2 de junho de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Cine-Opinião!

As elites

ASIC é a estação preferida das classes alta e média/alta (A/B). Ou seja, entre os portugueses socialmente bem colocadas e endinheirados que preferem ver televisão generalista, a maioria escolhe o canal de Carnaxide, embora a RTP1 esteja mesmo nos seus calcanhares.

A variável "entre os que preferem ver televisão generalista" não é despicienda: é que a maioria o que prefere mesmo é o cabo: 33,6% de quota de mercado no acumulado do ano optam pelos canais alternativos.

Centremo-nos, porém, agora na oferta dos quatro canais em aberto: 1.º a SIC, em 2.º a RTP1 e em terceiro, a uma larga distância, a TVI, que se destaca, ao invés, junto da classe média. A RTP2, compreensivelmente, surge na cauda da tabela.


Ainda na quinta-feira, Jornal da Noite, Viver a Vida e Os Incríveis, todos da SIC, foram os programas mais vistos do dia, entre a elite dos portugueses. Se a amostra for relativa à semana inteira, desde segunda-feira, temos que o jogo de preparação da Selecção Nacional (TVI) quebrou a hegemonia de Carnaxide, mas que logo a seguir só dá SIC - entre os oito primeiros, sete são transmitidos pelo terceiro canal.


Os dados são interessantes do ponto de vista de curiosidade jornalística e, em parte, por razões comerciais - investimento em targets mais elevados -, mas, como facilmente, se percebe, não é aí que se ganham campeonatos.


A liderança da TVI é a prova: no acumulado da semana, os sete programas preferidos da classe média baixa (C2), entre futebol, novelas e informação, foram todos transmitidos pelo canal de Queluz de Baixo.

Nenhum comentário: