29 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Novembro


Num mês em que ocorreu a polémica expulsão de Vítor da Casa dos Segredos, o contrato entre a SIC e Manuel Cavaco foi assinado, os rumores da transferência de Manuela Moura Guedes para Carnaxide comentados, Meu Amor acabou por se sobressair a todos os acontecimentos televisivos de Novembro. A novela da estação de Queluz de Baixo trouxe para Portugal, pela primeira vez, um Emmy!


Foi a 23 de Novembro de 2010 que a TVI viu a sua constante aposta na ficção nacional recompensada. A vitória de um Emmy Internacional significou muita mais que a recepção de um troféu quando somos os melhores numa determinada prova. Simbolizou o povo português e, de certa forma, a cultura portuguesa. A novela da estação de Queluz de Baixo, protagonizada por Alexandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira atingiu valores de audiência fantásticos, tendo despedido-se dos telespectadores com uns excelentes 18,8% de audiência média e 55,1% de share. Esta produção foi elogiada na altura por diferentes motivos, sendo um deles o elenco. Para além das três actrizes já referenciadas, Sofia Ribeiro foi outra das que se conseguiu sobressair numa equipa de luxo. Descoberta em Morangos com Açúcar, num papel que passaria despercebido, a nova estrela do canal da Media Capital deu um passo enorme na representação.


Meu Amor tinha de ser a novela vencedora. Desde que fiquei a par da sua nomeação, o que já é um enorme prestígio, não tive dúvidas que Portugal fosse o grande vencedor de tal prémio. Apesar de não ser telespectador das novelas da TVI, fiquei contente pelo facto da produção de António Barreira ter sido a vencedora no meio de uma concorrência forte. Depois de milhões e milhões de euros investidos na ficção, de vários contratos assinados com actores de renome, de filmagens nos quatro cantos do mundo, a estação de Queluz de Baixo não precisava de ganhar nada. Afinal o que interessa são as audiências certo? No entanto, depois de tantas críticas, com e sem razão, ao facto de a TVI não diversificar a sua grelha de programas, de produzir más novelas, de o elenco ser sempre o mesmo, a verdade é que o canal passou a ter na sua posse um troféu que prova precisamente o oposto, que em Portugal também se produzem boas novelas.

Sabendo que os telespectadores nacionais ficaram rendidos a tal vitória, os responsáveis de Queluz de Baixo quiseram partilhar o prémio com os seguidores de ficção portuguesa. Assim, foi emitido um especial conduzido por Cristina Ferreira sobre o Emmy Internacional. Resultados? Cristina Ferreira ascendeu ao horário nobre, da mesma forma que o especial atingiu o primeiro lugar nas audiências.

Portugal é um país de novelas. Críticas à parte, é esta a realidade. Se somos o Brasil a produzir este tipo de conteúdos? Não. No entanto, nada é impossível. Nesse sentido, mais vale investir em produtos com qualidade, e tentar melhora-los, do que lançar sempre as mesmas histórias, os mesmos pares românticos, as mesmas tentativas de representação do quotidiano dos telespectadores nacionais. E, nesse sentido, a TVI esteve de parabéns com Meu Amor.


Nenhum comentário: