24 de outubro de 2010

Público escolhe o 13º Finalista de "Ídolos"

idolosnovo_thumb_other199_133

Já estão eleitos os doze finalistas de Ídolos, no entanto e tal como a imprensa revelara há já algum tempo, no próximo domingo estarão em competição 13 jovens. E, a decisão agora cabe ao público português!


Neemias Silva e Maria Varela Sturken são os dois jovens que esperam o voto dos portugueses para prosseguirem na competição. Já fez a sua escolha? Então vote: Maria Varela Sturken 760 300 513 ou Neemias Silva 760 300 514.


Eles esperam pelo seu vote, não esqueça!

Os 12 finalistas de "Ídolos"


Já foram apurados os doze finalistas do Ídolos! Martim Vicente, Joceline, Gonçalo Dias, Maria Manuel, Ricardo Costa, Maria Bradshow, Sandra Pereira, Carolina Deslandes, Mónica Ribeiro, Adriano Correira, Gerson Santos e Raquel, são os doze magníficos da quarta temporada do talent-show da SIC.
No entanto, falta apurar o décimo terceiro finalista! Maria Sturken ou Neemias Silva? Um deles vai ser escolhido pelos portugueses!

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
José Fragoso decidiu mexer na grelha de domingo da RTP1, uma vez que "Ídolos" e "Casa dos Segredos" monopolizam 80% do share. E então decidiu transferir o talk show de Bruno Nogueira para sexta-feira sem qualquer aviso prévio. A verdade é que os valores melhoraram em número de espectadores mas em share, o programa mantém-se muito abaixo dos 20% e da concorrência. Não está em causa o trabalho de Bruno Nogueira em "Lado B" mas o programa ao contrário do de Herman José não parece conquistar aqueles que vêm televisão.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Se Nuno Santos afirmava que "Boa Tarde" era algo diferente do que já tinha sido efeito, eu não posso estar mais em desacordo. O talk show das tardes da SIC é, igual ou pior a tantos outros que já passaram por lá e também na concorrência. A meu ver, a SIC "perdeu" uma óptima jornalista mas não ganhou uma boa apresentadora. Apesar de todo os esforço de Conceição Lino, esta não imprime simpatia ao telespectador nem dinâmica ao programa. E os resultados não são nada bons, tendo esta semana batendo nos 17% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Seja bem-vindo à edição da noite do "Melhor & Pior da Semana". Fique com as três escolhas finais entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana TVI

"Nem sempre é fácil dizer Meu Amor". Terminou ontem, após 1 ano em exibição, aquela que foi a novela que juntou algumas das maiores estrelas da TVI. "Meu Amor" da autoria de António Barreira foi uma novela que conquistou os portugueses e ultimamente também os estrangeiros com a nomeação para o Emmy de Melhor Novela do Mundo. Foram muitas as cenas que vão ficar na memória de todos nós e as interpretações dos nossos actores:

Lídia Franco - A sua Estela foi um presente bem embrulhado do autor para a actriz. Lídia Franco esteve irrepreensível numa mulher sem qualquer pingo de culpa e desprovida de sentimentos.

Alexandra Lencastre - A diva da TVI, a partilhar o protagonismo com Margarida Marinho perdeu algum do seu brilho, mas sem comprometer a sua interpretação e o trabalho na novela. Foram muitos os problemas que Alexandra passou ao longo da novela.

Ana Catarina - Demonstrou nesta novela que pode voar mais alto na representão em Portugal. A aposta do autor e da estação na sua Judite teve claramente nota positiva.

António Pedro Cerdeira - Uma personagem que encaixou quem nem uma luva ao actor. Cerdeira esteve irrepreensível na sua interpretação de um homem que só pensa no seu próprio bem.

Cristina Homem de Mello - Com um papel secundário depois de algum destaque em algumas produções anteriores a actriz não comprometeu com a sua personagem e o drama de perder um filho.

Dina Félix da Costa - Uma personagem, que a meu ver, não ficará na memória dos portugueses. Penso que ao longo da novela poderia ter emprestado mais sentimento à personagem.

Elisa Lisboa - Surpreendeu e fez rir toda a gente que seguia esta novela. A velha gaiteira que interpretou foi deliciosas e um dos pontos de humor e de destaque desta novela.

Francisco Côrte Real - A escolha de um menino bonito para interpretar um manequim na novela. Das interpretações mais fracas da novela.

Joana Duarte - Podia com a sua personagem, ter surpreendido mais e talvez dar o salto que necessitava. Mas isso não aconteceu. Se Queluz voltar a apostar na actriz, espera-se o "salto" de Joana.

José Wallenstein - Num papel mais secundário, depois das magistrais interpretações em "Tempo de Viver" e "Olhos nos Olhos", o actor esteve óptimo com o seu Alberto.

Manuel Cavaco - Demonstrou mais uma vez ser um dos melhores actores de Portugal. Horácio a par de Bicas em "Olhos de Água", foi uma lição de representação para todos. O seu amor e cuidado para as sobrinhas, a simpatia com Cláudio e a "luta" que travava com Lurdes e Inácia foram simplesmente magistrais.

Marco D'Almeida - Apesar de achar que a sua personagem andou sempre um pouco perdida ao longo da novela, o actor conseguiu imprimir em Bernardo uma inocência que este precisava.

Margarida Marinho - Foi a âncora e a estrela desta novela. A sua interpretação de Helena foi simplesmente divinal, e do trio de protagonistas (Margarida, Alexandra e Paulo Pires) foi aquela que brilhou mais.

Maria Emília Correia - Uma interpretação divertida e sempre bem conseguida.

Márcia Breia - A governante Adelaide, sempre atenta a tudo, foi um dos personagens que puxava pela novela. As suas "discussões" com Patrícia eram maravilhosas.

Nicolau Breyner - Interpretação magistral de Nicolau. Demonstrou porque é considerado o melhor actor de Portugal. Duro, mau, seco, mas também, meigo e doce, foi o actor desta novela.

Núria Madruga - O drama de uma modelo que sofre um acidente e fica desfigurada, poderia para mim, ter sido melhor aproveitado. Penso que a personagem de Núria se perdeu no meio do triângulo amoroso.

Patrícia Tavares - A maior surpresa da novela, para mim. O "patroazinha" irá ficar na memória dos portugueses e a actriz imprimiu um humor e sentimento a esta personagem fora do comum. Merece por parte dos responsáveis um papel de destaque numa nova novela.

Paulo Pires - Desiludiu-me um pouco nesta novela. Por vezes parecia que Paulo Pires estava apenas a debitar texto. O seu Quim não foi das interpretações mais conseguidas.

Rita Pereira - Para mim a actriz não desiludiu mas também não surpreendeu. Ficou sem dúvida atrás do protagonismo de Margarida Marinho e Alexandra Lencastre e principalmente de Sofia Ribeiro.

Rodrigo Menezes - Se sempre achei que Rodrigo não era um bom actor, a sua interpretação em "Meu Amor" veio provar que afinal ele até consegue uma boa interpretação. O seu timido Cláudio foi a sua melhor interpretação.

Sofia Ribeiro - É neste momento, uma aposta futura na ficção em Portugal. Depois de ter surpreendido tudo e todos em "Fascínios" voltou a acontecer em "Meu Amor". Sofia apagou Rita Pereira.

Pedro Barroso - Demonstrou que também pode ser mau, sendo bom. Prova disso é que já está na próxima novela.

O Protagonista


Boa noite. Se na semana passada The Biggest Loser ocupava a cadeira central desta rubrica, esta semana, o trio amoroso de Secret Story está em destaque! Ana Isabel, Hugo F. e Vítor são os Protagonistas desta semana.


Muito já se passou desde o início de Secret Story. De tal forma que, o casal de namorados, nunca pensou que a sua relação chegasse ao ponto de, praticamente, não trocarem nem uma palavra.

A verdade é que o ambiente da Casa dos Segredos está estranho e, acima de tudo, confuso. Segundo o que consta, foram atiradas bolas de ténis para dentro de casa que revelavam o segredo de Ana Isabel e Vítor. Andreia e Daniela, infringiram uma das normas do reality-show, apanhando as mesmas, e lendo em voz alta o que nelas estava escrito.
Na teoria, a maior parte dos concorrentes ficou a par do que unia a estudante de Direito e o funcionário público. Porém, como se isso não bastasse, Vítor revelou, no dia de ontem, o seu segredo aos restantes colegas, não respeitando uma das regras fulcrais do concurso da TVI.
Sem dúvida alguma que a pressão está a afectar os concorrentes de Secret Story, das mais variadas formas. Uma das principais causas desta realidade é o jogo, um aspecto essecial para se conseguir vingar num reality-show. A produção, para contribuir para o ambiente confuso dentro da casa, lança missões no minímo promissoras de reacções inesperadas.
Se não, vejamos bem. Vítor e Ana Isabel gostam um do outro. No meio, existe a grande amizade que une a concorrente a Hugo F. Sabendo deste facto, foi colocada ao delegado de informação médica a missão de fingir estar apaixonado por Ana Isabel. Ao ficar ao corrente de tal sentimento, a namorada de Vítor ficou surpresa, mas confessou que tal revelação não afectaria a relação de amizade de ambos. Nesse sentido, continuaram as demonstrações de carinho, os abraços e os beijos entre Hugo F. e Ana Isabel. Vítor não gostou, e acabou por se afastar de todos os concorrentes da casa mais vigiada do país.


No meio de todos estes factos existe ainda Zé Miguel, que afirmou a Júlia Pinheiro estar apaixonado pela estudante de Direito. No entanto, o professor de Matemática confessou nos últimos dias ser homoxessual. Em que ficamos? Uma realidade ou uma missão da produção?
De referir igualmente que Hugo M. tentou, no início do programa, beijar Ana Isabel.
Segundo Ivo, a namorada de Vítor está a fazer a cabeça a todos os homens de Secret Story. Considerando-a uma "víbora do pior que deu volta ao Zé Miguel e ao Hugo F.", o suposto obssesivo compulsivo está a tentar virar todos os concorrentes contra Ana Isabel.

Afinal, com todas estas ligações, discussões e desentendimentos, sairá a imagem da namorada de Vítor prejudicada? Será ela a mais votada de hoje para abandonar A Casa dos Segredos? Até à data e, na minha opinião, Ana Isabel era uma das fortes concorrentes à vitória, com uma perspicácia para o jogo elevada. No entanto, nos últimos dias, a concorrente acabou por deitar tudo a perder, acabando por equilibrar, as suas hipóteses de permanência em Secret Story às de Daniela.


Questiono eu: se Ana Isabel sair como ficarão os ânimos no reality-show? Será que Vítor aguentará a expulsão da sua namorada? E Hugo F., tornar-se-à o grande aliado do funcionário público com esta perda? E se for Daniela a expulsa desta noite? Será que os concorrentes, não aceitando a derrota da parceira de Vasco, se virarão contra Ana Isabel?

Perguntas que só terão resposta daqui a cerca de quatro horas, sendo que qualquer um dos possíveis desfechos irá exaltar os ânimos da Casa dos Segredos. A não perder!

"Espírito Indomável" em duas frentes


A novela da estação de Queluz de Baixo irá estar em duas frentes, já a partir de segunda-feira. Tal como sucedera com Feitiço de Amor e Flor do Mar, Espírito Indomável irá ocupar o horário que antecede o Jornal Nacional, das 19:30 às 20:00.
O objectivo da TVI é assim, acumular o máximo de telespectadores até à estreia de Sedução, a nova novela de Rui Vilhena, que estreia amanhã. Uma vez que Morangos com Açúcar estão a ficar sem pedalada para a concorrência, leia-se Preço Certo e Caras & Bocas, a estação de Queluz de Baixo procura assim melhorar os resultados que a série tem alcançado com esta alteração de programação.

De referir ainda que, no seu último episódio, Meu Amor obteve uma audiência avassaladora. A novela chegou aos 18,8% de audiência média e 55,1% de share, tendo derrotado toda a concorrência a partir das 22:25.

"Nikita", "Hellcats" e "One Tree Hill" com novo passaporte!


Nikita, Hellcats e One Tree Hill viram as suas temporadas totalmente garantidas pela The Cw. As audiências das três séries referidas garantiram-lhes episódios suficientes para completarem as suas seasons.

Se Nikita e Hellcats são novatas nestas andanças, One Tree Hill continua a agarrar os telespectadores aos ecrãs de todo o mundo, após vários anos. No lado oposto está Life Unexpected, série que é exibida pela FOX Life. Lux e companhia limitada estão com dificuldades em obter os bons resultados de outrora.

90210, Gossip Girl, Supernatural e The Vampire Diaries continuam, por enquanto, em terreno seguiro.

Esta noite...

... descubra qual O Protagonista da semana. E a partir das 21:00 fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

Mário Lima reforça “Morangos com Açúcar”

Captura_de_ecra_-_2010-10-12_18.57.39


Depois de o gémeo de Renato ter revelado à imprensa os seus desejos, parece que a TVI decidiu dar-lhe uma oportunidade.

Segundo a edição desta semana da revista Mariana, Mário Lima vai começar, dentro de pouco tempo, um curso de representação na Plural Entretainment, seguindo depois para o elenco da conhecida série juvenil.


A estreia em Morangos com Açúcar dar-se-á, ao que tudo indica, em meados de Janeiro, não sendo ainda conhecida qual a personagem que o antigo concorrente de Secret Story interpretará. Ainda assim, a mesma publicação garante que deverá pertencer ao núcleo de Lourenço, o protagonista.

Todavia, não há ainda qualquer tipo de confirmações oficias.


Quiosque: Mariana

Como se ganha dinheiro em “Secret Story”?

casadossegredos2

Uma das grandes diferenças do novo reality-show da TVI em relação aos seus antecessores é que aqui ganha-se, ainda que aparentemente, dinheiro.

Todavia, a quantia acumulada ao longo das várias semanas de concurso serve apenas como que um “banco” para cada concorrente. Quem o explica é a edição desta semana da revista Mariana.


Segundo esta publicação, apenas os quatro finalistas terão direito ao dinheiro que amealharem semanalmente, sendo que o vencedor recebe ainda os 50.000 € que estão a concurso.

Assim está mais do que esclarecido que, independentemente da quantia acumulada até à expulsão, os concorrentes que saem da Casa dos Segredos não ganham nada. Justas ou não, são estas as regras de Secret Story.


Quiosque: Mariana

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana TVI
A verdade é que esta nova temporada de "Morangos com Açúcar", apesar de não comprometer, não alcança os valores das suas antecessoras e até perde para a novela da SIC. Mas o que me traz aqui a falar de "Morangos" é a insistência da TVI em dar um episódio repetido que dura cerca de 15 minutos e que alcança valores abaixo da média do canal. A entrada de Fátima Lopes veio solucionar o horário pós Júlia Pinheiro, e penso eu se não seria melhor, aumentar a duração de "Agora é Que Conta" ao invés de transmitir aqueles pequenos minutos da série juvenil. Tentar não custa.

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
Foi o espaço de reportagem mais visto da semana. "Vidas Contadas" conseguiu a proeza de alcançar números que rivalizam com as novelas e reality show da TVI, num horário que tinha a concorrência de uma também reportagem desta estação. Judite de Sousa, mostra porque é a melhor jornalista da televisão portuguesa, numa reportagem sobre as Vindimas em Portugal. Em conjunto com o povo, a jornalista não teve "medo" de arregaçar as mangas (ou calças, se preferirmos) e ir para dentro do barril pisar as uvas. Judite consegue a proeza de numa segunda-feira estar no ar com uma reportagem sobre o povo, e de nessa mesma semana entrevistar o Ministro das Finanças, numa altura tão delicada para o país.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Mais uma edição do "Melhor & Pior da Semana" consigo aqui no Televisão-Opinião, entre as 10h e as 12h. Conheça as três primeiras escolhas.


Melhor da Semana SIC
O jornalista da SIC foi buscar um tema, que nos dias que correm tem uma importância fulcral na nossa economia. Com todas as medidas de austeridade proclamadas pelo Governo, com a diminuição do poder de compra dos portugueses é viável a construção de novas grandes superfícies? A "Grande Reportagem" da SIC, para além de ser um dos programas mais vistos da estação ao longo da semana, fez também, quem estava em casa a assistir, quais os prós e contras dos shoppings em Portugal. O nome da reportagem ("Portugal Shopping"), foi o mais adequado, uma vez que somos o país com mais shoppings em toda a União Europeia. Um trabalho jornalístico de qualidade, na altura e no momento certo.

Última hora – Ana Isabel é o alvo da maioria dos seus colegas!

anaisabelevitorSS

A menos de um dia de se saber qual das duas nomeadas será expulsa pelos portugueses, o ambiente na Casa dos Segredos está ao rubro.


O alvo de quase todos os concorrentes é Ana Isabel. Ivo “comanda” as operações e lança chamas para a fogueira. Os insultos à concorrente de Guimarães são vários e Renato também o ajuda. Ana Isabel não está com o grupo no sofá da sala, sendo que Vítor se encontra no jardim. Pelo que já pôde ser visto, o modelo já confessou o seu segredo aos restantes colegas.


Tudo isto poderá custar a expulsão à estudante de direito, e em vários fóruns há já quem diga que tudo não passa de uma estratégia de Ivo para que Daniela fique na casa. O que dirão os portugueses de tudo isto?


Amanhã terá a resposta!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Afinal não é bem assim

Pode ter sido apenas um dia bom, mas não deixa de ser relevante. De acordo com a Martktest, o canal TVI Secret Story, que está em exclusivo no Meo, foi na quarta-feira o terceiro canal de cabo/IPTV mais visto em Portugal, com uma média de 15 600 espectadores ao longo do dia. À sua frente ficaram apenas a líder SIC Notícias (25 900 espectadores) e a Sport TV, que teve um bom dia com os jogos da Liga dos Campeões (21 200).
Este surpreendente resultado levanta várias questões interessantes. Em primeiro lugar, sem qualquer anúncio, a Marktest passou a medir também as audiências do IPTV e não apenas do cabo, como até aqui. Ora, isso é uma boa notícia, porque os resultados que produz são mais fiáveis, uma vez que já abarcam uma quantidade não despicienda de potenciais espectadores (os últimos números oficiais divulgados pela Meo apontam para 702 mil subscritores do seu serviço).
Por outro lado, não deixa de dizer muito do país que um canal que transmite em contínuo um reality show em que tudo é encenado e produzido tenha mais espectadores do que canais de informação em português, como a RTPN ou a TVI24, canais de grandes séries internacionais aclamadas pela crítica, como o AXN, a Fox ou a Fox Live, canais de cinema, como Hollywood, canais infantis, como o Panda ou canais generalistas com alguns dos melhores programas internacionais do momento, como a SIC Mulher.
Ora, o que dizer disto? Primeiro, que a TVI teve olho para a coisa: o Secret Story por muito que me desagrade a ideia, é um programa de massas, mas interclassista. Em segundo, e mais importante, cai por terra essa ideia iluminada de que os espectadores do cabo (e IPTV) são urbanos, cultos e elaborados nos gostos, que abominam a programação das generalistas. Vê-se...

23 de outubro de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à trigésima edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião: Audimetria Semanal.

Salto Alto - Vidas Contadas


O programa de reportagens de Judite de Sousa voltou a dar nas vistas! Na última segunda-feira, Vidas Cotadas chegou aos 14,8% de audiência média e 34% de share. A jornalista da estação pública conseguiu assim vencer a reportagem que a TVI transmitiu, intitulada Geração de Viragem. Cerca de um milhão e tercentos mil telespectadores acompanharam o trabalho de Judite Sousa e, acima de tudo, vieram comprovar, mais uma vez, que faz sentido continuar a apostar em informação no início do horário nobre das estações de televisão. Curiosamente, nesse mesmo dia, o Telejornal foi o noticiário mais visto pelos portugueses. José Alberto Carvalho deve estar satisfeito com os resultados da sua equipa em matéria de audiências para a RTP1. Afinal, esta é uma área tipicamente dominada pelo canal do Estado. Se assim não fosse, como teria o Jornal da Tarde dessa segunda-feira chegados aos 38,8% de share?
Com ou sem um bom antecedente, a verdade é que a estação pública continua a ter sucesso com os seus trabalhos de reportagem, com os seus noticiários e, já agora, com os seus pivôs. Neste sentido, sem saber o que dizer mais sobre este assunto questiono:
what else?

Na mó de cima - Meu Amor


São poucas as vezes que destaco as novelas da estação de Queluz de Baixo nesta rubrica. Razões? Não é para mim motivante estar constantemente a comentar um produto que lidera nas audiências. No entanto, quando os resultados são de facto arrasadores, não me resta outra opção se não referi-los. Na segunda-feira, também no dia do grande resultado de Vidas Contadas, Meu Amor conseguiu alcançar os 52,8% de share. Na sua última semana de exibição, a novela conseguiu esmagar a concorrência, nomeadamente os episódios especiais de Escrito nas Estrelas. A produção da Globo, no dia 18 de Outubro, não conseguiu fazer melhor que 13,6% de share, no horário das 23:30. Com uma nomeação para um Emmy, Meu Amor brilhou nos ecrãs da TVI e encantou nos quadros de audiência da Mediamonitor. Para além de ter captado a atenção de milhares de portugueses, a novela deu provas do trabalhos de alguns actores. Falar para quê? Está à vista de todos!

A Mina - Passione



A novela brasileira continua a não surtir efeito. Passione, que raramente surpreende pela positiva, tem vindo a demonstrar não ser capaz de captar a atenção dos portugueses. A direcção de programas da SIC bem tenta que a produção da Globo melhore os seus resultados, alterando-a constantemente no horário. No entanto, os dez minutos mais cedo ou mais tarde em que a mesma vai para o ar, continuam a não surtir efeito nos portugueses.
Apesar de Meu Amor ter, nesta semana, obtido grandes resultados devido aos seus últimos episódios, desde sempre a telenovela da TVI goleou a da SIC. Por outras palavras, o problema de Passione não se deveu apenas à forte concorrência, mas também à própria história. Desta vez, o Brasil não encantou Portugal, nem mesmo com um bom elenco de actores.

Os resultados ficaram à vista de todos. A novela da Globo, nos últimos dias, obteve uma média de share à volta dos 22% de share, sendo que num dos dias em análise se ficou pelos 15,7% de share. Números baixos para uma estação comercial.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela RTP1. A partida entre a Islândia e a selecção portuguesa obteve, no dia 12 de Outubro, pelas 21:23, 26,3% de audiência média e 59,7% de share. Em números quase dois milhões de portugueses estavam sintonizados na estação pública aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI, com o episódio de Espírito Indomável do dia 13 de Outubro. A novela chegou aos 18,6% de rating às 22 horas e 35 minutos dessa quarta-feira.

Porque No Te Callas?

Nesta semana, reforço um aspecto salientado por Nuno Azinheira, numa das suas crónicas do Diário de Notícias. Afinal, os telespectadores do Cabo, caracterizados por procurarem conteúdos diferentes aos que são disponiblizados pelas generalistas, proporcionaram ao canal do TVI Direct Secret Story audiências "anormais". De tal maneira, que o mesmo chegou a fazer parte dos top dos mais vistos do cabo, ultrapassando a RTPN, AXN, Hollywood e, por incrível que pareca, a RTP2! A questão que se coloca é óbvia: não seria o conteúdo do canal exlusivo no serviço MEO um conteúdo a abominar pelos espectadores da televisão por cabo? Se sim, então como se explicam o sucesso que este TVI Direct Secret Story está a alcançar? É por isso altura de oferecer o Porque No Te Callas? a todos aqueles que se habituaram a chamar de "burros" os telespectadores das generalistas. Afinal, os "espertos" também gostam de acompanhar reality-shows com polémica. Para quê estes estereótiposa afinal?


Uma pergunta a... Neemias Silva

Tenho acompanhado Ídolos, tal como Secret Story, e costume querer que Neemias Silva, concorrente que se destacou nos castings, está no lote dos quinze finalistas do talent-show da SIC. Compreendo que, pela sua tenra idade, o nervosismo seja normal. É verdade. No entanto, para um jovem que, no programa, afirmou já não ser novo nas lides da música, estar constantemente a chorar não é um bom preságio para a sua perfomance nas galas do Ídolos. É necessária mais calma e concentação, por mais difícil de alcançar que sejam.

30 emissões - Uma novidade

Para a semana, o meu lugar nesta rubrica vai ser cedido ao novo colaborador do Televisão-Opinião, Ivo Justino. É verdade! A partir do próximo sábado poderá contar com diferentes perspectivas audiométricas do seu novo comentador de televisão. Boa sorte afilhado!

Esqueceram-se de...Leonor Alcácer!


Boa noite, esta semana no Esqueceram-se de mim recordamos uma actriz e encenadora portuguesa, Leonor Alcácer. 
Procurando por informação a seu respeito pouco ou nada se lhe encontra, no entanto não é por ter mais ou menos experiência profissional que não a iria-mos relembrar. Além de actriz e encenadora, Leonor Alcácer empresta a sua voz a muitas das animações que nos chegam dos altos estúdios cinematográficos, como por exemplo a Dreamworks e o filme Madagáscar. Sabe-se, no entanto, que o seu trabalho mais marcante foi, quanto a mim, 'Médico de Família', a mítica série da SIC. Contudo, a carreira da actriz não se compôs apenas dessa participação, sendo novelas, séries e filmes bastantes conceituados uma constante ao longo do seu percurso enquanto actriz.

Estreou-se na série da SIC 'Giras e Pirosas' e desde ai nunca mais parou durante uns bons tempos. Actualmente, as suas prestações ficam-se apenas pelas participações especiais em praticamente tudo o que faz. O seu último longo trabalho foi há dois anos, na TVI, quando foi chamada para integrar o elenco da sexta série de 'Morangos com Açúcar' onde desempenhou o papel de Teresa Figueiredo. Anteriormente a isso passou pela RTP onde gravou um episódio de 'Liberdade 21' e pela SIC onde participou em 'Chiquititas' e 'Aqui não há quem viva'. 
Recordada como a professora despassarada de 'Batanetes' e pela enfermeira de 'Médico de Família', já está na hora de voltarem a apostar novamente nela para uma nova produção.  

Futuro de Manuela Moura Guedes é na SIC?

manuela_moura_guedes_thumb_other251_164


Na semana em que a eterna “generala” deixou de ser, oficialmente, uma funcionária da TVI, começam também a surgir notícias sobre o seu futuro.


Há muito que a imprensa tem veiculado que, dentro em breve, Manuela Moura Guedes poderá mudar-se de armas e bagagens para a rival SIC. E essa opinião é partilhada por três figuras bem conhecidas do audiovisual português, que falaram sobre este assunto com a edição desta semana da Notícias TV.


Na opinião de Teresa Guilherme, a esposa de José Eduardo Moniz poderá ter em Carnaxide um programa só seu e, “com o seu nível seria melhor um programa de debate político. Vejo-a num registo semelhante ao do Miguel Sousa Tavares”, explicou a eterna senhora televisão.


Já Joaquim Letria defende que Manuela Moura Guedes “até pode apresentar em qualquer parte do mundo. É boa pivô, sabe escolher os conteúdos e valoriza um jornal.”. Na opinião do crítico de televisão, “uma profissional como a Manuela Moura Guedes não deve ser desprezada”, defendeu.


Francisco Penim, por sua vez, acredita que, no entretenimento, a jornalista poderia dar cartas: “Veria isso como uma possibilidade, mas as pessoas que estão na SIC é que sabem”, começa por dizer, acrescentando que na informação de Carnaxide não há lugar para a polémica comunicadora: “não se identifica com a imagem que a SIC tem”.


Por último, Emídio Rangel manifestou uma opinião contrária e defende que não a iria contratar, até “porque ela não tem condições para se expor no ecrã”.


Quiosque: Notícias TV

"Investigação Criminal: Los Angeles" de regresso


A Notícias TV desta semana informa que a segunda temporada de Investigação Criminal: Los Angeles chega aos ecrãs nacionais em meados de Dezembro deste ano. No entanto, desengane-se se pensa que será a SIC a primeira a transmitir a série pela qual Daniela Ruah dá a cara.

Esta produção norte-americana terá inicialmente lugar num dos canais da FOX portugueses, em horário nobre.


Com cerca de quinze milhões de seguidores, NCIS: LA tem demonstrado ser uma das séries preferidas dos telespectadores dos Estados Unidos da América.

Quiosque: Notícias TV

“The Biggest Loser” estreia em 2011!

the_biggest_loser_logo


Depois de anunciada a compra, Nuno Santos em entrevista às edições desta semana das revistas Telenovelas e TV Mais garante que o programa chegará à antena já no próximo ano.


The Biggest Loser estará no ar em 2011”, afirma o actual director de programas da estação de Carnaxide. A avaliar pelo original americano, é de esperar que a versão nacional apenas vá para o ar em meados de Setembro, na rentrée televisiva, até porque o canal deverá querer aproveitar, da melhor forma, o potencial deste concurso e, mais do que isso, terá que fazer um bom casting e de o gravar previamente.


Poucos são os pormenores já revelados, começando a especular-se o nome do apresentador ou apresentadora. A imprensa dá conta de que Miguel Dias gostaria de fazer-se ao desafio e no Facebook já há uma página a pedir que seja a também actriz Ana Brito e Cunha a responsável pela condução do programa.


Apresentadores à parte, é já certo que a produção estará mais uma vez a cargo da Freemantle Media, responsável por outros programas de Carnaxide, como Ídolos ou Salve-se Quem Puder. Resta aguardar por mais novidades.


Quiosque: TV Mais, Telenovelas

Esta noite...

... a dose dupla dos sábados à noite está de regresso! O passado e o presente a partir das 20:00!



