30 de abril de 2011

Audimetria Semanal



Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".


Resumo semanal


O casamento real inglês, o futebol para a Liga Europa e Liga dos Campeões, a final de "Portugal Tem Talento", e até a despedida da primeira temporada de "A Família Mata" marcaram a semana audiométrica. Ao nível da ficção, nada a acrescentar, com a liderança da estação de Queluz de Baixo.

Em termos de séries, não esquecer o final de "Conta-me Como Foi", no dia 25 de Abril. A série da RTP1 conseguiu atingir a sexta posição na tabela do quinze programas mais vistos do dia, com cerca de 9,2% de audiência média.

Por fim, de referir que a própria liderança diária da TVI acabou por não se verificar. Tanto o canal da Media Capital, como a RTP1, a SIC e até o conjunto de canais por cabo acabaram por ter o seu "quê" de primeiro lugar nas audiências durante a última semana.

Manhãs (10:00 - 13:00)




Depois das férias da Páscoa, "Querida Júlia" continuou a não captar a atenção dos portugueses. O talk-show matinal da SIC ficou atrás da concorrência e fora do top dos dez programas mais vistos da estação de Carnaxide na maioria dos dias.

Assim, resta dizer que a liderança continuou a cargo de "Você na TV!". Com ou seu dupla, o programa da estação de Queluz de Baixo não dá hipótese a Júlia Pinheiro de crescer. Por exemplo, na quinta-feira, o talk-show chegou aos 34,4% de share.

Em relação à "Praça da Alegria", teve uma boa semana, aproximando-se de "Você na TV!". O talk-show da estação pública atingiu um share médio de 28%.

Tardes (14:00 - 20:00)




A liderança no início das tardes da televisão nacional foi disputada por "Ribeirão no Tempo" e "Alma Gémea". Apesar de, no final da semana, a novela da RTP1 conseguir atingir uma quota de mercado superior que à da SIC, a produção da Globo tem-se aguentado no horário das 14:00. De salientar contudo o resultado da novela da TV Record da última quinta-feira: 3,7% de audiência média e 33,6% de share.

Ao nível de talk-shows, destaque para o aparecimento de "Portugal no Coração" no top dos dez programas mais vistos da RTP1, e para as fracas audiências de Fátima Lopes. No dia em que "Boa Tarde" liderou com 26,2% de share, o programa apresentado por João Baião e Tânia Ribas de Oliveira atingiu os 25,7%. Já Fátima Lopes não foi além dos 21,7%.

Em relação a "Agora É Que Conta", nada acrescentar. Maus resultados para Leonor Poeiras e, mais importante, para a TVI. "Portugal em Directo", também não se saiu melhor. 

Apesar disso, Fernando Mendes aproveitou o final de "Escrito nas Estrelas" para subir provisoriamente ao segundo lugar no horário das 19:00 às 20:00. "Ti Ti Ti" não conseguiu aguentar a performance da novela da Globo e caiu para último. Pelo contrário, "Morangos com Açúcar", não tendo alcançado os resultados das férias da Páscoa, conseguiu sair-se bem.


Noite (21:00 - 01:00)




"Portugal Tal e Qual" voltou a cair no horário nobre da estação pública. Na quarta-feira, e com o futebol na SIC, a série acabou por atingir os 3% de audiência média e 7% de share, uma performance inferior à de "Ribeirão do Tempo", telenovela emitida logo a seguir à hora de almoço. Neste nível de ficção não esquecer o último episódio de "A Família Mata", que se ficou pelos 8,3% de rating e 21,1% de share.


Em relação às telenovelas, estas apenas foram suplantadas pelo futebol. Com as partidas para a Liga dos Campeões e Liga Europa, a produção nacional acabou por ficar para trás. No entanto, e com uma queda esporádica, isso não significou o seu "fim", muito pelo contrário. Assim, resta dizer que "Anjo Meu", "Espírito Indomável" e "Laços de Sangue" continuaram a ocupar o top dos cinco programas mais vistos do dia na semana que passou.


Mesmo com os bons resultados dos campeonatos referidos (Real Madrid vs Barcelona com 16,1% de rating e 44,2% de share; Sport Lisboa e Benfica vs Sporting Clube de Braga com 21,9% de rating e 53,6% de share), os portugueses estiveram atentos às conhecidas novelas.


Assim, e por esse motivo, "Sedução" manteve-se no primeiro lugar, apesar de ter baixado os seus resultados em relação às últimas semanas. A produção de Rui Vilhena está a começar a estabilizar nas audiências. Quanto a "Araguaia" e "Passione" não surpreenderam, mantendo os valores já analisados noutras edições da "Audimetria Semanal". De referir contudo que a novela das 23:35 da estação de Carnaxide não anda assim tão longe de "Seduzir" os portugueses.


Figura da semana


CSI: Miami


Tal como já seleccionado uma vez, nesta "Audimetria Semanal", a figura da semana corresponde não a uma pessoa, mas sim a um programa. Por outras palavras, a série da estação de Carnaxide, "CSI Miami" é a destacada deste sábado. Mesmo sendo emitida de madrugada, esta oferta da SIC consegue obter na maioria das vezes melhores resultados que "Querida Júlia", "Boa Tarde" e, já agora, "Alma Gémea".


Por outro lado, e sabendo que a partir das 23:30, as generalistas perdem força, a SIC continua a garantir alguns telespectadores com a repetição de uma das séries de maior sucesso do mundo. Refiro assim o resultado de terça-feira, do segundo episódio desse dia: 2,6% de rating e 37,9% de share.


Número da semana


4,7%


... foi a audiência média da emissão de "Quem Tramou Peter Pan?", no último sábado. O programa apresentado por Catarina Furtado não fez parte da tabela dos quinze mais vistos desse dia.


Minuto Mais Visto da semana


O Minuto Mais Visto da Semana que passou pertenceu à SIC, com mais uma partida de futebol. O jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Paços de Ferreira, emitido no dia 23 de Abril, obteve pelas 22 horas e 38 minutos, 18,9% de audiência média e 54,8% de share. Em números absolutos, quase um milhão e oitocentos mil telespectadores seguiam a estação de Carnaxide aquela hora.
Em segundo lugar deste campeonato ficou a TVI, com o episódio de "Espírito Indomável" do dia 18 de Abril. Este alcançou às 22h43, 17,9% de rating.

5 comentários:

Maria A. disse...

Olá D.S:

Com todo o respeito, venho acrescentar os seguinte:

«Boa Tarde» continua a liderar o horário! Ontem fez 3,2% de rating e 25,7% de share, contra os 3% e 25,2% de «Portugal no Coração»... e em 3º lugar mais uma vez a Fátima Lopes, com 2,6% e 21,8%.

«Boa Tarde» está de parabéns, cumprindo assim para já um dos objectivos da Júlia Pinheiro: subiu de 3º para 1º!

Ontem também «Alma Gémea» liderou confortavelmente o horário, com 4,4% de rating e 33,1% de ahare, contra «Ribeirão» que fez 3,6% e 26,1%.

Quanto a «Tititi», que está também a conquistar um horário que não era seu, está no bom caminho.

De facto os 6,7% de rating e os 26,3%de «Tititi», ficam para já apenas a 0,3% do «Preço Certo», ultrapassando-o em share, pois o «Preço Certo» fez apenas 24,1%.

De resto «Tititi» bate a média de «Preço Certo» e «Portugal em Directo», com quem competiu no horário.

E na trajectória, «Tititi» bate também «Morangos», que faz nos 2 horários em que compete com a novela da SIC 6,3%( 8,2+4,3):2=6,3%.
Portanto:
«Tititi»-6,7%
«Média de «Morangos»-6,3%.


De resto. é interessante observar os resultados da Marktest, fonte DN Televisão:

TARDE:
14-17 horas:

1º-Cabo-28,2%

2º- SIC-23,6%

TVI-21,6%

RTP-21,4%.

FIM DE TARDE::
18-20:

1º SIC-26,5%

2º TVI-24,4%

3º-RTP-24%

4º Cabo-22,6%

Quanto a «Sedução», que foi beneficiada no rating por ter começado muito mais cedo que «Araguaia», foi batida em share pela novela das SIC!
Cumprimentos:

DS disse...

Maria, os últimos valores de sexta-feira não foram contados, pois saíram demasiado tarde. Contudo, a ideia continua a ser a mesma.
Não entendo a soma de ratings do episódio repetido de "MCA" com o novo. São duas coisas distintas.
De resto, fico-me por aqui.
Cumprimentos,
DS

Anônimo disse...

Quanto ao CSI Miami, a SIC devia respeitar um pouco mais o formato; quem conhece a série sabe como é o (histórico) início: crime, primeiras observações, comentário de Horatio, YEAAAAAAAAAAAAAAA (genérico).
No entanto, a SIC achou por bem destruir esta sequência, colocando publicidade exactamente antes do genérico. Nada, no entanto, muito surpreendente num canal onde a fotografia e a qualidade da imagem são elementos secundários.

Maria A. disse...

Olá D.S.

De facto estes são os resultados mais recentes!

«Tititi» competiu com «Morangos» das 18 às 20 horas, mais ou menos.

Ora é justo que se considere a média de «Morangos» dos 2 horários, tal como «Tititi», dos 2 horários também.
De resto, nem percebo por que «Morangos» se reparte em 2, sendo só uma. É para beneficiar a sua média, que como demonstrei não ficaria igual?

Então teríamos também que repartir «Tititi» em duas...e considerar apenas a parte das 19 horas, que é um horário de maior visibilidade.

Tal como acontece com os «Morangos» e «Portugal em Directo...um produto às 18 horas...faz valores mais baixos que às 19, pois é diferente a visibilidade dos 2 horários!

Como demonstrei...6,7% foi a média de «Tititi» nos 2 horários.

Assim como «Morangos» fez uma média de 6,25%, 6,3% arredondando, Mais baixa!

E o «Preço Certo» faria uma média de 6,15%, ou seja, 6,2%
(7+5,3) : 2=6,2%
a média de «Portugal em Directo» e «Preço Certo».

De outro modo é injusto para «Tititi».
É comparar alhos e bugalhos...passe a imagem!

Isto mostra a rápida subida de «Tititi», que só agora passou para os 2 horários!

Cumprimentos!

Maria A. disse...

De facto, na semana passada, a TVI apenas ganhou em 2 dias; a 3ª feira e a 6ª.
Perdeu nos restantes, repartidos pela SIC em maior número, a RTP e o cabo.
Cumprimentos: