25 de janeiro de 2010

Diário de um Ídolo


Boa noite. Seja bem-vindo ao Diário de um Ídolo. Aos domingos, logo após a gala do talent-show da SIC, já sabe que é aqui, no Televisão-Opinião, que vai encontrar a análise detalhada às prestações dos concorrentes, do júri e dos apresentadores!

Antes de avaliar as actuações dos 5 concorrentes, de referir que o início da gala foi em grande, para variar.

Solange Hilário - Gosto muito da primeira música que esta concorrente cantou. Agradou-me a sua postura, mas achei-a desafinada em algumas partes. "Hush Hush; Hush Hush", o seu segundo tema, foi cantado em género de balada no início. Na segunda parte da música, Solange Hilário soltou-se mais, e tentou provar que esteve à altura do desafio. Se conseguiu? Tendo em conta a sua idade, sim.

Achei desnessário ter referido que tinha tido 16 na oral de inglês. Será que ganhou algo com isso? Não.

Inês Laranjeira - No primeiro tema achei que esteve afinada. A música que escolheu agradou-me bastante. Intrepertou-a com sentimento.
Relativamente à segunda actuação, fez-me "bater o pé", e sentir a música. Mexeu-se, e melhorou em relação á semana passada. Deu nas vistas.

Filipe Pinto - Tal como o júri costuma referir, considerei-o competente. O tema que cantou foi ao seu estilo, e como tal, correu bem.
Na segunda intrepertação, demonstrou estar à altura, cantando e tocando ao mesmo tempo. Para mim, é um dos grandes artistas desta edição de Ídolos. De facto, o Laurent Filipe fez um comentário com o qual estou totalmente de acordo: "tudo o que tu fazes, fazes bem".
De referir que comparando o Filipe com a Diana, é necessário ter uma coisa em conta. O Filipe é um concorrente que desde o início surpreendeu. A Diana foi surpreendendo. Logo, não se pode dizer que o Filipe não cresceu, mas sim que foi continuando o trabalho que demonstrou desde o primeiro casting.

Diana Piedade - Esteve muito bonita. De 0 a 10, dou nota máxima à garra com que cantou a sua primeira música. Deu o seu quê de sexy à sua intrepertação. Nota-se que gosta de estar naquele palco a dar música aos portugueses. Relembro o elogio que Manuel Moura dos Santos fez a Inês Laranjeira na altura dos castings - "Tu respiras música". Neste caso, utilizo este comentário em relação à Diana - ela respira música!
O segundo tema foi muito bem escolhido. A interepertação da Diana foi original, não a tendo baseado em "imitar" o autor de "Crazy". Soube mexer-se, coisa que a música exigia.
Esteve de parabéns!

Carlos Costa - "One" é sem dúvida uma música que fica na cabeça de qualquer um. Gosto muito do tema, e também gostei da forma como o Carlos o agarrou. Acho que podia ter-se mexido mais. Habituou tanto o público à sua energia, que quando não o vemos dançar parece estranho.
No segundo tema o Carlos deu o show que faltava. Sem dúvida que é um artista pop. Teve presença, e conseguiu que as pessoas do estúdio e de lá de casa o ouvissem.

Quanto aos apresentadores, achei Cláudia Vieira mais solta. Houve partes em que notei que não esteve agarrada ao teleponto, e que conseguiu conduzir o programa sozinha. Gostei de ver a cumplicidade entre a apresentadora e Carlos Costa, quando este se emocionou no primeiro tema.
Nota-se que Cláudia Vieira, apesar da pouca experiência na condução de programas, gosta de estar a co-apresentar Ídolos. O leitor pergunta: quem é que não gostava? Tem razão, mas existem profissionais que sabendo que não tem uma perfomance espectacular, não são humildes. Cláudia Vieira tem a noção das suas capacidades, e não se arma em vedeta.
Gostei de ouvir os "picardetes" entre os dois apresentadores.

Quanto à prestação do júri, os quatro elementos estiveram bem. De Laurent Filipe digo sempre o mesmo - cultura ao mais alto nível. Em relação a Manuel Moura dos Santos, era escusado ter dito que "por mim era hoje a final". Se ele aceitou fazer parte do júri, então não deve "reclamar" dos modos como este o programa se processa.
Roberta Medina fez avaliações mais precisas. Pedro Boucherie não esteve mal, mas mandou uma piada a Manuel Moura dos Santos que era desnecessária. De qualquer forma, ele sabe que o Ídolos precisa de polémica, portanto porque não mandar bocas?

Aqui fica a minha avaliação dos 5 concorrentes, de 0 a 10:

Carlos Costa - 8,5
1ª actuação - 7
2ª actuação - 8,5

Diana Piedade - 9,5
1ª actuação - 10
2ª actuação - 9

Filipe Pinto - 9,5
1ª actuação - 9
2ª actuação - 10

Inês Laranjeira - 7,5
1ª actuação - 7
2ª actuação - 8

Solange Hilário - 7
1ª actuação - 6,5
2ª actuação - 8


PS - Votei no Carlos Costa, na Diana Piedade e no Filipe Pinto.

Análise aos resultados finais:

Concordei inteiramente com as votações do público.

Nenhum comentário: