6 de janeiro de 2010

Para lá das 24


"Perfeito Coração" é o tema em debate desta noite.

Será que a novela da SIC, vai resolver-lhe os problemas no seu horário nobre semanal? A estação de Carnaxide tem um grave problema desde o Verão. A partir das 21:00, ou exibe séries sem sucesso, programas que não vingam, ou mesmo repetições.
No entanto há um pequeno pormenor. O horário nobre é aquele que determina se os anunciantes investem ou não em publicidade num dado canal.
Se o mesmo não tem resultados positivos, não tem tantos anúncios, e isso significa menos dinheiro. Na SIC traduz-se em "emissões especiais" de "O Formigueiro", fim de "M/F: Sarilhos em Casa", e mudanças de horários.
A partir de hoje vamos poder acompanhar "Perfeito Coração" diariamente. Será que vai resultar?
As audiências desta segunda-feira foram animadora. Foram cerca de 24, os pontos que a novela obteve. Sabendo que esteve a debater-se contra a reportagem da TVI, e talvez também contra "Meu Amor", "Perfeito Coração" portou-se bem.

Agora a pergunta é: será que vai continuar com estas audiências? Ou será mais um daqueles programas que a SIC aposta, e volta a mudar de horário.
Se isto acontecer com "Perfeito Coração", podemos dizer que é um grande passo atrás da estação de Carnaxide.

5 de janeiro de 2010

Fecho

Seja bem-vindo ao Fecho desta noite, que trás até si uma rubrica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Como vencer "Ídolos"

A TVI percebeu no primeiro domingo de 2010 duas coisas essenciais no seu combate a Ídolos: primeiro, não é com cinema que lá vai (Call Girl, o ousado filme com Soraia Chaves, só resultou quando o programa concorrente da SIC chegou ao fim); segundo, são as novelas a chave do problema da estação (Ídolos, apesar do sucesso que tem sido ao longo das últimas semanas, só ganhou quando Deixa Que Te Leve chegou ao fim).

Mesmo assim, o programa-sensação da temporada, apresentado pela dupla João Manzarra e Cláudia Vieira, conseguiu 1,2 milhões de espectadores e quase 40% de share médio, embora na hora das decisões (e apesar das polémicas entre o júri e alguns concorrentes...) tenha concentrado na SIC metade do Portugal televisivo.

O que temos então para a semana? Não havendo notícia de qualquer nova aposta da TVI para as noites de domingo, o mais certo é que o director de programas da TVI, Luís Cunha Velho, aposte forte na sua ficção nacional. Já não a medo, até às 23.00, mas em full time, como todos os dias da semana, até à meia-noite e meia. É para já esta a única forma de tapar o inimigo.

É mais do mesmo? É, claro que é! É pouco imaginativo? É, claro que é! Revela dificuldades e uma excessiva dependência? Sim, claro que revela! Mas é eficaz, e sobretudo ninguém pode levar a mal que a TVI o faça, para tentar salvar aquilo que nos últimos domingos tem perdido para a velha rival SIC: o horário nobre.
Cabe ao espectador optar: ou prefere mais um episódio de uma novela que, como qualquer pastilha elástica, tem a elasticidade que tem; ou opta por um espectáculo que já provou ter os ingredientes necessários para prender a audiência ao ecrã.

Curiosidade

"Você na TV" foi o líder das manhãs portuguesas no ano que terminou recentemente. O programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira venceu por 198 vezes a concorrência. Os restantes dias foram ganhos por "Praça da Alegria" e "Fátima". Será que em 2010 a dupla conseguirá manter a vitória?

Fonte: 24 Horas

Audimetria 04/01/10

A primeira segunda-feira do ano foi ganha pela TVI, que fez 28.3% de quota de mercado. A RTP1 esteve muito próxima subindo aos 27.5. A SIC caiu aos 21.7% de share.

O acesso ao prime time foi ganho por "O Preço Certo", que alcançou 12% de rating e 35.6% de share. "Morangos Com Açúcar" esteve perto, com 11.6% de rating e 33.6% de share. "Nós Por Cá" começou o ano com 17.7% de share.

No "campeonato" dos blocos informativos, o "Telejornal" levou a melhor sobre a concorrência, subindo aos 14.7% de rating e 35.5% de share. Segue-se o "Jornal Nacional" que fez 10.9% de rating e 26% de share. Em terceiro ficou o "Jornal da Noite", com 10.1% de rating e 24.4% de share.

