16 de maio de 2011

Falar Televisão


Peso Perdido

Se continuo a ter algum apego às audiências, de as consultar diariamente, é porque a luta de canais está renhida. Apesar de nem sempre ser assim, ao domingo as coisas agudizam-se. Nesse sentido, e através do meu Android, às 9:30 de segunda-feira, em pleno autocarro, é altura de visitar o site da Mediamonitor para me actualizar dos resultados do dia anterior.
Mais uma vez, o concurso de Leonor Poeiras venceu o de Júlia Pinheiro. Questionei os meus colegas sobre isso, e a resposta foi óbvia: "Peso Pesado" está a ser demasiado explorado. Ao ser transmitido de domingo a sábado, o reality-show deixa de provocar aquela "ansiedade" que caracteriza os telespectadores que desejam ver um programa. Assim, "Perdidos na Tribo" fica a ganhar, aliás, bastante a ganhar.



De tal forma que a diferença em audiências neste domingo foi bastante significativa. Enquanto o concurso da estação de Queluz de Baixo atingiu os 16,3% de rating e 41,7% de share, o da estação de Carnaxide não foi além 11,1% de rating e 28,6% de share, um resultado bastante inferior ao do dia de estreia.
Mais? A TVI ganhou o dia com 31,1% de share, uma percentagem bastante satisfatória, obtida devido a um horário nobre forte. Poderíamos dizer que o resultado de "Perdidos na Tribo" teria sido influenciado pelo final de "Espírito Indomável", contudo duvido que os portugueses tivessem sintonizado o canal da Media Capital durante uma hora e meia para ver a novela.

Se há um vencedor, então esse é de certeza "Perdidos na Tribo". Só tenho pena de um aspecto, que já o referenciei noutras alturas: Leonor Poeiras deveria ter ido para a selva! Sem dúvida alguma que o sucesso do programa acaba por dever-se aos concorrentes, e praticamente nada à apresentadora. Por mais argumentos que lancem, é esta a verdade...

9 comentários:

Anônimo disse...

concordo, mas tem que se ter em consideração que o horário de segunda a sexta na SIC a seguir ao Jornal da Noite ficou muito mais consolidade com o Peso Pesado, portanto pode não ganhar ao domingo e pode ficar atrás da novela da TVI de segunda a sexta mas a SIC ganha muito com esta performance que fica renhida com "Anjo Meu"

Anônimo disse...

A SIC bebeu do seu próprio veneno!!!
Tenho-o dito!!!
Poderia ter aproveitado melhor o formato, mas não o fez, deve achar-se já equipara à TVI, mas não... ainda tem de comer muitos, mas muitos danoninhos!!!

Maria A. disse...

Anónimo das 21:11, é melhor guardar os Danoninhos para a TVI, pois vai precisar deles, agora que está sem «espírito»!

A minha opinião é que os espectadores costumam ligar o canal no que lhes está a interessar ( o final de uma novela mais que consolidada), e deixam-na ligada como fundo!

Apanhou os «Perdidos», como apanhava qualquer outro!

Dou um exemplo: «Negócio da China» teve muito boas audiências, enquanto esteve no ar com «A Armadilha», de grandes audiências a liderar o horário, tal como acontece agora com os valores altos de «Alma Gémea».

Quando terminou «A Armadilha»,«Negócio da China baixou logo, por lhe ser retirado o encosto!
Quem foi o encosto de «Perdidos»?
O final de «Espírito Indomável», sem dúvida!
Já todos esperávamos!

João Rodrigo disse...

Concordo com a opinião da Maria, era de esperar que o final de "Espírito Indomável" influenciasse a noite da TVI. E por consequência a SIC baixou bastante.

Anônimo disse...

Para a semana quero ver qual vai ser a desculpa da maria

Meteo Alentejo disse...

remédio santo é a melhor novela dos últimos tempos. ADOREI

Anônimo disse...

LOL previsivel a observação de : Perdidos na Tribo venceu porque ia acabar EI...

João Rodrigo disse...

Não anonimo,
"Perdidos na Tribo" poderia ter vencido na mesma sem o fim de "Espirito Indomável".

No entanto, nunca saberemos. O facto é que ajudou aos bons resultados isso ajudou! No próximo Domingo, e se não houver nenhuma influência, aí sim se verá qual leva a melhor... Mas o "Peso Pesado" teve até um bom resultado, sejamos sinceros!

Anônimo disse...

Não anonimo,
"Perdidos na Tribo" poderia ter vencido na mesma sem o fim de "Espirito Indomável".

No entanto, nunca saberemos. O facto é que ajudou aos bons resultados isso ajudou! No próximo Domingo, e se não houver nenhuma influência, aí sim se verá qual leva a melhor... Mas o "Peso Pesado" teve até um bom resultado, sejamos sinceros!


Você sabe bem que Perdidos na Tribo vencia com ou sem espirito...

Para a semana o peso leve vai levar nas ventas outra vez!

Temos pena!

Acabou-se o benfas e a novidade de Peso leve