Vasco Oliveira e “Secret Story”

vascooliveira


À semelhança do que aconteceu com Doriana Sousa, também o filho de António Oliveira teve direito a conceder entrevistas a grande parte das publicações nacionais.


Para além de continuar com as polémicas declarações sobre o seu pai, Vasco falou ainda sobre a competição da qual foi expulso. Em entrevista à Nova Gente, afirmou a surpresa com a sua nomeação: “Não, de forma alguma (esperava ser nomeado). Mas previa que, se fosse nomeado, podia dar-se uma situação anormal e assim eu sairia certamente”.


Já à Maria, o concorrente do Porto confessou que António deverá ser o vencedor e, embora goste dele, “Pensava que estávamos a evoluir mas, afinal, dez anos depois, as pessoas a continuar a achar piada a coisas que não têm piada nenhuma. Foi o ‘Zé Maria das galinhas’ e agora é o ‘António das vacas’”, começou por dizer, acusando ainda o concorrente de Baião de ser um estratega: “Acho que é uma pessoa impecável, mas aquele ar de sonso que faz, sei que é a estratégia dele”.


Ainda assim, Vasco acredita que a justa vencedora seria Daniela, agora em entrevista à Telenovelas: “O passado dela não me interessa. A Daniela é uma pessoa humilde, honesta e muito divertida. É mais uma das almas da casa que se perde”, começou por dizer, explicando ainda que foi ele a causa da nomeação da amiga: “Nomearam a Daniela por minha causa. Desde que eu saí, perdeu-se a harmonia e se calhar as pessoas que não gostavam de mim votaram nela para sair, ou para vir ter comigo, ou porque sinceramente o programa perdeu a piada e estão a nomear as pessoas candidatas à vitória”.


O certo é que a luso-luxemburguesa está mesmo na “corda bamba” e amanhã poderá deixar a Casa dos Segredos. Estará Vasco à sua espera? “Vou recebê-la com um beijo na boca. Não sei se lhe levo mais alguma coisa, mas sei que um beijo e a minha presença é a maior prenda que lhe posso dar”, concluiu o filho de António Oliveira.


Quiosque: Maria, Nova Gente, Telenovelas

“Meu Amor” chega hoje ao fim!

meuamor2_thumb_other234_174

Um ano e quatro dias depois, a mais recente telenovela de António Barreira chega ao fim.

Com um elenco de luxo, onde se enaltecem prestações de Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Lídia Franco, Nicolau Breyner ou Rita Pereira, Meu Amor cedo conquistou a crítica. Tendo como missão substituir Flor do Mar, a trama tinha como principal temática o mundo da moda e tudo o que com ele se relacionava, sempre com muita intriga, paixão e ciúme à mistura.


Hoje, quando o relógio marcar 22h15, muitos serão os telespectadores colados ao ecrã para dizerem adeus àquela que foi a primeira telenovela portuguesa nomeada para um Emmy Internacional, existindo 33.3% de hipóteses de se sagrar vencedora.

Para a história ficarão também os picos de audiência registados. Meu Amor, o final, a não perder hoje à noite, na TVI. Afinal de contas, “O que o amor pode unir, o ódio pode separar”

Episódio Seguinte





Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Tristão é maltratado pela família de Susana

Na herdade, Beatriz vê a ex-namorada do filho beijar o vaqueiro e fica chocada. Ao vê-la, Tristão afasta-se e a esposa de Joaquim diz à rapariga que está muito desiludida. Beatriz acredita que Susana merece um homem melhor, mais ao seu nível. A jovem não gosta dos seus comentários, mas a mãe de Rafael reforça a mensagem, recordando-a de que, quando ela tiver que apresentar o novo companheiro à sociedade e aos seus amigos, as coisas vão ficar complicadas. Decidida, Susana diz-lhe que o caseiro é o seu verdadeiro amor e vira-lhe as costas, visivelmente magoada.


Algum tempo depois, Mimi telefona à filha para a convidar a jantar lá em casa na companhia de Tristão. Feliz com a atitude da progenitora e na esperança de que a família não se oponha ao romance, Susana aceita imediatamente.


No dia combinado, o vaqueiro veste o seu melhor fato e vai com a amada jantar a Lisboa. Quando chega a casa dos futuros sogros, depara-se com uma mesa muito bem arranjada e Mimi e Rogério muito formais. A mãe de Susana dá caviar a provar ao futuro genro, que o cospe logo, alegando que está estragado. De seguida, servem escargots, mas Tristão não se entende com os talheres e os caracóis saltam-lhe da mão. E as gafes aumentam constantemente, deixando-o envergonhado.


Até que, por fim, Mimi acusa o namorado da filha de parecer um cavalo a beber água. Ao ouvir o insulto, o vaqueiro levanta-se, dizendo que o jantar foi um erro. A amiga de Beatriz aproveita o ambiente vivido para concluir que a relação dos dois é também um erro. Susana fica furiosa com a mãe e enfrenta-a, garantindo que vai ficar com o amado de qualquer das formas.


No dia seguinte, a rapariga diz a Tristão que vai à vila comprar roupa para ele. Mais uma vez, o vaqueiro sente-se humilhado e afirma não querer roupa alguma.


Denis fica com a tutela de Chico

Chega finalmente o dia do julgamento em que será decidido quem fica com a guarda do macaco, além da propriedade das suas obras e do dinheiro das vendas da sua última exposição.

Denis, Dafne, Cássio, Socorro, Espeto, Judith, Amarilys, Simone e o dono do circo são chamados a depor. Todavia, os seus testemunhos não contribuem positivamente para Denis, o que faz com que Vicente fique cada vez mais tenso e preocupado.


A situação piora quando Galeno chama Miriam, a menina que criou Chico. As palavras da jovem comovem o juiz, pois fica claro que ela adora o animal. Preocupada com o destino do macaco, Bianca tem uma ideia e decide levar a rapariga a ver Chico, antes que o juiz dê o veredicto. É a primeira vez que Miriam reencontra ‘Zungabu’, nome que deu ao animal no circo, e fica emocionada. A menina recorda-se de que no circo o macaco vivia preso, mas que agora está bem e sem marcas de castigo ou sofrimento.


