18 de março de 2011

Falar Televisão


A minha avó não gostou

Privado que fiquei de ver a primeira emissão em directo do Querida Júlia, recorri à opinião da minha avó que é, sem dúvida alguma, um dos ‘audímetros de opinião’ mais viáveis que conheço. E sobre a primeira manhã de Júlia Pinheiro na SIC ela foi assertiva. Considerou que foi demasiado “espalhafatosa” e lamentou desde logo a saída de Nuno Graciano e Vanessa Oliveira do horário matinal, adiantando que “preferia o Companhia das Manhãs

Achei estranho, e ao longo da semana tive de confirmar com os meus próprios olhos. E, de facto, a minha avó não estava muito longe da minha própria opinião. O Querida Júlia quer, sem dúvida, romper com a filosofia tradicional de um talk-show. Aquela componente bastante ‘campónia’ é prova disso. Mas, à luz da primeira semana de emissões, tudo pareceu não querer passar de meras intenções e Querida Júlia não conseguiu assim ser mais do que um meio-termo entre a loucura de um Você na TV e a sobriedade de As Tardes da Júlia.


Mas é óbvio que quando desaprovo este marasmo de conteúdo, acredito piamente que Júlia vai conseguir dar a volta por cima ao longo dos próximos tempos, ou não estivéssemos nós a falar de Júlia Pinheiro e de um horário tão complexo como o das manhãs.

Não é a primeira vez que assistimos a quedas abruptas de programas de sucesso nas manhãs televisivas. E sem querer fazer grandes vaticínios, é certo e sabido que também o programa de Goucha e Cristina terá o seu ciclo e não viverá para sempre no topo. Não existe, aliás, nenhum programa que se aguente durante tanto tempo com o mesmo sucesso. Ninguém é intocável. E se no inicio o Você na TV era pobre e perdia sistematicamente para Fátima Lopes na SIC, actualmente o Você na TV é líder.

Júlia Pinheiro é competentíssima. Ela tem visão, tem experiência e saberá ter também calma. Será astuta e irá atacar a concorrência nos momentos certos e da forma mais incisiva. Até porque, o seu objectivo a curto prazo é fazer o programa crescer gradualmente. E é assim mesmo que um programa de day-time se constrói: durante os primeiros meses tenta-se ganhar o máximo de público possível para assim se conseguir procurar uma aproximação aos outros dois concorrentes directos.

O desafio, esse, está em conseguir seduzir aquele público tão peculiar e complexo nas escolhas como aquele em que a minha avó se insere…

5 comentários:

TVI Blog disse...

Como o «Querida Júlia» começa 5 minutos mais cedo do que o «Você na TV» (09h55) decidi espreitar os primeiros cinco minutos, e deparo-me com a Júlia e todas as pessoas do público numa guerra de almofadas, sem música de fundo, e a Júlia a gritar «descarreguem as vossas energias».

Passado uns minutos já está tudo em silêncio, cheio de penas na cabeça, e com a Júlia a mais calma a falar de coisas sérias.

E pergunto-me eu «O QUE É ISTO que acabei de ver com os meus próprios olhos?» Nem queria acreditar...

O pesadelo terminou, e às 10h00 começava o «Você na TV» com aquelas novidades todas, e casos, e claro animação.

Não admira Pedro que a tua avó não tenha gostado. Eu em 5 minutos fiquei escandalizado.

BigBoss disse...

HAHAHA Tristeza! Eu não vi mas pelo que relatas foi algo deprimente, digno de "Tesourinho Deprimente" dos Gato!

Voce Na TV 4ever!

Anônimo disse...

Na sic começasse com alegria a TVI começa com tristezas a cadela da cristina logo a berrar e o goucha armado e homem por amor de deus,não tenho nada contra o goucha adoro o trabalho dele mas a cristina irita seriamente,o goucha já devia tela processado ela ofendio mas que uma vez.

Anônimo disse...

O programa da Júlia pode não ter cativado ainda ninguém, mas comparativamente ao Companhia das Manhãs(que era medonho) está muito melhor!
Parece 1 junção de SIC 10 horas com Tardes da Júlia...
A mulher pode ser histérica e o raio que parta, mas que deu uma lufada de ar fresco naquilo, ai isso deu!
E, TVI Blog, qual é o programa de começar com 1 guerra de almofadas? Você já viu o programa da Ellen que passa na SIC mulher? É muito pior! A apresentadora é completamente doida e até dança com o público na plateia! E, no entanto, ela é adorada nos Estados Unidos e o programa tem imensa audiência! Isso sim é 1 verdadeiro talk-show! Mas também EUA são EUA!!! Só que em Portugal é impossível programas assim resultarem! Porque o português é muito atrasado e só gosta de saber de tragédias, desastres e da vida do vizinho! enfim...já para não falar que no nosso país só há velhos e desempregados e são esses que dão audiência a esses programas!
Em Portugal faziam falta 1 programa "à moda Gugu" (programa de 1 apresentador da tv record - brasil) que para mim é o melhor programa do mundo! esse sim, é um programa com P grande, perfeito para ser assistido por qualquer família! Mas, também os brasileiros, ao contrário dos portugueses, sabem o que é fazer televisão...e de qualidade!
A televisão portuguesa é boa para fazer zapping! É por isso que em minha casa, sobretudo a essa hora, só há tv cabo! GRAÇAS A DEUS! Ámen

Anônimo disse...

para o TVI Blog se a Julia tivesse feito o que fez na SIC, na TVI já tinha sido uma heroina, mas assim como foi na SIC já foi ridiculo...este TVI Blog é de uma hipocrisia...