4 de julho de 2010

O Protagonista


A semana que passou foi, no mínimo, drástica para os media. A venda dos jornais decresceu, o 24 Horas despediu-se dos seus leitores fieis, Portugal perdeu com a Espanha, acabando por dizer adeus ao Mundial da África do Sul. Para completar a estes factos, fomos informados no dia de ontem que Fátima Lopes está de saída da SIC. Ao fim de mais de uma dúzia de anos, a apresentadora diz adeus ao canal que a lançou.

A primeira questão que coloco é simples e eficaz: "Porquê?". Devido a uma zanga? Talvez. Uma doença? Esta hipótese pareceu-me plausível até um determinado momento. Se um grave problema de saúde afectasse Fátima Lopes, este poderia contribuir fortemente para a retirada repentina do ecrã da apresentadora. No entanto, não faria sentido existirem notícias de que ela estaria a caminho da TVI. Outra alternativa para justificar a saída da ex-estrela das manhãs de Carnaxide do canal, pode estar baseada num duradouro contacto da concorrência com ela. Caso seja verdade, para onde irá Fátima Lopes? Na estação de Queluz de Baixo, apesar das notícias, custa-me a acreditar. As manhãs e as tardes estão ocupadas. Quem Quer Ganha está obviamente fora de hipótese. Duvido muito que se Fátima se torne numa actriz das novelas da TVI. Existe ainda a estreia da nova edição do Big Brother, mas considero um autêntico "tiro no escuro" tal programa na carreira de Fátima Lopes.

Tudo bem, secalhar a apresentadora necessita de novos desafios. Por vezes, a vontade de seguir caminhos diferentes suplanta os nossos valores. No entanto, duvido que os de Fátima Lopes tenham sido distorcidos por tal necessidade de "mudar". Mas a verdade é que foi isso mesmo que aconteceu: a apresentadora quer relançar a sua carreira num novo canal. Para isso acontecer, acabou por não se despedir da SIC, nem dos telespectadores que a seguiam a partir de Carnaxide.

Posteriormente, outras perguntas se colocam: "Como ficam as tardes do terceiro canal?". Vida Nova termina? Contratam-se estrelas de outros canais? Se sim, quem? A verdade é que, apesar de me agradar transferências de peso de um canal para o outro, não estou a ver, quais os profissionais disponíveis para se mudarem de armas e bagagens para uma estação instável como a de Carnaxide? Se a solução da direcção de programas do terceiro canal for colocar, por exemplo, José Figueiras (como previsto e anunciado), Nuno Graciano, Sofia Cerveira, Vanessa Oliveira, Ana Rita Clara, Merche Romero, entre outros, a apresentar Vida Nova, será que fará sentido? Por outro lado, é necessário ter em conta que Rita Ferro Rodrigues está prestes a ir de licença de maternidade. Portanto, à falta de Fátima Lopes na SIC, acresce a ausência da filha de Ferro Rodrigues na estação. O que significa isto? Talvez com um pouco de exagero, uma autêntica catástrofe no canal de Pinto Balsemão. Se há cerca de três anos Fátima e Contacto lideravam, actualmente o panorama está totalmente virado do avesso. E agora?

Volto a destacar ainda os apresentadores que referi à pouco que, apesar de não terem necessariamente de adoptar esta postura, deviam estar ansiosos que o seu telefone tocasse.

Aguardemos então por segunda-feira, para sabermos mais novidades desta grande perda para Carnaxide.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acabou de passar no Jornal Nacional que Fatima Lopes vai para a tvi e que se ira juntar a Manuel Luis Gouha, critina ferreira e Julia Pinheiro na conduçao dos talksows. Pelos visto a Julia mantem se nas tardes da julia e provavelmennte sera o Quem Quer Ganha a sair da grelha e a dar lugar a um novo programa para a fatima. Boa decisao

DS disse...

Se isso é verdade, então o que acontece a Leonor Poeiras?
Enfim..

Anônimo disse...

N sei, mas foi o que se ouviu no Jornal Nacional, suponho que quando eles dizem " Fatima Lopes junta-se agora a Julia Pinheiro, Cristina Ferreira e Manuel Luis Goucha, na apresentaçao dos programas" quer dizer que a Julia não sai