23 de março de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Reis e presidentes


1 A um mês da estreia nos EUA, o telefilme William & Kate já tem o trailer a rodar um pouco por todo o lado. Não há site português que ainda não o tenha colocado online - e a vitória da SIC na corrida à sua aquisição tornou-se de repente numa espécie de notícia do mês. Ou muito me engano ou está na calha uma overdose de monarquia insuportável.



2 O regresso à RTP de Cuidado com a Língua, centrado agora nas alterações impostas pelo novo Acordo Ortográfico, é uma excelente notícia. Por mim, ainda tenho esperança de que resulte algum dos movimentos de cidadãos accionados para reivindicar iniciativas legislativas destinadas à suspensão do documento. Por outro lado, nenhum dos jornais em que escrevo me impôs ainda tal aberração e, quando finalmente não lhes restar outra alternativa, estarei completamente à mercê. Não perderei um episódio. O mais provável é que uma tragédia há tantos anos em planeamento acabe mesmo por abater-se sobre a nossa língua.



3 Diz o Expresso que Pinto da Costa se prepara para apresentar um programa de entrevistas no Porto Canal. Resta saber se para dar largas ao seu apreço pela cultura, caso em que teremos boas ensaboadelas de José Régio, ou para reforçar a propaganda do FC Porto, caso em que Alô Presidente talvez deva ser um título a considerar.


4 Muita atenção ao debate entre os cinco candidatos a presidente do Sporting agendado para esta tarde, com organização do DN e d'O Jogo e transmissão no site do primeiro. Depois da revolução que o primeiro encontro entre os candidatos (SIC Notícias) provocou nas sondagens, o sufrágio de sábado pode decidir-se aqui.

Nenhum comentário: