19 de março de 2011

Audimetria Semanal


Muito boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal". Depois de uma semana tão agitada ao nível de estreias televisivas, esta rubrica está à espera da sua opinião. Afinal, o Televisão-Opinião não esquece derrotas nem vitórias. Há quarenta e oito semanas que aqui estamos a evidenciar isso mesmo!

Resumo semanal

Os últimos sete dias foram marcados pela vitória de "Uma Canção Para Ti" sobre "Portugal Tem Talento", assim como pela estreia de "Querida Júlia", nas manhãs de Carnaxide. Por outro lado, a entrevista a José Sócrates, transmitida pela SIC, foi outro dos marcos desta semana ao nível televisivo. O "confronto" entre o Primeiro-Ministro e Ana Lourenço obteve 13,7% de audiência média e 30,6% de share, tendo sido o segundo programa mais visto de terça-feira.
Noutro campo, é importante salientar que o futebol foi igualmente o protagonista da semana que passou, com um jogo para a Liga dos Campeões e outro para a Liga Europa. A partida entre o Real Madrid e o Lyon registou 14,8% de rating e 35,7%, continuando assim os jogos internacionais a representarem uma boa aposta da RTP1. Já a do Paris SG contra o Benfica atingiu os 13,6% de audiência média e 49,2% de share, o segundo programa mais visto do dia de quinta-feira.
Ao nível da ficção, destaque para os shares elevados de "Mar de Paixão", assim como para o "zig zag" de "Alma Gémea".
Por fim, não esquecer o líder da semana: "Espírito Indomável".

Manhãs (10:00 - 13:00)


Com a estreia de Júlia Pinheiro no horário matinal da SIC, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha permaneceram na liderança. Com shares acima dos 30% de share, a dupla de apresentadores de "Você na TV!" continuou a sua caminhada nas manhãs da TVI. "Querida Júlia" estreou-se com 3,1% de audiência média e 27% de share, tendo na segunda-feira ocupado a segunda posição nas generalistas.
Quanto à "Praça da Alegria", e apesar de na terça-feira ter estado lado a lado com "Você na TV!" nas audiências, parece-me que vá ser o principal adversário de Júlia Pinheiro, por enquanto. Não quero com isto dizer que Jorge Gabriel e Sónia Araújo passem dentro de dias para terceiro lugar, porém é normal que com "Querida Júlia" no lugar de "Companhia das Manhãs" o cenário do horário das 10:00 às 13:00h mude um pouco. Apesar desta constatação, tudo depende de Júlia Pinheiro, pois os resultados desta primeira semana foram instáveis.

Tardes (14:00 - 20:00)


Tal como referido no "Resumo Semanal", "Alma Gémea" registou algumas subidas e descidas esta semana. Com shares na ordem dos 30% num dia, e no noutro atrás de "Ribeirão do Tempo", torna-se difícil analisar a fidelidade do público em relação à repetição da novela da SIC.
Quanto aos talk-shows nada a apontar. Conceição Lino subiu ao segundo lugar na última segunda-feira, com a estreia do novo cenário do seu programa. "Boa Tarde" registou 3,2% de audiência média e 22,4% de share, tendo assim ficado à frente de "Portugal no Coração". Apesar de tal resultado, é ainda precoce referir qualquer melhoria significativa na audiência do formato da estação de Carnaxide. Na TVI, "A Tarde é Sua" registou bons valores, ainda que sem a mesma expressividade de "Você na TV!".
Por fim, e em relação aos talk-shows, não esquecer a emissão especial "Juntos Por Si", apresentada por Fátima Lopes e Iva Domingues. O programa transmitido na terça-feira atingiu os 29,4% de share.

Em relação ao final de tarde, de referir a subida de "Morangos com Açúcar". A série da estação de Queluz de Baixo aproximou-se de "Preço Certo", tendo alcançado na terça-feira 9,9% de audiência média. Nesse dia, o concurso apresentado por Fernando Mendes registou 10% de rating, e "Escrito nas Estrelas 7,7%. Será esporádico este resultado?

Finalmente, não esquecer mais um bom resultado de "Maternidade". Apesar de ter tido uma estreia menos boa, a série da RTP1 está a obter valores bastante satisfatórios. No último domingo alcançou 11,1% de audiência média e 30% de share, tendo figurado nos dez programas mais vistos do dia. No plano oposto esteve "Destino Imortal", que não foi além dos 5,9% de rating e 18,2% de share.

Noite (21:00 - 00:00)




Os resultados de "A Família Mata" não foram suficientes para destronar a concorrência ou, pelo menos, competir com as novelas da TVI. Com um "Espírito Indomável" no seu melhor, a série da SIC ficou abaixo das expectativas. Apesar da qualidade do argumento deste projecto de ficção, a estação de Queluz de Baixo levou a melhor.
Tal como referido no "Resumo Semanal", "Mar de Paixão" alcançou shares bastante satisfatórios, relegando "Laços de Sangue" para segundo lugar, tal como tem acontecido nas últimas semanas. Ainda em ficção, o duelo de "Passione" e "Sedução" foi morno. Apesar de a novela da SIC ter ganho à da TVI em alguns dias da semana, não é de pouca importância referir que a audiência média de ambas foi baixa.
Para além do futebol no horário em causa, não há muito a acrescentar. Os espaços de informação ficaram um pouco abaixo das expectativas, em comparação com as semanas anteriores. Por exemplo, o "Especial de Informação: Crise Política" não foi além dos 22,9% de share. No mesmo plano, e na RTP1, esteve "Salvador", que esta semana se ficou pelos 13,7% de share.

Por fim, e sobre o duelo de domingo, não esquecer os valores de "Uma Canção Para Ti" contra "Portugal Tem Talento". Pela primeira vez o talent-show de Queluz de Baixo venceu o concurso da SIC. Enquanto Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha chegaram aos 12% de audiência média e 34,7% de share, Bárbara Guimarães atingiu os 11,2% de rating e 31,3% de share. Apesar da diferença não ser muita, é significativa para a performance do canal da Media Capital ao domingo.

Figura da semana


Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha

Esta foi a semana dos apresentadores da estação de Queluz de Baixo! Se no domingo venceram pela primeira vez Bárbara Guimarães e o seu "Portugal Tem Talento", durante toda a semana conseguiram manter os resultados de "Você na TV!". A estreia de "Querida Júlia" acabou por não ter grandes efeitos no talk-show da estação de Queluz de Baixo!
Mesmo assim, e apesar de Júlia Pinheiro ter perdido esta semana, é ainda cedo para fazer prognósticos. O futuro é incerto na televisão, e um programa só se consolida após vários meses de exibição. O mesmo aconteceu com "Você na TV!", e o mesmo irá suceder com "Querida Júlia". É preciso tempo. No entanto, e indepentemente do amanhã, desta vez os telespectadores ficaram do lado da TVI! Cristina e Goucha estão de parabéns!


Número da semana




32,5%

... foi este o share alcançado pelo episódio da série "Hawai: Força Especial", emitido pela TVI no último domingo.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela SIC e, mais uma vez, por um jogo de futebol. A partida entre o Sport Lisboa e Benfica e o Paris SG chegou aos 25,8% de audiência média e 56,7% de share no dia 10 de Março, pelas 21 horas e 49 minutos. Em números absolutos quase dois milhões e quinhentos mil telespectadores estavam sintonizados na estação de Carnaxide a essa hora.
Em segundo lugar deste campeonato ficou a TVI, com a telenovela "Espírito Indomável". No dia 8 de Março a produção de Queluz de Baixo atingiu os 19,8% de rating às 22h22.

2 comentários:

Anônimo disse...

os espectadores vão-se cansar de tanta cristina e de tanto goucha...irra que enjoo

Maria A. disse...

A liderança nas manhãs, não se faz...pumpum já está!
Antes de o Goucha conseguir liderar...teve de gemer durante muito tempo!
Vai devagarinho... com a Júlia a acertar os pormenores! Uma semana é muito pouco tempo!
A Júlia vai tactear e corrigir! Não é um programa estanque!