14 de maio de 2009

Domingo - XIV gala dos Globos de Ouro na SIC

Dia 17 de Maio, a partir das 21 horas, serão conhecidos - durante a Gala no Coliseu dos Recreios - os vencedores cujo trabalho mereceu nota máxima entre os talentos que se destacaram ao longo de 2008.

Aqui ficam as categorias com os respectivos nomeados


MELHOR FILME

  • «Amália», de Carlos Coelho da Silva
  • «Aquele querido mês de Agosto», de Miguel Gomes
  • «Entre os Dedos», de Tiago Guedes e Frederico Serra
  • «Mal Nascida», de João Canijo

    MELHOR ACTRIZ

  • Anabela Moreira
  • Catarina Wallenstein
  • Isabel Abreu
  • Sandra Barata Belo

    MELHOR ACTOR

  • Filipe Duarte
  • Gonçalo Waddington
  • Ivo Canelas
  • Nuno Lopes


    DESPORTO

    MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL

  • Bruno Alves
  • Cristiano Ronaldo
  • Danny
  • João Moutinho

    MELHOR TREINADOR DE FUTEBOL

  • Jesualdo Ferreira
  • Jorge Jesus
  • José Mourinho
  • Manuel José

    MELHOR DESPORTISTA

  • Frederico Gil
  • Naide Gomes
  • Nelson Évora
  • Vanessa Fernandes


    MODA

    MELHOR MODELO FEMININO

  • Alice
  • Erika Oliveira
  • Flor
  • Jani

    MELHOR MODELO MASCULINO

  • Bruno Rosendo
  • Jonathan e Kevin
  • Nuno Lopes
  • Ricardo Claudino

    MELHOR ESTILISTA

  • Alves/Gonçalves
  • Filipe Faísca
  • José António Tenente
  • Luís Buchinho


    MÚSICA

    MELHOR INTÉRPRETE INDIVIDUAL

  • Camané
  • Mariza
  • Rui Reininho
  • Tony Carreira

    MELHOR GRUPO

  • Buraka Som Sistema
  • Da Weasel
  • Deolinda
  • Mesa

    MELHOR REVELAÇÃO DO ANO

  • Classificados
  • Deolinda
  • Perfume
  • Rita Redshoes


    TEATRO

    MELHOR ACTRIZ

  • Beatriz Batarda
  • Manuela Maria
  • Maria José Paschoal
  • Rita Durão

    MELHOR ACTOR

  • Henrique Feist
  • João Grosso
  • José Raposo
  • Romeu Costa

    MELHOR PEÇA/ESPECTÁCULO

  • «A Floresta»
  • «Cândido ou o Optimismo»
  • «Saga-Ópera Extravagante»
  • «West Side Story»

  • E os convidados são..



    Fonte: Tvi24 e Sic Online

    Análise das audiências de Camilo - O Presidente

    Camilo de Oliveira voltou à SIC, agora como Camilo Tondela, o Presidente da Junta de Freguesia de Fanecas de Cima. O Presidente Camilo acumula também os cargos de Presidente dos Bombeiros e dirige o Fanecas Sport, o clube desportivo local.

    O episódio de estreia registou 10.8% de audiência média e 27.1% de share. Camilo, o Presidente foi visto por um total de 1.853.700 espectadores que viram em média mais de 14 minutos, o que representa 55% da duração total do programa. O melhor minuto foi transmitido pelas 21:33, quando cerca de 1.138.600 espectadores em média se encontravam a ver o programa.



    Fonte: Marktest

    Audimentria - 13/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Tvi. Segui-se a Rtp1 e a Sic voltou ao habitual 3º lugar.
    O programa mais visto foi a novela Deixa Que Te Leve, com 18,1% de ratio e 43,8% de share.
    Na Rtp1 é de destacar a boa prestação de Portugal em Directo que quase chegou aos 27% e a do Preço Certo que bateu os 30%, algo que já não acontecia há algum tempo. Já a noite na estação pública não correu da melhor maneira. Tanto a série A Guerra como Duelo Final estiveram na casa dos 12% de share.
    Na Sic o dia foi equilibrado. Apesar do share diário, não há programas abaixo dos 20% de share das 18:00 até às 24:00 horas. Caminho das Índias subio (5,9% de ratio e 20,3% de share), assim como Nós Por Cá (5,5% de ratio e 204% de share).
    A estreia de Flor do Mar antes do Jornal Nacional foi boa - 9,3% de ratio e 32% de share - mas notou-se um acréscimo de público nos programas da concorrência. Morangos com Açúcar a fazerem mais de 38% de share antes da novela de horário nobre.


    Notícias - Radical entre estreias e saídas

    O "Portugal meu amor" tentou perceber o que significa ser português hoje em dia. Criado por Hugo Gonçalves, o programa da SIC Radical que hoje estreia propõe-se contar histórias de cantores rap da Cova da Moura, de polícias ou até de actores porno.

    Sem perspectiva de regressar à sua grelha estão, por outro lado, os programas "Vai tudo abaixo" e "Bruno Aleixo".

    Em 30 minutos, explica a estação, "Hugo (jornalista) partirá das memórias do Portugal do passado, para encontrar o Portugal presente - o país dos futebolistas de bigode, que vê agora os seus atletas usados em campanhas publicitárias por todo o Mundo".

    Tanto o futuro da equipa chefiada por Jel como os humoristas de "Bruno Aleixo" não renovaram contrato com o canal. Jel limita-se a lamentar o facto, dizendo: "SIC não tem dinheiro para o 'Vai tudo abaixo". A equipa de humoristas que assegura o boneco também está pouco optimista quanto ao seu futuro naquela antena.

    Fonte: Jornal de Notícias

    13 de maio de 2009

    Crónica de TV - Joel Neto

    Dobragem nunca mais!

    'Oprah' teve tudo: uma tradução cuidada e uma locução cheia de ênfases. Mas faltava a atmosfera.

    Há um momento exemplar no programa dedicado por Oprah Winfrey a Kate e Gerry McCann (SIC, na segunda-feira). Seguido pelas câmaras, o casal tem uma reunião com o perito forense que está a desenhar um retrato de Maddie em 2009, altura em que a criança tem (ou teria) seis anos. Então, diz Kate: "Acho que essa imagem nos faz lembrar aquilo que nós perdemos. E sobretudo aquilo que a Maddie perdeu." E acrescenta Gerry: "Se essa Madeleine nos entrasse agora pela porta dentro, seria como se nunca se tivesse ausentado."

    É um momento constrangedor. Kate e Gerry estão a olhar para o perito, mas a falar para as câmaras. E o espectador de Oprah, naturalmente, volta a questionar-se: "Até que ponto esta gente está a representar?" Pois é precisamente por isso que a dobragem do programa, em vez da sua competente legendagem, foi um erro crasso. Estava lá tudo o que era possível: uma tradução cuidada, uma locução cheia de ênfases - e ainda as pausas, os tiques e as repetições próprias da oralidade. Mas faltava a atmosfera. Faltavam as profundidades de campo das diferentes falas. Faltava o stereo. E faltavam as subtis nuances de tom, que sempre são o que mais significado tem numa conversa.

    Talvez seja por isso que a ficção estrangeira desapareceu do nosso horário nobre generalista: porque temos um índice de iliteracia absurdo e muita gente não consegue sequer perceber as legendas. Mas o programa de Oprah não era ficção, pois não? Pois não?

    Fonte: Diário de Notícias

    Audimentria - 12/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Tvi, seguida da Rtp1. Em 3º lugar ficou o Cabo com 3 décimas a mais que a Sic.
    O programa mais visto foi a novela Deixa que Te Leve, que obteve 19,4 de ratio e 47,9% de share. Flor do Mar a começar mais tarde perdeu público. Veremos como será hoje.
    Na Rtp1 o Festival da Canção constou no top5, quarto lugar, obtendo quase 30% de share. Um bom resultado tendo em conta o facto de actualmente este desfile de música não ser vivido como antigamente.
    A Sic teve outro dia mau. Das 18:00 até às 24:00 horas o programa com mais share foi o Jornal da Noite - 21,7%. Seguiu-se Três Irmãs com 21,2%, sendo que o Especial Insegurança bateu no fundo - 5,4% de ratio e 13,1% de share. Até Duelo Final teve mais audiência - 5,8% de ratio e 14,3% de share.
    Telejornal a fazer 7,5% de ratio e 28,6% de share antes do Festival.
    De referir a boa estreia da série O Mentalista na Rtp2 - 2,9% de ratio e 9,2% de share.

    12 de maio de 2009

    Última hora

    Flor de Lis levam Portugal à final da Eurovisão!

    Aqui fica a música que cantam - Todas as Ruas do Amor.


    Notícias - Flor de Lis em Moscovo

    “Temos fãs em todo o Mundo”

    Vestida de preto, "num estilo entre o tradicional e o contemporâneo", Daniela Varela, a vocalista dos Flor-de-Lis, actua esta noite em Moscovo, Rússia, tentando o apuramento para a Eurovisão. "Mais do que uma grande responsabilidade é uma alegria e uma honra representar Portugal. Vamos dar o nosso melhor para passarmos à final", disse ao CM a representante portuguesa à Eurovisão.

    A banda portuguesa espera ser apurada para a final, que decorre sábado na capital da Rússia

    "Estamos há dez dias em Moscovo e está a ser uma experiência única para o grupo. Estão 26 graus, a cidade é enorme e muito bonita. Temos fãs em todo o Mundo e que vêm ter connosco", contou a vocalista dos Flor-de-Lis que esta noite interpretam ‘Todas as Ruas do Amor’, em 16º lugar na primeira semifinal. Antes desta actuação, os concorrentes portugueses ainda têm um ensaio geral.

    "Temos experimentado penteados e adereços. Tudo tem de estar definido antes do ensaio geral de hoje", revelou a portuguesa.

    Apesar de optimista, Daniela Varela lamenta que Portugal nunca tenha vencido o certame: "O nosso país já levou temas muito bonitos à Eurovisão. Mas nunca venceu o Eurofestival. Porquê? Acho que é por isso que as pessoas vão ficando desalentadas e menos interessadas neste evento".

    Hélder Reis comenta para a RTP as semifinais e a final, no dia 16, do 54ª Festival Eurovisão, no Olimpiisky Indoor Arena, em Moscovo.

    Fonte: Correio da Manhã

    Audimetria - 11/05/2009


    Ontem as perguntas sobre as audiências do dia hoje seriam as seguintes:
    Quanto fará Feitiço de Amor e Deixa que te leve?
    Qual será o canal menos visto?
    Qual o share que a Tvi iria obter?

    As respostas estão à vista. Feitiço de Amor quase bateu os 65% de share! Deixa que te leve apesar de um share mais baixo - 52,8% - foi o programa mais visto do dia com 23,2 % de ratio.
    A Tvi conseguiu ,penso eu, o seu maior share em toda a sua história 40,1%. Mas apesar disto está longe daqueles que a Sic alcançou no passado (cerca de 50%).
    A estação de Carnaxide conseguiu a proeza de colocar no 5º programa mais visto do dia o seu Especial Informação sobre Maddie. 11,2% de ratio e 25,8% de share. O canal foi o menos visto do dia com 18,9% de share. A Rtp1 não ficou muito à frente. 19,6% de share na média do dia, sendo que o Telejornal foi o seu programa mais visto do dia (9,3% de ratio e 24% de share).

    Resta aqui desejar os parabéns à Tvi pelo seu desempenho no dia de ontem, apesar de achar que este sucesso se deve a mais do mesmo, ou seja - novelas. Mas se o povo gosta venham elas!

    Ps - Depois dos quadros disponibilizados pelo blog A Minha Tv, vemos que a entrevista de Oprah na Sic fez 13,5% de share e Caminho das Índias 11,8%. Na Rtp1 Duelo Final não passou dos 12,3% e o especial Eleições 2009 ficou-se 9,3% de share. É de referir que a partir das 22:30 a principal concorrente destas estações não foi a Tvi mas sim a Rtp2, principalmente no ratio.

    11 de maio de 2009

    Momentos

    Esta é a nova rubrica do blog. Nela grandes momentos televisivos vão estar em evidência, assim como actores e programas. Se houve algum momento que te ficou na cabeça, mas tarde ou mais cedo ele vai estar aqui! Espero que gostem.


    Aqui fica um excerto da novela Amanhecer transmitida na Tvi.
    O único porquê de postar este vídeo é um. A Sara Barradas e o Diogo Martins são dois seres que começaram bem cedo a trabalhar em televisão. Ao encontrar este vídeo vejo como cresceram, e como já em pequenos eram bons actores. Por isso quis partilhar isto com vocês.

    Audimetria - 10/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Tvi. É verdade. Mais uma vez andou perto dos 35% de share. Fico incrédulo ao ver que programas da concorrência nem aos 15% de share chegam. Exemplo disso são o Atreve-te a Cantar da SIC que obteve 5,2% de ratio e 13,9% de share e Os Contemporâneos com 3,9% de ratio e 10,3% de share.
    Apesar disto é de destacar o programa conduzido por Sílvia Alberto Febre da Dança, que subiu de 5,9% de ratio e 15,4% de share para 7,1% de ratio e 17,8% de share. Obviamente que esta audiência nada se compara ao concurso da Tvi Uma Canção Para Ti que quase chegou aos 55% de share.
    É de referir que Equador aumentou. Passou de 11,9% para 17,2% de ratio.


    A tarde foi ganha pela Sic com o filme Malucas das Cabeleireiras (28% de share). A Tvi ficou atrás com 25,6% e a Rtp1 com o Preço Certo não fez mais que 20,9%.

    Nota negativa para Caminho das Índias que ontem fez apenas 3,7% de ratio e 15,7% de share.
    O programa da Rtp2 Desporto 2 a fazer ao longo da tarde 8,0% de share. Nada mau!

    Quanto aos canais de informação aqui ficam os resultados:

    SIC Notícias - Share de 3,9% com uma média de 31,300 espectadores. (5º lugar)
    RTP-N - Share de 2,1% com uma média de 16,800 espectadores. (9º lugar)
    TVI24 - Fora dos 15 mais vistos.

    10 de maio de 2009

    Audimetria - 09/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Rtp1. Não me surpreendeu. A Vila Faia deu a liderança ao Telejornal que por sua vez garantiu um bom resultado do jogo entre o Sporting e o Vitória de Setúbal.
    Apesar disso a novela Feitiço de Amor foi o programa mais visto com 16% de ratio e 41,1% de share. Com ela, outras duas da estação de Queluz figuraram no Top5 tal como podemos ver. Flor do Mar e Olhos nos Olhos ocuparam respectivamente o 3º e 5º lugares.
    O programa mais visto da Sic foi o Jornal da Noite que ocupou a 10ª posição dos mais vistos do dia. Obteve 8,5% de ratio e 24,9% de share.

    O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


    Apesar de não ter sido colocada em horário nobre, Vila Faia foi uma aposta ganha na Rtp1. Tendo liderado frequentemente as tardes de Sábado e Domingo, a novela conquistou cerca de um milhão de espectadores ao longo da sua emissão. Merece o sinal positivo desta semana.

    O pior da semana vai para Prós e Contras que nesta Segunda feira fez 3% de ratio e 11,8% de share. À mesma hora a Rtp2 pairava nos 2% de ratio e entre os 6 e 8% de share.
    Demasiado perto para estes canais tão distintos.

    Crónica da TV - Nuno Azinheira

    O humor de Camilo é popularucho. Mas isso não interessa. O que é certo é que ele fá-lo como ninguém.

    Estava-se mesmo a ver. Num país que renasceu num 25 de Abril, não é surpresa para ninguém que um Presidente tenha sido batido por uma Generala... Voltou a ser assim, sexta-feira à noite. A estreia de Camilo, o Presidente não esteve mal (27% de quota, mais de um milhão de espectadores no actual contexto da SIC é quase uma revolução...), mas perdeu para Manuela Moura Guedes e o seu Jornal Nacional. Bastou a hora e meia da praxe de notícias e opiniões (ou opiniões e notícias, que a ordem dos factores é arbitrária...) na TVI para que a estreia da SIC ficasse para segundo plano. Mesmo assim, foi o melhor programa da estação, chegou ao quinto lugar do dia, coisa há muito não vista em Carnaxide. O que tem de tão especial este homem sem idade, que faz tanto segredo da sua? Camilo resume: "É um humor popular, sem ser popularucho." O cliché vale o que vale e nestas coisas vale pouco. O humor de Camilo é obviamente popularucho e não é por não ter asneiras nem palavrões que o deixa de ser. Mas também não é isso que interessa. O segredo do sucesso de Camilo é que ele sabe fazer aquilo como ninguém: aqueles maneirismos, aquelas caretas, aquela forma popular de fazer comédia, aquela ternura que nos faz pensar "oh, que querido. Tão velhote e ainda tão bem". E depois, é, como sempre foi, muito bem produzido. Aqueles 25 minutos resultam porque não há ali truques. São genuínos. E ninguém ousa não gostar de um avôzinho querido, genuíno, e que luta por se manter vivo...

    9 de maio de 2009

    E aqui está o novo Televisão - Opinião

    Espero que o novo layout do blog vos agrade!

    Estreias

    Deixa Que Te Leve


    Novela da TVI gravada em Arcos de Valdevez vai substituir "Feitiço de Amor" a 11 de Maio

    Foi em ambiente de arraial minhoto que José Eduardo Moniz apresentou, ontem, a nova novela da TVI intitulada "Deixa que te leve". Arcos de Valdevez serviu de cenário ao evento, já que ali estão a decorrer parte das gravações.

    O lançamento decorreu na Quinta de Parada, em Arcos de Valdevez. E a festa, onde se anunciou a estreia a 11 de Maio, quando esta substituirá "Feitiço de Amor", reuniu no mesmo espaço actores, elementos de produção, autarcas e, claro, José Eduardo Moniz. Segundo o director-geral, os portugueses "vão poder ver uma história romântica, muito comovente em muitos aspectos e também muito familiar. É uma novela que tem de ser vista com um enquadramento de beleza muito acentuado".

    Lisonjeado com os elogios, o vive presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves Amaral, considerou "um motivo de orgulho" a vila ter sido escolhida pela produção. "Foi muito importante termos conseguido cativar a TVI e a Plural para gravar aqui. Esta é uma oprtunidade de promoção do concelho, das suas gentes e das suas paisagens", frisou o autarca.

    Numa primeira fase, as cenas dividem-se entre Arcos Valdevez e outro concelho vizinho. "Conseguiu-se convencer a produção de que as nossas condições são excelentes", explicou ainda o autarca. Entre o que tem para oferecer, João Manuel destacou "as paisagens, o ex-libris que é a Peneda-Gerês, uma praia fluvial agradável, a gastronomia e bons vinhos".

    A nova novela narra a história de Maria Della Luce Távora Gonzaga Valenti, duquesa de Orvieto. Farta da perseguição dos paparazzi, a jovem abandona Itália. Portugal, mais concretamente Arcos de Valdevez e Peneda são o refúgio escolhido daquela que, por cá, dará pelo nome Luz.

    No Minho, a protagonista reencontra Octávio Távora, tio materno e proprietário do hotel Paço da Nascente, e conhece Pedro Alves, um rapaz humilde e amigo dos lobos. Opostos, os jovens apaixonam-se, apesar dele estar comprometido com outra.

    O quase obrigatório triângulo amoroso acontece em mais um projecto de ficção nacional e dá chama ao produto onde não faltam também truques menos limpos. Vítima de chantagem, Octávio, tio de Luz, perde a exploração de um nascente e acaba por morrer vítima de enfarte. A sobrinha irá descobrir o que se passou, até porque fica com o hotel e, consequentemente, os problemas de Octávio. Além da região Minhota, o enredo vai passar também por Lisboa. Na capital, Luz vai encontrar algumas respostas para o que se passou com o tio. É também ali que vai ser assaltada, numa altura em que procura Delfina Calçada (Maria José Pascoal), com que o tio teve uma relação fortuita, da qual nasceu Filipa (Vera Kolodzig), que ele nunca reconheceu como filha.

    Notícias

    FC Porto/Nacional em exclusivo na Sport Tv

    A estação Sport TV vai transmitir este domingo a partida que pode dar o tetra ao FC Porto. O jogo FCPorto/Nacional vai para o ar às 20.15 horas.

    O Estádio do Dragão é o palco do jogo que pode dar o título ao FC Porto.Com 6 pontos de vantagem em relação ao Sporting, o FC Porto garante o título de campeão 2008/2009, caso vença ao Nacional da Madeira.

    Além do jogo, se houver festa, a estação de desporto promete acompanhar as celebrações.

    Audimetria 08/05/2009

    Bom, a notícia principal deste Sábado é a curiosidade da audiência de Camilo - O Presidente. Pois bem, o programa de humor da estação de Carnaxide entrou no Top5 dos mais vistos do dia com 10,7% de ratio e 27% de share. Um bom resultado para o actual panorama da Sic. O dia é também marcado pela vitória de Feitiço de Amor, que prepara um bom resultado para Segunda feira. O Jornal Nacional de 6ª feira foi o mais visto dos noticiários tal como podemos ver no quadro, sendo que o Telejornal obteve 8,8% de ratio e 25,7% de share.

    Os shares totais do dia deram a vitória à Tvi (34,9%), seguida
    da Sic (22,7%) e por fim a Rtp1 (19,6) A Rtp2 obteve 5,1% e o cabo 17,7%.


    Antes de terminar este post vou encerrar a sondagem colocada ontem no blog sobre que audiência esperariam que Camilo - O Presidente tivesse. Esta surgiu cerca de 2 horas antes do programa ir para o ar e obteve 8 votos. Nada mau em algumas horas.



    Audiências finais do mês de Abril

    A Tvi liderou as audiências no mês de Abril com 30,4% de share, seguida da Rtp1 (23,2%) e da Sic (22,4%). A estação de Carnaxide, porém venceu o canal público no horário nobre, com 21,8% de share. Entre as 20:00 e as 24:00, a Rtp1 registou 21,5% e a Tvi 36,7%. Comparativamente ao período homólogo de 2008, apenas a Rtp2 e os canais do cabo apresentam uma subida nas audiências, a primeira com 5,8% (5% em 2008) e a segunda com 18,2% (15%). O desafio da Liga dos Campeões entre o FC Porto e o Manchester United, exibido no dia 15 na Rtp1, foi o programa mais visto do mês com 24,7% de audiência. Seguem-se o documentário "Maddie: a Verdade da Mentira (Tvi, 23,4%) e o Manchester United/FC Porto (Rtp1, 21,5%).



    Fonte: Correio Tv (revista do Correio da Manhã)

    MMV - Minuto Mais Visto da Semana


    Após duas semanas de ausência, a rubrica Minuto Mais Visto volta. No entanto as surpresas não são muitas. O concurso da Tvi Uma Canção Para Ti consegui no dia 3 de Maio mais de 60% de share às 22 horas e 31 minutos.
    Na Sic o minuto mais visto passa despercebido.

    8 de maio de 2009

    Especial Televisão-Opinião

    Amanhã o blog vai ser permanentemente actualizado durante o dia.
    Esta vai ser apenas uma amostra do que se passará a partir do Verão.

    Visitem!

    Audimetria - 07/05/2009


    Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. E já começa a ser frequente que esta vitória se traduza que o Top5 seja ocupado por programas "made in" Queluz.
    O programa mais visto do dia foi Flor do Mar com 19,6% de ratio. Feitiço de Amor ficou com menos 1% de ratio - 18,6% - apesar de o seu share ser superior: ultrapassa os 50%.
    O Jornal Nacional foi o noticiário mais visto de ontem, seguido do Telejornal (programa mais visto da Rtp1) - 10,7% de ratio e 25,7% de share - e do Jornal da Noite (programa mais visto da Sic) - 10,1% de ratio e 28,6% de share.
    O Jornal 2 ocupou o primeiro lugar dos mais vistos da Rtp2 - 2,7% de ratio e 6,7% de share.

    Estreias

    Camilo - O Presidente



    Camilo de Oliveira é Camilo Tondela,
    o Presidente da Junta de Freguesia de Fanecas de Cima.

    A sua linhagem está, desde há muito, ligada à governação daquela recôndita aldeola. O seu bisavô era Presidente, tal como o seu avô, o seu pai e finalmente ele próprio.

    Além dos destinos da Junta, Camilo dirige também os Bombeiros Voluntários, cujo aquartelamento alberga um estupendo batalhão de dois elementos; bem como o Fanecas Sport, clube desportivo local, destacado último classificado das distritais de futebol veterano; sendo ainda líder da Associação dos Aplicados da Sueca e ainda também do Grupo dos Amigos da Malha e ainda da Liga dos Industriais de Fanecas de Cima e ainda da Rádio Central de Fanecas de Cima e ainda do Movimento Aeroporto em Fanecas e finalmente da Frente Unida TGV em Fanecas.

    Em todos estes organismos sociais, de maior ou menor interesse público, desempenha as funções de Presidente.

    Eterna rival, a Freguesia de Fanecas de Baixo, através do seu Presidente, Rafael Manteigas, um jovem pimpão atirado a grandes voos políticos, despoletará grande parte dos problemas que agitarão a tranquila administração de Camilo. Por outro lado, serão muitas vezes elementos exteriores à trama central os causadores das complicações. No município, as directrizes são ditadas por uma voz à qual não se conhece o rosto, mantendo-se entre o autarca e os seus mais directos subalternos uma relação de absolutismo mafioso.

    A acção desenrola-se maioritariamente nos espaços principais da Junta de Freguesia. Entre o gabinete de Camilo Tondela, a sala de secretariado e atendimento ao público e o corredor onde todos os caminhos se cruzam, terão lugar inúmeras peripécias, aventuras, intrigas e falcatruas. Em todas o Presidente será responsável ou responsabilizado, vendo-se amiúde em situações embaraçosas, sentindo o seu bom-nome ameaçado, mas saindo sempre por cima.

    Perante as adversidades, Camilo, a quem tudo corre mal, tem ao seu lado os seus leais funcionários Gilberto Contradanças e Edite Sardinha.

    Com o talento ímpar de Camilo de Oliveira a dar vida a um azarado Presidente de Junta e um conjunto de situações insólitas, ridículas, inesperadas e sempre cómicas, a série propõe-se, não só a contar as venturas e desventuras de Fanecas de Cima, mas também a troçar alguns aspectos das jogadas políticas muito habituais nos pequenos e grandes círculos do nosso país.

    Audiências de Terça feira

    Devido à não actualização das tabelas de audiências do blog A Minha Tv, decidi postar esta proveniente do 24 horas referente a Terça feira.


    Luta Directa


    Vencedor do dia


    Derrotado do dia



    7 de maio de 2009

    Audimetria - 06/05/2009

    6 de maio de 2009

    Audimentria - 05/05/2009


    Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. Mesmo com jogo da linha dos Campeões na Rtp1, a estação pública não fez grande concorrência a Queluz.
    Na Sic o programa mais visto foi Malucos do Riso com 9,2% de ratio e 22,5% de share.
    O Telejornal foi o noticiário mais visto de ontem , tendo superado os 40% de share.
    Na Rtp2, o último episódio de Anatomia de Grey bateu os 8% de share.

    Notícias - Fátima Lopes regressa à Sic

    A apresentadora regressa ao trabalho na segunda-feira, dia 1 de Junho, para comandar o ‘Fátima’

    A apresentadora regressa ao trabalho na segunda-feira, dia 1 de Junho, para comandar o ‘Fátima’




    Fátima Lopes regressa ao ecrã no próximo dia 1 de Junho, uma segunda-feira, data em que termina a licença de maternidade. A apresentadora, que foi mãe de Filipe no dia 26 de Fevereiro, está de volta ao seu programa das manhãs da SIC, ‘Fátima’.

    O pequeno Filipe é o primeiro filho da apresentadora e do enfermeiro Luís Morais, com quem está casada há cinco anos. Fátima tem uma filha, Beatriz, de nove anos, fruto de um anterior casamento.

    Durante a licença, Fátima Lopes foi substituída primeiramente pela dupla Merche Romero/Carlos Ribeiro e depois apenas pela modelo e apresentadora natural de Andorra.

    No seu site, www.fatima.tv/, a apresentadora partilhou com os fãs a felicidade de ser mãe pela segunda vez: "É uma enorme alegria. Eu, o Luís, a Beatriz e o Filipe estamos muito felizes." Fátima Lopes contou ainda que "foi um parto maravilhoso", tal como tinha sido da primeira vez.

    Além de apresentadora, Fátima Lopes destaca-se também como autora de romances. Lançou em 2006 ‘Amar Depois de Amar-te’, o livro mais vendido do ano. Em 2007, foi a vez de ‘Um Pequeno Grande Amor’ e já este ano ‘A Viagem de Luz e Quim’, publicados pela editora espanhola Esfera dos Livros que os traduziu para a língua de Cervantes.

    OUTROS DADOS

    'CONTACTO'

    O programa vai deixar a grelha das tardes da SIC e ser substituído por um outro que percorrerá Portugal de lés a lés.

    VERÃO NA SIC

    O especial de Verão será apresentado por Maya, Merche Romero, Daniel Oliveira, Nuno Graciano, José Figueiras e Nuno Eiró.

    DE HELICÓPTERO

    No formato, Diana Chaves visita as localidades por onde passou Bárbara Guimarães com ‘A Minha Terra Quer’, mas agora no concurso ‘Exploradores’, semelhante a ‘Caça ao Tesouro’

    5 de maio de 2009

    Estreias

    Segundo o Sic Blog, o programa de Camilo de Oliveira irá estrear esta Sexta.
    Aguardam-se novidades.

    Audimetria - 04/05/2009


    Basta dizer que a houve uma estação que ontem fez 34% de share, para se compreender que foi a Tvi. E para isso apenas contribuiu um motivo. A partir das 18:30 os shares da estação de Queluz andaram sempre acima dos 30%, sendo que Feitiço de Amor da noite passou os 50%.
    É de destacar a Reportagem Tvi que obteve 16,1% de ratio, superando as Notas Soltas (9,1%) e Mário Crespo Entrevista (7,1%).

    Os Malucos do Riso foram o programa mais visto da Sic - 10,1% de ratio e 24,4% de share. Quanto a Caminho das Índias verificou-se uma queda de cerca de 8% no share. Ontem obteve 20,4%. Simultaneamente Olhos nos Olhos fazia 35,4% e Prós e Contras 11,8%.

