29 de dezembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos “Dos Homens e dos Deuses”, um filme francês que tem vindo lentamente a integrar as nossas salas de cinema mas que promete mergulhar o espectador num mundo de violência e de terror.

Dirigido pelo francês Xavier Beauvois a história centra-se no mosteiro de Thibhirine, situado no cimo das montanhas do Norte de África na década de 90, local onde oito monges franceses cristãos vivem em harmonia com a grande população muçulmana Contudo, aquando uma equipa de trabalhadores estrangeiros é massacrada por um grupo fundamentalista islâmico, o medo varre a região. Apesar da crescente ameaça, os monges recusam abandonar o mosteiro.

“Dos Homens e dos Deuses” é um filme vagamente baseado na verídica tragédia de Tibhirine, explorando os últimos meses de vida da pequena comunidade de monges. Ainda hoje envolta em mistério, a tragédia de Tibhirine agitou governos, comunidades religiosas e a opinião pública internacional, sem nunca terem sido identificados os assassinos e as circunstâncias exactas da morte dos monges.

Depois de “Jurassic Park” e “A Guerra dos Mundos”, Steven Spielberg vira-se novamente para as invasões extraterrestres e o mundo futurista, com as séries televisivas “Falling Skies” e “Terra Nova”.

O documentário “Com que voz”, de Nicholas Oulman, sobre a relação artística do compositor Alain Oulman com a fadista Amália Rodrigues, estreia-se a 27 de Janeiro nos cinemas portugueses, segundo noticiado pela agência Lusa.

A revista norte-americana especializada em produções audiovisuais do circuito de Hollywood considerou as obras “A Origem”, de Christopher Nolan, o thriller protagonizado por Leonardo DiCaprio, e “A Rede Social”, de David Fincher, sobre a ascensão de Mark Zuckerberg de estudante a fundador bilionário do Facebook, como as melhores produções do último ano.

Nenhum comentário: