2 de maio de 2011

Exclusivo Action Screen/Televisão-Opinião: Alexandre Ferreira


Alexandre Ferreira é uma cara bem conhecida do público português. Estreou-se como actor em 1994, na companhia da já veterana Maria do Céu Guerra. Já fez parte de novelas (inclusivamente "Anjo Selvagem" e "Ninguém como Tu" - novela que quebrou recordes de audiência aquando da sua emissão), séries, telefilmes, etc. Considera-se um grande fã de séries, e fala-nos daquelas que mais o marcam. Acompanhe-nos nesta divertida entrevista.



Gosta de séries? Quais são aquelas que não consegue mesmo perder?

Adoro! Neste momento sinto-me um bocadinho órfão de séries, porque acabou o Lost. Mas estou muito curioso em ver Breaking Bad e The Fringe. E vou continuar a seguir 30 rock, Curb your enthusiasm, Entourage, In treatment, Mad Men. Devorei Reno 911, Seinfeld, The Office, Extras, Slings and Arrows,Pushing Dasies, Kalifornication, The IT Crowd, Monty Pithons’ Flying Circus, Little Britain.

Gostava de poder participar numa série? Se sim, qual?

Absolutamente. A qualidade dos textos e a qualidade de muitas séries, atrevo-me a dizer, consegue muitas vezes superar o melhor cinema. Adoraria participar no Lost,obviamente, já que fui fã incondicional. A nível nacional, tenho muita pena de não ter participado no Equador, porque gostei muito do livro. Quando era miúdo sonhava nas brincadeiras com o Macgyver, o Buck Rogers, a Galáctica, V  - A Batalha Final, Knight Rider, The Love Boat, Fantasy Island, X-Files e claro, The A-Team. A melhor série em que quero participar é a melhor que aí vier. 

Qual o seu estado de espírito quando vê uma das suas séries favoritas? Chora, ri, grita, ou fica "coladinho" ao ecrã à espera de ver o que vai acontecer?

No Lost chorei e ri. Gritar não gritei, que não grito com electrodomésticos, mas fiquei bastante coladinho com o Lost. Adorava os textos e o conceito da série. Sou fã do J.J. Abrahms  que aliás, foi também o criador da belíssima série Alias. 

A nível nacional, ainda não existe uma grande aposta em séries, se compararmos com o que é feito nos EUA, por exemplo. Ainda assim há bons exemplos, como “Cidade Despida” na RTP ou “Inspector Max”, na TVI. E temos que ainda ter em conta as telenovelas. Aprecia algum dos produtos nacionais? Ou não se rege pela máxima “O que é nacional é bom?

Vi um bocadinho da "Cidade Despida" no outro dia e pareceu-me muito bem. Já vi muito boa série portuguesa, que se não tinha os mesmos valores de produção, arremediava-se e bem com ideias, como o Claxon, o Duarte e Companhia, os Gato Fedorento, o Contra Informação, O Tal Canal, a Hermna Enciclopédia e vivemos com muito bons produtos brasileiros, novelas tão boas como séries, como o Roque Santeiro e a Tieta do Agreste. Ressalvo ainda que deviam cá existir formatos como o Watchdog britânico. 

Dentro daquilo que já foi feito, há algum tema que nunca tenha visto abordado numa série e que gostasse que fosse?

Essa ideia ficapara os meus botões, para quando for fazer o pitch às produtoras…  Há mais coisas no céu e na terra que o que a nossa imaginação permite, já dizia Shakespeare, portanto, todos os temas são possíveis. O que mais me fascina numa boa série é o conceito da série e a escrita da mesma, as personagens fortes e bem construídas. Sou um firme crente na força da criação da história e do texto.

Diz-se que quem gosta de séries também gosta de filmes. É um desses casos? Quais os filmes da sua vida?

Eu gosto de tudo! Filmes da minha vida tenho muitos: E Tudo o Vento Levou, Casablanca, táxi Driver, Raging Bull, Musica no Coração, West Side Story, The Fight Club, Seven, as Pontes de Madison County, Uma Serenata à Chuva, O Ladrão de Bicicletas, Há lodo no cais, Os Padrinhos, Apocalypse Now, Star Wars – episódios III, IV e V, Pulp Fiction, Kill Bill, O Feiticeiro de Oz, Psycho, Janela Indiscreta, Chinatown, Dr. Estranhoamor, Rocky, Rambo I & II, North by Northwest, Double Indemnity, Um eléctrico chamado desejo, Hamlet de Laurence Olivier, Fanny & Alexander, Os Suspeitos do Costume, Rebel Without a Cause, Network, etc, etc, etc… 

Prefere ver um bom filme de acção, um belo drama, um bom filme de terror ou uma divertida comédia?

Gosto sobretudo de bons textos, bons realizadores e bons actores, seja em que género for.

Num dia de chuva, em casa, preferia ver uma maratona de uma série ou uma maratona de filmes?

Já fiz das duas e gosto de ambas. Num filme os temas vão mudando, numa série o suspense vai-se adensando, portanto, venha o diabo e escolha.

Que actor/actriz gostava de conhecer? Porquê?

Robert DeNiro, Al Pacino e Meryl Streep. Porque são para mim grandes mestres.


A Action Screen e o Televisão-Opinião agradecem a simpatia e disponibilidade do actor para esta entrevista.

Um comentário:

Emanuel disse...

Tem um gosto requintado, sobretudo a nível de filmes.



Contudo não referiu o melhor filme de sempre.


the shawshank redemption.