10 de julho de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semanal da semana.

O primeiro semestre II

A SIC foi o único canal generalista a crescer no primeiro semestre do ano, em comparação com o período homólogo de 2009. Parece mentira mas é a mais pura das verdades, de acordo com a análise dos dados da Marktest. E digo que parece mentira porque, olhando para o actual cenário televisivo, percebe-se a dificuldade de a SIC encontrar uma programação competitiva, sobretudo no horário nobre, capaz de contagiar espectadores e de motivar os seus profissionais.


O que é certo, porém, é que no contexto de uma descida generalizada dos canais em sinal aberto durante o primeiro semestre (como ainda ontem aqui analisei), a estação de Carnaxide conseguiu 24% de quota de mercado, mais 0,5 pontos percentuais do que em 2009. Relevante é a subida da SIC junto das donas de casa, junto do público A/B e nas regiões de Lisboa e Porto. Para isso contribuíram programas transversais como Ídolos, Viver a Vida ou Perfeito Coração.


Ao invés, foi a líder TVI a mais penalizada, com uma queda de dois pontos percentuais, particularmente sensível entre as donas de casa e o sexo feminino. No horário nobre, a estação da Prisa perdeu cerca de 115 mil espectadores por dia. Nos dois targets comerciais (A/B C1 C2 15/54), o comportamento da SIC e o da TVI foi de sinal contrário: a de Carnaxide subiu, a de Queluz de Baixo desceu.


Quanto à RTP, manteve a sua audiência estabilizada, na linha do que fez no primeiro semestre do ano anterior. Melhorou na região Sul (mais 2,8 pontos percentuais), mas perdeu nos jovens e jovens adultos (15-24 anos) cerca de 3,3 pontos percentuais.


Dados que fazem pensar…

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