30 de setembro de 2010

Ponto M



Boa noite! Está aberto o desfile desta noite!


Animou durante muitos anos as tardes de fim-de-semana, na SIC e, actualmente está ao lado de Tânia Ribas de Oliveira nas tardes da RTP. Com ele Portugal está sempre no Coração.


Bingo! Acertou! João Baião é a estrela desta noite!

A memória mais remota que todos temos deste apresentador prende-se com aquele que foi um dos grandes êxitos dos primeiros tempos da estação de Carnaxide: o Big Show SIC. Nele João Baião era “a estrela” e, com um visual bastante exuberante, ajudou a que este formato fosse um catalisador de audiências.


Na época, ninguém teria a coragem de se vestir da mesma forma que o comunicador, mas, acima de tudo era esse o grande segredo do sucesso: a singularidade que estava patente na performance de João Baião. A moda não foi criada, é certo, mas toda a gente começou a olhar para ele de uma forma diferente.

Desde aí, a sua carreira conheceu sucessos, embora tenha estado, por vezes, um pouco ausente dos ecrãs.


Há já algum tempo que abraçou as tardes da RTP, onde, na companhia de Tânia Ribas de Oliveira forma aquela que é uma das duplas com maior cumplicidade do panorama audiovisual português. Os tempos são outros, a exuberância já não é tanta, e, talvez por isso, João Baião tem agora um visual mais vincado, cuja imagem de marca são, claro está, os seus ténis All Star. Sejam eles amarelos, roxos, azuis, verdes, pretos. Não há cor que lhe resista.

Conjugados com uns jeans, uma t-shirt ou camisa e um Blazer, na maioria das vezes, tornam-no num dos apresentadores com uma imagem mais vincada. Aquilo a que chamamos habitualmente de casual-chick. Mais in do que isto não há!

A meu ver este é um dos seus grandes segredos. Como todos sabemos, para se construir um bom percurso na televisão é bastante importante que exista uma imagem bem construída. E João Baião tem-na. Aqui está um belo exemplo que, muitas vezes, é o “calcanhar de Aquiles” de vários profissionais de televisão.


Para além do Portugal no Coração, é habitual ver-mos João Baião conduzir emissões especiais da estação pública, como Verão Total, Festa das Vindimas ou Há Volta. Recordo-me, por exemplo, de o ver com uns crocks calçados. Sinceramente, não gosto muito deste tipo de calçado, mas, pelo que se diz, são bastante confortáveis. Aqui está, talvez um dos maiores segredos do apresentador: todo o calçado que usa deve ser confortável, até porque é conhecido pelos saltos que dá e o à vontade que transmite em cada emissão que apresenta. Com outro tipo de calçado, talvez não conseguisse pular tanto.


Único em tudo aquilo que faz, João Baião é tamm único na forma como se veste, embora seja cada vez mais usual os seus colegas aparecerem com uma imagem semelhante à sua! Boa-disposição, sentido de humor e uma imagem forte! Tudo isto são segredos do grande João Baião!

… Três Pontos …


Sabia que…


. Dizem que quanto mais velhos, mais giros ficam. Gastos, customizados, com atacadores de cores diferentes. Cada um tem o seu próprio modo de usar All Star, os ténis que não saem dos pés de muitas gerações. Jovens e adultos, universitários, roqueiros, profissionais liberais e celebridades, os All Star são um sucesso em todos os grupos sociais? Companhia para todas as ocasiões há quem afirme que não vive sem eles.


. A marca Dior é, talvez, a mais influente, chique e glamourosa do fascinante e extravagante mundo da alta-costura? E é Fruto da cabeça criativa e inovadora, que adora romper e quebrar tendências, do estilista Christian Dior.

Nenhum comentário: