5 de abril de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Herman de volta


Herman José está em grande forma. O seu Herman 2011 está agora em velocidade de cruzeiro, onde o apresentador e o humorista parecem ter encontrado, cada um, o seu espaço certo. Sem atropelos, sem excessos, com respeito um pelo outro. Herman, topa-se à légua, recuperou na RTP o prazer de fazer televisão, naquele que, nesta fase da sua vida e da sua carreira, é o seu terreno mais confortável: o talk show divertido, leve, com humor.



Herman sabe conversar, tem mundo. É verdade que prefere falar do que ouvir, mas os cerca de 360 mil espectadores que, todos os sábados, esperam pelas onze da noite ou mesmo pela meia-noite para o ver é isso que querem. Querem vê-lo, querem rir com ele, querem adorá-lo. Este sábado, o programa foi para o ar mais cedo. Resultado: chegou a mais de meio milhão de portugueses, interessados em ver o mano-a- -mano entre Herman e Tony Carreira, o convidado especial.


Mas é nos quadros de humor que se percebe que, após o obscurantismo criativo que atravessou, Herman está vivo e de novo em grande forma. A rábula com Cristiano Ronaldo, a mãe Dolores e o "pixelizado" é notável. Pela graça do texto, mas também pela forma como Herman conseguiu olhar para a inevitabilidade de não expor a criança que tinha ao colo. Brincar com o "pixelizado" (aqueles quadradinhos desfocados que as crianças menores ostentam na cara, nas revistas cor-de-rosa, para que os seus rostos não sejam reconhecidos) foi a forma superior e actual encontrada pelo humorista para fazer de uma fraqueza força.


O melhor que pode acontecer a um autor de um programa é que, quando ele acaba, o espectador pergunte, triste: "Já? Já acabou?" Com o Herman 2011 isso tem acontecido com frequência.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma média de 300.000 espectadores para um programa que começa às 23h00 está longe ser um resultado satisfatório. O Herman só se aguenta no ar porque quem lhe paga o salário é o povo português, cuja grande maioria de "filiados" não o suporta!
Não lhe suporta a arrogância e a soberba, não lhe suporta o narcisismo e o exibicionismo e sobretudo não suporta o vício que ele tem de falar sobre si próprio.
Nada do que ali está é da autoria do Herman, e você sabe bem disso; os tempos áureos de autor há muito tempo que já lá vão em virtude da preguiça que o caracteriza, por isso caro senhor Nuno Azinheira, se não lhe encomendaram a opinião, não encha o peito de ar com o Herman José porque tendo em conta tudo aquilo que diz respeito à sua vida profissional e pessoal ele não faria televisão em mais nenhum lugar do mundo se não vivesse em Portugal e não trabalhasse numa estação de televisão (volto a repetir) suportada financeiramente por um povo que não gosta dele.
E quanto ao meio-milhão desta semana você sabe que o mesmo se deve ao bimbo do Tony Carreira, por isso não tente atribuir o feito a quem não o merece.
Confirme os resultados do próximo fim de semana e logo verá se eu não tenho razão.
Ai, estes lobbys jornalísticos ligados às coisas alternativas, ai, ai, ai, ai...

Universo SIC disse...

Saiba toda a informação relacionada com a SIC e os seus canais temáticos. Não deixe de votar na 'Grande Sondagem' deste mês e não perca amanhã a rubrica 'Ponto X' pelas 21Horas. Acompanhe-nos já em www.universosic.blogspot.com