Após os blocos noticiosos, as três televisões emitiram formatos de grande reportagem. O vencedor foi "Repórter TVI", que ficou no segundo-lugar do dia, alcançando 14.9% de rating e 34.7% de share. "Galegos de Cá e Lá", transmitido pela RTP, ficou na quinta posição geral, com 12.3% de rating e 28.6% de share. A "Grande Reportagem SIC" quedou-se nos 8.8% de rating e 20.4% de share.

"Meu Amor" voltou a ser o programa mais visto do dia, tendo ficado com 15.8% de rating e muito perto dos 40% de share. "Deixa Que Te Leve" desceu à quarta posição geral, obtendo 14.5% de rating e 44.2% de share. "Perfeito Coração" não esteve muito mal. Ficou-se pelos 9.1% de rating e 23.1% de share. Já o concurso da RTP1, "Jogo Duplo", não chegou aos 20% de share.

"Sentimentos" e "Viver a Vida" voltaram a tar muito próximas, com apenas o.1% de rating a separá-las. Em share a vitória foi da produção da TVI que fez 29.5% contra 26.8% da telenovela brasileira.

Fontes: Mediamonitor, A Minha TV

Revista de Imprensa 05/01/10

Bom dia! Como habitual está na hora de mais uma Revista de Imprensa

Declarações de Herman José causam polémica
Foi na passada semana que Herman José esteve à conversa com João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. Mais uma vez as suas declarações causaram polémica. O visado foi, alegadamente, Francisco Pinto Balsemão. "Quero ser um velho com rugas, com tudo. Há partes de nós que não dominamos, partes que descaem, os testículos por exemplo... Temos um colega que faz golfe por causa disto... Sabes quem é, já foi teu patrão também.", disse, dirigindo-se ao apresentador de "Portugal no Coração". Segundo fonte do 24 Horas, em Carnaxide estes comentários não caíram bem. Confrontado com esta noticia, o humorista afirmou: "Quando for para falar de alguém chamo pelo nome. Na "Gala de Natal" da TVI fiz isso."

Banda de Filipe Pinto separou-se

Filipe Pinto é um dos grandes candidatos à vitória de "Ídolos". A sua entrada no mundo da música já se deu há algum tempo. O concorrente de Matosinhos era o vocalista dos "Dawn to Dusk", banda originária da mesma cidade. A banda chegou a actuar no Hard Rock Café, em Lisboa, integrada num concurso promovido pela 7UP. Apesar de tudo, os "Dawn to Dusk" já não estão juntos, possivelmente devido ao facto de Filipe Pinto estar a estudar em Vila Real e a maioria dos concertos serem na sua cidade natal.

SP Televisão prepara novas séries
Depois de lhe termos dado a conhecer as duas séries que a SP Televisão está a produzir para o canal de Carnaxide, dizemos-lhe agora que esta produtora se prepara para pôr em marcha mais duas séries, desta vez para a RTP. A primeira é um policial que durará 3 episódios. Já a segunda deverá possuir 13 episódios e retratará o mundo dos hospedeiros de bordo e da aviação comercial. Ambas são originais e escritas por guionistas da produtora. Uma das actrizes escaladas para um destes projectos é Oceana Basílio.


CITAÇÃO DO DIA

"O Salvador é de chorar a rir"

A citação de hoje pertence a Pedro Granger.






Fala-se de:
Ana Rita Clara

A apresentadora de "Querido, Mudei o Visual" foi aconselhada a fazer Reiki para combater o stress e está bastante satisfeita com esta prática. "O Reiki é óptimo, muito bom mesmo", disse ao 24 Horas.

Fontes: Notícias TV, 24 Horas

4 de janeiro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O primeiro Frente a Frente de 2010, ocorre entre autores de novelas.
Rui Vilhena e Antónia Barreira estão em duelo.

António Barreira é um dos autores de Telenovelas da "nova geração". Do seu curriculum ainda fazem parte poucas produções, no entanto qualquer uma delas se tornou em grandes êxitos.

Começou como guionista da quarta série de "Morangos com Açúcar". Seguiu-se a sua primeira grande telenovela, "Fascínos". Com um elenco de luxo, uma realização fantástica e paisagens idílicas, António Barreira passou a ser mais conhecido.
Criou um enredo com histórias de amor apaixonantes. Foi com esta produção que começámos a perceber as grandes características da sua escrita.

O trabalho seguinte foi "Flor do Mar". Apesar de ter sido em colaboração com Maria João Mira e Diogo Horta, é evidente que tudo o que foi feito tinha uma "mãozinha" sua.

Actualmente escreve "Meu Amor", uma história extremamente bem feita, com um elenco de fazer inveja,
inovadora, diferente de tudo o que estávamos habituados a ver. A meu ver, esta telenovela revela as grandes características da sua escrita que são o facto de ser inovadora, criativa, diferente, apelativa, contemporânea, com especial atenção aos pormenores, adequada à realidade.

Tudo isto faz prever um grande futuro para este autor, que a julgar pelas audiências da sua última história se avizinha muito risonho. António Barreira pode não ter conseguido implementar o famoso "Quem matou...", mas tem a honra de os três principais papéis da sua recente produção serem interpretados por três grandes nomes da ficção nacional: Alexandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira. Não duvido de que este argumentista continuará a fascinar os portugueses...
Cabe-me a mim falar de Rui Vilhena, autor de uma das novelas com maior sucesso em Portugal. "Ninguém Como Tu". Foi o único trabalho seu que acompanhei, e foi das poucas novelas portuguesas que prendeu a minha atenção do inicio ao fim.

A pergunta "Quem matou o António?", fez parte da vida da maior parte dos espectadores da TVI durante muito tempo. Rui Vilhena soube criar suspense, mistério, acção numa novela, como ninguém o tinha feito até então.




O ano de 2005, em termos de ficção, foi sem dúvida marcado por "Ninguém como Tu", por Luíza Albuquerque (Alexandra Lencastre), pelo seu vestuário (muitas cartas chegaram à TVI com o intuito de se saber que loja vestia a actriz). Mas a novela distinguiu-se ainda pela interpretação do frio António Paiva Calado (Nuno Homem de Melo), pela relação entre João (Frederico Barata) e Henrique (Guilherme Barroso), pelas irmãs Dulce (Manuela Couto) e Júlia (Dalila do Carmo), e pelo "renascimento" de Milú (Rosa Lobato Faria) quando Luíza morreu.
Estes forem alguns dos ingredientes chave que levaram esta novela ao sucesso. Só para se ter noção, o último episódio de "Ninguém Como Tu" atingiu os 25,9% de audiência média e 67,2% de share.

Rui Vilhena soube captar a atenção dos espectadores, e na minha opinião, esta novela será uma das que não cairão no esquecimento dos espectadores da TVI, não só pela sua qualidade, como também pela maravilhosa interpretação de Alexandra Lencaste.


A verdade é que foi este autor que criou o conceito de "assassínio" na ficção portuguesa, para provocar suspense ao longo da trama. O "Quem matou quem?" pertence a Rui Vilhena. E só por isso, está de parabéns!

Fecho

Boa noite. São 20:00, e está em linha o Fecho de hoje, que lhe trás uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00 não perca o primeira Frente a Frente de 2009.

Não vale a pena disfarçar: a integração de Laurence Fishburne no elenco de CSI: Crime Sob Investigação, em 2008, foi sobretudo a procura de um derradeiro fôlego para a série. Responsável por vários dos projectos televisivos mais bem-sucedidos da última década, o produtor Jerry Bruckheimer sabia que CSI não tinha uma estrela com a pinta de Gary Sinise ou o carisma de David Caruso, como tinham respectivamente CSI: Nova Iorque e CSI: Miami. Mas também sabia que ela conservava o romantismo de fundadora do franchise - e decidira só intervir quando se tratasse de permitir-lhe uma última milha de vida.

Pois essa milha vai-se esgotando agora. Embora acabe de ser anunciada a gravação de uma décima temporada, a emitir no próximo ano, CSI: Crime Sob Investigação tem vindo a cair nos gráficos de audiências - e aquilo que começa a ficar claro, por esta altura, é que essa temporada será a última. De resto, percebe-se porquê. Baseadas nos mesmos pressupostos, no mesmo modus operandi e nos mesmos artifícios de realização, CSI e as suas spin-offs já se confundem umas com as outras - e começam a confundir-se também, todas juntas, com uma data de outros seriados que nelas se inspiraram.

Embora continuemos a celebrar a explosão de que a ficção televisiva foi alvo na última década, incluindo narrativas, meios de produção e estrelas envolvidas, a verdade é que a vitalidade desse universo começa a desvanecer-se. Depois de Os Sopranos, CSI, 24, Dr. House e Perdidos, tornou-se imperativo encontrar uma nova direcção no sentido da qual rasgar. Dexter já foi um passo pequeno, Flashforward é um ainda menor - e, entretanto, o aborrecimento vai-se instalando.

Audimetria - 03/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo fechou domingo com 29,1% de share. A SIC ficou a um ponto, e a RTP1 a mais de sete.

No horário das 19:00, a estreia do filme "Die Harde 4.0", correu muito bem à TVI. Com 11,4% de rating e 34,5%, o canal liderou confortavelmente sobre a concorrência. Em segundo lugar ficou a RTP1, com a repetição do especial de "Jogo Duplo". O concurso apresentado por José Carlos Malato chegou aos 7,8% de audiência média e 22% de share. O filme exibido pela SIC teve um mal resultado. 21,6% foi o share que "Com a Casa às Costas" obteve.

No que toca a noticiários, o "Jornal Nacional" aproveitou a herança do filme que o antecedeu e posicionou-se no quinto lugar do top dos 5 programas mais vistos do dia. O "Telejornal" chegou aos 11% de rating e 26,9% de share. De referir por fim a prestação do "Jornal da Noite". O espaço informativo da SIC, que ontem foi transmitido a partir das 19:30, ficou-se pelos 21 pontos.

No horário nobre, o programa mais visto do dia foi a novela "Meu Amor", que ficou empatada com "Deixa que te Leve. Ambas as novelas obtiveram uma audiência média de 16%.
O jogo transmitido pela SIC esteve bem. 15,2% de rating e 35,5% de share foi o resultado obtido pela partida.
Quanto a "Ídolos", posicionou-se na quarta posição do top5, e conseguiu subir em relação à semana passada. Destaque para os 40% de share que alcançou.
O filme transmitido pela RTP1 a partir das 21:00, "Happy Feet", ficou-se pelos 18 pontos.
Quanto a "Call Girl", na TVI, conseguiu um share razoável. Exibido a partir das 23:00, o filme conseguiu 27,1% de share.

Revista de Imprensa 04/01/10

Bom dia! São 10 horas e está na hora da primeira Revista de Imprensa de 2010.

"Uma Canção Para Ti" de regresso em 2010?
"Vai voltar.", foi o que disse Júlia Pinheiro ao 24 Horas sobre o programa que terminou no primeiro dia de 2010, apesar de ter afirmado recentemente à imprensa que o mesmo precisava de "férias". Ao que parece o "Uma Canção Para Ti" será a aposta para o reveillon deste ano. "Este programa é uma jóia e como qualquer jóia não pode ser usado com uma intensidade tão grande como foi em 2009. Uma Canção Para Ti é por excelência um programa de festa e para a família, que tem a ver com o espírito desta época do ano", explicou a responsável por novos formatos do canal de Queluz de Baixo.

João Catarré gostava de voltar a falar de viagens
Findas as gravações de "Deixa Que Te Leve", João Catarré encontra-se agora a gozar um período de férias. No entanto, o actor não deixa de pensar em projectos futuros. "A seguir quero fazer cinema", revelou à Notícias TV. O "Pedro" da telenovela líder de horário nobre afirmou ainda que "gostava de voltar a apresentar um programa relacionado com viagens no estrangeiro, para dar a conhecer os hábitos alimentares, a arte e a música do país em casa." Será que este seu desejo se concretiza?


CITAÇÃO DO DIA

"Nunca imaginei que o concurso tivesse tanto impacto"

As palavras de hoje pertencem a Laurent Filipe








Fala-se de:
Manuel Luís Goucha

O apresentador prepara-se para por o programa "5 Para a Meia Noite" em tribunal. Em causa está a brincadeira que Filomena Cautela fez na passada segunda-feira, em que a resposta certa à pergunta "Quem é a melhor apresentadora de 2009?" era precisamente Manuel Luís Goucha. Uma brincadeira que não agradou ao visado. "São graçolas labregas e gratuitas", disse ao 24 Horas

Fontes: 24 Horas, Notícias TV

Diário de Um Ídolo


Acabou de chegar ao fim a gala de "Ídolos" deste domingo. Está, portanto, na hora de Diário de um Ídolo chegar até si.

O menos votado foi Salvador Sobral, que não teve a "sorte" de ser salvo pelo júri, acabando por abandonar o programa. Na "corda bamba" também esteve Solange Hilário, uma das candidatas favoritas à vitória.

Passo então à análise de cada um dos concorrentes

Salvador Sobral: foi a primeira actuação da noite. Tal como na gala passada escolheu uma balada. Notou-se que estava um pouco nervoso. No cômpute geral esteve bem, no entanto e tal como Manuel Moura dos Santos disse também eu não percebi muito bem o acerto que fez à música. Continua sem aceitar muito bem as críticas do júri, que se notou quando não agradeceu aquilo que Pedro Boucherie lhe disse. Foi, a meu ver, uma das suas melhores prestações nas galas. Saiu, a meu ver, não pela forma como canta, mas pela atitude que vinha a ter perante o programa, que não foi das melhores. Foi uma surpresa, sem sombra de dúvidas.

Carolina Torres: Marcou pela visual "atrevido". Arriscou bastante ao escolher um tema de uma banda pouco conhecida. Cantou muito bem, puxou pelo público e divertiu-o. A sua interpretação também foi bastante boa. Gostei da forma como se defendeu dos comentários do júri.
Filipe Pinto: excelente coordenação com a banda. Cantou muito bem. Saltou, puxou pelo público. Mostrou que a sua voz não "servia" apenas para Rock. A parte final foi fantástica e mostrou o toque "seu" que deu ao tema. Manuel Moura dos Santos disse que se "safava" bem em reportórios diferentes daqueles a que vinha a habituara o público. A pergunta que deixo no ar é, em que é que será que Filipe Pinto não se sairá bem?
Inês Laranjeira: Parecia uma "bonequinha". Gostei da sua prestação. Não concordo a 100% com aquilo que a maioria dos jurados disseram, uma vez que até nem esteve assim tão mal. Não percebo a razão pela qual fazem tantas críticas a esta jovem, assim como também condeno a afirmação de Pedro Boucherie. Penso que a devia ter guardado para si, uma vez que a altura de a proferir fora na passada gala.
Diana Piedade: Muito segura, bonita e concentrada. Excelente a forma como terminou a sua interpretação. A melhor da noite. Concordo com Manuel Moura dos Santos, que afirmou que esta foi uma das suas melhores interpretações no concurso. Prendeu novamente o público e muito bem na forma como conversa com a dupla de apresentadores.
Carlos Costa: Escolheu uma das músicas de que eu mais gosto. A ideia de passar pelo público foi bastante boa, tornando-se naquele que conseguiu criar a melhor reacção do público. Mais uma excelente prestação e uma grande interpretação. Teve a atitude de um verdadeiro Ídolo. Muito bom. Também apreciei o seu visual, que foi simples e ao mesmo tempo assentou muito bem na música. Tal como o que disse sobre Pedro Boucherie, também penso que a atitude de Manuel Moura dos Santos ao dizer que não gostava que este fosse o vencedor do concurso veio na altura errada.
Solange Hilário: foi a última a cantar. Com um visual magnifico, transmitiu mais uma vez a "doçura vocal" de que Laurent Filipe fala. Gostei da sua prestação, apesar de ter tido alguns momentos de desafinação. Cantou Sara Tavares, alguém que, na minha opinião, se parece muito consigo. Não merecia ser uma das menos votadas da noite.

Fazendo uma pequena análise da gala, penso que foi notória alguma queda de qualidade face às anteriores. Talvez pelas escolhas das músicas. Não que os concorrentes tenham cantado mal, mas pelo facto de terem tido prestações muito homogéneas. O momento alto da noite foi sem dúvida a "polémica" que envolveu Manuel Moura dos Santos e o momento menos conseguido da noite foi o comentário de Pedro Boucherie sobre a saída de Catarina Boto na passada semana. A dupla de apresentadores já esteve melhor. Penso que Cláudia Vieira demonstrou alguma quebra face às outras galas, talvez pelo facto de esta semana terem sido duas as galas que apresentou. Já João Manzarra manteve as qualidades que tem vindo a apresentar. Já o júri teve momentos altos e baixos. Roberta Medina esteve regular e Laurent Filipe continua a "dar show" com os seus comentários muito oportunos. Pedro Boucherie Mendes surpreendeu pelo casaco que usou e por alguns comentários que fez. O seu pior momento foi aquele de que falei anteriormente. Manuel Moura dos Santos também não esteve bem no que disse sobre a vitória de Carlos, mas continua a ter bons comentários e úteis para os concorrentes.
É agora tempo de lhe trazer a minha avaliação (1-10) das prestações dos diferentes concorrentes:


Salvador Sobral - 7.5
Carolina Torres - 8
Filipe Pinto - 9.5
Inês Laranjeira - 7.5
Diana Piedade - 10
Carlos Costa - 9.5

Solange Hilário - 8


3 de janeiro de 2010

O Protagonista


O protagonista da semana foi "Uma Canção para Ti".
O programa apresentado por Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha, despediu-se dos espectadores com a vitória de Guilherme Azevedo e com o primeiro lugar nas audiências - 11,6% de rating e 41,1% de share.
Contra as expectativas, acabou por vencer "Ídolos", que se ficou pelos 8,2% de audiência média e 28,6% de share.
Não, não foi uma grande vitória. Mas sim, foi uma despedida em grande, e com sabor a dever cumprido por parte dos dois apresentadores da TVI.
Sempre tive dúvidas que "Ídolos" vencesse na noite de passagem de ano, e como tal tive razão. Aliás, achei muito precipitado a Ana Bola proferir na "Companhia das Manhãs", que tinha a certeza que o programa no qual participou iria ser o vencedor da noite.
Independentemente do programa da TVI ter baixado bastante nas audiências em relação ao ano passado, penso que foi o que mais se adequou à temática da passagem de ano - família, emoção, e diversão. O "Ídolos" apenas teve a componente de diversão e amizade.
A parte da emoção não existiu tanto, pois não houve nenhum vencedor ou derrotado. E por outro lado, os concorrente ainda a jogo não poderiam ter muitas canções ensaiadas, pois a gala que decide o seu futuro acontece hoje.
Penso que a disputa exigia que fosse mais renhida, mas analisando bem os dois programas, "Uma Canção para Ti" tinha a componente "Quem vai ganhar", e "Ídolos" ficava-se pela "Quer divertir-se connosco? As diferenças são notórias.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí as restantes audiências relativas ao dia de ontem.

Depois de referido o top5, e o canal que venceu no sábado, basta concluir a Audimetria, com os valores dos restantes programas.
No horário das 19:00, o "Preço Certo" ganhou, com 10% de rating e 28,7% de share. Em segundo lugar, ficou o filme transmitido pela TVI, "Jumper", que obteve 9,8% de audiência média e 30,1% de share. O filme da SIC ficou em último lugar.

No que toca à informação, de salientar ainda a prestação do "Jornal Nacional", que se ficou pelos 10,6% de rating e 26,9% de share.

Quanto ao horário nobre da RTP1, "A Voz do Cidadão" conseguiu 7,4% de audiência média e 18,7% de share. O especial "Jogo Duplo" esteve melhor. O programa apresentador por José Carlos Malato atingiu os 8,1% de audiência média e passou a barreira dos 20 pontos.
Na SIC, de referir a prestação de "Perfeito Coração", que se ficou pelos 8% de rating e 20,4% de share. "Não Há Crise", de Nuno Graciano, não esteve muito melhor. O programa de apanhados, esteve na fasquia dos 21 pontos. Por fim, a repetição da emissão de "O Formigueiro" conseguiu 4,6% de rating e 18,1% de share.

Às 21:00..


..e logo após a gala de "Ídolos"..

Audimetria - 02/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo ganhou o primeiro sábado do ano, com 29,2% de share. Seguiu-se a SIC com 24,8%, e a RTP1 com 23,6%.

"Deixa que te Leve", foi o programa mais visto do dia. A novela continua em alta, e o dia de ontem foi mais uma prova disso. Um programa, ao fim-de-semana, obter 17% de rating e 45,8% de share, que não seja futebol, é raro.
Os resultados de "Meu Amor", embora bons, já foram mais normais, tal como podemos ver no quadro fornecido pela Mediamonitor.
O noticiário mais visto foi o da RTP1. O "Telejornal" chegou aos 12,7% de rating. Seguiu-se o "Jornal da Noite"m com 11,2% de audiência média e 28,6% de share.
O top5 de sábado fecha com "Ele é Ela". Apesar de não ser um sucesso, a série da TVI esteve bem. Ultrapassar os 40 pontos depois das 23:00, é um mérito para qualquer produto de ficção.

O Melhor & Pior do Ano (TVI)

Melhor - Anunciada pela TVI como "A maior produção de sempre", os números mostram isso mesmo: custou 5.7 milhões de euros, é composta por 30 episódios, foi rodada em 5 países, envolveu cerca de 120 actores, quase 500 técnicos e muitos figurantes. "Equador" foi a lufada de ar fresco que a ficção nacional precisava, provando que com ambição, ousadia e imaginação se consegue realizar um projecto que ficará na história da televisão portuguesa. Com um enredo maravilhoso, um elenco de luxo e uma realização com uma qualidade elevadíssima, percebe-se o sucesso de audiências da adaptação do livro de Miguel Sousa Tavares.
Pior - Ao fim de três emissões o programa foi retirado da grelha da TVI sem qualquer explicação. Apresentado por José Pedro Vasconcelos, "Portugal de Olhos em Bico" é um concurso tipicamente japonês com jogos, a meu ver, pouco conseguidos. Para além do apresentador português também havia espaço para apresentadores japoneses que não faziam mais que "gritar" durante todo o programa. Uma aposta falhada da TVI.

O Melhor & Pior do Ano (SIC)

Melhor - "Esmiucem isso bem. Esmiucem connosco". Este foi um dos slogans utilizados para marcar o regresso dos Gato Fedorento à antena da SIC, com um programa de análise aos actos eleitorais que se realizaram em Setembro e Outubro passado. Um formato diferente, quer na televisão portuguesa quer na carreira dos Gato. Conduzido por Ricardo Araújo Pereira, "Esmiúça os Sufrágios", atingiu a fasquia dos 2 milhões de espectadores, batendo toda a concorrência. Ficam entrevistas para a história, como a de José Sócrates e Manuela Ferreira Leite.
Pior - Foi anunciado como o substituto do sucesso de Verão "Salve-se Quem Puder", mas a verdade é que juntar homens e mulheres frente a frente numa luta de sexos, revelou-se um fracasso de audiências. Ao fim de duas semanas de valores francamente baixos, "M/F": Sarilhos em Casa" passou de diário a semanal, e nem aos sábados com a emissão de famosos o programa vingou, sendo retirado do ar sem qualquer explicação.

O que poderemos ouvir hoje à noite..

Carlos - Eu Estou Aqui (Anjos)
Carolina - Boite Zuleika (Cão Muito Mau)
Diana - Conta-me Histórias (Xutos&Pontapés)
Filipe Pinto - Venham Mais Cinco (Zeca Afonso)
Inês - Deixa-me Rir (Jorge Palma)
Salvador - Jura (Rui Veloso)
Solange - Ponto de Luz (Sara Tavares)

O Melhor & Pior do Ano (RTP1)

Melhor - A informação preferida dos portugueses está na RTP1. Os seus noticiários são líderes no horário ("Bom Dia Portugal", "Jornal da Tarde", "Telejornal"), e a juntar a estes, salienta-se os grandes programas de entrevista ("Grande Entrevista") e de debate ("Prós e Contras"). Para além disso, num ano marcado por três actos eleitorais, a estação escolhida para acompanhar a contagem dos votos foi a RTP1, deixando para trás a concorrência. Por tudo isto, a informação foi o melhor da RTP1 em 2009.
Pior - Se a informação sai vitoriosa, os concursos familiares que a RTP1 apostou durante o ano revelaram-se um fracasso de audiências. Mas se "Há Festa Em" fez frente à concorrência durante o Verão e "Dança Comigo no Gelo" e "Família Família" conseguiram por vezes estar ao nível dos rivais, "A Febre da Dança" e "O Último Passageiro" foram "engolidos" pela concorrência. Apresentados por Sílvia Alberto (sem falhas a apontar na apresentação) foram duas apostas falhadas da direcção de programas que não ficarão na memória dos espectadores.

2 de janeiro de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias:


A melhor de todas


Há algo em Rita Blanco, e seja qual for o género em causa, que simplesmente ilumina o ecrã


Assiste-se a O Destino do Senhor Sousa (RTP2, sábado à noite), de resto apenas mais um filme português feito veículo para o overacting de Luís Miguel Cintra, e torna-se a constatar como Rita Blanco é uma das nossas melhores actrizes de audiovisual, se não mesmo a melhor. A concorrência, já se sabe, é limitadíssima. Mas há algo em Rita (como o há, entre os homens, em Nicolau Breyner) que simplesmente ilumina o ecrã.
E eu, correndo o risco de voltar a ser acusado de ignorância - é sempre acusado de ignorância quem denuncie os actores como a classe mais persistentemente medíocre do nosso panorama artístico, o que de alguma maneira eu torno a fazer aqui -, não consigo dissociar esse brilho da própria atitude diária de Rita Blanco enquanto persona televisiva. Encontramo-la numa entrevista, no júri de um concurso ou numa participação especial, e ela é sempre "uma de nós": uma mulher do mundo, com as idiossincrasias e as obsessões e mesmo as ignorâncias que todos os dias nos rodeiam.
Resultado: uma delicada combinação entre a absoluta naturalidade com que qualquer papel lhe assenta (no teatro, no cinema ou na TV, telenovelas incluídas) e o magnetismo que qualquer das suas personagens exerce sobre nós (e trate-se de drama ou de comédia, de entretenimento ou de manifestos pejados de compromisso sociológico). Tudo isso, de resto, está em O Destino do Senhor Sousa - e é filme de apenas alguns minutos, quase todos centrados em Luís Miguel Cintra.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto da semana que passou voltou a pertencer a TVI. A novela "Deixa que te Leve", obteve, às 21 horas e 56 minutos, do dia 27 de Dezembro, 17,3% de rating e 43,7% de share. Em números, mais de um milhão e seiscentos mil portugueses estavam sintonizados na TVI, às 21:56.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a SIC. "Ídolos", no dia 27 de Dezembro, chegou aos 15% de rating e aos 40 pontos, pelas 22:31.
De referir ainda o share que "A Incrível Viagem" fez na RTP2, pelas 23:55 do último domingo de 2009 - 16%.
Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Audimetria - 01/01/2010


O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 31,6% de share. Seguiu-se a SIC, com 26,7%, e a RTP1, que se ficou pelos 21,4%.

O programa mais visto de ontem foi a novela "Deixa que te Leve", que obteve um resultado bastante satisfatório - 16,9% de rating e 46,4% de share. Seguiu-se "Meu Amor", tal como podemos ver no quadro fornecido pela Mediamonitor.
O noticiário mais visto foi o da TVI. O "Jornal Nacional" chegou aos 11,7% de audiência média, contra os 10,3% do "Telejornal".
O filme transmitido pela SIC, "A História de uma Abelha", chegou aos 10,6% de rating e 27,8% de share.
Fonte do quadro: Mediamonitor

Audimetria - 31/12/2009

O último dia do ano foi ganho pela RTP1. Com 28,6% de share, a estação pública venceu a TVI, que fez 27,7%, e a SIC, que se ficou pelos 24,4%.
O primeiro canal esteve em primeiro lugar nas audiências nos seguintes períodos: das 08:00 às 15:00, e das 18:00 às 20:00.
A competição entre "Uma Canção para Ti", "Ídolos" e "Dança Comigo no Gelo", foi ganha pelo concurso de talentos da TVI. O programa de João Manzarra e Cláudia Vieira ficou em segundo lugar no horário em que foi exibido.

Fonte: 24 Horas

Notícia - Mário Augusto e João Ferreira deixam a SIC


Mário Augusto e João Ferreira já não são jornalistas da SIC. O especialista na área de cinema rescindiu com a estação de Carnaxide há já algum tempo, aquando das rescisões amigáveis propostas pela direcção da estação. Nos últimos tempos existia apenas uma colaboração entre as duas partes, nomeadamente o programa "35 Minutos". De agora em diante, parece que esta colaboração será extinta. Mário Augusto está a caminho da RTP onde terá à sua espera um programa semanal sobre a sétima arte. João Ferreira também está de saída da SIC. A cara de "Falar Global" era um dos coordenadores e pivôs mais antigos dos jornais de fim de semana da SIC Notícias. O futuro passa agora pelo grupo Ongoing Media, que se prepara para lançar um canal de economia no universo cabo.

Fontes: 24 Horas TV Guia

1 de janeiro de 2010

O Protagonista do Ano


Já estamos em 2010! Este é o primeiro post do ano! E começamos muito bem, ao desvendarmos qual a personalidade que mais se destacou em 2009!
É necessário referir que esta, é uma tarefa díficil.
Por isso, e para além de neste post revelar-mos o "Protagonista do Ano", vamos eleger mais quatro profissionais que se destacaram ainda mais, em comparação com os restantes, nos últimos 365 dias.


É inegável que Marco Horácio marcou 2009. Com "Salve-se quem Puder", "O Formigueiro", ou "Circo de Natal", o humorísta e agora apresentador, ganhou lugar na família SIC, e na de todos os portugueses.
Foi sem dúvida, uma das personalidades, de entre as doze que elegemos, que merece ser ainda mais destacada.


Ricardo Araújo Pereira, com a sua restante equipa, levou um programa de humor - "Gato Fedorento: Esmíuça os Sufrágios" -, acima dos 20% de audiência média. É um grande feito, que o torna numa das grande personalidades do ano que passou.




João Manzarra é a grande revelação de 2009. Sem dúvida. À frente de "Ídolos", ainda demonstra alguns nervos, mas no próximo ano, e se a SIC o aproveitar bem, pode perfeitamente tornar-se num novo João Baião/Jorge Gabriel.



Manuel Luís Goucha, com Cristina Ferreira, levou o seu "Você na TV!" à liderança, colocando um ponto final à vantagem que a SIC tinha naquele horário.

Além disso, demonstrou versatilidade ao apresentar "Uma Canção para Ti", e nas diversas galas de Natal da TVI. Se Manuel Luís Goucha quis alcançar o seu expoente máximo de apresentador em 2009, sem dúvida que o conseguiu.

Fique agora com o vídeo, onde revelamos qual o verdadeiro "Protagonista do Ano"!