25 de janeiro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O duelo desta noite dá-se entre Rita Pereira e Cláudia Vieira.

Falar de Rita Pereira é o mesmo que relembrar algumas das telenovelas de maior sucesso dos últimos tempos do canal de Queluz de Baixo. Ela foi a protagonista de "Doce Fugitiva", "Feitiço de Amor" e também tem um papel de destaque em "Meu Amor". Não nos podemos esquecer ainda de "Morangos com Açúcar" ou "Deite Quase Tudo".

É evidente que o sucesso de qualquer uma destas produções não se deve única e exclusivamente ao facto de contar com a actriz no seu elenco, mas não tenho dúvidas de que Rita Pereira é uma das chaves para o sucesso de qualquer produto, seja ele televisivo ou simplesmente uma notícia de uma revista.

Sim, a "Mel" de "Meu Amor" é das figuras públicas que mais dinheiro ganha e dá a ganhar à imprensa portuguesa. Chega a haver semanas em que é ela a capa da maioria das revistas que se encontram disponíveis na nossa praça.

E porque razão é que a actriz tem tanto sucesso? Sorte? Eu chamar-lhe-ia talento. Sim, para mim ela é uma das actrizes mais talentosas e versáteis da nova geração.

Muitos não gostam da forma como se expõe mediaticamente. A essa exposição eu chamaria inteligência. Um dos exemplos que me vem à cabeça é quando as polémicas com o final da sua relação com Angélico Vieira "estagnaram". O que fez a actriz? Concedeu uma entrevista em que reafirmava aquilo que sentia pelo músico. É isto que contribui para o seu enorme sucesso e é sem dúvida o que falta a muitas outras figuras públicas, que ao "fugirem" à imprensa deixam de ter tanta proximidade com o público. Será esta a melhor estratégia para o sucesso? Há muitas outras, mas esta é sem dúvida uma das mais "eficazes".

Não pretendo com este texto criticá-la, apenas reafirmo três das suas maiores características: Talento, Versatilidade e Inteligência.

Se eu gostava de ter Rita Pereira numa produção escrita por mim? É claro que sim, seria uma motivação extra.

Desde que se estreou em Morangos com Açúcar, fui seguidor do trabalho de Cláudia Vieira. O par romântico que a actriz formou com Pedro Teixeira, foi, à ingenuidade dos meus 14 anos, algo que eu ambicionava no futuro "construir". Depois da partipação na série da TVI, a actriz entrou em Fala-me de Amor. Na TVI fez ainda de vilã em Ilha dos Amores. Nesta novela, Cláudia Vieira pôde mostrar o seu lado mais diabólico, coisa que até então não tinha feito. Durante estes três anos e meio, muitos foram os contratos de publicidade que foram negociados com a actriz. O mais importante foi talvez o da Triumph. Não bastou Cláudia Vieira ter sido escolhida para representar a marca durante o ano de 2007! É que no ano seguinte, voltou a dar a cara por ela.

Em 2008, a actriz fechou um ciclo na sua vida, ao assinar um contrato de três anos com a SIC. O seu primeiro projecto, que passou em parte despercebido foi A Vida Privada de Salazar. Seguiu-se o fracasso de audiências Podia Acabar o Mundo, onde a actriz interpretou Vitória, uma das personagens principais. Como "atrás da tempestade vem a bonança", a actriz veio comprovar esse provérbio, quando, no ano passado, aceitou co-apresentar a terceira edição do fenómeno Ídolos. As audiências deste concurso foram altas, e continuam no auge, dando a Cláudia Vieira uma visibilidade que, no meu ver, nunca antes tinha alcançado, também devido à sua recente gravidez.

Poucas são as revistas que nas suas publicações não falam da actriz, do seu namorado, ou de curiosidades sobre a sua vida. Uma característica de Cláudia Vieira é o sorriso dos seus lábios, que não deixa ninguém indiferente. Em Ídolos é humilde, procurando adaptar-se a um formato que não é a sua praia. Nota-se que apesar da sua inexperiência na condução de programas, gosta de estar ao lado de João Manzarra e co-apresentar com ele o programa. Afinal, quem é que não quer crescer como profissional? A actriz sabe bem isto, e todas as semanas procura estar mais à vontade, mais solta.

Ao contrário de Rita Pereira, não se pode apontar a Cláudia Vieira grandes "escândalos" na sua vida. Tem um bom pilar familiar, um namorado há cerca de cinco anos, e vai ter um filho. Pelo contrário, a protagonista de Meu Amor, tem muitas vezes como objectivo aparecer, fazendo-se de estrela. Não há uma semana que não lemos qualquer coisa dela num jornal ou revista, mas pelos piores motivos. Estabilidade pessoal é neste momento o que falta a Rita Pereira, e o que Cláudia Vieira tem que sobre. As duas "moranguitas" cresceram e deram rumo à sua carreira. Mas afinal quem brilha mais alto? Quem tem mais credibilidade? Quem conquistou mais o público? Para mim, Cláudia Vieira.



Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões FOX Life/MTV::

MTV, por Tiago Henriques - 68%

FOX Life, por Diogo Santos - 32%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Nenhum comentário: