6 de dezembro de 2010

Frente a Frente

Começaram em Morangos com Açúcar e, rapidamente, ficaram conhecidas como as "Popstars". Lembra-se de Mimi e Mónica na terceira temporada da série de talentos da TVI? Inicia-se agora o duelo entre elas, ou melhor, entre Helena Costa e Jéssica Athayde!


Apesar de ter ficado conhecida por ter participado em Morangos com Açúcar, o início do seu currículo na representação começou em Coração Malandro, no ano de 2003. Antes disso, de referir a sua passagem pelos canais Viver e SMS TV. Na área da ficção, depois da série da estação de Queluz de Baixo, Helena Costa acabou por ver recompensado o seu esforço e trabalho. Afinal, Doce Fugitiva, Feitiço de Amor, Ele é Ela e 37, foram os projectos que se sucederam.
Por outro lado, e noutro canal, a actriz deu ainda nas vistas na série da estação pública, República. Actualmente a preparar-se para a nova novela da estação de Queluz de Baixo, da autoria de Maria João Maria, a actriz considera-se feliz no campo pessoal e profissional.



Helena Costa é mais um dos trunfos da TVI, made in Morangos com Açúcar, tal como já afirmei noutras edições do Frente a Frente, em relação a actores que já participaram nessa série. Sou sincero: a sua prestação nesse mesmo projecto em nada me agradou. A sua personagem soava-me a falsidade, a expressões e atitudes muito "clichê". Talvez pelo próprio papel em Morangos com Açúcar, que se baseava numa adolescente mimada habituada a viver o seu quotidiano sem se preocupar com o dia de amanhã. No entanto, e tendo mesmo esse facto em conta, nunca pensei que Helena Costa conseguisse vingar no mundo das produções de Queluz de Baixo.
Visualizando alguns dos vídeos disponíveis no Youtube, onde se podem acompanhar algumas das representações de Helena Costa na televisão, concluí-se que, sem dúvida, a experiência oferece segurança e combate alguns dos problemas que qualquer actor enfrenta no início de carreira. A estrela da TVI, apesar de estar longe de ser perfeita, evoluiu bastante desde a série juvenil do canal da Media Capital.

De certeza que a sua cara bonita e corpo escultural ajudaram à ascenção ao horário nobre das noites de Queluz de Baixo. As capas feitas para a Maxmen e GQ são a prova disso mesmo. Não quero com isto dizer que Helena Costa não tenha talento, muito pelo contrário. No entanto, e honestamente, o físico de um profissional de televisão ajuda sempre à sua entrada em novos projectos.
A actriz em causa tem crescido, sem dúvida alguma. Goste-se ou não, Helena Costa tem feito carreira na TVI, e assim irá continuar se a estação de Carnaxide não a aliciar. Sucesso, é palavra que não falta desde que se iniciou na representação. Será ela uma sucessora de Margarida Marinha ou Sofia Alves? Só o futuro o dirá, aliás, só o seu trabalho e dedicação o dirão.






Ela é uma das mais talentosas actrizes da actualidade. Começou como muitos dos seus colegas naquela que é uma das grandes escolas, a série Morangos Com Açúcar. Foi na terceira temporada do sucesso juvenil que Jéssica Athayde se estreou em televisão e logo com um grande desafio: dar vida à hilariante Mimi. Confesso que ainda hoje me recordo desta personagem. Marcou uma geração e é, a meu ver, uma daquelas que toda a gente que acompanha Morangos com Açúcar há já algum tempo recorda.


E como uma rapariga com o talento que Jéssica tem não se pode deixar fora dos ecrãs, são já vários os trabalhos que fazem parte do seu curriculum. Desde a bela Carlota de Ilha dos Amores, passando pela Laura de Flor do Mar e pela Ana de A Outra, ou com a actual Rosa de Mar de Paixão é notório um enorme crescimento não só a nível físico, como também profissional. Nenhuma destas raparigas anteriormente referidas são iguais, todas elas têm características específicas, mas nota-se que são interpretadas por Jéssica Athayde. Ela que promete não se ficar por aqui.


Até porque, há que ter em mente que é uma das exclusivas estrelas da TVI, logo a aposta no seu trabalho é uma certeza. E, parece que em Março um novo desafio surgirá. Ainda sem muitos pormenores, sabe-se que fará parte do elenco de A Terceira Vez, a trama que substituirá Mar de Paixão e que terá o cunho de Tozé Martinho. Será que é desta que a veremos num papel de maior destaque? Adoraria que sim. Creio que já deu provas de que merece o teste e acredito que o faria com nota 20!


Para além de todo o talento, ninguém dúvida de que Jéssica Athayde é uma mulher muito bonita. As suas expressões faciais, a forma como soletra as palavras, o cunho pessoal que vemos em todas as suas personagens é uma prova de que é única e são formas que demonstram as suas diferenças de várias colegas. É que ela pode não ter a experiência de Eunice Muñoz, o curriculum de Alexandra Lencastre, mas tem o carisma da Jéssica, aquele que tanta gente admira.

Entre muitas dessas pessoas, eu sou apenas mais um privilegiado por poder acompanhar, diariamente, as suas aventuras e desventuras na trama de fim de noite da TVI. E espero que novos voos estejam a caminho, até porque os seus fãs querem ver ainda mais! Eu sou um deles, e você?



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Diogo Valsassina/Rui Pego:

Rui Pego, por Tiago Henriques - 82%
Diogo Valsassina , por Diogo Santos - 18%


2 comentários:

Anônimo disse...

Que derrota! :O

DS disse...

É verdade anónimo. Uma vezes ganha um, outras vezes ganha outro.

O Tiago esteve de parabéns.

Cumprimentos,

DS