isto será uma mistura do que o 'Preço Certo' e o 'Jogo Duplo' têm de melhor".

Fonte: Jornal de Notícias

9 de julho de 2009

Fecho


Boa noite, aqui ficam os resultados das enquetes colocadas em linha.

À pergunta "O que acha da dupla Diogo Valsassina e Vanessa Oliveira para a apresentação de Ídolos", a resposta com mais votos foi "Há melhores" com 43%. Segui-se "Má" - 34%.


A outra pergunta colocada em linha foi se Ídolos era uma boa aposta da SIC. A resposta "Sim" obteve 81% dos votos, demonstrando assim a certeza dos leitores do Televisão-Opinião de um bom programa que se avizinha.




Hoje o dia foi marcado pela notícia do regresso de Tá a Gravar. O programa irá para o ar ás 19:15 a partir da próxima segunda, substituindo assim o Nós por Cá.

Ontem o dia foi ganho pela TVI, seguida da SIC e RTP1.


Termino este Fecho com uma crónica do Diário de Notícias

A crítica de televisão vai redespertando. Nem se percebe porque é que adormecera. Supremo meio de comunicação há pelo menos meio século, a TV deu um salto qualitativo brutal nos últimos 15 anos. Entretanto, porém, deixou-se corroer pelo vírus da "realidade" (incluindo reality shows, mas também uma série de mecanismos sucedâneos dispersos pela ficção, pelos talk shows, pelos concursos e mesmo pelos formatos jornalísticos, fóruns de telespectadores incluídos). E, se a imprensa da especialidade há muito se dispensou da obrigação de pensar o fenómeno, preferindo transformar-se ela própria num tentáculo dessa "nova televisão", nem por isso os jornais tradicionais tinham de deixar-se levar na onda.

Parece-me cedo, porém, para começarmos a assentar convenções. E essa de chamarmos aos meses de Verão silly season ("estação tonta"), expressão que apareceu na semana passada um pouco por todo o lado (após o arranque das apostas de Verão dos diferentes canais), é perigosa e enganadora. Perigosa porque, dita com a leveza com que sempre a dizemos, traz desculpabilização. E enganadora porque esta estação é, na verdade, tão tonta como as outras todas, com a diferença de que os programas mais tontos são por esta altura gravados "pelo país". Tanto quanto podemos perceber, na TV portuguesa é sempre Carnaval e ninguém leva nunca a mal. Pois eu acho que devemos continuar a levar a mal o excesso de Carnaval - inclusive durante o Verão.