30 de julho de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com as já habituais audiências que ainda não foram divulgadas pelo blog.

19:00 - 20:00

Morangos com Açúcar - 7,2% de rat e 33,6% de share
O Preço Certo - 6,3% de rat e 30,2% de share
Tá a Gravar - 4,1% de rat e 18,6% de share

20:00 - 21:00

Telejornal - 10,3% de ratio e 33,7% de share
Jornal da Noite - 8,7% de rat e 27,8% de share
Jornal Nacional - 8% de rat e 26,2% de share

21:00 - 24:00

Cenas do Casamento - 9% de rat e 24,4% de share
Em Reportagem - 8% de rat e 23,6% de share
Jogo Duplo - 7,1% de rat e 19,1% de share
Caminho das Índias - 6,4% de rat e 23,9% de share
Conta-me como Foi - 6,3% de rat e 18,8% de share
A Minha Família - 3,3% de rat e 13,5% de share

Neste fecho incluímos ainda uma crónica da autoria de Nuno Azinheira do Diário de Notícias.


A 2 à frente da 1 era impensável, quando comparados os valores de investimento que Fragoso e Wemans têm

Já esta semana aqui escrevi sobre o risco de a RTP desaparecer do mapa em horário nobre durante o Verão, por causa da estratégia da empresa em apostar em horário nobre em repetições de programas para baixar os custos de grelha. Fui acusado de algum exagero. Os números dão-me razão mais cedo do que esperava. Na terça-feira à noite, o principal canal da televisão pública ficou atrás da RTP2 entre as 23.40 e a uma da manhã.

Em alguns minutos, aliás, a 2 teve o dobro do share do que o primeiro canal, uma coisa impensável quando comparados os objectivos de cada canal, os conceitos inscritos nos seus códigos genéticos e, sobretudo, os valores de investimento que cada director (José Fragoso e Jorge Wemans) tem à sua disposição.

Eu bem sei que foi pontual e correspondeu sobretudo ao período em que Fernando Alvim apresentava o seu Cinco para a Meia-Noite na RTP2 (7,9% de quota de mercado), mas não deixa de ser digno de nota que as três séries portuguesas que a televisão pública repetiu entre as 22.02 e as 24.50 tenham registado 12,9% (Conta-me como Foi), 11,7% (A Minha Família) e 5,9% (Liberdade 21).

Por outro lado, sublinhe-se a forma como a RTP2 tem sabido gerir a sua grelha, do agrado da maioria dos seus espectadores, e sendo capaz de atrair novos públicos. Este mês, como é habitual todos os ve-rões, a dois volta a subir (de 6,1% para 7,0%), embora com valores superiores aos que conseguiu no mês homólogo de 2008.

3 comentários:

Miguel disse...

Fiquei quase chocado com o resultado do Liberdade 21. Acho a série muito boa, com óptimas interpretações e do melhor que se faz em ficção nacional (tal como o Conta-me) e custa-me ver esta qualidade com resultados desastrosos (embora eu também adore o Cinco para a Meia-Noite, e tenha de recorrer ao VHS para ver a série na manhã seguinte).
Mas a culpa também é da RTP1: estreou a série a um Sábado e devido ao futebol (que destabilizou completamente a sua grelha) começou a ser exibida em horário diferentes semana após semana até a sua exibição foi interrompida. Está agora a repetir e espero que guardem os episódios inéditos para um horário melhor! Nem que seja na RTP2, cuja direcção é muito melhor que a da 1!

Miguel disse...

Eu adoro a Liberdade 21 e assumo que a vejo. Devia passar em horas decentes... Mas o povo não gosta...

DS disse...

Eu nunca acompanhei a série. Sou sincero. Nunca tive grande curiosidade. Agora sei que em termos de horários, a RTP1 não a tratou da melhor maneira.
E atirar agora com as repetições para o fim da noite, não é a melhor maneira de valorizar a série.
A RTP1 não criou um horário e um dia de semana estável de Liberdade 21. Basta dizer que eu nem me lembrava qual era o dia que dava. Posso dizer que o Conta-me como Foi dava ao Domingo, a Minha Família à terça ou quinta (não me recordo do dia em concreto)..e o Liberdade 21 estreou a um sábado. Em termos de horários é o que sei desta série uma vez que a RTP1 não soube fidelizar o público.