31 de agosto de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
às 21:00, o SÓ Séries desta semana entra em linha.

Retiro o que disse

Esqueçam tudo o que vos disse. Como nos mostra o desafio lançado aos espectadores da SIC pelo site de Boa Tarde, o novo programa de Conceição Lino, as mudanças no perfil da day time TV de Carnaxide serão, afinal, muito poucas. Ao contrário do que poderia inferir-se a partir da sugestão de um maior investimento do canal na informação, de resto já transformada por Luís Marques numa promessa assumida, Boa Tarde (que nem no nome, entretanto revelado, é feliz) será apenas mais um programa de Fátima Lopes, com a excepção de que terá Conceição Lino ao leme.


"Quer participar e partilhar a sua história?", diz o teaser. "Quer remodelar a sua casa e não sabe como? Há alguém especial que queira muito conhecer? Conhece alguém que vale a pena todos os portugueses conhecerem? Há uma viagem que gostaria muito de fazer? Gostava de mudar de visual e não sabe como?" Ou seja: Boa Tarde será uma mistura de Querido, Mudei a Casa! com Ponto de Encontro, de Doutor, Preciso de Ajuda com Não Se Esqueça da Escova de Dentes, Portugal no Coração e sabe-se lá mais o quê. Que Conceição vai estar "mais perto dos portugueses", é provável. Que os portugueses estarão mais perto dela, é possível. Mas, em qualquer dos casos, será pena.


Independentemente do que significa esta concessão feita pela jornalista, a quem aparentemente se coloca agora o imperativo da sobrevivência (todos lidamos com isso, nestes deprimentes tempos que atingem os media no coração, e não me parece que deva haver vergonha nisso), trata-se de saber, antes do mais, se o que vamos ter é melhor TV. Por esta altura, já não vejo por que cultivar essa esperança. Há formatos que, independentemente da sua gestão, não enganam.


Um comentário:

Anônimo disse...

Vários programas num só. Qual é o problema?