18 de agosto de 2010

Para lá das 24

Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!

Muito se tem falado dos fracos resultados do canal de informação da estação de Queluz de Baixo. Apesar de aparecer algumas vezes no top dos canais mais vistos do dia, e de até se aproximar esporadicamente da RTPN, a distância para a SIC Notícias continua grande.
Com a entrada de Júlio Magalhães para a direcção de informação da TVI, pensou-se que o TVI 24 poderia ganhar terreno na área do cabo. Isso não se verificou.


No entanto, este canal não é o único que se tem vindo a demonstrar um pequeno fracasso. Durante as largas horas que passo na Internet, ainda não li muitos comentários sobre o facto de a SIC K nunca ter obtido grandes resultados. Aquando da transmissão do concerto de Miley Cyrus no Rock In Rio, pensei que, pela primeira vez, o canal destinado às crianças, pudesse aparecer no top do Cabo. Não foi isso que se verificou.
SIC Notícias, SIC Radical e SIC Mulher, continuam a dar frutos como canais temáticos do terceiro canal. No entanto, a SIC K não se tem conseguido impor no universo cabo.
Verdade seja dita, a própria programação do canal não tem nada de "especial". Para quem é assinante da MEO, poderá verificar que a K é composta por várias repetições: Uma Aventura, Ídolos, Sítio do Pica Pau Amarelo, Floribella, Rebelde Way, Bratz, Mar Azul, Naruto, My Games, Salve-se Quem Puder, XXS, entre outros desenhos animados que, de certeza, já foram exibidos na SIC generalista.
Se o objectivo deste canal era marcar a diferença, e convidar os mais pequenos a aventurarem-se, então essa mensagem acabou por ficar bastante à quem das expectativas.

Será a SIC K lucrativa? Será que o canal consegue ser benéfico para os bolsos de Pinto Balsemão? Qual o futuro da K? Acontecer-lhe-à o mesmo que sucedeu com a SIC Gold/SIC Comédia (a sua extinção)?
Gosto bastante da imagem da SIC K, de João Manzarra como voz-off. No entanto, foi bastante arriscado a estação de Carnaxide apostar neste canal. Se tem televisão por cabo, verifique quantos canais dedicados às crianças tem o seu pacote. Só o meu tem cinco ou seis.
Tendo isto por base, sinceramente, questiono esta aposta da SIC, em oferecer mais do mesmo. Para quê? Os restantes canais temáticos de Carnaxide marcam a diferença com os seus programas. Tanto a SIC Mulher, como a SIC Radical, têm formatos bastante inovadores. Já a SIC K não passa de um Disney Kids de fim-de-semana do terceiro canal. É pena.

11 comentários:

Miguel disse...

O canal deve dar receitas senão acabavam com ele.
Mas há que ter em atenção a forte imagem do Canal Panda e ainda mais o facto de ser um canal exclusivo do MEO.

Abraço

Tiago Henriques disse...

Discordo totalmente do que dizes, Diogo. Até porque, tens que ter em mente o facto de o canal ter muito pouco tempo de vida e de ser totalmente novo no universo SIC. E a SIC Gold/comédia, pelo que sei, só terminou pq a SIC foi "obrigada" pela TV Cabo a retirar um temático, pelo que sei. Até porque o canal vendia. ;)

DS disse...

Não tinha conhecimento desse facto da SIC Gold/Comédia.
O canal tem pouco tempo de vida, é verdade. Mas tal como referi, a programação não é nada aliciante. São muitas repetições. É assim que se procura vencer? Não considero que o canal marque a diferença.

Tiago Henriques disse...

Se calhar marca a diferença por isso mesmo. Porqe sao cenas q os miudos gostam de ver. Qantas crianças têm o dvd do noddy e o veem montes de vezes?

Miguel disse...

Concordo com os dois. Por um lado apoio o Diogo, pois as repetições são exageradamente utilizadas, mas por ouro estou de acordo com o Tiago, pois sempre é uma alternativa aos programas habituias do Panda Biggs, Canal Panda, etc...

DS disse...

Será mesmo que gostam de ver? Às vezes tenho dúvidas..

TVI Blog disse...

Então a TVI24 também tem fracos resultados porque é exclusivo ZON.

Popupem-me

DS disse...

Ninguém disse o contrário Rodolfo. Concordo que não se pode utilizar como desculpa o facto de um canal ser exclusivo de um dado operador. Se o TVI24 (ZON) consegue aparecer no top de vez em quando no top dos canais mais vistos do dia, porque é que a SIC K (MEO) não consegue? No entanto, não podemos esquecer que uma coisa é informação, outra são desenhos animados. E todos nós sabemos que existem pessoas mais predispostas a ver canais de informação.
O objectivo deste Para lá das 24 era relembrar os leitores que não é só o TVI 24 que faz maus resultados, mas também a SIC K.

Anônimo disse...

Se o TVI24 já aparece, pro vezes, nos 15 mais vistos no cabo, estando apenas disponivel na ZON, acho que terá todas as condições para disputar, para já, com a RTPN e, quem sabe, mais tarde com a SICnotícias, quando entrar no MEO!

Anselmo disse...

Penso que o facto do canal não aparecer no top se deve mesmo à exclusividade e o facto da Meo ter menos assinantes que a ZON.

Anônimo disse...

A partir de Setembro temos a TVI24 na Meo, ai veremos se os resultados não serão bastante melhores.