27 de maio de 2011

Fecho


Boa noite. Fechamos esta quinta-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Novelas e estratégias

1. Já se estreou há mais de um mês, com resultados na linha das suas antecessoras, mas só agora consegui ver um episódio de Araguaia, a novela da Globo que a SIC exibe depois das onze da noite. Terça-feira, quando liguei a televisão, a primeira coisa que me prendeu foi a música. Sertaneja, intensa, calorosa. Os brasileiros sabem bem fazer músicas redondas, que entram no ouvido, e aplicá-las, depois, à televisão. A seguir à música fiquei preso à fotografia. As imagens aéreas de praia, com um longo mar e um areal convidativo a abraçarem um casal de namorados é sempre eficaz para os corações mais românticos. Araguaia é uma novela sensual, muito diferente da sensaborona Passione que a SIC foi obrigada a passar até há um mês. As audiências nem são muito diferentes, mas aquela era gelo, esta é brasa.

Bem se sabe que o tempo não está para novelas brasileiras, mas, sendo uma novela rural, Araguaia cumpre melhor o seu papel no final do prime time da SIC, travando o êxodo de público para os canais temáticos por subscrição. É que de crime, tiros, corrupção e histórias urbanas está o cabo cheio...

2. Quem trabalha nas televisões privadas sabe que o jornal das 20.00 é um harmónio: estica ou encolhe consoante as necessidades. A perder força no horário nobre há duas semanas, a TVI sabe que as suas novelas, que têm demonstrado uma surpreendente debilidade competitiva nos últimos tempos, têm de entrar em cena no break da concorrência. Terça-feira, a SIC atrasou-se no jogo. E perdeu-o. Deixou Remédio Santo à solta durante mais de dez minutos. E quando lançou Peso Pesado já era tarde. O rolo compressor da TVI já estava em marcha. E até Laços de Sangue, desta vez, não fez milagres...

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje quando mudei para a sic também o que me prendeu foi a musica.

Maria A. disse...

Um elogio merecido à qualidade de «Araguaia», que está muito longe da sensaborona «Passione», como o crítico diz...e muito bem!


Uma boa explicação para o resultado de 3ª feira, que embora não tenha sido nada brilhante para a TVI(26,9%), sempre se demarcou um pouco dos outros dias, que foram mais baixos ainda, devido principalmente à «surpreendente debilidade competitiva das novels da TVI», como o crítico diz e muito bem!

De facto as audiências procuram lucros.

Mas «Anjo Meu», numa de aberração, abdica dos lucros para obter audiências, não dando intervalos sobre «Laços de Sangue».
Claro que sem intervalo...é mais fácil ficar à frente!