18 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Experiências de aniversário

Este fim-de-semana é de comemorações em Queluz de Baixo. E este 18º aniversário da TVI diferencia-se daquilo que tinha sido feito até aqui pela mais popular estação generalista. Muito longe dos tempos em que as galas de aniversário preenchiam os serões, e depois de no último ano o cinema ter sido a principal aposta no dia 20 de Fevereiro, para os próximos dois dias a estação de Queluz de Baixo oferece-nos emissões especiais dos talk-show’s diários Você na TV e A Tarde É Sua. E sinceramente o que eu vejo nestas emissões ditas especiais e pontuais é uma experiência por parte da direcção de programas.

A programação diurna de fim-de-semana da TVI é o grande ponto fraco da estação. Com produtos pouco competitivos e bastante gastos, as médias audimétricas alcançadas pela estação ao Sábado e de Domingo são, regra geral, mais baixas do que as conseguidas ao longo dos restantes dias da semana. Neste contexto, a experiência que vamos poder ver amanhã e Domingo é algo inevitável e, de certa forma, uma atitude óbvia por parte de uma direcção de programas que pretende chegar aos bons resultados.


Você na TV e A Tarde É Sua são produtos sólidos e líderes sistemáticos nos seus horários, mesmo quando o último destes dois está em exibição há menos de dois meses. E com o exemplo de sucesso de Portugal Sem Fronteiras nas manhãs de Sábado da concorrente RTP1, transportar a dupla Manuel e Cristina ou Fátima Lopes também para as manhãs e tardes de Sábado ou Domingo poderá vir a ser uma alternativa viável ao marasmo actual em que está metida a programação de fim-de-semana da TVI.

Uma coisa é certa, os resultados de Você na TV e A Tarde É Sua nos próximos dois dias irão, certamente, ditar qual o rumo a tomar no all-day de fim-de-semana da estação que agora comemora 18 anos.

Um comentário:

Tiago Henriques disse...

Concordo quando dizes que esta poderá ser uma experiência da TVI, mas discordo totalmente quando sugeres que "Você na TV" e "A Tarde é Sua" passem também para os fins-de-semana. Isso seria tipo o maior erro que os responsáveis pelo canal fariam. Programas de day-time ao fim-de-semana não vingam. Ao fim-de-semana os públicos são outros, e todas as televisões sabem bem disso, caso contrário já há muito teriam feito essa aposta. Agora se sugerires algo mais ao estilo "Domingo Fantástico", que em tempos Ana Malhoa apresentou, ou até mesmo do "Melhor do Brasil" ou "Tudo é Possível" da TV Record, ai sim, acredito que até poderia nem ser muito mau, face aos habituais públicos da TVI...