9 de março de 2011

Falar Televisão


Copiar é mais fácil.


Foi no dia 25 de Fevereiro que estreou o “novo” talk-show que passa às sextas-feiras à noite na RTP1, chama-se Nico à Noite e tem como apresentador Nicolau Breyner. Um programa de humor que marcou o regresso do actor à estação pública.

O esquema do talk-show é igual a tantos outros que a RTP já exibiu e continua a exibir. Temos os tradicionais momentos de humor, três convidados dos diferentes sectores da sociedade, público e uma pequena banda que anima o inicio do programa. Assim se faz um produto de humor de aproximadamente uma hora.

De certo que estará a pensar algo como: onde é que eu já vi isto?
Digo-lhe também que pode assistir a tudo isto aos sábados à noite, no mesmo horário e na mesma estação de televisão, desta vez falo de Herman 2011, programa de humor apresentado por Herman José, no ar desde 17 de Abril de 2010.

Afinal o que é Nico à Noite?
Uma pergunta simples requer uma resposta também ela simples, Nico à Noite é nada mais nada menos que a cópia do programa de Herman José.

A direcção de programas da RTP já fez saber que este “novo” programa veio “reforçar o entretenimento” da estação. Reforçar com um produto copiado? Se realmente era esse o objectivo da RTP, porque não colocar Herman 2011 duas vezes por semana? Tantas perguntas e tão poucas respostas.

Opções tomadas e desde finais de Fevereiro, todas as sextas-feiras à noite podemos assistir á falta de originalidade da direcção de programas do canal 1.



Nicolau Breyner também tem uma opinião sobre o assunto, o actor parece que não está minimamente interessado em que o seu programa seja rotulado de cópia, pois, o próprio já reconheceu que a única diferença entre os dois programas são mesmo os protagonistas.

Fazendo também eu um pouco de humor, pelo que já assisti do talk-show do Nicolau consegui encontrar mais alguns aspectos que diferenciam Nico à Noite de Herman 2011, um foi o cenário, além da cor, o espaço onde os convidados se acomodam também difere, se o “Nico” dá um sofá o Herman oferece três cadeiras.

Na minha opinião Herman José consegue cativar mais os telespectadores, enquadra-se melhor neste tipo de formatos. Ele faz a festa sozinho, lança os foguetes e ainda apanha as canas. Se calhar digo isto porque estou mais habituado a ver Nicolau enquanto actor de telenovelas do que enquanto humorista, repito, se calhar.

Apesar de todas as críticas que são feitas, Nicolau Breyner diz estar satisfeito com o seu programa. Herman José já avisou que quer “evolução na continuidade … crescer, ganhar dimensão, notoriedade e conquistar públicos” para o Herman 2011.
Estará o comediante mais famoso do país a querer mostrar a velha expressão que diz que o original é sempre melhor que a cópia? A mim parece-me que sim.

E você o que acha da cópia de Herman 2011 chamada Nico à Noite?

8 comentários:

Anônimo disse...

Começo com um pequeno/grande reparo:
O programa do Nicolau Breyner não é uma cópia do programa do Herman José, pela simples razão de que o "Herman 2011" já de si é uma cópia do que se faz no mundo inteiro há décadas e como exemplo deixo o "Programa do Jô", um talk Show que já existe há vários anos na Rede Gobo.
Por isso, na melhor das hipóteses, o programa do Nico é uma cópia de outra cópia...
Concordo que o "Nico à Noite" é um programa desinteressante, mal feito e mal apresentado e acho que o Nicolau é um bom actor mas como apresentador/humorista ele é enfadonho e medíocre.
O Programa do Herman, apesar de ser mais do mesmo, ou seja, é uma versão "late night" e mais pobrezinha do "Parabéns" e do "Herman Sic" é, apesar de tudo, mais interessante, sobretudo quando os convidados são divertidos e suficientemente populares como por exemplo o Fernando Mendes ou a Anita Guerreiro.
E de facto, como apresentador e humorista, o Herman José é mais apelativo do que o Nico, apesar de também ele não suscitar grande entusiasmo à maioria dos portugueses e isso é evidente nas paupérrimas audiências alcançadas semanalmente pelo "Herman 2011".
O que custa a acreditar é como a RTP embarcou nesta cópia mal feita, de outra cópia que também está longe de ser um sucesso!
Gastar o dinheiro dos contribuintes em dois programas iguais que não entusiasmam quem os paga parece-me, para ser simpático, um erro crasso.

Anônimo disse...

Erro grave que neste texto é utilizado sistematicamente, em vez de "à" utilizam "á". Ora esta falha é gravíssima, e é muito comum os portugueses darem este erro. Espero que este comentário sirva para corrigir este texto e para prevenir futuros erros.

Tiago Rentes disse...

Caro anónimo1 não tinha conhecimento desse programa da Globo.Obrigado pela referência.

Tiago Rentes disse...

Caro anónimo2, obrigado pela chamada de atenção. Agora penso estar tudo corecto.

Anônimo disse...

O amigo Tiago Rentes escreve "corecto" mas, óbviamente, desejaria ter escrito "correcto" não é verdade?
Mas isso não interessa nada; são erros microscópicos que nada acrescentam ao tema proposto por este post.
E sobre esse mesmo tema gostaria de reforçar a incrível mediocridade do programa do Nicolau Breyner, de uma pobreza incomensurável! Trata-se de um sonorífero eficaz e letal capaz de fazer adormecer um vampiro durante a noite!
Mas o "Herman 2011" não é muito melhor e por isso admira-me a defesa em prol do mesmo como se se tratasse de alguma pedrada no charco dos programas que não interessam a ninguém.
O Herman é um chato que se repete há anos, contando as mesmas piadas ad infinitum e não se compreende o encantamento com tamanha estopada... acresce dizer que o povo não gosta dele e isso em televisão é um handicap pois sem um número de espectadores significativo os programas não existem a não ser para o umbigo de alguns e para sustento de outros (Herman incluído) que não deveriam viver á custa do erário público, sobretudo porque o público - a entidade que os sustenta - não os aprecia...

Anônimo disse...

Entre os dois programas venha o diabo e escolha.
"Nico à Noite" tem um Nicolau mal preparado para as entrevistas,inseguro e sempre a ler o teleponto.É uma pena ver um bom actor como ele a fazer uma figura tão triste.
Quanto ao "Herman 2011" desde o "Herman Sic" que o vemos a fazer o mesmo,já cansa e não tem graça nem inovação.
Os dois são um bom exemplo do velho ditado "ganha fama e deita-te a dormir".
Até os "bons" precisam de trabalhar.

Miguel Matos disse...

Só tenho a dizer que adoro o Herman, adoro o programa e acho o do Nico uma porcaria por todas as razões que foram enunciadas neste post e ainda outras como as entrevistas, as perguntas, e o proprio humor.

O Nico não sabe fazer Tv e o Herman tem inovado imenso. As audiências rondam os 20% de share médio o que é óptimo para o canal público.

A referenciar ainda que basta ver as 4 vezes que foi repetido o best of com todos os momentos de humor criados especialmente para cada Herman 2010/2011 e percemos quão dinâmico e divertido é o programa! A moda de dizer mal do Herman só porque sim já chateia, já enerva, já não faz qualquer sentido!

O nico à noite é realmente uma cópia barata do herman 2011!

Anônimo disse...

Dizer mal do Herman não é por ser moda nem porque sim é apenas porque ninguém tem paciência para o aturar.
Outra coisa:as audiências do programa dele não rondam os 20% pois a média é de 16/17%.
E a repetição de ontem nem sequer figurou nos 10 mais da RTP, por isso as audiências foram miseráveis como sempre e assim que acabou a cerimónia da posse do presidente da república as pessoas mudaram logo de canal porque o povo não suporta o Herman. Ter boas audiências é fazer shares diários de mais de 30% como o Fernando Mendes, esse sim, é alguém que o povo gosta de ver na tv.
Quanto a inovação; qual inovação, ele já faz aquilo há anos!
O programa do Nico é de facto péssimo mas o do herman não é melhor, a não ser que por lá passe alguém suficientemente interessante.