9 de março de 2010

Para lá das 24...

Boa Noite! Seja bem vindo ao Para lá das 24 desta noite...

Foi durante a semana passada que ocorreu mais uma edição do "Festival da Canção" na RTP1. Três espectáculos de grande qualidade que estão ao nível ou acima até dos congéneres de outros países europeus (basta dar uma espreitadela no YouTube de outras finais nacionais para termos orgulho no "Festival da Canção").

Mas mesmo assim, o Festival é alvo de críticas por pessoas das mais variadas áreas que a meu ver não sabem "gerir" o passar do tempo e estão agarradas ao passado. Um passado do qual tenho orgulho mas que está guardado na história da televisão portuguesa e da nossa memória. Congratulo a RTP1 por querer inovar e por querer dar um novo fôlego ao que já foi considerado o grande programa da música portuguesa. Pelo "Festival" já passaram variadíssimos artistas do nosso panorama musical e artistítico, ora vejamos: António Calvário, Simone de Oliveira, Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Nicolau Breyner, Herman José, Marina Mota, Tony Carreira, Adelaide Ferreira, Sara Tavares, Rita Guerra, Helena Isabel, Dulce Pontes, Lúcia Moniz, Luciana Abreu, Nucha, Romana e poderia continuar mas teria que estar aqui a noite toda.

Quanto à edição deste ano, marcada pela polémica da canção vencedora, todos os que estiveram envolvidos estão de parabéns. Na minha opinião, a canção escolhida não será a melhor para representar Portugal na Eurovisão, mas foi essa a escolha do júri "qualificado" pela RTP1 em conjunto com o voto do público. Resta agora a todos nós apoiar a música e claro está a Filipa Azevedo.

Para a edição do próximo ano, espero que a RTP volte em força com este espectáculo de música para continuar a ressurgir e a ganhar fãs. E faço um pedido: acabem com o júri nacional. Prefiro ficar aborrecido com uma votação fraquinha do público, mas que seja maioritária de um país.

Um comentário:

João disse...

Nem mais! Acabem com o júri que nos impede de levar músicas com potencial ao ESC.

Agora, há que apoiar a Filipa, porque ela não tem culpa da ignorância da maioria dos jurados relativamente ao que é hoje o Festival Eurovisão da Canção, ou seja, não interessa apenas a voz, a música mas principalmente o espectáculo!