12 de julho de 2010

Luciana Abreu está fora de Carnaxide


Tal como a actriz, cantora e apresentadora confessou no programa de Bruno Nogueira, o seu contrato com a estação de Carnaxide foi rescindido. Alegadas ofertas de trabalho e a existência de oportunidades para a sétima arte ditaram tal decisão. Depois de Fátima Lopes e Luciana Abreu, quem se seguirá a deixar o terceiro canal?

Veja o vídeo de Lado B aqui.

Fala-se 12/07/2010



Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!



André Gago


Afastado da televisão há algum tempo, o actor continua a manter a boa forma física. Foi numa conhecida praia nos arredores de Lisboa que a revista Nova Gente apanhou André Gago e a filha, Maria, a brincarem à beira­-mar.


O actor provou que é um pai dedicado - até levou a prancha de bodyboard para a a filha - e que Maria é, sem dúvida, a "menina dos seus olhos". Em outras ocasiões, André Gago revelara, por diversas vezes, que foi a filha quem lhe devolveu a alegria de brincar.




Marcantónio del Carlo


Depois de se ter separado, recentemente, de Raquel Matos Cruz, o actor voltou a casar-se. Foi na semana passada e em segredo que Marcantónio del Carlo se uniu a Marta Nunes.


O casal tem uma diferença de idades de 14 anos, mas nem por isso deixaram de lado o amor que os une.


Quiosque: Nova Gente, LUX


Revista de Imprensa 12/07/2010


Segunda-feira, dia 12. Bem-vindo à Revista de Imprensa deste dia!


Milhares de inscrições para Big Brother

Na passada quarta-feira iniciaram as inscrições para o mais famoso e mais controverso reality show da televisão.

Nas primeiras horas em que estas inscrições estiveram abertas a TVI recebeu milhares de candidaturas à novela da vida real. Quem o garante é André Cerqueira: "É um fenómeno incrível. Em apenas oito horas, houve milhares de inscrições", garantiu.

Mas o director de programas da TVI ainda não esclareceu quanto ao formato em que este Big Brother vai regressar. Prometendo pormenores apenas para mais tarde, André apenas garantiu que o que aí vem "será um reality show".

Fonte próxima da produção do programa avança que este regresso será mesmo uma derivação do Big Brother original. Um dos programas dentro desses moldes é o Secret Story que está a ser actualmente emitido na estação francesa TF1, onde já vai na quarta temporada.

As dúvidas só serão desfeitas em Setembro mas certo é que a TVI decidiu optar por um projecto menos ambicioso do que levado a cabo em 2000. Há dez anos atràs a estação de Queluz investiu 5 milhões de euros no concurso que consagrou Zé Maria como vencedor.

Vida Nova renovado em Setembro


Com a saída de Fátima Lopes, as tardes da SIC sofreram inevitáveis modificações. Desde há uma semana que a apresentação ficou a cargo de José Figueiras mas este deverá manter-se à frente do Vida Nova apenas durante o Verão.

Segundo um comunicado lido à equipa de produção do programa na passada semana, a partir de Setembro o formato criado para Fátima Lopes "vai sofrer alterações".
Uma das hipóteses que está em cima da mesa é a de Vanessa Oliveira ficar na condução do Vida Nova, ela que já susbtituiu Rita Ferro Rodrigues no Companhia das Manhãs e que também já apresentou o SIC Ao Vivo há um ano atrás. Mas ainda é cedo para confirmações.


CITAÇÃO DO DIA
"Todos os meses tenho que justificar à minha mãe uma relação falsa"
João Manzarra


NÚMERO DO DIA
25 000

Depois de termos aqui notíciado a vontade da SIC em ter Cristina Ferreira na estação, eis que é agora divulgado o novo salário da apresentadora do Você na TV. Segundo o Correio da Manhã, Cristina Ferreira renovou o contrato com a TVI e vai receber 25 000 euros/mês. Esta renovação aconteceu após a recusa da apresentadora à estação de Carnaxide.


Quiosque: JN, Notícias TV, Telenovelas, Correio da Manhã

Inês Aflalo e Ricardo Pereira expulsos de "Achas que Sabes Dançar?"














Está a aproximar-se o final do talent-show e, como não podia deixar de ser, a competição começa a impor demasiada pressão sobre os bailarinos. A noite foi longa e correu tudo pelo melhor, apesar de algumas polémicas.


Tanto César Augusto Moniz como Marina Frangióia voltaram a demonstrar a sua preferência por Marco Silva e Mariana Paraízo. Já Miguel Quintão reafirmou por diversas vezes o facto de os concorrentes demonstrarem cansaço e queixou-se de já ter visto, qualquer um deles, com melhores performances. Estas queixas chegaram a proporcionar uma troca de palavras entre Kelly Nakamura e o locutor da Antena 3, que foi terminada com declarações de Marina Frangióia.


As duplas foram outra vez novas e, na opinião dos jurados, a noite ficou marcada por Marco e Mariana terem dançado juntos, eles que são os melhores bailarinos do programa, segundo o júri. César Augusto Moniz afirmou, inclusivamente, que a MultiOpticas (patrocinadora do programa) devia conceder duas bolsas para dois vencedores.


No final de oito actuações em dupla e de oito solos, chegou a decisão final do público. Os concorrentes menos votados foram: Inês Aflalo, Rita Spider, Bruno Silva e Ricardo Pereira, que é como quem diz, duas das duplas da noite (Inês e Bruno, Rita e Ricardo).


E os dois bailarinos que deixam a competição pelo caminho são:


Inês Aflalo e Ricardo Pereira

11 de julho de 2010

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana TVI
Foi sem dúvida, uma das maiores apostas da TVI em novelas. E "Meu Amor" com um elenco mais que luxuoso é mais um sucesso da ficção nacional feita em Queluz de Baixo e a prova de que António Barreira é um dos autores a reter num futuro próximo. A novela já passou pelos 3 horários que normalmente faz cada ficção TVI. Começou às 21h30 (um sucesso), passou pelas 22h30 (continuou o sucesso) e agora está a ser transmitida às 23h30, e tem valores acima do 1 milhão e 100 mil espectadores e share bem acima dos 40%. No horário em que é transmitida não tem concorrência que se chegue perto. A novela da SIC anda à volta dos 400 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
É verdade que os valores não foram maus, com cerca de 700 mil espectadores e um share de quase 30% de share, mas mesmo assim sem a "dose diária" de novelas, a TVI baixou os seus números deixando a concorrência aproximar-se. Mas destaco como o pior da semana na TVI, porque questiono-me, que em pleno século XXI, ainda é possível ver televisão um espectáculo triste e bárbaro que é a tourada. Sei muito bem que se trata de uma "tradição" mas não deixa de ser um espectáculo deprimente em que o homem tenta "demonstrar o seu poder" sobre um animal indefeso.

Espanha vence Mundial 2010

Chegou ao fim o campeonato do Mundo de 2010. A grande vencedora foi.. a Espanha! O resultado foi de um zero, sendo que foram necessários jogar mais de cento e vinte minutos para se apurar o vencedor.

O Melhor & Pior da Semana


Boa Noite! Seja bem-vindo mais uma vez ao "Melhor e Pior da Semana". Restam as três últimas escolhas da semana, consigo entre as 22h e as 24h.

Melhor da Semana RTP1

O regresso de José Carlos Malato ao horário nobre da RTP1 está a ser um sucesso. Senão vejamos: o apresentador voltou com a nova versão de "Quem Quer Ser Milionário" com o subtítulo de "Alta Pressão", e os valores têm causado pressão é na SIC, uma vez que o concurso ao longo da semana alcançou uma média de 800 mil espectadores e um share superior aos 25%, deixando para trás "Salve-se Quem Puder", e mais importante, melhorando em muito os valores do seu antecessor "Super Miúdos" com Sílvia Alberto. É certo que foi apenas a primeira semana, mas mesmo assim, o programa e Malato estão de parabéns.

O Protagonista

Saloia, é assim que lhe chamam. A voz pode não ser a mais agradável, tal como a própria admite, mas a sua simpatia, profissionalismo e, acima de tudo, a ligação que criou com os telespectadores, fazem dela uma das melhores da televisão portuguesa.Esta semana, foi noticiado que a SIC a tinha contactado para integrar a equipa de Carnaxide. No entanto, essa tentativa acabou por sair furada. Sejamos sinceros e realistas - actualmente a SIC não oferece certezas a ninguém. Um apresentador com um percurso exímio, que exerce a sua função num canal que garante um futuro estável, não aceitará convites para estações que estejam com dificuldades. Sim, se a oferta for totalmente irrecusável, acredito que esse profissional pense duas vezes, mas duvido que esse seja o caso de Cristina Ferreira.

A empatia que a estrela da TVI criou com Manuel Luís Goucha e com os telespectadores é única e, como tal, difícil de criar noutras circunstâncias. Apesar de a apresentadora conseguir vencer sozinha em
Você na TV!, a magia da sua carreira profissional foi feita ao pé do rei das manhãs televisivas. Daí considerar que um apresentador, nesta condições, dificilmente mudará de estação. Não quero com isto dizer, que a SIC não oferece quaisquer possibilidades de crescimento. Não, não é verdade. O terceiro canal é, no meu ver, o melhor para um profissional se estrear no entretenimento.

Na TVI, isto não acontece. Não existe lugar para muitos apresentadores, porque a estação de Queluz de Baixo criou uma tendência para apostar mais em novelas do que a criar outros conteúdos televisivos. Por exemplo, no canal de Pinto Balsemão, um novato na televisão poderá começar com reportagens para os mais diversos programas, e posteriormente ter a oportunidade de conduzir programas como Alta Definição, Episódio Especial, Fama Show, Achas Que Sabes Dançar, Ídolos, Companhia das Manhãs, Vida Nova, o extinto SIC ao Vivo e XXS, Salve-se Quem Puder, os extras sobre festivais de Verão, entre outros.
As "saídas profissionais" serão maiores.

O lote de estrelas na apresentação de Queluz de Baixo está cheio, e promete audiências. Logo, não faria qualquer sentido Cristina Ferreira mudar de canal. Ela está tão bem na TVI, a fazer rir os portugueses, a marcar a diferença em Você na TV!, e a contribuir para a consolidação da liderança deste talk-show.

Desde que foi mãe, a apresentadora ficou mais madura, nunca deixando de ter piada, fortaleceu a proximidade com os portugueses, nunca encenando situações. Foi ela própria, e é por isso que Cristina Ferreira continua a brilhar nas manhãs da TVI. Não me admira por isso, este convite da SIC. No entanto, este não deixa de me parecer ridículo.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba qual o Protagonista da semana!
A partir das 22:00, não perca o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Tesourinho deprimente

Fui alertado por um amigo - e, ainda que parecesse mentira, não era. O Eurosport estava de facto a transmitir o Campeonato Nacional Americano (ou World Series) de Pedra-Papel-Tesoura. E não estava a transmitir um resumo: estava a transmitir a competição inteira. E não estava a transmiti-la em silêncio: estava a transmiti-la com comentador e tudo. E o comentador não estava a ser irónico: efectivamente vibrava com o evento. E as presentes na plateia não estavam a brincar, tipo público dos concertos de José Cid: vibravam quase tanto como o comentador português.


Em causa estava um prémio de 50 mil dólares. Os candidatos iam-se eliminando, à procura de um lugar na final. Para quem não conhece, Pedra-Papel-Tesoura é a versão americana do nosso Par-ou-Ímpar. A pedra estraga a tesoura, o papel embrulha a pedra, a tesoura corta o papel. E ali estavam os "jogadores", frente a frente, batendo três vezes com o punho direito fechado na palma da mão direita e logo o transformando numa de três coisas: uma mão cerrada (pedra), uma palma aberta (papel) ou o indicador e o médio abertos em V (tesoura). Nos intervalos, e em spots de aspecto seriíssimo, descreviam a sua preparação para o evento, tanto psicológica como (imagine-se) física.


Sim, é verdade: já tínhamos o curling. Sim, é verdade também: já tínhamos O Homem mais Forte do Mundo, o futebol para robôs e tantos outros absurdos que, mal servindo para entreter um grupo de amigos num sábado de ócio, jamais poderiam dar um programa de televisão (e menos ainda uma "transmissão desportiva"). Pedra-Papel-Tesoura, porém, é de mais. Apenas isso: inútil de mais, ridículo de mais, deprimente de mais. Onde andam os Gato Fedorento?

"Lado B" chega hoje ao fim


A primeira temporada do programa de Bruno Nogueira chega hoje ao fim. Ainda sem confirmação de regresso, o último Lado B vai contar com convidados no mínimo sugestivos: Fernando Mendes, Luciana Abreu e Paulo Santos, um senhor que acredita ser um extraterreste. A música ficará a cargo da banda The Supervisor.
Não perca, hoje a partir das 23:00!

Estreias de Verão na RTP1


Foram apresentadas as novas apostas da televisão pública para os próximos meses de Verão.

Fernando Mendes e José Carlos Malato vão ser os grande anfitriões na estreia de Carregue no Botão. O formato produzido pela Freemantle, é uma adaptação de um original inglês concebido por dois carismáticos apresentadores de televisão. Todas as semanas, e ao longo das 11 emissões previstas, estará em jogo um prémio de 50 mil euros numa disputa entre duas equipas concorrentes oriundas de dois distritos do país.
De regresso também está Verão Total. O formato regressa amanhã pelo terceiro Verão consecutivo, e como sempre, durante cinco horas de emissão diária irá percorrer o país de Norte a Sul e mostrar as tradições e o património. A apresentação estará a cargo das principais caras da estação, tais como: Jorge Gabriel, Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo, João Baiao, Carlos Alberto Moniz, Júlio Isidro ou Serenella Andrade.
Quiosque: Correio TV

Episódio Seguinte MCA

Boa tarde! São 16h00, hora de ficar a saber primeiro o que vai acontecer nos próximos capítulos da série Morangos Com Açúcar - Vive o Teu Verão!
.
.
Rui faz cenas de ciúmes
.
.
No bar, James provoca Rui, lançando-lhe olhares cínicos. Margarida pede ao namorado que o ignore. Já ao balcão, Lolita explica a Rui que James está interessado na Margarida e que não vai desistir de a conquistar.
.
Enquanto o namorado paga a conta, a jovem sai para a rua e James provoca-a. Rui chega entretanto e exige ao rival que deixe a Margarida em paz, pois ele é o namorado dela. Margarida sente-se mal com a situação e pede a Rui para irem passear.
.
.
Almerinda chora
.
Antes de ir trabalhar, Carmo passa por casa de Almerinda para contar que os miúdos chegaram tarde da viagem que fizeram a Madrid. Mais tarde, já na mercearia, Almerinda conta à amiga que Bacelar deu um cheque de 5 mil euros a Bruno mas que este o perdeu. Desesperada, ela chora.
.
.
CURTAS
.
» Paula e JP fazem amor com consentimento de Alzira
» Lúcia zanga-se com Alex
.
Quiosque: Telenovelas

Simone de Oliveira em "Depois da Vida"


Depois de António Sala na estreia, há já outros famosos na calha do programa Depois da Vida apresentado por Iva Domingues. Simone de Oliveira também aceitou o desafio da TVI, na esperança de entrar em contacto com a falecida mãe.
A actriz fez um balanço positivo da experiência apesar de mostrar alguma desilusão: "Eu queria muito falar com a minha falecida mãe, mas a verdade é que essa entidade não apareceu. Foi agradável ir ao programa, mas foi menos emocionante do que esperava", desabafou.
A segunda temporada do programa já está em exibição nas noites de sexta-feira, com apresentação de Iva Domingues.
Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Diana Chaves!

É ela quem ajuda Marco Horácio a soltar paredes todas as noites, na SIC. Hoje é um dia especial. Diana Chaves celebra o seu vigésimo nono aniversário. Numa altura em que a vida pessoal e profissional estão de vento em poupa, certamente que a actriz e apresentadora terá todas as razões para sorrir!



De toda a equipa seguem daqui os votos de felicidades!

Parabéns, Diana Chaves!

Operação Triunfo de regresso


Depois da confirmação da nova versão de Big Brother, da quarta edição de Ídolos, chega à redacção do Televisão-Opinião que a RTP1 vai contra-atacar com Operação Triunfo.
Produzido pela Endemol, a temporada quatro do talent-show da estação pública vai ser conduzida novamente por Sílvia Alberto. Os castings deverão começar por volta de Agosto, sendo que no final irão ao palco 16 finalistas.
Quanto ao júri pouco se sabe, assim como no que toca às regras. Suspeita-se que estas poderão mudar.

Operação Triunfo deverá estrear no terceiro trimestre de 2010, ou seja, em meados de Setembro. Depois de Sofia Barbosa, Sofia Vitória e Vânia Fernandes, quem será a nova estrela do concurso da RTP1?
Uma coisa é certa: os fins-de-semana passarão a ser concorridos! Os três concursos em calha para a reentré farão de tudo para conseguir vencer!

Quiosque: Jornal de Notícias

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
O magazine social "Alta Definição" é um daqueles casos de sucesso de uma estação de televisão, neste caso da SIC. O programa gizado por Daniel Oliveira (está de parabéns claramente) é quase sempre líder no horário em que é transmitido, e esta semana que passou não foi excepção deixando a concorrência distante. Às 14h de sábado, o programa atingiu 760 mil espectadores e uma quota de quase 35% de share o que são valores francamente positivos, num programa que tinha como protagonistas os jogadores da Selecção Portuguesa, mesmo depois da eliminação no Mundial.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Depois do sucesso alcançado no Verão do ano passado e de ser apelidado de "programa do Verão", "Salve-se Quem Puder" nesta sua segunda série tem dado algumas dores de cabeça a Nuno Santos. Os valores do concurso apresentado por Diana Chaves (grande evolução) e Marco Horácio têm sido baixos e esta semana bateu "no fundo da piscina" com 430 mil espectadores e 14% de share em pleno horário nobre. Para solucionar esse problema a SIC resolveu transmitir "Lua Vermelha" diariamente, mas será que o programa das paredes vai melhorar?

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo a mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana" aqui no seu blog de eleição. Fique connosco entre as 10h e as 12h e conheça as primeiras três escolhas.


Pior da Semana RTP1
Depois da polémica aquando da sua estreia em 2008, de ser transmitida aos fins de semana por volta das 18h30, a verdade é que o remake de "Vila Faia" naquele horário conseguiu valores óptimos e que fizeram calar quem se insurgiu contra este horário. Depois desses resultados, a RTP1 voltou a apostar na novela portuguesa em 2010 para as suas tardes. Começou no horário das 17h, mas rapidamente passou para as 15h, e mesmo assim os valores são francamente baixos, estando sempre abaixo dos 20% de share e conquistando apenas 200 mil espectadores por episódio, o que prejudica toda a programação após a exibição da novela.

10 de julho de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal. Aos sábados, já sabe onde encontrar os principais detalhes audiométricos dos últimos oito dias.

Resumo da semana

Quem Quer ser Milionário - Alta Pressão ofereceu à RTP1 a estabilidade no horário nobre que lhe faltava. Apesar de o concurso de José Carlos Malato não resolver todos os males da estação pública a partir das 21:00, ajuda! A verdade é que o programa tem ficado à frente de Salve-se Quem Puder, que esta semana marcou uma vez presença no top dos cinco programas mais vistos do dia.
Quanto a Aqui Não Há Quem Viva conseguiu um feito inédito. Nos dias em que foi exibida, a série foi o programa com maior audiência da SIC. Curioso não?
Na TVI, não se registaram grandes alterações. A tourada de quinta-feira deu uma abébia à concorrência, que conseguiu subir no rating. As novelas mantiveram-se estáveis.

Estrela em Ascenção

Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão estreou bem. Sinceramente, já esperava. Numa altura do ano em que o calor aperta, o sono custa a chegar, a hora de jantar chega mais tarde, torna-se mais apetitosa a visualização de um concurso. Ainda por mais, quando este se trata de uma novidade! Apesar de todos nós já termos visto o Quem Quer Ser Milionário com Diogo Infante, Jorge Gabriel, Maria Elisa ou Carlos Cruz, este Alta Pressão deu a novidade suficiente para os portugueses ficarem colados ao ecrã. 8,4% de audiência média e 27,6% de share foi o resultado do novo programa de José Carlos Malato. Quem ficou em apuros foi Salve-se Quem Puder uma vez que, e apesar de ter alcançado os 20 pontos, ficou em terceiro lugar no horário das 21:00.

O Pior da Semana

É talvez injusto destacar Sentimentos da TVI como o pior da semana. O resultado do último capítulo da novela foi de10,4% de rating e 41,7% de share. Apesar de ter vencido a concorrência - Achas Que Sabes Dançar alcançou o resultado mais baixo desde a estreia -, é necessário ter em conta um aspecto essencial. Há quanto tempo é que não se assistia a uma audiência média tão baixa de um final de uma novela da estação de Queluz de Baixo? Onde estão os dois milhões de espectadores que marcavam presença em frente ao ecrã de Ninguém como Tu, A Outra, Flor do Mar, Feitiço de Amor? Obviamente que não estou a dizer que esperava que as audiências de Sentimentos no último episódio fossem aumentar brutalmente. Se isso não aconteceu durante a sua exibição, era impossível ocorrer no seu final. No entanto, não é por esta razão que nos devemos esquecer deste resultado tão fraco. Afinal, nem todas as novelas correm bem para os lados de Quelu
z de Baixo.

O melhor de cada canal

RTP - Apesar de não ser transmitido no primeiro canal, 5 Para a Meia-Noite tem de ser destacado. Os resultados desta terceira temporada têm sido bastante positivos, com shares acima dos 10%. Por exemplo, na segunda-feira, dia 28 de Junho, o programa da RTP2 obteve 1,7% de rating e 15 pontos. Na semana seguinte, dia 7 de Julho, o resultado foi de 1,5% de audiência e 11,9% de share. A equipa do programa está de parabéns! Será que a direcção de programas da estação pública não optará por transferir o late-show para o primeiro canal? Para mim não faz sentido, pois acho que 5 Para a Meia-Noite perderia toda a sua essência, mas nunca se sabe..

SIC - Alta Definição - Depois de uma transmissão irregular do magazine de Daniel Oliveira, Alta Definição recuperou no último sábado. Com 7,8% de rating e 34,9% de share, o programa não só venceu no horário em que foi exibido (Top + ficou-se pelos 5,8% de rating e 28,2% de share e Portugal de Olhos em Bico nos 3,0% de audiência média e 15,8% de share), como conseguiu ser o mais visto da SIC do dia, ficando por isso à frente das ofertas da estação para o horário nobre (Salve-se Quem Puder, Camilo, O Presidente). Motivos suficientes para repensar o horário de Alta Definição?

TVI - As Tardes da Júlia - O talk-show das tardes da estação de Queluz de Baixo vai de vento em poupa. Por exemplo, na quarta-feira, Júlia Pinheiro conseguiu ascender aos 4% de rating e 28,4% de share. Apesar de na concorrência, as coisas não correrem pela melhor, a apresentadora do canal da Media Capital tem visto o seu programa como o preferido dos portugueses das 14:00. Até as novelas, que no passado conseguiam ultrapassar As Tardes da Júlia, estão agora em segundo e terceiro lugares. A apresentadora está de parabéns!

Expectativas

Amanhã, a final do Mundial na RTP1 prenderá de certeza os telespectadores ao ecrã. Apesar de Portugal já não estar em prova, todos vão querer saber qual o vencedor do campeonato do Mundo, e se o polvo Paul estava certo sobre a vitória de Espanha.
Lua Vermelha passará, a partir desta semana, a ser exibida logo após o Jornal da Noite. Numa tentativa de fortificar o horário nobre da SIC, não sei se esta aposta poderá ajudar a estação de Carnaxide. Talvez sim, talvez não.
Quanto à TVI, novelas a liderar. As Tardes da Júlia irão solidificar a sua liderança. Você na TV! poderá ressentir-se com a estreia de Verão Total.

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semanal da semana.

O primeiro semestre II

A SIC foi o único canal generalista a crescer no primeiro semestre do ano, em comparação com o período homólogo de 2009. Parece mentira mas é a mais pura das verdades, de acordo com a análise dos dados da Marktest. E digo que parece mentira porque, olhando para o actual cenário televisivo, percebe-se a dificuldade de a SIC encontrar uma programação competitiva, sobretudo no horário nobre, capaz de contagiar espectadores e de motivar os seus profissionais.


O que é certo, porém, é que no contexto de uma descida generalizada dos canais em sinal aberto durante o primeiro semestre (como ainda ontem aqui analisei), a estação de Carnaxide conseguiu 24% de quota de mercado, mais 0,5 pontos percentuais do que em 2009. Relevante é a subida da SIC junto das donas de casa, junto do público A/B e nas regiões de Lisboa e Porto. Para isso contribuíram programas transversais como Ídolos, Viver a Vida ou Perfeito Coração.


Ao invés, foi a líder TVI a mais penalizada, com uma queda de dois pontos percentuais, particularmente sensível entre as donas de casa e o sexo feminino. No horário nobre, a estação da Prisa perdeu cerca de 115 mil espectadores por dia. Nos dois targets comerciais (A/B C1 C2 15/54), o comportamento da SIC e o da TVI foi de sinal contrário: a de Carnaxide subiu, a de Queluz de Baixo desceu.