    O Telejornal foi o programa mais visto da Rtp1, com menos 1% de ratio que o noticiário da Tvi - 10,1% e 29,7% de share. Duelo Final a fazer 18,4% de share.

    Por fim, de referir que a transmissão da entrevista de Kate e Gerry McCain na Sic à 00:00 obteve 5,2% de ratio e 30% de share. Cerca de 492 mil espectadores seguiram este programa.


    Audiências dos canais de informação

    Sic Notícias - 4º lugar - Uma média de 4,4% de share e 26,700 espectadores
    Rtp N - 10º lugar - Uma média de 1,2% de share e 7,400 espectadores
    Tvi 24 - 13º lugar - Uma média de 1% de share e 5,800 espectadores

    4 de maio de 2009

    Debate - Opinião

    Está de volta o espaço de opinião no blog. Depois de perguntar qual o vosso ponto de vista acerca das audiências do Tvi24, hoje o tema será um pouco diferente. Tendo em conta as enquetes que se encontram disponíveis no blog, penso que este será um bom debate para os próximos dias.

    Depois de 4 anos de Só Visto na Rtp1, consideram que o programa tem futuro?

    A Personalidade


    Depois de na semana passado a personalidade em destaque neste espaço ter sido Herman José, hoje Manuel Luís Goucha sucede-lhe.



    O apresentador que inventou e apresentou em tempos "Praça da Alegria", saiu da RTP sem aviso prévio. Na TVI, depois de fracassar em "Olá Portugal", revelou-se no "Você na TV!", talk show que apresenta actualmente com Cristina Ferreira.

    Manuel Luís Goucha não tem papas na língua, quando diz que: "Quando tinha cinco anos já queria ser conhecido. Nunca quis ser médico, nem professor, queria ser conhecido, só isso. Na altura, não se usava levar as crianças ao psicólogo, mas hoje em dia isto seria encarado como uma chamada de atenção. Ficava em frente à televisão como se fosse uma câmara e fazia conversas de horas com amigos imaginários. Só muitos anos mais tarde, já a fazer a "Praça da Alegria" é que me lembrei dessa brincadeira. Acho que ainda ando a brincar, só que, agora, é com pessoas e com câmaras a sério. Por isso, sei que sou um belíssimo profissional", diz o apresentador, com modéstia à parte.

    Tem consciência que em televisão, existe um certo prazo de validade do apresentador ou actor; de alguém que dê a cara em televisão por muito tempo. No entanto: "Acho que tenho sabido reciclar-me e acho, também, que o público gosta mais de mim agora do que quando comecei a fazer a "Praça da Alegria". O "Você na TV" permitiu-me mostrar uma faceta que desconheciam em mim... As pessoas descobriram que eu sou sensível, que sou um ser humano solidário e com emoções, como os outros! Confundiam a minha altivez com arrogância e eu não sou arrogante. Simplesmente, não pelo desculpa por ter nascido e não ando de cabeça baixa".

    Quando se fala de Teresa Guilherme, o apresentador afirma imediatamente: "Essa não é uma amiga da televisão! A nossa amizade vem de antes e continuou pelo tempo fora." Quando se abre a opção de algum dia Manuel Luís Goucha dizer só, e apenas a verdade, ele confessa: "A Teresa sabe tudo ou quase tudo da minha vida, mas as pessoas que me vêem na televisão não precisam de saber mais do que já sabem. Se eu contasse tudo, perdia o meu lado misterioso e, logo depois, perdia o interesse", falando sobre a sua possível participação no novo programa de Teresa Guilherme, "O Momento da Verdade".

    Manuel Luís GouchaUtilizando uma máquina do tempo fictícia, voltamos com o tempo atrás, a 1991, altura em que Manuel Luís Goucha, de cozinheiro virou apresentador. Estreou-se nas manhãs da RTP, e foi aí que o descobriram. Porém, viu muitos virar-lhe as costas, tudo porque acusavam-no de nunca ter dado a Sónia Araújo a oportunidade que ela merecia. Sobre o assunto, Manuel Luís Goucha responde à letra: "A Sónia não era co-apresentadora do programa, era uma espécie de assistente... Como é que podia dividir com ela, um trabalho que era meu? Era eu que preparava o trabalho até à exaustão; por isso, não fazia sentido chegar ao pé dela e dizer: 'Olha, toma lá umas perguntas...' As entrevistas estavam todas contruídas por mim. Já no "Você na TV!" houve dois apresentadores desde o primeiro dia e, felizmente, desenvolveu-se uma relação de afecto entre mim e a Cristina. Podemos dizer que estamos em sintonia."

    "O público não percebeu que eu não era - e não sou - funcionário de nenhuma estação televisiva", é o que afirma Manuel Luís Goucha, quando é falado da sua saída sem aviso da RTP. O apresentador salienta ainda que: "O povo só fez as pazes comigo passados dois anos, por isso é que o "Olá Portugal" foi um fracasso. Reconquistei o público com a ajuda do "Você na TV!", que era diferente do que estava a ser feito nas manhãs dos outros canais", explica.

    Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira

    Se falar do "Você na TV!", e não falar da Cristina Ferreira, é um espanto para Manuel Luís Goucha, que não poupa elogios à apresentadora. Confessa que foi um pouco dificil ao início dividir o protagonismo com Cristina Ferreira, no entanto, aprendeu a dividí-lo. Actualmente, o guião do programa é discutido pelos dois, a maioria das vezes por telefone. Se os dois concordarem, avançam, se não, conversam e acertam as ideias. Goucha também sente-se orgulhoso quando diz que: "Até hoje nunca houve a mínima beliscadura entre nós e isso seria normal entre duas pessoas que trabalham em televisão. Orgulho-me por conseguir dividir o meu protagonismo com ela há quatro anos."

    Manuel Luís Goucha não poupa elogios, mas Cristina Ferreira também não: "A minha admiração pelo Manel já vem desde que comecei a vê-lo na televisão. Sempre foi uma referência para mim e, depois, foi meu professor, quando diz o curso.","Fiquei um bocado assustada quando soube que tinha de trabalhar com o Manel. Custava-me muito tratá-lo por tu, na primeira semana, mas hoje em dia posso dizer que ele é um dos poucos amigos que fiz na televisão e que será, certamente, um amigo para a vida, embora não passemos o tempo em casa um do outro."

    Muitas são as mulheres 'do Manel', mas existe uma que se destaca na sua vida: D.ª Maria de Lurdes: "A mãe é muito importante. Mãe é matriz", afirma Manuel Luís.

    Manuel Luís GouchaSobre a família, explica: "Sou filho de pais separados e, desde os três anos, vivi com a minha mãe, a minh avó e o meu irmão, que tem agora 51. por que é que eu nunca falo do meu irmão, de quem gosto? Porque tive irmão até aos 17 anos, depois vim à minha vida", salientando que a mudança de Coimbra para Lisboa foi importante para a sua vida: "Foi o grande acto da minha vida. A única coisa de que realmente me orgulho foi de ter chegado aos 17 anos e ter tido a coragem de vir de Coimbra para Lisboa, sozinho. Aos dez anos já dizia à minha mãe que um dia teria de me ir embora. Ela ficava horrorizada, porque eu era - e ainda sou! - um menino da mamã! Mas dizia isto porque sentia que Coimbra era demasiado pequena para mim. Já queria que a minha vida tivesse o tamanho do Mundo."

    Do irmão, pouco se sabe, e pouco o Goucha fala. Porém, Manuel Luís remata: "Tenho uma boa relação com o meu irmão, mas tenho a minha vida. Eu segui viagem e ele construiu o seu caminho. Casou, teve filhos, mas eu nem sequer sou um bom tio... Posso também dizer que adoro a minha cunhada. Dou-lhe muito valor por ter tirado uma licenciatura depois dos 40 anos. Foi notável! O meu irmão já é mais acomodado...É um trabalhador fantástico, mas acomodado."

    Mesmo assim, o apresentador do "Você na TV!", fala e só fala, da sua mãe: "Acho que a minha mãe ainda não tem esta história da separação do meu pai bem resolvida... Na altura, as coisas eram muito mais complicadas do que o são hoje. A minha mãe tinha de ter o que era certo para nos educar e não deixou muita margem ao sentimento. Imaginem uma mulher que era uma 'estampa' sozinha, com dois rapazes para criar e a ser assediada constantemente! Nos anos 60 a sociedade machista olhava para a minha mãe como uma presa fácil. Além disso, trabalhava muito, como manicura. Chegava a ganhar sete contos por mês numa altura em que os ordenados rondavam os 1500 escudos", conta, acrescentando de seguida: "Dela herdei a sensibilidade e, também, alguma rispidez. Penso que ela se tornou um bocado fria para se defender da vida", diz emocionado.

    Tanto fala da mãe, mas do pai, a polémica faz-se sentir. Com o pai falecido à dois anos, Manuel Luís Goucha não compareceu ao funeral, e explica porquê: "Nunca tive uma relação com o meu pai. Ele separou-se da minha mãe quando eu tinha três anos e, depois, voltou a casar-se com uma segunda mulher, com quem esteve 40 e tal anos e, essa sim, foi a sua verdadeira relação. Não foi uma pessoa importante na minha vida, não me marcou. Não me deu alegrias, nem tristezas. Morreu e eu não senti nada, porque não se sente a perda de quem nunca se teve. Hoje, tenho pena de não ter feito nada para o conhecer melhor como pessoa, mas ele também não o fez." Mesmo assim, Manuel Luís tenta arranjar uma justificação para a ausência do pai na sua vida: "Ele deve ter-se desgastado no processo de separação e perdeu a vontade de tentar ser pai. Depois, eu também não fiz nada para o conhecer, mas acho que há um lado de mim que herdei dele. O lado de bon vivant, de gostar das coisas boas da vida e de viajar, esse lado irrequieto que me leva a arriscar."

    Manuel Luís GouchaPor agora, de férias em Itália numa viagem de 15 dias, por Veneza, Florença e Roma, Manuel Luís Goucha aguarda novos projectos de apresentação na TVI - tal como a Gala de Ficção Nacional - e em Outubro regressa a um novo estúdio no "Você na TV!".


    Entrevista retirada da revista Tv7 Dias



    Aqui fica um vídeo dos melhores momentos deste apresentador de televisão.


    Audimentria - 03/05/2009


    Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. O concurso Uma Canção Para Ti demonstrou estar a altura de tudo. 18,3% de ratio e 49,7% de share. Uma grande subida depois de várias semanas a ir perdendo algum público. Se o horário muito contribuiu, o facto te ser uma semi final ajudou ainda mais. Quanto à estreia de Febre da Dança na Rtp1 não conseguiu mais que 5,9% de ratio e 15,4% de share. Já Atreve-te a Cantar ficou-se pelos 6,4% de ratio e 19,1% de share.

    A tarde foi ganha pela estação de Queluz, com o filme O Código Da Vinci. Ultrapassou os 30% de share. Mesmo assim não deu a vitória ao Jornal Nacional, visto que o noticiário da Rtp1 foi o mais visto como podem ver no quadro em cima.

    A Reportagem Sic foi o programa mais visto da estação de Carnaxide, sendo que o filme Click - que tinha obtido cerca de 40% de share quando estreou em horário nobre - desceu para os 21,1%.

    A estreia de Os Contemporâneos também não foi auspiciosa: 5,1% de ratio e 13,9% de ratio.

    3 de maio de 2009

    O Melhor & Pior da semana (Sic)


    O Melhor & Pior da semana de hoje refere-se à Sic. E como tal o sinal positivo vai para a novela Caminho das Índias. Ao longo dos tempos a sua audiência tem vindo a aumentar. Na Quinta feira obteve 7,0 de ratio e 28,2% de share.
    Relativamente ao pior, já se sabe que o Nós Por Cá anda mal, e por isso não vale a pena "bater mais no ceguinho". Neste sentido esta semana o sinal negativo vai para Não Há Crise, cujos shares andaram em alguns dias abaixo do 20%.

    Resultado da enquete


    Leitores do blog a preferirem Telerural como o programa de humor que mais gostam.

    PS - Continuem a votar nas enquetes em linha. A vossa opinião é importante!

    Top 10 dos programas mais vistos desde 20 até 26 de Abril

    Análise das audiências de quinta,sexta e sábado

    Quinta feira foi marcada pela vitória de Flor do Mar que fez nada mais nada menos que 20,1% de ratio. Feitiço de Amor não ficou muito atrás - 19,5% de ratio e 50,6% de share.
    Este dia ficou também marcado por o debate de Aqui e Agora, o programa mais visto da Sic. Atingiu os 22,5% de share. Nós por Cá com nota negativa - 4,5% de ratio e 17,8% de share. Ainda não percebi porque é que a estação de Carnaxide continua a apostar neste formato.
    Na Rtp1 o jogo de futebol da Taça Uefa entre o Hamburgo e WerderBremen foi o mais visto do dia. O Telejornal que o seguiu não fez melhor que 22% de share.


    Na Sexta feira o cinema permitiu à Sic ter uma tarde equilibrada, coisa que acabou por acontecer novamente mais tarde na novela Caminho das Índias. Aos poucos a novela da estação de Carnaxide vai subindo, e no feriado chegou mesmo aos 6,3% de ratio e 28,2% de share. O Tá a Gravar ficou-se pelos 21,4%.


    Na Tvi Feitiço de Amor foi o programa mais visto, tendo o Jornal Nacional (sem Manuela Moura Guedes) batido o Telejornal da Rtp1: 10,9 de ratio e 34,5% de share contra 9,3% de ratio e 30,1% de share.
    Na estação pública é díficil destacar algum programa para além do noticiários, visto que todos os programas à exepção deste e desde as 18 às 24 horas andaram na tasqui dos 20% de share. A série Pai à força registou uma descida. De 11% de ratio e 26,8% de share passou para 7,2% de ratio e 19,8% de share.


    Sábado foi um dia estranho. O jogo do Benfica, o que é sempre um factor extra-audiência, ficou em segundo lugar, tendo sido batido pelo Feitiço de Amor da Tvi.


    Por outro lado o quarto e quinto programa mais vistos - Olhos nos Olhos e Jornal Nacional respectivamente - estiveram abaixo da fasquia dos 10% de ratio.
    O programa mais visto da Sic foi o Tá a Gravar com setecentos mil espectadores - 4,4% de ratio. Guiness World Records passou para os 25,6% de share.
    A repetição do concurso Uma Canção Para Ti emitida antes do Jornal Nacional obteve 4,3% de ratio e 24,5% de share.
    O vencedor da tarde foi o filme Águas Passadas que a Sic transmitiu: 4,8% de ratio e 25,3% de share.

    1 de maio de 2009

    Notícias - Ana Moura volta graças a um erro

    Ana Moura, concorrente de ‘Uma Canção Para Ti’ que foi expulsa na gala de dia 19, volta ao concurso da TVI a 10 de Maio, juntamente com mais uma dúzia de novos candidatos à final e ao prémio de 25 mil euros. O regresso deve-se ao facto de a foto da jovem, natural de Vila Nova de Gaia, ter aparecido duas vezes, em directo, no rodapé que indiciava à votação. Curiosamente, a imagem de Ana Moura surgiu em vez da de Ana Rita Prada, a mais votada no último domingo.


    Agora, a opinião dos pais dos restantes concorrentes expulsos divide-se. Para Gabriel Mouzinho, pai de Fábio, só se faz justiça se "voltarem todos ao programa". Já Margarida Saraiva, mãe de Bruno Neves, considera "muito justa" a decisão da Endemol e da TVI.

    A nova oportunidade dada à jovem, de 13 anos, deve-se a um engano e o erro só foi detectado no final da gala pela irmã de Ana, Juliana.

    Gabriel Mouzinho diz que, independentemente da troca das fotografias "fica mal para o programa não voltarem todos os que foram expulsos nesse dia. Assim não é justo, porque estão a dar oportunidade a apenas um concorrente".

    Margarida Saraiva considera justa a decisão: "O que aconteceu foi só com ela. Não se sabe até que ponto a Ana não foi prejudicada com a troca das fotografias".

    Ana Natércia, a mãe que tanto se indignou com a expulsão da filha, diz agora que se fez justiça: "Claro que é justo. A Ana está muito satisfeita por voltar ao concurso. Não vou dizer mais nada porque já falei de mais".

    No dia 19, após a gala, Ana Natércia acusou o júri do concurso: "A votação do público não tem nada a ver, é só para tapar os olhos ao Zé Povinho. Quem escolhe é o júri (...)".

    Fonte: Correio da Manhã

    30 de abril de 2009

    Crónica da TV - Nuno Azinheira

    Qual o critério para se fazer um programa especial? É que de tanto banalizar o conceito... ele deixa de ser especial

    A nova (?) SIC gosta de especiais. E tem-nos feito com grande regularidade. O problema é que quando se banalizam os especiais, eles perdem a sua eficácia. Sem audiências à altura do que teve num passado não muito distante, a estação tem procurado tudo para revitalizar horários de manhã e da tarde. O problema não está em tentar. A questão está nos resultados que se obtêm.

    Se é relativamente fácil perceber o critério que obedece à produção de um especial "Dia dos Heróis" na véspera do 25 de Abril, ninguém consegue perceber o que leva uma estação a fazer um especial, no dia 23 com o tema enigmático Dia das Surpresas. Os conteúdos foram surpreendentes? Eu diria que não, mas concedo que haja quem pense que sim. Mas, se foram surpreendentes, porque não catalisar esse esforço para a produção dos programas da tarde e da manhã? Para quê um especial? Para dar tempo de antena a Sofia Cerveira, a Daniel Oliveira e a Rita Ferro Rodrigues? Muito bem, dê-se-lhes um programa fixo, se se acha que eles fazem falta à antena.

    Percebo que seja interessante dar cravos vermelhos a três bombeiros que salvaram um jovem de uma falésia? Percebo que seja tentador perguntar "qual a parte mais difícil de ser pescador?" a um homem chamado António Pila (!). Entendo que seja importante cortar na saia da Nucha ou da Ruth Marlene e pô-las a cantar. Mas, caramba, isso não chega para ser um especial. Basta ser televisão...