25 de maio de 2011

Fecho



Em fecho, mais uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias.

Ficção para todos

1. Sagrada Família ainda nem começou (estreia--se amanhã na RTP1...) e eu já não dou nada por ela. Já sei o que vão dizer. Que isto é mesmo atitude de crítico, que fala sem saber, como é possível, blá-blá-blá, blá. Pois, acontece, porém, que perdi hoje uns minutos a ver as promoções da nova sitcom da televisão pública. E o que vi é mau. Sem ponta de graça. A meio caminho entre o clássico Gente Fina É Outra Coisa (que saudades de Amélia Rey Colaço!) e a moderníssima Família Mata, que se finou sem estrondo nem saudades no prime time da SIC.

Ainda ontem Joel Neto constatava aqui nestas linhas que "a TV portuguesa nunca conseguiu fazer uma sitcom de qualidade ou com um mínimo de graça". E perguntava: "Será desta?" A atentar nas promoções que vi, a resposta é não. Não será desta. Eu não sou tão radical como o Joel e acho que Portugal já produziu algumas comédias de situação interessantes, ou pelo menos potáveis.

A Sagrada Família, que tem a assinatura de Mafalda Mendes de Almeida, produtora do Contra Informação, até pode vir a arrancar aplausos tugas e audiências simpáticas para a RTP1. E até pode vir a revelar--se uma verdadeira obra-prima no conceito e na concretização. Se assim for, cá estarei para dar a mão à palmatória. Por enquanto, continuo a pensar que os contribuintes prefeririam ver o seu dinheiro aplicado noutros tipos de ficção. E nem têm de ser muito eruditos...

2. A SIC conseguiu na semana passada, entre segunda-feira e domingo, um feito notável: ultrapassar a TVI em horário nobre. De acordo com a Marktest, entre as 20.00 e as 24.00, a SIC registou 28,1%, contra 27,8 da TVI. É verdade que teve a final da Liga Europa, mas a ficção da TVI já não é a fortaleza inexpugnável de antigamente...

6 comentários:

Maria A. disse...

Muito bom! A SIC já ultrapassa a TVI em horário nobre, o reduto em que a TVI dava cartas!!

E as novelas da TVI já não são inexpugnáveis, segundo o Nuno Azinheira.

Claro que não!
As 3 novelas da TVI no ar, têm um fraco impacto!

PS: Agora há só defensores da TVI a comentar?

Anônimo disse...

Os defensores da Sic não gostam de fascismo, por isso têm os seus comentarios eliminados!

Este já é o terceiro!

Anônimo disse...

Maria.A liderou durante uma semana esta semana laços de sangue já voltou ao sitio habitual!

Acácio disse...

Mas não é isso que se tem verificado esta semana!! Decerto que na semana passada, o HN da SIC foi inflacionado pelo futebol, a final da Liga Europa. Agora já voltou tudo ao lugar habitual...que tal agora a Maria justificar isso!!!

João Bundchen disse...

Sim Maria... o anjinho voltou a subir... o remédio pelos vistos é santo. E os laços de sangue, a novela da nossa gente, foi por agua a baixo !

Maria A. disse...

João Bundchen, seria bom ler a crónica do Nuno Azinheira!

Além disso...a TVI abdicou dos lucros, não dando intervalo na novela, só para ganhar a «Laços de Sangue».
As audiências destinam-se a obter lucros.
Abdicar dos lucros para obter audiências...é uma aberração!

Qual a vantagem de uma novela sem lucros?

PS: Espero que o blog não fique confinado aos comentários dos defensores da TVI!