4 de abril de 2011

Frente a Frente


Boa noite! Na semana passada, o duelo do "Frente a Frente" passava-se entre duas séries da estação pública. Nesta segunda-feira, as atenções viram-se para a TVI, com a análise a duas das tribos do novo programa que irá competir com "Peso Pesado", da SIC.



Foi na passada semana que ficámos a conhecer as três equipas do novo reality-show da TVI. Uma com ex-concorrentes de outros programas do género, outra com actores e a última com pessoas diferentes umas das outras, arrisco-me a dizer. A mim, hoje, cabe-me a tarefa de falar sobre a primeira que enunciei.

Marta Cardoso, Vera Ferreira, José Castelo Branco e Sérgio Vicente são os quatro “veternaos” que viajarão até à tribo Himba, em pleno território africano, mais precisamente na Namíbia. Sinceramente, creio que este deverá ser o grupo que mais divertirá os portugueses. Talvez por serem aqueles que melhor conhecemos, por terem mais “experiência” e saberem o que é que um formato deste género pretende.

Quando chegarem até nós as primeiras imagens de Perdidos na Tribo, sem sombra de dúvidas que José Castelo Branco e Vera Ferreira deverão estar bastante cúmplices, bem como os restantes dois parceiros, até porque Marta Cardoso já “contracenou” com o “conde” no Circo das Celebridades e já o “conhece de ginjeira”. Se a tudo isto juntarmos o facto de serem quatro pessoas que se conhecem “perdidos” numa tribo onde não têm conhecimentos prévios sobre ninguém, é claro que haverá muito companheirismo e os possíveis atritos que são inevitáveis serão substituídos por momentos de camaradagem.


Resta-me dizer que acredito que a experiência destas quatro pessoas será inesquecível e que nós, telespectadores, teremos a oportunidade de os ver em situações que nunca imaginamos. Ainda assim, os momentos mais divertidos serão, inevitavelmente, com José Castelo Branco que terá na colega de Secret Story uma grande parceira de festa. E é mesmo isso que se pretende com este programa, ou não fosse este o seu grande propósito: entreter os portugueses.

Ainda assim, espero também ver momentos mais emotivos, com a pressão de estar longe da família e dos amigos a evidenciar-se, até porque isso também faz parte da vida real.

A equipa mais divertida, que deixa antever os melhores momentos de Perdidos na Tribo. Venham de lá essas aventuras e desventuras, Vera Ferreira, Marta Cardoso, Sérgio Vicente e José Castelo Branco!




A viagem está quase a começar por Queluz de Baixo, e as equipas começam agora a fomentar as suas próprias normas e valores. Joana Alvarenga, José Carlos Pereira, Luís Lourenço e Mafalda Teixeira, são o grupo de actores que irão prestar provas na selva. Habituados a serem acompanhados pelos telespectadores nacionais, nas mais variadas produções, desta vez o cenário muda de figura. Sem estarem em estúdio, com um guião para decorar ou determinados gestos por representar, a verdade é que os quatro participantes deste reality-show irão ter em si uma personagem. Calma, selvagem, precipitada, imatura ou corajosa, não tenho dúvidas que mesmo não tendo José Castelo Branco como colega de tribo, isso não será um factor em desvantagem para esta equipa.

Habituados a fazer rir, chorar ou criar suspense nos portugueses, os quatro actores vão ter em si os olhares curiosos dos seguidores de "Perdidos na Tribo".

Afinal, e tendo em conta os problemas de José Carlos Pereira com o álcool, ou o divórcio de Luis Lourenço há alguns meses, o afastamento de Joana Alvarenga dos ecrãs nacionais, e o "Espírito Indomável" de Mafalda Teixeira na TVI, muitas histórias poderão vir ao de cima com os quatros profissionais em questão. No caso da antiga estrela de "Rebelde Way", não tenho dúvidas de que procurará criar para a sua tribo uma imagem de garra e força. Já o namorado da "trinca-espinhas" de "Anjo Selvagem", tentará demonstrar aos portugueses que está totalmente recuperado e pronto para embarcar em novos desafios. Mafalda Teixeira, poderá muito bem relacionar-se com Jorge Kapinha, um grande amigo seu e, desta forma, criar uma ponte entre duas tribos. Finalmente, Luís Lourenço, com o seu portefólio em "Morangos com Açúcar", tentará provavelmente surpreender os telespectadores ao fazer de tudo para encontrar alimentos para a sua sobrevivência.



Independentemente das histórias criadas, não tenho dúvidas de que a estas se juntem muitas outras, sempre com o objectivo de tornar "Perdidos na Tribo" um concurso mais familiar. Sendo estas conhecidas caras dos telespectadores nacionais, continuarão a ter com estes uma grande empatia. Desde que com moderação, e sem cair em vícios, discussões ou figuras menos abonatórias, esta tribo tem as condições necessárias para ser equilibrada. Afinal, também desta característica se faz uma equipa e, quando ela não existe, então nada feito.

Boa sorte na selva!

Terminado mais um "Frente a Frente", resta dar por terminado o anterior. Assim, a sondagem que colocava em duelo "Conta-me como Foi" e "Maternidade" teve os seguintes resultados:

"Conta-me como Foi", por Diogo Santos - 60%
"Maternidade", por Tiago Henriques - 40%


Nenhum comentário: