20 de maio de 2009

Audimentria - 19/05/2009


Ontem o dia foi ganho pela Tvi, seguida da Sic e por fim da Rtp1. O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve com 16,1% de ratio e 39,4% de share.
O facto de Nós por Cá passar a ser na rua, talvez tenha contribuído para o seu share ser superior, uma vez que quase chegou aos 20% (19,3%).
A partir das 21:30, o share da Rtp1 andou sempre abaixo dos 20% de share (Telerural 17,1%; Duelo Final 15,6%; Serviço de Saúde 11,7%).
Na Tvi Olhos nos Olhos obteve 9,0% de ratio e 35,6% de share. À mesma altura, Caminho das Índias obtia 6,1% de ratio e 21,7% de share. Malucos do Riso foi o programa mais visto da estação de Carnaxide, e o 6º mais visto do dia - 9,7% de ratio e 24,1% de share.
O noticiário mais visto foi o Jornal Nacional (11,6% de ratio), seguido do Telejornal e Jornal da Noite com o mesmo ratio - 9,6%.

19 de maio de 2009

Momentos


A rubrica Momentos desta semana traz-nos uns minutos bastantes especiais e tristes que passaram em Morangos com Açúcar. Penso que ninguém ficou indiferente.

Audimetria - 18/05/2009


Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. Depois de um Domingo equilibrado a estação de Queluz voltou à liderança, remetendo a Sic para valores abaixo dos 20% de share.
É verdade. O canal liderado por Nuno Santos não se endireita, e nem com o Nós por Cá na rua, que as audiências das 19 horas se dinamizam. Aliás até desceram - 4,0% de ratio e 15,6% de share. Nessa altura O Preço Certo obtia 8,0% de ratio e 31,6% de share e Flor do Mar 9,0% de ratio e 32,5% de share.
O noticiário mais visto foi o da Rtp1, devido à boa herança do programa que o antecedeu. Logo de seguida ficou o Jornal Nacional como podem ver no quadro. Por fim o Jornal da Noite, que obteve 9,0% de ratio e 25,1% de share.
A Reportagem TVI passou os 42% de share, colocando a concorrência a um canto. Mário Crespo não chegou aos 17% e as Notas Soltas ficaram-se pelos 22,8% de share.
No horário entre as 21:30 até às 24 horas, o canal público e a SIC não passaram dos 20% de share. A TVI essa pairava entre os 30 e os 50% de share.

Notícias

"Não me sinto a nova princesa da TVI"


A protagonista de “Deixa Que Te Leve” estava muito nervosa na estreia da novela, na segunda-feira passada. No Cinema São Jorge assistiu ao primeiro episódio num jantar com colegas de elenco e José Eduardo Moniz.

"Quero ir lá para cima!", soltava Mariana Monteiro, muito nervosa, à porta do Cinema São Jorge, em Lisboa, enquanto aguardava, segunda-feira, a estreia do primeiro episódio de “Deixa Que Te Leve”. Ansiosa por ver o resultado final, a actriz, que nesta aposta dá vida à duquesa Luz, garantiu não se sentir a nova "princesa" da estação.

"Não é nada por aí. Não me sinto a nova princesa da TVI. Sinto, sim, que me estão a dar uma oportunidade", atirou em tom envergonhado. Já José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, defendeu ter muitas "pérolas" como o é Mariana. "Nós temos muitas pérolas na TVI. A Mariana tem muito talento, mas também temos outras actrizes e outros actores. E toda a gente sabe que eu gosto muito de apoiar gente nova. Só correndo alguns riscos é que este país avança", argumentou.

Fonte: Diário de Notícias

18 de maio de 2009

Aspectos positivos da XIV gala dos Globos de Ouro

Participação das Vip Manicure. Ana Bola e Maria Rueff no seu melhor!


Bárbara Guimarães mostrou versetalidade e profissionalismo


O maior protagonista nesta edição dos Globos de Ouro. A coragem e a alegria sempre misturados tornam este actor numa grande personagem do nosso país. Achei o gesto de Nuno Melo de dar-lhe o Globo de Ouro bastante bonito.

Debate - Opinião

A rúbrica do Televisão-Opinião está de volta. Desta vez o tema é o seguinte:

O que achaste da XIV edição dos Globos de Ouro?

Audimetria - 17/05/2009


Ontem o dia foi equilibrado para as três estações. Acredito veemente que a Sic poderia ter ganho o Domingo caso não tivesse colocado o intervalo de 15 minutos depois do Jornal da Noite. Por outro lado o facto de a passadeira vermelha não ter sido em directo, penso que contribuiu para o público ter mudado para a Tvi. Até eu o fiz!
Apesar disto penso que a Gala foi bastante positiva, bastante bem executada, e mais uma vez com as excelentes intreperatações, a óptima apresentação de Bárbara Guimarães, e a muito boa participação das Vip Manicure. Não percebo como retiraram o programa do ar, quando faz mais share que Tá a Gravar e Não há Crise. Normalmente andava à volta dos 22%, sendo que muitas vezes ultrapassava esse valor.
É de referir que a parte da passadeira vermelha dos Globos de Ouro ficaram pelos 25,3% de share. Febre da Dança na Rtp1 não fez parte dos 10 programas mais vistos da estação e os Contemporâneos obtiveram 4,1% de ratio e 12,7% de share. O filme da Regras para ser Feliz venceu o da Tvi Terapia do Amor - 6,8% de ratio e 25,8% de share contra 5,8% de ratio e 22% de share.

17 de maio de 2009

Última hora

Salve-se quem puder é o novo concurso da Sic a estrear brevemente. O programa, que na versão inglesa da BBC se chama Hole in The Wall (Buraco na Parede), vai ter a apresentação de Diana Chaves e Marco Horácio!

Eurovisão 2009

Foi com expectativa que aguardei até ontem o Festival da Canção. Mas foi com desânimo que verifiquei o resultado final. Penso que os Flor de Lis estiveram muito bem, apesar de achar que a Daniela podia ter puxado mais pela voz. No entanto há um pormenor que conta. Quase 90% dos cantores que participaram na Eurovisão deste ano são profissionais. Este grupo era um em parte novato nesta andanças. Não sei se o júri teve isso em conta. Mas mesmo dizendo eu que não são muito experientes, foram dos melhores. A originalidade, a criatividade, e a tradição estiveram em alta com os Flor de Lis.
No entanto, a questão de estarmos afastados de mais de 60% dos países, e mesmo havendo júris, não ajudou a estarmos pelos menos no top 10. É com desagrado que tenho que admitir que a cada Festival da Canção é deprimente ver canções que não valem nada, ficarem à nossa frente.

Aqui fica a prestação final dos Flor de Lis. Parabéns!

Audimentria - 17/05/2009


Ontem o dia foi de Festival na Rtp1. Apesar do nosso país ter ficado em 15º lugar, o canal público ganhou o dia. O Festival foi o segundo programa mais visto do dia com 13,4% de ratio (menos uma décima que a novela Deixa que te Leve) e um share de 37,5% de share. A passagem à final de Flor de Lis trouxe à estação pública um Sábado especial.
Das 18:30 até às 23:00 o share da Sic andou abaixo dos 20%, sendo que o regresso de Não há Crise não fez mais que 14,1%. O programa mais visto da estação de Carnaxide foi o Mundo dos Recordes, com 7,4% de ratio e 26,7% de share (ficou à frente de Olhos nos Olhos que fez 6,9% de ratio e 28,1% de share).
Na Tvi é de destacar o Jornal Nacional, que foi o mais visto dos noticiários da noite. Mesmo assim, o Jornal da Tarde foi o programa informativo mais visto ao longo de todo o dia, tal como podem ver no quadro.
Por fim de destacar apenas que a Rtp2 entre as 19:00 e as 20:00 horas era a segunda estação mais vista em Portugal, assumindo a liderança entre as 19:30 e as 20:00. Isto devido à comemoração dos 50 anos do Cristo Rei.

Sic Notícias - 9º lugar - uma média de 2,3% de share e 16,900 espectadores
Rtp N - 12º lugar - uma média de 1,5% de share e 11,300 espectadores
Tvi 24 - 14º lugar - uma média de 1,4% de share e 10,400 espectadores

16 de maio de 2009

Revista de Imprensa

A partir de hoje teremos connosco todas as notícias que saem na imprensa sobre o mundo televisivo! Só no Televisão-Opinião claro.


Raul Solnado volta à televisão depois de ter estado afastado do ecrã por motivos de saúde. O actor volta com Nuno Nogueira com o programa As Divinas Comédias que está relacionado com a história de humor em Portugal durante 50 anos. A série de humor terá 4 episódios de 50 minutos, sendo que irá passar na Rtp1. Nuno Markl é um dos autores dos textos.


Ana Guiomar e Pepê Rapazote na nova novela da Sic intitulada "Eterno Amor". Enquanto a actriz irá intrepertar uma jovem rebelde, o marido de Mafalda Vilhena irá adoptar o filho de uma das protagonistas da novelas - Sandra Barata Belo.

Nova novela da Tvi a estrear no fim de 2009 irá juntar Margarida Marinho, Alexandra Lencastre e Rita Pereira. Apesar da crise, José Eduardo Moniz não vai abdicar das suas estrelas da ficção e por isso vai reunir as três protagonistas-mor numa única produção. Outros nomes falados para integrarem esta produção são Leonor Alcácer, Joana Figueira, Patrícia Tavares e Marcantónio del Carlo.


Fátima Lopes regressa no Domingo à Sic! É verdade!..antes de voltar a apresentar o programa Fátima, a apresentadora irá entregar um Globo de Ouro, com uma remodelação total da imagem!


Herman José vai entrar em estúdio para gravar um CD. O álbum irá contar com 12 temas e será editado pela Espacial, incluindo quatro temas inéditos, com letra e música do próprio humoristas, e três de Carlos Paião.

Curtas:

- Cláudia Vieira foi a mais procurada na Internet
- Depois de participar em Rebelde Way, Mafalda Teixeira irá integrar o elenco de Damas e Valetes
- Ricardo Pereira dá show no Brasil no concurso Dança dos Famosos
- Manuela Couto será a mãe de Joana Solnado na novela da Tvi "Correntes"

Fonte: Tv Guia; Tv Mais; Tv 7 Dias e Notícias Tv.

Audimetria - 15/05/2009


Destaques do dia da Rtp1

Melhor

Telejornal - o mais visto do canal público - 9,1% de ratio e 26,3% de share
Pai à Força - 9,1% de ratio e 23% de share

Pior

No dia em que..publicámos o futuro - 2,7% de ratio e 10,4% de share

Destaques Sic

Melhor

Caminho, o Presidente - o mais visto do canal de Carnaxide - 10,8% de ratio e 27% de share (manteve)
Jornal da Noite - 8,7% de ratio e 24,3% de share

Pior

Nós por Cá - 4,8% de ratio e 18,3% de share
Tá a Gravar - 6,7% de ratio e 17,4% de share

Destaques Tvi

Melhor

Deixa Que te Leve - programa mais visto do canal de Queluz e do dia - 16,8% de ratio e 44% de share
Flor do Mar das 19 horas - 10,4% de ratio e 37,2% de share (subiu)

Pior

Morangos com Açúcar (repetição) - 3,7% de ratio e 25,2% de share


Fonte: Mediamonitor

15 de maio de 2009

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Esta semana o minuto mais visto pertence à Tvi. O programa Uma Canção para Ti obteve às 23 horas e 14 minutos 22,5% de ratio e 62,3% de share!
A Rtp1 fica em 2º lugar nesta rubrica com o jogo entre o Arsenal e o Manchester United, tendo este chegado aos 43,6% de share.

Notícias - Sic vai alterar contrato com a Comunicassom

O vínculo umbilical de cerca de 15 anos entre a SIC e a Comunicason vai sofrer mudanças. A estação de Carnaxide apostará em produção própria já para este Verão e prepara novo contrato com a empresa para a próxima época.

O compromisso actual expira em Junho e o novo acordo, que está a ser negociado, poderá ditar o fim da parceria privilegiada, responsável pelo sustento de uma empresa com cerca de 80 pessoas, de quem depende a realização dos programas "Fátima e Contrato".

Os formatos da manhã e tarde de Carnaxide vão ser rendidos, em antena, ao longo o período estival, por conteúdos com dinâmica de exterior assegurados por meios próprios da estação. Curiosamente, Manolo Bello, que encabeça a Comunicason, foi solicitado para garantir essa produção.

A revisão contratual, que com o decorrer dos anos tem vindo a evoluir sempre de forma proveitosa para a produtora, deverá pôr em causa, segundo fonte interna, todo um complexo ornigranograma de uma "empresa sólida, com recursos pouco convencionais, salários acima da média", ao que acresce a agravante de "lá trabalharem núcleos familiares completos". A empresa é descrita como "uma estrutura pesada difícil de manter". Sendo que os seus programas têm vindo a perder a liderança para a concorrência.

Em caso de reestruturação profunda da Comunicason, "não só profissionais valiosos ficarão desempregados, como, por exemplo, os que têm filhos na creche da produtora terão custos redobrados", faz notar. Contactada a SIC, apenas assume o facto de estar a rever o acordo com a empresa, cuja finalização deve acontecer nos próximos dias, no âmago de uma reestruturação dos conteúdos de "day-time" da sua grelha.

14 de maio de 2009

Domingo - XIV gala dos Globos de Ouro na SIC

Dia 17 de Maio, a partir das 21 horas, serão conhecidos - durante a Gala no Coliseu dos Recreios - os vencedores cujo trabalho mereceu nota máxima entre os talentos que se destacaram ao longo de 2008.

Aqui ficam as categorias com os respectivos nomeados


MELHOR FILME

  • «Amália», de Carlos Coelho da Silva
  • «Aquele querido mês de Agosto», de Miguel Gomes
  • «Entre os Dedos», de Tiago Guedes e Frederico Serra
  • «Mal Nascida», de João Canijo

    MELHOR ACTRIZ

  • Anabela Moreira
  • Catarina Wallenstein
  • Isabel Abreu
  • Sandra Barata Belo

    MELHOR ACTOR

  • Filipe Duarte
  • Gonçalo Waddington
  • Ivo Canelas
  • Nuno Lopes


    DESPORTO

    MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL

  • Bruno Alves
  • Cristiano Ronaldo
  • Danny
  • João Moutinho

    MELHOR TREINADOR DE FUTEBOL

  • Jesualdo Ferreira
  • Jorge Jesus
  • José Mourinho
  • Manuel José

    MELHOR DESPORTISTA

  • Frederico Gil
  • Naide Gomes
  • Nelson Évora
  • Vanessa Fernandes


    MODA

    MELHOR MODELO FEMININO

  • Alice
  • Erika Oliveira
  • Flor
  • Jani

    MELHOR MODELO MASCULINO

  • Bruno Rosendo
  • Jonathan e Kevin
  • Nuno Lopes
  • Ricardo Claudino

    MELHOR ESTILISTA

  • Alves/Gonçalves
  • Filipe Faísca
  • José António Tenente
  • Luís Buchinho


    MÚSICA

    MELHOR INTÉRPRETE INDIVIDUAL

  • Camané
  • Mariza
  • Rui Reininho
  • Tony Carreira

    MELHOR GRUPO

  • Buraka Som Sistema
  • Da Weasel
  • Deolinda
  • Mesa

    MELHOR REVELAÇÃO DO ANO

  • Classificados
  • Deolinda
  • Perfume
  • Rita Redshoes


    TEATRO

    MELHOR ACTRIZ

  • Beatriz Batarda
  • Manuela Maria
  • Maria José Paschoal
  • Rita Durão

    MELHOR ACTOR

  • Henrique Feist
  • João Grosso
  • José Raposo
  • Romeu Costa

    MELHOR PEÇA/ESPECTÁCULO

  • «A Floresta»
  • «Cândido ou o Optimismo»
  • «Saga-Ópera Extravagante»
  • «West Side Story»

  • E os convidados são..



    Fonte: Tvi24 e Sic Online

    Análise das audiências de Camilo - O Presidente

    Camilo de Oliveira voltou à SIC, agora como Camilo Tondela, o Presidente da Junta de Freguesia de Fanecas de Cima. O Presidente Camilo acumula também os cargos de Presidente dos Bombeiros e dirige o Fanecas Sport, o clube desportivo local.

    O episódio de estreia registou 10.8% de audiência média e 27.1% de share. Camilo, o Presidente foi visto por um total de 1.853.700 espectadores que viram em média mais de 14 minutos, o que representa 55% da duração total do programa. O melhor minuto foi transmitido pelas 21:33, quando cerca de 1.138.600 espectadores em média se encontravam a ver o programa.



    Fonte: Marktest

    Audimentria - 13/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Tvi. Segui-se a Rtp1 e a Sic voltou ao habitual 3º lugar.
    O programa mais visto foi a novela Deixa Que Te Leve, com 18,1% de ratio e 43,8% de share.
    Na Rtp1 é de destacar a boa prestação de Portugal em Directo que quase chegou aos 27% e a do Preço Certo que bateu os 30%, algo que já não acontecia há algum tempo. Já a noite na estação pública não correu da melhor maneira. Tanto a série A Guerra como Duelo Final estiveram na casa dos 12% de share.
    Na Sic o dia foi equilibrado. Apesar do share diário, não há programas abaixo dos 20% de share das 18:00 até às 24:00 horas. Caminho das Índias subio (5,9% de ratio e 20,3% de share), assim como Nós Por Cá (5,5% de ratio e 204% de share).
    A estreia de Flor do Mar antes do Jornal Nacional foi boa - 9,3% de ratio e 32% de share - mas notou-se um acréscimo de público nos programas da concorrência. Morangos com Açúcar a fazerem mais de 38% de share antes da novela de horário nobre.


    Notícias - Radical entre estreias e saídas

    O "Portugal meu amor" tentou perceber o que significa ser português hoje em dia. Criado por Hugo Gonçalves, o programa da SIC Radical que hoje estreia propõe-se contar histórias de cantores rap da Cova da Moura, de polícias ou até de actores porno.

    Sem perspectiva de regressar à sua grelha estão, por outro lado, os programas "Vai tudo abaixo" e "Bruno Aleixo".

    Em 30 minutos, explica a estação, "Hugo (jornalista) partirá das memórias do Portugal do passado, para encontrar o Portugal presente - o país dos futebolistas de bigode, que vê agora os seus atletas usados em campanhas publicitárias por todo o Mundo".

    Tanto o futuro da equipa chefiada por Jel como os humoristas de "Bruno Aleixo" não renovaram contrato com o canal. Jel limita-se a lamentar o facto, dizendo: "SIC não tem dinheiro para o 'Vai tudo abaixo". A equipa de humoristas que assegura o boneco também está pouco optimista quanto ao seu futuro naquela antena.

    Fonte: Jornal de Notícias

    13 de maio de 2009

    Crónica de TV - Joel Neto

    Dobragem nunca mais!

    'Oprah' teve tudo: uma tradução cuidada e uma locução cheia de ênfases. Mas faltava a atmosfera.

    Há um momento exemplar no programa dedicado por Oprah Winfrey a Kate e Gerry McCann (SIC, na segunda-feira). Seguido pelas câmaras, o casal tem uma reunião com o perito forense que está a desenhar um retrato de Maddie em 2009, altura em que a criança tem (ou teria) seis anos. Então, diz Kate: "Acho que essa imagem nos faz lembrar aquilo que nós perdemos. E sobretudo aquilo que a Maddie perdeu." E acrescenta Gerry: "Se essa Madeleine nos entrasse agora pela porta dentro, seria como se nunca se tivesse ausentado."

    É um momento constrangedor. Kate e Gerry estão a olhar para o perito, mas a falar para as câmaras. E o espectador de Oprah, naturalmente, volta a questionar-se: "Até que ponto esta gente está a representar?" Pois é precisamente por isso que a dobragem do programa, em vez da sua competente legendagem, foi um erro crasso. Estava lá tudo o que era possível: uma tradução cuidada, uma locução cheia de ênfases - e ainda as pausas, os tiques e as repetições próprias da oralidade. Mas faltava a atmosfera. Faltavam as profundidades de campo das diferentes falas. Faltava o stereo. E faltavam as subtis nuances de tom, que sempre são o que mais significado tem numa conversa.

    Talvez seja por isso que a ficção estrangeira desapareceu do nosso horário nobre generalista: porque temos um índice de iliteracia absurdo e muita gente não consegue sequer perceber as legendas. Mas o programa de Oprah não era ficção, pois não? Pois não?

    Fonte: Diário de Notícias

    Audimentria - 12/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Tvi, seguida da Rtp1. Em 3º lugar ficou o Cabo com 3 décimas a mais que a Sic.
    O programa mais visto foi a novela Deixa que Te Leve, que obteve 19,4 de ratio e 47,9% de share. Flor do Mar a começar mais tarde perdeu público. Veremos como será hoje.
    Na Rtp1 o Festival da Canção constou no top5, quarto lugar, obtendo quase 30% de share. Um bom resultado tendo em conta o facto de actualmente este desfile de música não ser vivido como antigamente.
    A Sic teve outro dia mau. Das 18:00 até às 24:00 horas o programa com mais share foi o Jornal da Noite - 21,7%. Seguiu-se Três Irmãs com 21,2%, sendo que o Especial Insegurança bateu no fundo - 5,4% de ratio e 13,1% de share. Até Duelo Final teve mais audiência - 5,8% de ratio e 14,3% de share.
    Telejornal a fazer 7,5% de ratio e 28,6% de share antes do Festival.
    De referir a boa estreia da série O Mentalista na Rtp2 - 2,9% de ratio e 9,2% de share.

    12 de maio de 2009

    Última hora

    Flor de Lis levam Portugal à final da Eurovisão!

    Aqui fica a música que cantam - Todas as Ruas do Amor.


    Notícias - Flor de Lis em Moscovo

    “Temos fãs em todo o Mundo”

    Vestida de preto, "num estilo entre o tradicional e o contemporâneo", Daniela Varela, a vocalista dos Flor-de-Lis, actua esta noite em Moscovo, Rússia, tentando o apuramento para a Eurovisão. "Mais do que uma grande responsabilidade é uma alegria e uma honra representar Portugal. Vamos dar o nosso melhor para passarmos à final", disse ao CM a representante portuguesa à Eurovisão.

    A banda portuguesa espera ser apurada para a final, que decorre sábado na capital da Rússia

    "Estamos há dez dias em Moscovo e está a ser uma experiência única para o grupo. Estão 26 graus, a cidade é enorme e muito bonita. Temos fãs em todo o Mundo e que vêm ter connosco", contou a vocalista dos Flor-de-Lis que esta noite interpretam ‘Todas as Ruas do Amor’, em 16º lugar na primeira semifinal. Antes desta actuação, os concorrentes portugueses ainda têm um ensaio geral.

    "Temos experimentado penteados e adereços. Tudo tem de estar definido antes do ensaio geral de hoje", revelou a portuguesa.

    Apesar de optimista, Daniela Varela lamenta que Portugal nunca tenha vencido o certame: "O nosso país já levou temas muito bonitos à Eurovisão. Mas nunca venceu o Eurofestival. Porquê? Acho que é por isso que as pessoas vão ficando desalentadas e menos interessadas neste evento".

    Hélder Reis comenta para a RTP as semifinais e a final, no dia 16, do 54ª Festival Eurovisão, no Olimpiisky Indoor Arena, em Moscovo.

    Fonte: Correio da Manhã

    Audimetria - 11/05/2009


    Ontem as perguntas sobre as audiências do dia hoje seriam as seguintes:
    Quanto fará Feitiço de Amor e Deixa que te leve?
    Qual será o canal menos visto?
    Qual o share que a Tvi iria obter?

    As respostas estão à vista. Feitiço de Amor quase bateu os 65% de share! Deixa que te leve apesar de um share mais baixo - 52,8% - foi o programa mais visto do dia com 23,2 % de ratio.
    A Tvi conseguiu ,penso eu, o seu maior share em toda a sua história 40,1%. Mas apesar disto está longe daqueles que a Sic alcançou no passado (cerca de 50%).
    A estação de Carnaxide conseguiu a proeza de colocar no 5º programa mais visto do dia o seu Especial Informação sobre Maddie. 11,2% de ratio e 25,8% de share. O canal foi o menos visto do dia com 18,9% de share. A Rtp1 não ficou muito à frente. 19,6% de share na média do dia, sendo que o Telejornal foi o seu programa mais visto do dia (9,3% de ratio e 24% de share).

    Resta aqui desejar os parabéns à Tvi pelo seu desempenho no dia de ontem, apesar de achar que este sucesso se deve a mais do mesmo, ou seja - novelas. Mas se o povo gosta venham elas!

    Ps - Depois dos quadros disponibilizados pelo blog A Minha Tv, vemos que a entrevista de Oprah na Sic fez 13,5% de share e Caminho das Índias 11,8%. Na Rtp1 Duelo Final não passou dos 12,3% e o especial Eleições 2009 ficou-se 9,3% de share. É de referir que a partir das 22:30 a principal concorrente destas estações não foi a Tvi mas sim a Rtp2, principalmente no ratio.

    11 de maio de 2009

    Momentos

    Esta é a nova rubrica do blog. Nela grandes momentos televisivos vão estar em evidência, assim como actores e programas. Se houve algum momento que te ficou na cabeça, mas tarde ou mais cedo ele vai estar aqui! Espero que gostem.