Quanto à RTP, manteve a sua audiência estabilizada, na linha do que fez no primeiro semestre do ano anterior. Melhorou na região Sul (mais 2,8 pontos percentuais), mas perdeu nos jovens e jovens adultos (15-24 anos) cerca de 3,3 pontos percentuais.


Dados que fazem pensar…

Nayma Mingas sobre "Projecto Moda"


Nayma Mingas vai estrear-se na apresentação de televisiva em Projecto Moda.

Na versão portuguesa de Project Runway, a modelo garante que não vai ser uma cópia de Iman ou de Heidi Klum, apresentadoras da versão canadiana e norte-americana, respectivamente. Apesar disso, a manequim revelou que se sente como um "peixe fora de água" à frente das câmaras, revelando assim bastantes dificuldades em gerir o papel de apresentadora: "O primeiro dia foi o mais complicado. Há demasiadas regras a seguir"

Na relação com os concorrentes, Nayma mostrou-se distanciada: "Optei por não criar uma relação com eles, pois sou muito lamechas. Ainda assim, no último dia estava tão nervosa quanto eles", confessa.

Projecto Moda estreia em Agosto, na RTP1!

Quiosque: Correio TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Duarte apaixona-se pela assassina da irmã



Tudo se inicia durante uma missa pela alma de Carminho. Após uma discussão entre Fernanda e Benedita, surge na igreja Maria Madalena. Como ninguém a conhece, todos pensam tratar-se de uma amiga da falecida. A rapariga procura a família Vasconcelos e, ao apresentar-se, confessa toda a verdade e revela que não consegue viver com tamanho sentimento de culpa, pedindo-lhes perdão. Fernanda exige que se retire e que nunca mais lhe apareça à frente


Algum tempo depois e, decidida a desculpar-se, a jovem procura Duarte e pede-lhe que convença os pais a levarem-na a tribunal. O rapaz não consegue sentir ódio por ela, uma vez que também se sente culpado pela morte da irmã. Depois de conversarem durante algum tempo, os dois percebem que são atormentados pelo sentimento de culpa e nasce entre ambos uma forte cumplicidade.


O irmão de Martinho procura os pais e pede-lhes que não avancem com qualquer processo contra a rapariga, pois a dor que sente já é castigo suficiente. Miguel e Fernanda ficam incrédulos com o pedido do filho.


Duarte e Maria continuam a encontrar-se e o rapaz já não consegue disfarçar a atracção que sente. O inevitável acaba por acontecer: os dois beijam-se e iniciam uma relação. Numa ida à praia, o casal troca um apaixonado beijo. Martinho e Fernanda aparecem e ficam em estado de choque, ao perceberem que o filho se apaixonou pela assassina da irmã.


Clara engravida de Danilo


Os dois jovens preparam-se para viver uma calorosa relação. Tudo começa quando o ciclista vê a vilã fazer uma sessão de striptease, durante uma despedida de solteiro. Nesse momento, ele decide conquistá-la.


A ex-amante de Fred escapa-se, mas, dias depois, Danilo volta a procurá-la. Apesar de ela tentar não ceder à atracção, o rapaz desarma-a e diz-lhe que é um cliente. Ainda assim, ela consegue livrar-se dele.


Apesar de tudo, o destino voltará a aproximá-los, uma vez que Clara irá com Kelly e Fátima a uma corrida do ciclista. Antes de se ir embora, a inimiga de Bete cruza-se com o rapaz e fica incomodada com o corpo atlético deste. Clara tenta fugir, mas ele não a deixa, puxando-a para dentro do balneário e, levado pela paixão, beija-a. A jovem entrega-se. Os dois seguem para um motel, onde vivem uma noite de amor escaldante.


Na manhã seguinte, a ex-enfermeira confessa à irmã que nunca se sentiu assim e, enquanto isso, Stela diz ao filho que ele está com cara de apaixonado. O pior vem depois, quando Clara descobre que está grávida.

Curtas

» Em Espírito Indomável, Zé vai correr perigo de vida por ter dado asilo a Teresa. Mais uma vez, este homem vai ter uma arma apontada à sua cabeça.

» Em Lua Vermelha, Afonso ataca Isabel. O vampiro da série da SIC não consegue evitar a sua vontade de morder a amada. No entanto, na hora H, consegue evitar o pior.

» Em Meu Amor, Patrícia expulsa Caetano de casa. É na miséria que o empresário vai ficar, depois de Clara se apoderar de todos os seus bens.

» Em Caras&Bocas, Nick descobre que Milena é a sua noiva apenas no altar. Só nesse momento é que o vilão se apercebe com quem se vai casar.

Quiosque: Telenovelas

Cláudia Vieira recusou o papel de protagonista


Ao contrário do que foi noticiado, Cláudia Vieira não fará parte do elenco de Caminho da Felicidade, a próxima aposta da SIC na ficção nacional.
A actriz justificou esta recusa devido à total dedicação que está a dar à sua filha, Maria: "Não está nos meus planos fazer uma novela com uma bebé tão pequenina. Até porque o convite que me fizeram foi para o papel de protagonista e aceitá-lo era desperdiçar tempo que preciso e que quero passar com ela [Maria]"
Apesar de tudo isto, fonte próxima da SIC garante que Cláudia vai permanecer como co-apresentadora na 4ª edição do Ídolos que estreia em Setembro.
.
Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Zé Maria!

O barranquenho mais famoso do país celebra hoje o seu trigésimo sétimo aniversário. Por incrivel que pareça é mesmo esta a idade de Zé Maria! Foi há já dez anos que venceu o Big Brother!


Ao visado, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja as maiores felicidades!



Parabéns, Zé Maria!

Cristina Ferreira disse não à SIC


A cara do Você na TV! foi convidada para integrar o lote de apresentadores da SIC. Foi mesmo Cristina quem o garantiu, contando que esteve a ser sondada há algumas semanas pela estação de Carnaxide de forma a aceitar trocar de camisola: "É verdade que tive uma conversa com a administração da SIC"

No entanto, a parceira de Manuel Luís Goucha não adiantou mais promenores sobre quando é que este convite surgiu, podendo este ter ocorrido ainda antes da saída de Fátima Lopes da SIC.

Apesar de tudo, Cristina Ferreira acabou por recusar a proposta principalmente devido à forte ligação afectiva que nutre pela estação de Queluz: "Foi uma decisão difícil porque implicava sempre mudanças, mas foi na TVI que nasci e cresci e isso é muito importante para mim", revelou a apresentadora.

Quiosque: Notícias TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela RTP1. O jogo de futebol entre a selecção portuguesa e a Espanha, transmitido no dia 29 de Junho, obteve, pelas 21 horas e 18 minutos, 33,5% de rating e 80,6% de share. Em números, mais de três milhões e cento mil espectadores seguiam a RTP aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. O episódio de
Espírito Indomável, transmitido a 1 de Julho, chegou, às 22:05, aos 18,2% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24


Boa noite e bem-vindo ao último Para Lá das 24 desta semana!
Desde segunda-feira que José Figueiras socorre a mais uma emergência da SIC. Com a polémica saída de Fátima Lopes de Carnaxide, coube ao apresentador segurar o programa das tardes num explícito plano de emergência delineado pela desorientada direcção de programas do canal.
E porque televisão também é ironia, hoje escrevo sobre a vida nova do Vida Nova!
E obviamente que a figura central é o novo apresentador - José Figueiras. Ele que na maioria das vezes é olhado de lado dentro das caras da SIC, já que há bastante tempo que não tem um programa regular, criado para ele, algo que já não acontece desde o Muita Loco ou o Ai Os Homens, surgidos em tempos bastante longínquos, numa SIC que já não existe.
Mas apesar disto, não há dúvida nenhuma que José Figueiras resulta! É uma cara conhecidíssima do público, sabe adaptar-se às situações de forma extraordinária e tem uma forma muito singular de entreter e cativar.
Sinceramente, nesta semana tenho-me surpreendido bastante relativamente à prestação do Figueiras. Conseguiu segurar um Vida Nova que transpirava Fátima Lopes por todos os poros e hoje, sexta-feira, já era notório algo de diferente, de reformulado, um novo programa, uma nova vida.
O Figueiras dançou, fez o comboio com o público, brincou com os sutiãs das meninas que por lá passaram, enfim, em 5 dias conseguiu formatar este espaço bem à sua medida e de uma forma bastante agradável de se ver. Afinal de contas, ser 'bombeiro' também tem destas qualidades...