19 de maio de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Cine-Opinião entra em linha!

Nas mãos do futebol

Todos os anos a actualidade televisiva é fraca na segunda metade da Primavera, mas este ano a situação é ainda pior. Exausta após duas semanas a explorar todas as abordagens de que se lembrou sobre Bento XVI, Fátima, a Igreja Católica em geral e os próprios fundamentos do Cristianismo, a televisão portuguesa como que faz agora uma pausa para respirar, enquanto não começa o Mundial de futebol. Estreias, há poucas. Grandes projectos, nenhuns. Apenas os treinos dos rapazes de Carlos Queiroz na Covilhã merecem um vago ar de "operação especial" - e, aliás, só agora, que o plantel começa a completar-se, a palavra "especial" verdadeiramente se justificará.

Tudo bem: Portugal gosta de futebol, ninguém alguma vez esquecerá o que foi aquele divertidíssimo mês de 2004 - e, não só uma adrenalina assim é fácil de gerir como, apesar de o investimento ser grande (a RTP que o diga), a sua rentabilização a curto, médio e mesmo longo prazo é passível de êxito. Mas não deixa de ficar demasiada coisa nas mãos de Queiroz e do seu fragmentado grupo de jogadores, incluindo portugueses e brasileiros, superestrelas e meros aspirantes, vencedores e derrotados recor- rentes: tudo gente que, perante um grupo de qualificação relativamente acessível, apenas in extremis garantiu a presença na África do Sul - e que, ainda por cima, tem como comandante um homem bem menos mobilizador do que era Luiz Felipe Scolari.

O que me parece é que, por esta altura, estará toda a gente a fazer figas para que a campanha não redunde num fracasso. Inclusive aqueles que não têm nenhum tipo de imagens em exclusivo. Aparentemente, nem eles dispõem, por esta altura, de um plano B.

Nenhum comentário: