3 de maio de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Nascer de novo

José Alberto Carvalho percebeu tudo. A informação da TVI podia ter o respeito dos telespectadores, mas não tinha respeitabilidade intrínseca - e, para ganhá-la, não lhe sobrava outra alternativa senão nascer de novo. A mudança de nome do até hoje chamado Jornal Nacional (e a partir de agora Jornal das 8) é uma decisão inteligente. A aposta num "novo conceito", incluindo a apresentação partilhada com Judite Sousa, é outra. E a reformulação da imagem gráfica em que tudo isso será embrulhado é outra ainda.

Mas uma coisa é a imagem da informação da TVI e outra a imagem da TVI ela própria. E a imagem da TVI continua a enfermar de graves problemas. A da RTP é cinzentona, mas ao menos é sóbria. A da SIC é garridíssima, mas ao menos tem uma paleta sofisticada. Já a da TVI fá-la muitas vezes parecer um canal sul-americano, bafiento e choroso, esticando a corda das cores "vendáveis" até a um ponto em que se torna impossível sequer descortinar a medida certa. E bem fazia a estação se se submetesse, em geral, à mesma reformulação que José Alberto Carvalho impôs na informação.
Até porque está mais do que visto que aquilo que no passado a tornou num sucesso já não será suficiente para permitir-lhe manter-se um sucesso por muito tempo.

A prazo, o modelo "televisão Feira Popular" terá sido chão que deu uvas. Entretanto, o modelo "televisão loja dos trezentos" também já não será alternativa. A nova Direcção de Informação demonstra sabê-lo, abrindo momentaneamente a Queluz uma porta de saída. É apenas questão de a estação decidir-se agora sobre se quer ou não sofisticar-se um pouco. Tão depressa não haverá nova possibilidade de refundação.

4 comentários:

TVI Blog disse...

A mudança está a chegar, e promete dar que falar. A concorrência já se apressou a impôr novidades na grelha de informação, devido à mudança da TVI.

A TVI vai dar um passo muito importante na sua história da informação. Finalmente tudo vai mudar, e a má informação da era Guedes e Moniz vai embora. Fantasmas de informação 'sensasionalista' acabaram.

Os Portugueses vão conhecer a verdade da informação em Portugal. Estou muito curioso pela mudança, e na Sexta quero ver toda a mudança dos cenários e a estreia da dupla Judite e J. Alberto Carvalho.

Está quase ...

TVI Blog disse...

"A mudança de nome do até hoje chamado Jornal Nacional (e a partir de agora Jornal das 8) é uma decisão inteligente. A aposta num "novo conceito", incluindo a apresentação partilhada com Judite Sousa, é outra. E a reformulação da imagem gráfica em que tudo isso será embrulhado é outra ainda."

Concordo plenamente consigo Joel Neto!

E para toda esta grande mudança que se avizinha, está uma das (senão a melhor) equipa de profissionais de informação a trabalhar há mais de 2 semanas. Esperemos que este investimento de milhões valha a pena.

TVI Blog disse...

Também só queria registar que a Média Capital teve lucros de 1,9 milhões de euros. O valor representa uma subida de 195% face aos 652 mil euros registados no primeiro trimestre do ano anterior.

No período o grupo da TVI gerou receitas operacionais de 53,5 milhões (muito positivo portanto).Na TVI as receitas sobem 3%, para os 35,7 milhões de euros.

Vamos lá ver se as coisas continuam a correr a bom porto. Acredito que sim :)

Anônimo disse...

Espero que também renovem o TVI 24 pois o canal de noticias da TVI tambem precisa de uma mudança e a todos os niveis.