Ao voltarem à sala de audiências, Miriam manifesta-se e revela que não disse tudo o que sabia. A jovem confessa que chegou ali a pensar que Chico estava nas mãos de gente que o torturava, já que foi o que lhe disseram. Perante o juiz, a menina afirma ainda que, no circo, o animal vivia preso e acorrentado numa jaula.

Depois de um emocionante depoimento, onde Denis e Espeto são elogiados, o juiz decide dar a tutela de Chico a Denis, que vibra, aliviado.


CURTAS:


Em Mar de Paixão, Martinho rapta Alicinha e esconde-a, com a conveniência de Fernanda.


Em Laços de Sangue, à mesa Marco falta ao respeito à mãe, que perde o controlo e acaba por lhe dar um estalo. Descontrolado, o rapaz agride Fátima.


Em Escrito nas Estrelas, depois de tantos anos a viver numa favela, Viviane muda de visual graças à dupla Gilmar e Leninha, transformando-se numa verdadeira princesa.


Em Passione, Clara regressa, depois de ter desaparecido após a sua saída da prisão. O coração de Totó estremece.


Quiosque: Telenovelas, Maria, Mariana

Erros criminais em "Condenados"


É já na próxima quarta-feira que o novo programa de informação da SIC, Condenados, vai colocar os portugueses a pensar sobre a fidebilidade dos tribunais portugueses.

As quatro reportagens serão apresentadas alternadamente por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa. Segundo o pivô, "após a transmissão do programa, é exibidido um trabalho em que advogados, peritos e sociólogos se pronunciam". O objectivo será por isso, aprofundar casos que estiveram sobre a investigação de Sofia Pinto Coelho, durante mais de um ano.

Em relação a eles, a jornalista da SIC, confessa o seguinte: "Fiquei sempre com estas pedras no sapato e agora tive condições para aprofundar a investigação".


De destacar igualmente que o sistema judicial poderá ser colocado em causa, na medida que irão ser exibidas peças sobre culpados que nunca chegaram a ser condenados. "Pensamos fazer essa outra face da justiça", afirmou Rodrigo Guedes de Carvalho.



Quiosque: Notícias TV
Imagem: SIC Blog

Carolina Deslandes de fora de “Ídolos”?

carolinadeslandes

É uma das finalistas da nova temporada do talent-show da SIC, todavia, pode deixar de o ser…

Quem o garante é a edição de hoje do Diário de Notícias. Ao que parece, na semana que se passou, sem autorização da produção do concurso, Carolina Deslandes gravou uma música com os Stereo Addiction, uma dupla de DJ nacionais, que poderá ser comercializado já em Novembro.

O problema é que esta situação viola as regras de Ídolos, e poderá custar muito caro à jovem de Cascais. “A Carolina não pode fazer isso”, começa por dizer Frederico Ferreira de Almeida ao referido jornal, acrescentando de seguida: "todos os concorrentes podem gravar o que quiserem desde que não envolva uma editora, um produtor ou seja alvo de comercialização."


Ainda assim, parece que o problema ainda maior terá sido o facto de Carolina não ter comunicado à Freemantle o sucedido: "Não fui informado desta situação. Mas nós costumamos avaliar se são coisas viáveis ou não e essa situação não é", explicou o responsável pela produtora. Apesar de tudo, e tendo em conta o que aconteceu na primeira temporada com Mariline Hortigueira, Frederico Ferreira de Almeida garante que a situação será analisada: "Temos de analisar as consequências, e é evidente que a desclassificação é uma possibilidade. E não é a primeira vez que acontece em Ídolos". Colocar um pseudónimo ou ocultar o nome da concorrente no tema é também uma hipótese, algo que Carolina Deslandes não se importaria: "Percebo que seja notícia, mas para mim foi uma tarde passada com duas pessoas com as quais me dou lindamente. Se sair uma música que gravei e não tiver o meu nome, é para o lado que durmo melhor."


A terminar, a manager dos Stereo Addiction explicou o que se passou: “Já há um ano que o André Tojal me tinha falado de uma rapariga que cantava bem. De repente, estamos no sofá, vemos a Carolina e decidimos perguntar quando é que ela podia ir a estúdio. Foi a semana passada". A concorrente, por seu turno, garante que há mal-entendidos nesta história: "A música não vai sair em Novembro, é impossível. O que estava combinado é que quando saísse do programa é que se ia pegar na música", frisou ao Diário de Notícias.

Resta aguardar por novidades vindas da produção do programa.


Quiosque: Diário de Notícias

Daniela e Andreia vão ser sancionadas

casadossegredos2

Embora as imagens não tenham passado no ecrã, a notícia das bolas que foram lançadas para o interior da Casa dos Segredos na passada quinta-feira marca já a imprensa de hoje.

O Correio da Manhã foi um dos jornais que tentou falar com a produção do concurso, todavia, não conseguiu obter qualquer tipo de comentários a este acontecimento, revelando apenas a surpresa de Andreia Leal e de Daniela perante o segredo do verdadeiro casal de Secret Story.


Já o Jornal de Notícias adianta outros pormenores: as duas concorrentes vão mesmo ser sancionadas pela VOZ. É que a produção proíbe que sejam apanhados quaisquer objectos vindos do exterior. Para além disso, as bolas não se destinavam a partidas de ténis, mas antes a revelar o segredo de Vítor e Ana Isabel. Todavia, Andreia e Daniela não só apanharam as bolas, como também leram em voz alta o que estas diziam para que os companheiros ouvissem.


Com tudo isto, aguardam-se já punições para as duas raparigas “Vão ter que sofrer as consequências”, garantiu uma fonte à publicação do grupo ControlInveste.

Resta esperar por mais imagens da Casa dos Segredos, até porque Andreia e Daniela estão mesmo “em maus lençóis”, não esquecendo ainda que a luso-luxemburguesa está também nomeada.


