8 de fevereiro de 2011

Falar Televisão





O segredo está na… cidade


Sim, eu sei que vou voltar a “bater no ceguinho”, mas tem mesmo que ser. Desculpem caros leitores, mas mais uma vez Sedução e o seu insucesso na TVI voltam a ser comentados neste Falar Televisão.

Hoje trago uma nova possível explicação para tal situação. Sim, eu sei que a televisão de Queluz de Baixo tratou mal a telenovela de Rui Vilhena e tudo mais, mas, pensemos nas duas tramas mais recentes que não conseguiram vingar. Exactamente, também estou a falar de Sentimentos e Sedução. O que tinham estas duas tramas em comum? Hum, para além de vários actores, não há muito mais coisas.

Contudo, há uma que, no meu entender, pode explicar todo este fraco interesse dos telespectadores: o facto de serem telenovelas urbanas, passadas em grande parte na cidade de Lisboa.

Agora olhemos para as outras telenovelas TVI que conseguiram cativar mais telespectadores nos últimos tempos. Espírito Indomável, Mar de Paixão, Meu Amor, Deixa que te Leve ou Flor do Mar são apenas alguns exemplos. Ora, em todas estas produções, à excepção da de António Barreira, havia uma cidade por traz. E à volta dela girava a história principal, levando os portugueses a descobrirem e a perceberem melhor o seu funcionamento. Ora, se a tudo isto juntarmos o facto de serem as típicas histórias de amor, está explicado o sucesso. Há menos mérito por isso? Não, claro que não.

Apesar de tudo, das tramas que enumerei anteriormente, Meu Amor foi também citadina e tudo mais, mas tinha a grande diferença de do seu elenco constar Rita Pereira e Alexandra Lencastre, dois pesos pesados no que ao carinho do público diz respeito e o reconhecimento internacional diz tudo.

Por tudo isto, arrisco-me mesmo a dizer que um dos factores-chave para o sucesso de uma produção é, precisamente, levar-nos a descobrir algum ponto do nosso país, que não a mais do que retratada capital. E, ironia do destino, ou não, A Terceira Vez e Eclipse terão como cenários de fundo outras cidades que não Lisboa.

4 comentários:

TVI Blog disse...

Vou eleger este 'Falar Televião' como o melhor.

Não podia concordar mais contigo Tiago, porque ora aí está uma coisa que eu abomino completamente, que é a cidade de Lisboa, e as novelas que estão sempre a ser gravadas lá, sinceramente enjoa-me.

A TVI nessas produções tentou combater um pouco do típico cenário (Lisboa), e rumou ao alto Minho (Arcos de Valdevez, Gerês) com 'DQTL' e foi o que se viu. 'Espírito Indomável' é em Coruche é o que se vê. Em 'Feitiço de Amor' uma parte da novela era gravada ou no Porto ou Lisboa, e também foi o que se viu.

Acho que a TVI já percebeu que Lisboa já não é mais o pano de fundo dos grandes sucessos, porque é uma cidade sem interesse algum (se é que alguma vez o teve).

Vem aí 'Anjo Meu' onde vou conhecer o belíssimo Alentejo, Viseu etc. Deviam apostar na maravilhosa cidade de Coimbra, e claro mais o Norte de Portugal!

Madeira e Açores também já são cenários um pouco gastos (Ilha dos Amores, Mar de Paixão e ainda a série 'Dias Felizes').

Tiago Henriques disse...

Muito obrigado pelo teu comentário, Rodolfo. Mas permite-me que discorde dele. A cidade de Lisboa continua a ter bastante interesse, caso contrário não seria um dos pontos turisticos mais visitados por estrangeiros. O problema é que não se vai até ao mais "profundo" da cidade, aos bairros típicos, às conversas entre as vizinhas, aos mexericos, a tudo aquilo que se vê em outro tipo de cidades!

TVI Blog disse...

Sim, mas todas as cidades tem bairros típicos, os tais mexericos etc. As cidades mais bairristas do País é Lisboa e Porto, onde os seus bairros são parte da identidade da cidade, por serem já muito antigos, mas penso que 'bater' na mesma tecla não é de todo o mais acertado.

Tem que se inovar, e falo de inovar em novos cenários para as tramas, sem ser só Lisboa.

Espero que entendas onde quero chegar.

Anônimo disse...

O problema é que a TVI escolhe a Lisboa cosmopolita. Põe ricos mas também pobres a viver nas zonas "chiques" e não vai a cerne da cidade. Eu adoro Lisboa, e no entanto, sou do Porto, centro do Porto ! Ao contrário do Rodolfo, e não percebendo o seu "ódio" por Lisboa, acho que as novelas deviam explorar isso mesmo, os bairros típicos das duas cidades. Não compreendo também porque nenhum canal se aventurou a fazer uma novela totalmente centrada no Porto. Relembro que é prática comum no Brasil alternar a localização das "novelas das 8" entre São Paulo e Rio de Janeiro, não se mantendo numa cidade só. Já as "novelas das 6" são mais focadas no regionalismo, indo para as cidades piscatórias ou para o interior nordestino.
A TVI (e também a SIC) poderia adoptar um esquema destes.