    Aqui fica um excerto da novela Amanhecer transmitida na Tvi.
    O único porquê de postar este vídeo é um. A Sara Barradas e o Diogo Martins são dois seres que começaram bem cedo a trabalhar em televisão. Ao encontrar este vídeo vejo como cresceram, e como já em pequenos eram bons actores. Por isso quis partilhar isto com vocês.

    Audimetria - 10/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Tvi. É verdade. Mais uma vez andou perto dos 35% de share. Fico incrédulo ao ver que programas da concorrência nem aos 15% de share chegam. Exemplo disso são o Atreve-te a Cantar da SIC que obteve 5,2% de ratio e 13,9% de share e Os Contemporâneos com 3,9% de ratio e 10,3% de share.
    Apesar disto é de destacar o programa conduzido por Sílvia Alberto Febre da Dança, que subiu de 5,9% de ratio e 15,4% de share para 7,1% de ratio e 17,8% de share. Obviamente que esta audiência nada se compara ao concurso da Tvi Uma Canção Para Ti que quase chegou aos 55% de share.
    É de referir que Equador aumentou. Passou de 11,9% para 17,2% de ratio.


    A tarde foi ganha pela Sic com o filme Malucas das Cabeleireiras (28% de share). A Tvi ficou atrás com 25,6% e a Rtp1 com o Preço Certo não fez mais que 20,9%.

    Nota negativa para Caminho das Índias que ontem fez apenas 3,7% de ratio e 15,7% de share.
    O programa da Rtp2 Desporto 2 a fazer ao longo da tarde 8,0% de share. Nada mau!

    Quanto aos canais de informação aqui ficam os resultados:

    SIC Notícias - Share de 3,9% com uma média de 31,300 espectadores. (5º lugar)
    RTP-N - Share de 2,1% com uma média de 16,800 espectadores. (9º lugar)
    TVI24 - Fora dos 15 mais vistos.

    10 de maio de 2009

    Audimetria - 09/05/2009


    Ontem o dia foi ganho pela Rtp1. Não me surpreendeu. A Vila Faia deu a liderança ao Telejornal que por sua vez garantiu um bom resultado do jogo entre o Sporting e o Vitória de Setúbal.
    Apesar disso a novela Feitiço de Amor foi o programa mais visto com 16% de ratio e 41,1% de share. Com ela, outras duas da estação de Queluz figuraram no Top5 tal como podemos ver. Flor do Mar e Olhos nos Olhos ocuparam respectivamente o 3º e 5º lugares.
    O programa mais visto da Sic foi o Jornal da Noite que ocupou a 10ª posição dos mais vistos do dia. Obteve 8,5% de ratio e 24,9% de share.

    O Melhor & Pior da Semana (RTP1)


    Apesar de não ter sido colocada em horário nobre, Vila Faia foi uma aposta ganha na Rtp1. Tendo liderado frequentemente as tardes de Sábado e Domingo, a novela conquistou cerca de um milhão de espectadores ao longo da sua emissão. Merece o sinal positivo desta semana.

    O pior da semana vai para Prós e Contras que nesta Segunda feira fez 3% de ratio e 11,8% de share. À mesma hora a Rtp2 pairava nos 2% de ratio e entre os 6 e 8% de share.
    Demasiado perto para estes canais tão distintos.

    Crónica da TV - Nuno Azinheira

    O humor de Camilo é popularucho. Mas isso não interessa. O que é certo é que ele fá-lo como ninguém.

    Estava-se mesmo a ver. Num país que renasceu num 25 de Abril, não é surpresa para ninguém que um Presidente tenha sido batido por uma Generala... Voltou a ser assim, sexta-feira à noite. A estreia de Camilo, o Presidente não esteve mal (27% de quota, mais de um milhão de espectadores no actual contexto da SIC é quase uma revolução...), mas perdeu para Manuela Moura Guedes e o seu Jornal Nacional. Bastou a hora e meia da praxe de notícias e opiniões (ou opiniões e notícias, que a ordem dos factores é arbitrária...) na TVI para que a estreia da SIC ficasse para segundo plano. Mesmo assim, foi o melhor programa da estação, chegou ao quinto lugar do dia, coisa há muito não vista em Carnaxide. O que tem de tão especial este homem sem idade, que faz tanto segredo da sua? Camilo resume: "É um humor popular, sem ser popularucho." O cliché vale o que vale e nestas coisas vale pouco. O humor de Camilo é obviamente popularucho e não é por não ter asneiras nem palavrões que o deixa de ser. Mas também não é isso que interessa. O segredo do sucesso de Camilo é que ele sabe fazer aquilo como ninguém: aqueles maneirismos, aquelas caretas, aquela forma popular de fazer comédia, aquela ternura que nos faz pensar "oh, que querido. Tão velhote e ainda tão bem". E depois, é, como sempre foi, muito bem produzido. Aqueles 25 minutos resultam porque não há ali truques. São genuínos. E ninguém ousa não gostar de um avôzinho querido, genuíno, e que luta por se manter vivo...

    9 de maio de 2009

    E aqui está o novo Televisão - Opinião

    Espero que o novo layout do blog vos agrade!

    Estreias

    Deixa Que Te Leve


    Novela da TVI gravada em Arcos de Valdevez vai substituir "Feitiço de Amor" a 11 de Maio

    Foi em ambiente de arraial minhoto que José Eduardo Moniz apresentou, ontem, a nova novela da TVI intitulada "Deixa que te leve". Arcos de Valdevez serviu de cenário ao evento, já que ali estão a decorrer parte das gravações.

    O lançamento decorreu na Quinta de Parada, em Arcos de Valdevez. E a festa, onde se anunciou a estreia a 11 de Maio, quando esta substituirá "Feitiço de Amor", reuniu no mesmo espaço actores, elementos de produção, autarcas e, claro, José Eduardo Moniz. Segundo o director-geral, os portugueses "vão poder ver uma história romântica, muito comovente em muitos aspectos e também muito familiar. É uma novela que tem de ser vista com um enquadramento de beleza muito acentuado".

    Lisonjeado com os elogios, o vive presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves Amaral, considerou "um motivo de orgulho" a vila ter sido escolhida pela produção. "Foi muito importante termos conseguido cativar a TVI e a Plural para gravar aqui. Esta é uma oprtunidade de promoção do concelho, das suas gentes e das suas paisagens", frisou o autarca.

    Numa primeira fase, as cenas dividem-se entre Arcos Valdevez e outro concelho vizinho. "Conseguiu-se convencer a produção de que as nossas condições são excelentes", explicou ainda o autarca. Entre o que tem para oferecer, João Manuel destacou "as paisagens, o ex-libris que é a Peneda-Gerês, uma praia fluvial agradável, a gastronomia e bons vinhos".

    A nova novela narra a história de Maria Della Luce Távora Gonzaga Valenti, duquesa de Orvieto. Farta da perseguição dos paparazzi, a jovem abandona Itália. Portugal, mais concretamente Arcos de Valdevez e Peneda são o refúgio escolhido daquela que, por cá, dará pelo nome Luz.

    No Minho, a protagonista reencontra Octávio Távora, tio materno e proprietário do hotel Paço da Nascente, e conhece Pedro Alves, um rapaz humilde e amigo dos lobos. Opostos, os jovens apaixonam-se, apesar dele estar comprometido com outra.

    O quase obrigatório triângulo amoroso acontece em mais um projecto de ficção nacional e dá chama ao produto onde não faltam também truques menos limpos. Vítima de chantagem, Octávio, tio de Luz, perde a exploração de um nascente e acaba por morrer vítima de enfarte. A sobrinha irá descobrir o que se passou, até porque fica com o hotel e, consequentemente, os problemas de Octávio. Além da região Minhota, o enredo vai passar também por Lisboa. Na capital, Luz vai encontrar algumas respostas para o que se passou com o tio. É também ali que vai ser assaltada, numa altura em que procura Delfina Calçada (Maria José Pascoal), com que o tio teve uma relação fortuita, da qual nasceu Filipa (Vera Kolodzig), que ele nunca reconheceu como filha.

    Notícias

    FC Porto/Nacional em exclusivo na Sport Tv

    A estação Sport TV vai transmitir este domingo a partida que pode dar o tetra ao FC Porto. O jogo FCPorto/Nacional vai para o ar às 20.15 horas.

    O Estádio do Dragão é o palco do jogo que pode dar o título ao FC Porto.Com 6 pontos de vantagem em relação ao Sporting, o FC Porto garante o título de campeão 2008/2009, caso vença ao Nacional da Madeira.

    Além do jogo, se houver festa, a estação de desporto promete acompanhar as celebrações.

    Audimetria 08/05/2009

    Bom, a notícia principal deste Sábado é a curiosidade da audiência de Camilo - O Presidente. Pois bem, o programa de humor da estação de Carnaxide entrou no Top5 dos mais vistos do dia com 10,7% de ratio e 27% de share. Um bom resultado para o actual panorama da Sic. O dia é também marcado pela vitória de Feitiço de Amor, que prepara um bom resultado para Segunda feira. O Jornal Nacional de 6ª feira foi o mais visto dos noticiários tal como podemos ver no quadro, sendo que o Telejornal obteve 8,8% de ratio e 25,7% de share.

    Os shares totais do dia deram a vitória à Tvi (34,9%), seguida
    da Sic (22,7%) e por fim a Rtp1 (19,6) A Rtp2 obteve 5,1% e o cabo 17,7%.


    Antes de terminar este post vou encerrar a sondagem colocada ontem no blog sobre que audiência esperariam que Camilo - O Presidente tivesse. Esta surgiu cerca de 2 horas antes do programa ir para o ar e obteve 8 votos. Nada mau em algumas horas.



    Audiências finais do mês de Abril

    A Tvi liderou as audiências no mês de Abril com 30,4% de share, seguida da Rtp1 (23,2%) e da Sic (22,4%). A estação de Carnaxide, porém venceu o canal público no horário nobre, com 21,8% de share. Entre as 20:00 e as 24:00, a Rtp1 registou 21,5% e a Tvi 36,7%. Comparativamente ao período homólogo de 2008, apenas a Rtp2 e os canais do cabo apresentam uma subida nas audiências, a primeira com 5,8% (5% em 2008) e a segunda com 18,2% (15%). O desafio da Liga dos Campeões entre o FC Porto e o Manchester United, exibido no dia 15 na Rtp1, foi o programa mais visto do mês com 24,7% de audiência. Seguem-se o documentário "Maddie: a Verdade da Mentira (Tvi, 23,4%) e o Manchester United/FC Porto (Rtp1, 21,5%).



    Fonte: Correio Tv (revista do Correio da Manhã)

    MMV - Minuto Mais Visto da Semana


    Após duas semanas de ausência, a rubrica Minuto Mais Visto volta. No entanto as surpresas não são muitas. O concurso da Tvi Uma Canção Para Ti consegui no dia 3 de Maio mais de 60% de share às 22 horas e 31 minutos.
    Na Sic o minuto mais visto passa despercebido.

    8 de maio de 2009

    Especial Televisão-Opinião

    Amanhã o blog vai ser permanentemente actualizado durante o dia.
    Esta vai ser apenas uma amostra do que se passará a partir do Verão.

    Visitem!

    Audimetria - 07/05/2009


    Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. E já começa a ser frequente que esta vitória se traduza que o Top5 seja ocupado por programas "made in" Queluz.
    O programa mais visto do dia foi Flor do Mar com 19,6% de ratio. Feitiço de Amor ficou com menos 1% de ratio - 18,6% - apesar de o seu share ser superior: ultrapassa os 50%.
    O Jornal Nacional foi o noticiário mais visto de ontem, seguido do Telejornal (programa mais visto da Rtp1) - 10,7% de ratio e 25,7% de share - e do Jornal da Noite (programa mais visto da Sic) - 10,1% de ratio e 28,6% de share.
    O Jornal 2 ocupou o primeiro lugar dos mais vistos da Rtp2 - 2,7% de ratio e 6,7% de share.

    Estreias

    Camilo - O Presidente



    Camilo de Oliveira é Camilo Tondela,
    o Presidente da Junta de Freguesia de Fanecas de Cima.

    A sua linhagem está, desde há muito, ligada à governação daquela recôndita aldeola. O seu bisavô era Presidente, tal como o seu avô, o seu pai e finalmente ele próprio.

    Além dos destinos da Junta, Camilo dirige também os Bombeiros Voluntários, cujo aquartelamento alberga um estupendo batalhão de dois elementos; bem como o Fanecas Sport, clube desportivo local, destacado último classificado das distritais de futebol veterano; sendo ainda líder da Associação dos Aplicados da Sueca e ainda também do Grupo dos Amigos da Malha e ainda da Liga dos Industriais de Fanecas de Cima e ainda da Rádio Central de Fanecas de Cima e ainda do Movimento Aeroporto em Fanecas e finalmente da Frente Unida TGV em Fanecas.

    Em todos estes organismos sociais, de maior ou menor interesse público, desempenha as funções de Presidente.

    Eterna rival, a Freguesia de Fanecas de Baixo, através do seu Presidente, Rafael Manteigas, um jovem pimpão atirado a grandes voos políticos, despoletará grande parte dos problemas que agitarão a tranquila administração de Camilo. Por outro lado, serão muitas vezes elementos exteriores à trama central os causadores das complicações. No município, as directrizes são ditadas por uma voz à qual não se conhece o rosto, mantendo-se entre o autarca e os seus mais directos subalternos uma relação de absolutismo mafioso.

    A acção desenrola-se maioritariamente nos espaços principais da Junta de Freguesia. Entre o gabinete de Camilo Tondela, a sala de secretariado e atendimento ao público e o corredor onde todos os caminhos se cruzam, terão lugar inúmeras peripécias, aventuras, intrigas e falcatruas. Em todas o Presidente será responsável ou responsabilizado, vendo-se amiúde em situações embaraçosas, sentindo o seu bom-nome ameaçado, mas saindo sempre por cima.

    Perante as adversidades, Camilo, a quem tudo corre mal, tem ao seu lado os seus leais funcionários Gilberto Contradanças e Edite Sardinha.

    Com o talento ímpar de Camilo de Oliveira a dar vida a um azarado Presidente de Junta e um conjunto de situações insólitas, ridículas, inesperadas e sempre cómicas, a série propõe-se, não só a contar as venturas e desventuras de Fanecas de Cima, mas também a troçar alguns aspectos das jogadas políticas muito habituais nos pequenos e grandes círculos do nosso país.

    Audiências de Terça feira

    Devido à não actualização das tabelas de audiências do blog A Minha Tv, decidi postar esta proveniente do 24 horas referente a Terça feira.


    Luta Directa


    Vencedor do dia


    Derrotado do dia



    7 de maio de 2009

    Audimetria - 06/05/2009

    6 de maio de 2009

    Audimentria - 05/05/2009


    Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi. Mesmo com jogo da linha dos Campeões na Rtp1, a estação pública não fez grande concorrência a Queluz.
    Na Sic o programa mais visto foi Malucos do Riso com 9,2% de ratio e 22,5% de share.
    O Telejornal foi o noticiário mais visto de ontem , tendo superado os 40% de share.
    Na Rtp2, o último episódio de Anatomia de Grey bateu os 8% de share.