Quiosque: Jornal de Notícias, Correio da Manhã

Merche de regresso à SIC


A apresentadora, que tem estado afastado dos ecrãs há algum tempo, vai regressar à SIC em mais uma emissão especial. "A 29 de Outubro vou fazer o especial de Outono, na SIC. Vou estar de manhã à noite com o Nuno Graciano naquilo que são as chamadas maratonas, ou seja, das dez da manhã às oito da noite", explicou à Notícias TV.

Merche Romero garantiu ainda que, até ao final do ano, irá fazer este tipo de trabalhos para a televisão. A apresentadora espera, porém, que esta situação se inverta no ano passado. Por outras palavras, a também empresária espera poder vir a ter em 2011 uma presença mais sólida nos ecrãs portugueses. "Espero que para o ano possa fazer uma coisa mais sólida para o canal. Estarei nas decisões que a SIC possa tomar", finalizou.

Quiosque: Notícias TV

Momentos


Luís Filipe Borges deu a cara por A Revolta dos Pastéis de Nata durante as quatro séries do programa. Ao todo foram para o ar cinquenta e dois episódios do mesmo, que ofereceram aos portugueses bons momentos de humor.
A Revolta dos Pastéis de Nata, transmitida pela RTP2, deixou saudades. Relembre agora este formato.






Fecho



Boa noite. Fechamos esta sexta-feira, 22 de Outubro, com a habitual crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
O sábado arranca, como sempre, às 10:00 com os melhores Momentos da nossa televisão. Bom fim de semana!

Pop brega

1. Não sei se o casting especial lançado este mês pela SIC entre os seus colaboradores, a pensar em figurações na telenovela Laços de Sangue, é efectivamente apenas uma forma de poupar dinheiro em agências de figurantes. O que é verdadeiramente interessante é a forma como Virgílio Castelo exulta com os "talentos" que entretanto anda a encontrar em Carnaxide (supõe-se) entre maquilhadoras e administrativos, estafetas e até jornalistas. Diz Castelo: "Estamos apenas a meio, e já é possível assinalar pessoas muito interessantes, com capacidades acima da média." Quererá referir-se, quando fala em "média", à qualidade global dos actores portugueses de telenovela? Então é bem possível que haja vários estafetas "muito acima", de facto.

2. A escolha de José Cid para entrevistado da personagem de João Perry em Sedução (TVI), telenovela onde o veterano faz de uma-espécie-de-Jay- -Leno, é sintomático da relação que a ficção portuguesa mantém com a cultura pop nacional. No Brasil, a ficção audiovisual foi quase sempre uma produtora de tendências - e, na maior das vezes, essas tendências não só tinham um mínimo de espessura como, regra geral, eram efectivamente novas. Aqui, e se uma telenovela lança um novo fenómeno, um novo músico, um novo disco, então o fenómeno, o músico e disco são maus; pelo contrário, se aposta num fenómeno, num músico ou num disco com um mínimo de qualidade, então é certo e sabido que fenómeno, músico e disco são antigos, estafados, quase bafientos. José Cid, curiosamente, cumpre as duas categorias ao mesmo tempo: é decrépito e é mau. Escolha perfeita para as telenovelas da TVI, portanto.


22 de outubro de 2010

Endemol manipula imagens de “Secret Story”?

anaisabelevitorSS_thumb_medium313_234

Depois das nomeações de terça-feira, muito se te escrito sobre as duas concorrentes que ficaram “na corda bamba” em redes sociais, principalmente.

Quem teve a oportunidade de ver hoje o diário do programa, percebeu que o segredo de Ana Isabel e Vítor está prestes a ser descoberto. Aquilo que não passou nos blocos de imagens foi as bolas que estavam dentro da piscina da Casa dos Segredos que tinham escrito frases como “Vítor diz mal de todos” ou "o Vítor e a Ana são um casal de traidores". Ao que parece, tais objectos foram enviados por alguém fora da produção, que é como quem diz, um comum cidadão...


É certo que esta é uma política corrente no programa, todavia, em qualquer uma das pistas nunca foi referido o nome de concorrentes. Poderão agora o casal verdadeiro da casa queixar-se de injustiça?

Há ainda quem diga que Renato foi “obrigado” pela Endemol a votar na concorrente de Guimarães, não só porque não lhe disse que votara nela, como também porque o fez e demonstrou muita indecisão.


Será tudo isto um adjuvante a que Ana Isabel diga adeus a Secret Story?



As imagens da polémica

Like & Dislike


Mais uma semana que passa, mais um Like/Dislike. Bem-vindo!


LIKE
Judite Sousa


Pela segunda semana consecutiva, não resisto ao destacar positivamente mais uma cara da informação da estação pública. E desta vez dou nota positiva ao principal rosto feminino da informação RTP. É Judite Sousa que continua a surpreender.

Apesar de todo o mérito já demonstrado ao longo da sua longa carreira enquanto jornalista, é em Vidas Contadas (o programa das segundas à noite do canal 1) onde Judite consegue surpreender ainda mais.

Na última segunda-feira a reportagem que relatava o universo das vindímas no Douro, e que contou com a coordenação e execução da jornalista, foi simplesmente sublime. Judite não tem nenhum pudor de ir para o terreno, ao foco da notícia, desempenhando assim um trabalho notável. E felizmente, segundo os dados da Marktest, não sou o único a achar o mesmo. Uma excelente profissional, está tudo dito!



DISLIKE
As Tardes da Júlia

Que Júlia Pinheiro é das profissionais mais 'atarefadas' do audiovisual nacional, já todos calculamos. Que para além de apresentar As Tardes da Júlia e Secret Story, coordena o programa Você na TV e desempenha funções na direcção de programas da TVI, também já sabemos. Até porque, só isso é que justifica a permanente ausência da apresentadora nas suas Tardes.

Nas últimas semanas, tem sido uma constante a presença de Cristina Ferreira, que abandona as manhãs da TVI, para substituir a anfitriã das Tardes da Júlia na condução do talk-show!

O problema não está em Cristina, antes pelo contrário. A colega de Manuel Luís Goucha conduz cada emissão a solo de uma forma brilhante. Mas não deixo de apontar a estranheza e o quão caricato é o facto de as Tardes da Júlia contarem sistematicamente com a apresentação da...Cristina!